Como falar com uma pessoa idosa

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como se comunicar com o idoso?
Vídeo: Como se comunicar com o idoso?

Contente

Neste artigo: Encontre um tópico de discussãoComunicar com eficiênciaTenha atenção especial17 Referências

Conversar com idosos pode parecer assustador, mesmo para alguém falador. No entanto, é preciso apenas um pouco de prática e preparação para descobrir que podemos conversar sobre qualquer assunto com pessoas mais velhas. O segredo para ter uma boa conversa é estar ciente de que somos todos iguais, independentemente da nossa idade.Primeiro, procure tópicos interessantes em comum entre você, use técnicas eficazes e faça um esforço para detectar qualquer problema de comunicação.


estágios

Método 1 de 2: Localizar um tópico de discussão



  1. Cumprimente a pessoa. Se você já sabe, deixe que ela saiba que você está feliz em conhecê-la e dizer olá. Se for apropriado, dê um abraço nele. Se você não se conhece, apresente-se em um tom amigável e aperte a mão.


  2. Faça perguntas. Quando você não souber o que dizer, faça uma pergunta aberta para que a pessoa possa responder com os detalhes que desejar. As pessoas mais velhas geralmente gostam de compartilhar memórias e histórias.
    • Ao conversar com um membro da família, mostre a eles que você está interessado no passado de sua família ou pergunte a eles sobre outros membros que você não teve a oportunidade de conhecer.
    • Se você conversar com um estranho, saiba mais sobre a família dele ou a vida que ele estava levando na sua idade.



  3. Tenha pequenas conversas. Todas as conversas com os idosos não precisam profunda BE. Eles também como pequenas discussões polidas. Para iniciar uma pequena discussão, você pode usar as informações que você tem sobre elas ou apenas falar sobre o que está acontecendo ao seu redor.
    • Por exemplo, diga o seguinte ao seu vizinho: "Faz um tempo que não vejo seus netos. Quando eles vieram vê-lo pela última vez? Você também pode dizer: "O que você leu ultimamente, Sr. Daniel? "


  4. Traga algo interessante com você. Se você sabe com antecedência que visitará uma pessoa idosa, traga algo que possa usar para iniciar a conversa. As idéias possíveis incluem um álbum de fotos (se você for a um membro da família), música nostálgica ou uma refeição caseira que você pode desfrutar juntos.



  5. Peça conselhos. Se você se encontrar em uma situação difícil ou não puder tomar uma decisão importante, pode ser necessário conversar com uma pessoa idosa. Pessoas de uma certa idade têm muita experiência e muitas ficarão felizes em compartilhar sua sabedoria conquistada com muito esforço. Eles provavelmente ficarão tão lisonjeados quanto você pedir conselhos.
    • Diga algo assim: "Tio Jean, não consigo decidir entre empregos. O que é mais importante para você: ganhar dinheiro ou desfrutar do seu trabalho. "

Método 2 de 2: Comunicação eficaz



  1. Encontre um bom lugar para conversar. Discuta em um local tranquilo e descontraído, onde nenhum de vocês será distraído ou oprimido. Desligue o rádio e a televisão para poder ouvir a si mesmo. Sente-se para que a pessoa mais velha possa ver seu rosto claramente, para que possa ler nos seus lábios, se necessário.


  2. Fale claramente. Diga as palavras com clareza, fale em voz alta para poder ouvir facilmente e não falar rápido demais. No entanto, não grite, a menos que o chamador peça para você falar mais alto.
    • Se a pessoa mais velha estiver com problemas para segui-lo, talvez seja necessário desacelerar ou usar frases mais curtas. No entanto, isso não significa que você precise abordá-la em um tom condescendente.


  3. Dê a ele a escolha. Se você oferecer algo à pessoa ou tentar descobrir o que ela quer, ofereça três ou duas opções. Dessa forma, ela terá um senso de controle sobre a situação sem se deixar levar por muitas opções.
    • Por exemplo, não basta dizer "para onde você iria hoje? "Em vez disso, fazer esta pergunta:" Você gostaria de ir ao parque ou em uma loja de café? "


  4. Mantenha contato visual Olhe a pessoa nos olhos lorsquelle falando, mesmo se você tiver dificuldade para entender isso. O contato visual mostra ao seu interlocutor que você se importa com o que ele diz e presta atenção.


  5. Dê a ele tempo para pensar. Durante a conversa, ele pode ter que fazer uma pausa para encontrar a palavra certa, encontrar o fio de seus pensamentos ou se lembrar de algo. Espere pacientemente até que ele termine de falar. Não tente completar suas frases ou encontrar a palavra que ele está procurando, a menos que ele peça.


  6. Diga a ele quando sair. Se a pessoa idosa tiver demência ou perder facilmente o fio de suas idéias, verifique se ela sabe quando você sai. Diga adeus e diga a ele quando puder vê-la novamente. Abraçar ou apertar as mãos é outra ótima maneira de marcar o final da conversa.

Método 3 Preste atenção especial



  1. Preste atenção a qualquer problema de comunicação. A comunicação geralmente se torna mais difícil ao longo do tempo. Estas dificuldades podem causar daffections relacionadas com a idade (tais como perda de visão ou daudition) dincapacités física ou perturbações neurológicas, tais como acidente vascular cerebral ou demência. Tente entender se o seu interlocutor tem problemas de audição, memória, compreensão ou delocução. Em seguida, ajuste seu estilo de comunicação para poder participar mais facilmente da conversa.
    • Por exemplo, se você detectar que ele tem problemas auditivos, aproxime-se dele para que ele possa ouvi-lo e falar em voz alta.
    • Quando você perceber que está conversando com alguém que está perdendo seus pensamentos com facilidade, use frases mais curtas e simples. Além disso, seja paciente ao transmitir sua mensagem.
    • Ao falar com alguém que tem perda de memória, não fazer muitas perguntas ao mesmo tempo e tentar não entrar em detalhes para não frustrar.
    • Sempre que possível, tente descobrir com antecedência quaisquer problemas de comunicação que a pessoa possa ter antes de falar com ela.


  2. Evite falar como uma pessoa idosa. Ao conversar com uma pessoa de uma certa idade, não fale com ela como um bebê e evite usar palavras que você não conhece. Fale com ele como qualquer adulto. Se não houver problemas de comunicação, não simplifique seu vocabulário ou repita as explicações.
    • Muitas pessoas mais velhas se sentem ofendidas quando tratadas como se fossem crianças, mesmo que não sejam intencionais.


  3. Ouça com atenção. Preste toda a sua atenção, mesmo que a pessoa esteja vagando. Certifique-se de entender o que diz fazendo perguntas relacionadas. Para não ficar entediado, não olhe em volta e não verifique a hora em que ele faz o que está falando.
    • Por exemplo, se ela disser o que aconteceu em outro país, peça que ela conte mais sobre essa parte da vida dela.


  4. Lembre-se, os idosos são como você. Eles tinham a sua idade, sentiram os mesmos sentimentos que você e viveram os mesmos eventos que você. Trate-os com o mesmo respeito e cortesia que você espera dos outros e procure por pontos em comum que o ajudarão a conversar juntos.
    • Pense em como deseja ser tratado um dia quando estiver velho e use essa visão como um guia para si mesmo.