Como evitar o aparecimento de varizes

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como Prevenir e Tratar Varizes? Dá para evitar?
Vídeo: Como Prevenir e Tratar Varizes? Dá para evitar?

Contente

Neste artigo: Siga as medidas básicas de prevençãoCuidado com as pernasFaça tratamento médico40 Referências

As varizes (veias inchadas e dilatadas que aparecem com mais frequência nas pernas) afetam cerca de um terço da população adulta na França e quase metade da população dos EUA. Eles geralmente são causados ​​por tensão nas veias cujas paredes enfraquecem com o tempo.Para a maioria das pessoas, as varizes em todas as suas formas são mais problemáticas e desagradáveis ​​do que outras, mas também podem tornar dolorosa a permanência e a caminhada e causar, em casos extremos, úlceras na pele. Há muitas coisas a serem feitas para evitar o aparecimento de varizes, mesmo que não haja uma maneira segura de impedir sua formação.


estágios

Método 1 Siga as medidas básicas de prevenção



  1. Saiba quais são seus fatores de risco. Algumas pessoas são mais inclinadas do que outras a desenvolver varizes. Você pode adotar um estilo de vida saudável quando conhece esses fatores de risco. É bom consultar seu médico para saber como lidar com eles se seus fatores de risco são múltiplos.
    • a idade. A idade é um fator significativo no desenvolvimento de varizes. A idade contribui para diminuir a elasticidade das veias. Válvulas dentro de suas veias também não funcionam. Isso pode incentivar o desenvolvimento de varizes.
    • Sexo. As mulheres são mais propensas a desenvolver varizes. Isso pode ser devido às alterações hormonais que ocorrem nas mulheres durante a gravidez e a menopausa.
    • Os genes. É mais provável que você tenha varizes se um familiar próximo sofrer com esse problema. Você tem uma chance maior de desenvolver varizes se você nascer com válvulas venosas mais fracas.
    • obesidade. O excesso de peso pode exercer pressão extra nas veias. Isso pode levar ao desenvolvimento de varizes.
    • Falta de atividade física. Você pode correr um risco maior de desenvolver varizes se ficar acordado ou sentado sem se mexer por longos períodos de tempo. Ficar muito tempo na mesma posição exerce tensão extra nas veias para bombear sangue para o coração.
    • Lesão nas pernas. É mais provável que você desenvolva varizes se tiver sofrido trauma nas pernas, como lesões ou coágulos sanguíneos.



  2. Mantenha um peso correto. O excesso de peso exercerá tensão desnecessária nas pernas e na circulação sanguínea. Se você estiver acima do peso, perdê-lo reduzirá essas tensões e o risco de varizes.


  3. Desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Evite alimentos que são muito ricos em calorias e nutrientes. Tenha uma dieta rica em fibras. Alguns estudos sugerem um nexo de causalidade entre uma dieta pobre em fibras e o desenvolvimento de varizes. Uma dieta rica em fibras também diminui o colesterol e pode reduzir a pressão arterial.
    • Evite o máximo de sal possível. Você pode limitar o inchaço das varizes, reduzindo a ingestão de sal. Também pode limitar a retenção de água em seu corpo.



  4. Ter atividade física regular Caminhar e correr melhora a circulação nas pernas e uma boa circulação impede o desenvolvimento e a piora das varizes. A atividade física também reduz a pressão arterial em geral e fortalece a circulação sanguínea.
    • Correr também é útil para evitar o aparecimento de varizes. Melhora a circulação sanguínea nas pernas.
  5. Pare de fumar. Fumar é a causa de muitos problemas de saúde. Estudos demonstraram que a pressão alta em relação ao tabagismo também favorece varizes. O tabaco também está associado à insuficiência venosa nos membros inferiores, quando o sangue não circula adequadamente e estagna nas pernas.


  6. Evite tomar contraceptivos orais com alto teor de estrogênio. O uso prolongado de pílulas contraceptivas com altos níveis destrogênicos pode aumentar o risco de desenvolvimento de varizes. Tomar terapia de reposição hormonal durante a menopausa pode ter efeitos semelhantes. Converse com seu médico para descobrir o que é melhor para você.
    • O uso destrutivo prolongado e a progesterona podem enfraquecer as válvulas das veias e comprometer a circulação sanguínea nas pernas.
    • Pílulas contraceptivas com baixos níveis de estrogênio são menos propensas a causar varizes ou coágulos sanguíneos.


  7. Fuja da exposição ao sol. Pessoas com pele muito clara podem desenvolver varizes por sexo com muita frequência ao sol. As exposições prolongadas também correm o risco de desenvolver câncer de pele.
    • As autoridades de saúde recomendam que você sempre use uma tela cheia quando sair. Não fique ao sol ao meio-dia, quando estiver no zênite.

Método 2 Cuide das pernas



  1. Não fique acordado por muito tempo. Ficar em pé por um longo período de tempo aumenta a tensão nas veias das pernas e pés. Essas tensões enfraquecerão as paredes das veias ao longo do tempo. Isso agravará as varizes existentes e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas varizes.
    • Como a permanência é quase inevitável em alguns trabalhos, reduza os danos trocando de lugar o mais rápido possível. Tente ir e vir pelo menos a cada meia hora.


  2. Sente-se corretamente. Fique em pé e não cruze as pernas. Uma boa postura melhora a circulação, enquanto as pernas cruzadas podem reduzir o fluxo sanguíneo das pernas para o coração e para as pernas.
    • Não fique sentado muito tempo sem fazer uma pausa. Levante-se a cada meia hora para esticar ou ir e vir.


  3. Mantenha as pernas elevadas sempre que possível. Relaxar e levantar as pernas pode reduzir o risco de desenvolver varizes. Tente levantar as pernas acima do coração por um quarto de hora e isso três a quatro vezes por dia. Isso irá melhorar a circulação sanguínea e reduzir a tensão nas pernas.
    • Se possível, mantenha as pernas para cima quando estiver sentado ou dormindo.
    • Outras soluções incluem usar uma mesa invertida ou levantar as costas da cama para que suas pernas fiquem levemente acima da cabeça quando você dorme. Consulte seu médico antes de tentar esses métodos.


  4. Revise seu guarda-roupa. Melhore a circulação sanguínea nos membros inferiores, evitando usar roupas muito apertadas. Você deve evitar especialmente usar itens estranguladores na cintura, pernas e nível de lã. Roupas excessivamente ajustadas podem agravar as varizes existentes e também podem aumentar o risco de desenvolvimento.
    • Use sapatos confortáveis ​​com salto baixo e não salto alto. Sapatos com salto moderado promoverão melhor circulação sanguínea e fortalecerão as panturrilhas. Certifique-se de usar o tamanho certo de sapatos para evitar se machucar ou ficar muito apertado.


  5. Use meias de compressão. Tente usar meias ou calças justas regularmente se desenvolver varizes. Você pode comprá-los em lojas especializadas ou farmácias e entrar em várias taxas de contenção. Consulte seu médico antes de comprar e usar este tipo de produto.
    • Use uma fita métrica para medir as pernas e obter o tamanho certo de meia-calça. Esses produtos devem fornecer uma compressão bastante firme, mas também não devem necessariamente ser muito apertados.
    • Consulte o seu profissional de saúde para usar meias de compressão se você planeja viajar para longe. Eles podem reduzir a pressão nas pernas e podem ser úteis para não agravar as varizes já presentes.

Método 3 de 3: Obter tratamento médico



  1. Reconheça os sintomas das varizes. Geralmente, varizes não causam problemas de saúde muito graves. No entanto, eles podem ser bastante embaraçosos, dolorosos e embaraçosos. Você pode pedir ao seu médico para ajudá-lo a gerenciar suas varizes, mesmo que elas não apresentem riscos à saúde. Aqui estão os sintomas mais comuns das varizes:
    • dor na perna
    • cãibras
    • sensação de peso ou inchaço nas pernas
    • comichão ou pele mais escura
    • pernas inquietas ou inquietas


  2. Saiba quando consultar um médico. Embora a maioria das varizes não seja perigosa para a saúde, às vezes pode levar a problemas que requerem a ajuda de um médico. Consulte o seu médico se você tiver varizes e observe os seguintes sintomas:
    • a perna de repente começa a inchar
    • a veia é vermelha ou muito quente
    • uma alteração na espessura ou cor da pele
    • sangramento na varizes ou ao redor
    • uma bola macia é sentida na perna
    • feridas abertas ou úlceras


  3. Considere outras opções de tratamento. Você deve considerar outros tratamentos se as mudanças no seu estilo de vida não superarem as varizes. Consulte o seu médico para descobrir o que você pode fazer.
    • Escleroterapia. Este é o tratamento mais comum para varizes. Isso envolve a injeção de produtos químicos nas varizes, que os esvaziam. A veia cura depois de algumas semanas e depois desaparece. O seu médico pode fazer essa operação sozinho em seu consultório.
    • Cirurgia a laser. Este é um procedimento menos comum, pois não é adequado para todos os tipos de pele. Também não é eficaz para veias maiores que 3 milímetros.
    • A técnica endovenosa. Este tratamento foi desenvolvido para varizes muito graves. É realizada sob anestesia local em um departamento especializado.
    • Cirurgia. Geralmente é reservado para varizes muito grandes ou varizes em estado grave. Consulte o seu médico para descobrir se a cirurgia é adequada para você.