Como evitar o congelamento de tubulações de água

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 17 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como evitar o congelamento de tubulações de água - Conhecimento
Como evitar o congelamento de tubulações de água - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Tubos de isolamentoTubos de água perdidosTubos congelados congelados

A água se expande por congelamento. Infelizmente, esse não é o caso dos tubos que o envolvem e geralmente são feitos de metal ou plástico. Isso os expõe a um risco de explosão e reparos caros. A boa notícia é que você pode impedir o congelamento dos tubos isolando-os. Se você sair de casa por mais de alguns dias, esvazie os canos de água.Por outro lado, se seus tubos congelarem antes que você possa fazer qualquer coisa, você sempre poderá descongelá-los com segurança.


estágios

Método 1 de 2: Isole os tubos



  1. Enrole os cabos de aquecimento ao redor dos canos. Compre cabos listados pela UL com um termostato embutido. Essa precaução evitará o superaquecimento do cabo que você enrolará nos tubos ou esticará por todo o seu comprimento. Leia o manual de instruções para aprender a usar os cabos.
    • Se for possível aplicar uma camada de isolamento nos cabos, alguns podem aquecer a ponto de inflamar o isolamento. Sempre siga as instruções de segurança ao instalar um cabo de aquecimento.
    • Você também pode usar uma lâmpada de calor do refletor se os tubos estiverem em um espaço fechado com baixa umidade. À noite, quando está frio, verifique a lâmpada para garantir que ela funcione.



  2. Proteja todos os canos de água de correntes de ar frio. Enrole os tubos em isolamento de espuma de borracha para esse fim. Verifique se não há espaço entre os tubos e o isolamento. Chanfre as tiras de isolamento que se encontram nos cantos dos tubos e use fita adesiva para prendê-las no lugar. Verifique se a espuma permanece seca.
    • Quando a temperatura cair abaixo de zero, abra as portas dos armários ou armários que envolvem os tubos. Isso permitirá que o ar mais quente circule para impedir o congelamento dos tubos.
    • Isolamento por si só não impede geadas. Isso apenas retarda a passagem do quente para o frio.


  3. Isole e aqueça as linhas de drenagem. Aplique isolamento de espuma de borracha como você fez nos canos. Preste atenção às pias no banheiro e na cozinha. Não negligencie os canos nos espaços de rastreamento e porões. Se estiver muito frio, direcione uma lâmpada de calor para a armadilha-P.
    • Se houver risco de incêndio, mantenha as portas do armário abertas embaixo da pia da cozinha e do banheiro para permitir a circulação de ar quente ao redor dos canos.



  4. Abra a torneira se estiver fria e não houver energia. Se a energia estiver desligada, deixe a água fluir lenta e firmemente. Vai custar-lhe menos do que reparar um tubo explodido. Acima de tudo, deixe a água correr lentamente da torneira da água quente e depois da torneira da água fria mais rapidamente. Não é necessário deixar muita água fluir. Os canos no banheiro podem estar frios, desde que não congelem.


  5. Use uma válvula de recirculação de água quente. Este dispositivo não precisa de eletricidade para operar. Ignora a ventilação e circula continuamente água quente através dos canos. Desligue a água na fonte principal antes de instalá-la. Remova as válvulas sob a pia com uma mini serra. Use as juntas de conexão fornecidas para conectar a válvula ao encaixe de cobre na parede. Usando uma chave inglesa, conecte os acessórios nas mangueiras. Feche a válvula sempre que quiser cortar a água.
    • Para esse método, você deve instalar a válvula acima (geralmente no primeiro ou no segundo andar) do aquecedor de água.
    • A água corrente continuamente em suas instalações aumentará sua conta de água quente.


  6. Tampe os orifícios e rachaduras ao redor dos canos. Pequenos buracos, rachaduras e fendas deixam entrar o ar frio que pode congelar seus canos, mesmo que esteja quente no resto da casa. Olhe em volta dos seus canos se não houver rachaduras. Se você os encontrar, sele-os com massa para evitar que o ar frio entre em sua casa.


  7. Use um RedyTemp. Esta unidade usa uma sonda térmica em contato com a água para monitorar a temperatura da água dentro dos tubos. Desconecte uma extremidade do suprimento de água e conecte-o ao RedyTemp. Conecte as linhas de água fornecidas às duas torneiras. Conecte a unidade a uma tomada de parede padrão e ajuste a temperatura definida para o valor desejado.
    • Teste a sua configuração, abrindo a torneira de água quente e verificando se a água está quente ou fria. Ajuste a temperatura até atingir uma configuração ideal. A configuração será ideal quando a água fria ou quente permanecer no tubo de água fria ou na seção de tubo que precisa de proteção.
    • Se você tiver um aquecedor de água sem tanque, precisará do modelo TL4000 em vez do modelo ATC3000 mais comum. Na baixa temporada, quando você não precisar de água quente, abaixe a temperatura definida.


  8. Ajuste o termostato. Defina seu termostato em casa ou em casa para pelo menos 12 ° C. A temperatura permanecerá bem acima do ponto de congelamento da água. Isso também deixará ar quente suficiente para fluir para o sótão e atrás das paredes, onde os tubos costumam estar localizados.

Método 2 Esvazie os canos de água



  1. Procure o abastecimento de água principal. É dividido em 2 partes. O primeiro deve estar próximo ao medidor externo que faz fronteira com a rua. A localização da segunda parte depende de onde você mora. Se você mora em um lugar quente, você o encontrará em uma parede externa ou em uma caixa subterrânea. Se você mora em um lugar frio, procure no porão.


  2. Feche o tubo de água principal. Primeiro abra as torneiras da casa. Em seguida, feche as 2 partes da válvula. Certifique-se de que a água pare de correr após alguns minutos. Se não for esse o caso, verifique novamente as duas partes da válvula e aperte-as da melhor maneira possível. Ligue para um encanador se não conseguir fechar a válvula ou se alguma parte dela quebrar.
    • Se estiver retirando água de um poço, desligue o interruptor elétrico para impedir que o poço bombeie água para fora de casa.


  3. Feche os canos de água secundários. Esta etapa será necessária se você tiver um sistema de rega automático que o impeça de fechar a linha de água principal. Inspecione sua instalação quanto a alças redondas ou ovais. Feche-os girando-os no sentido horário. Feche as válvulas para aparelhos que usam muita água, como:
    • a máquina de lavar louça
    • a máquina de lavar
    • a máquina de gelo na geladeira
      • você encontrará essa válvula embaixo da pia ou no porão


  4. Examine os canos de água. Trata-se de encontrar vazamentos, ferrugem, rachaduras e outros sinais de desgaste. Se alguma peça estiver danificada, substitua-a por mangueiras de aço inoxidável trançadas mais fortes que as mangueiras de borracha. Ligue para um encanador se precisar de ajuda.


  5. Trate a bomba do depósito. Instale uma bateria de reserva na bomba para evitar possíveis falhas de energia. Despeje água no poço e a bomba deve drenar a água sozinha. Caso contrário, verifique se está conectado e se o disjuntor está ligado. Se ainda assim não funcionar:
    • verifique se o motor está funcionando normalmente
    • verifique o tubo para ver se está congelado ou entupido
    • limpe o tubo de descarga
    • chame um encanador se tudo mais falhar


  6. Desconecte o equipamento de rega da torneira externa. Isso inclui a mangueira e o aspersor. Desconecte tudo no inverno ou antes que a temperatura desça abaixo de 0 ° C. A água no tubo pode congelar e subir na torneira até você atingir os canos e um tubo de congelamento pode estourar.
    • Você também pode substituir sua torneira por um modelo que impeça que a água dentro da casa atinja o frio externo. Essas válvulas anticongelantes estão conectadas à linha de conexão.
    • Outra opção é usar uma torneira externa com disjuntor disponível em lojas de ferragens. Aparafusa diretamente na torneira existente para evitar contaminação e congelamento.


  7. Trate a torneira externa. Você pode impedir que ele cause problemas usando uma das 3 soluções a seguir:
    • envolvê-lo em isolamento de espuma de borracha
    • abra a torneira para drenar o excesso de água nas linhas de conexão
    • substitua-o por uma torneira que corta o suprimento de água para os canos embutidos nas paredes


  8. Ligue para um encanador. Se você mora em uma área com muito frio, peça a um encanador para revisar seu trabalho para garantir que você não esqueceu nada. Peça também que ele drene o aquecedor de água e, para mais precauções, peça para ele esvaziar a água nos canos e sifões e depois substitua-os por anticongelante não tóxico.

Método 3 de 4: Descongelar tubos congelados



  1. Localize o tubo congelado. Abra as torneiras uma a uma. Se nenhum deles funcionar, o tubo congelado está próximo ou diretamente no abastecimento de água principal. A saída principal de água geralmente está localizada no porão, no lado da rua ou em um espaço de rastreamento não isolado. Passe os dedos ao longo do tubo para encontrar a seção que parece muito fria. Esta é a parte congelada.
    • Se a água estiver fluindo de algumas torneiras, mas não de outras, é provável que o problema esteja em um cano conectado a uma torneira específica ou em um cano de um lado da casa. Primeiro, inspecione os tubos em paredes não isoladas.
    • Mantenha todas as torneiras congeladas abertas até que a água comece a fluir. Deixe a água correr por alguns minutos.


  2. Verifique o tubo na seção congelada. Alguns tubos de plástico ou cobre podem estar rachados, o que inundará a sala depois que você os descongelar. Se o tubo parecer estourar ou rachar, chame um encanador imediatamente. Desligue o abastecimento de água e desligue o aquecedor de água. Se não houver rachaduras, inicie o processo de degelo.


  3. Aqueça a área ao redor da parte congelada. Para evitar incêndio, use um aquecedor elétrico, secador de cabelo ou lâmpada de calor do refletor. Cuidado ao colocar os aquecedores. Nunca os deixe sem vigilância e, se tiver algum problema, chame um encanador.
    • Aquecedores, lâmpadas térmicas e lâmpadas refletoras podem atingir altas temperaturas e inflamar materiais inflamáveis. Se você precisar colocar uma fonte de calor sob a pia da cozinha, remova todos os produtos químicos.
    • Nunca coloque aquecedores em locais rastejantes ou confinados para evitar riscos de incêndio.