Como fazer um aquário

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer um aquário - Conhecimento
Como fazer um aquário - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Escolhendo e preparando o vidroMontando os aquáriosInstalando o interior do aquário11 Referências

Construir seu próprio aquário é econômico e interessante. Requer apenas algumas ferramentas e uma grande folha de vidro ou plástico. O resto depende de você e sua imaginação. Como será o seu aquário?


estágios

Parte 1 Escolhendo e preparando o copo



  1. Decida o tamanho que você dará ao seu aquário. Se você tiver apenas alguns peixes ou uma pequena tarântula, não precisará de um aquário que percorra toda a extensão da parede. Se você precisa abrigar um cardume de peixes ou uma iguana grande, a história é diferente. Uma vez que é você quem faz o aquário, cabe a você decidir.
    • Se você colocar líquido no aquário, lembre-se de que a água é muito pesada (3,75 litros de água pesam cerca de 4,5 kg). Lidéal é, portanto, fazer um modelo de tamanho pequeno, simplesmente para facilitar o transporte. Você encontrará muitas ferramentas online para ajudá-lo em sua abordagem.
    • Os aquários podem ser colocados em uma mesa ou prateleira. Se é isso que você pretende fazer, você deve primeiro medir o local onde irá colocar o aquário para ter uma idéia das dimensões que terá que dar.
    • Se você decidir fazer um aquário com 35 cm de comprimento, os lados deverão ter cerca de 30 cm para poder entrar entre as faces frontal e traseira.



  2. Use vidro recozido. O vidro recozido também é conhecido como vidro plano ou folha de vidro. Mesmo que possa quebrar pedaços e lascas de vidro em caso de choque, sua alta resistência faz com que seja a melhor escolha para a fabricação de um aquário.
    • Não use vidro temperado (marcado com uma marca identificável no canto). O vidro temperado não é forte o suficiente. Em vez disso, use vidro laminado ou plástico de policarbonato, que são perfeitos mesmo que sejam menos resistentes que o vidro recozido.
    • Se o vidro for usado apenas em uma superfície do seu aquário, uma mistura de vidro e fibra de vidro fará o trabalho.
    • Ao comprar vidro, peça ao vendedor que lixe as bordas para não cortá-lo.


  3. Escolha a espessura do seu vidro recozido. Se o seu aquário estiver cheio de água, você deve se concentrar na segurança e usar um copo grosso. Um aquário de 30 cm cheio de água é muito diferente de outros 30 cm, mas vácuo. Se você não pretende preenchê-lo, opte por um modelo de 35 cm e 0,6 cm de espessura. Aqui está o que você precisa saber:
    • altura do aquário / espessura da folha de vidro
      2,5 a 30 cm / 0,5 cm
      30 a 45 cm / 0,9 cm
      45 a 60 cm / 1,2 cm
      60 a 75 cm / 1,9 cm



  4. Reúna seu material. Você precisará de:
    • Juntas 100% silicone
      • muitas pessoas dizem que o "selo de silicone para aquário" é o único tipo de selo que deve ser usado. Apesar de seu preço um tanto alto, é uma boa escolha, em parte porque não contém os compostos químicos do oídio presentes no selo de silicone convencional e tóxico para os peixes. Também podem ser usados ​​o GE Door & Window, o Dow-Corning DAP e o silicone 100% transparente Napa totalmente em vidro. Se eles podem ser usados ​​com sua pistola de calafetagem, é ainda melhor
    • fita adesiva ou fita adesiva
    • uma arma de calafetagem
    • algumas caixas grandes ou objetos pesados ​​para apoiar o vidro


  5. Monte seus pedaços de vidro. Coloque o fundo do seu aquário na horizontal, com os lados dianteiro e traseiro, bem como os lados ao redor. Lembre-se de que os lados devem ser um pouco mais curtos que as dimensões pretendidas, para que se encaixem perfeitamente entre a frente e as costas (que serão coladas primeiro).
    • O comprimento dos lados varia dependendo da espessura das folhas de vidro utilizadas. Se você tiver um vidro com 0,6 cm de espessura, os lados deverão ser mais curtos em 1,2 cm (representando 0,6 cm de cada lado).


  6. Prepare o copo. Use lacetona ou álcool para limpar as bordas do vidro o máximo possível. Em seguida, corte as tiras (formando metade de um lado do aquário) com fita adesiva ou fita adesiva. Cole metade de cada tira sob o vidro que forma o fundo do aquário e deixe a parte não utilizada da fita sobre a mesa.
    • Quando você coloca os painéis que formam as laterais do aquário, você só precisa levantar a outra metade da fita para mantê-los no lugar.
    • Você precisará de três tiras de fita em cada lado, uma à esquerda, uma à direita e uma no centro de cada janela.

Parte 2 Montando o aquário



  1. Aplique o selo. Comece pela parte inferior aplicando uma banda fina e contínua de silicone por cima. Essa faixa deve estar a cerca de 2 mm das bordas (onde a janela frontal será colocada) e a cerca de 3 mm de diâmetro.
    • Se você não souber usar uma pistola de calafetagem, pratique linhas regulares em outras mídias, como jornais ou papelão.
    • Corte a ponta da pistola para obter uma abertura de 3 mm, que corresponde ao tamanho de saída correto.
    • Certifique-se de trabalhar rapidamente, pois o silicone endurece em 2-3 minutos.


  2. Coloque a face frontal. Quando a banda de silicone estiver distribuída na base do painel frontal, cole esta parte do aquário pressionando com firmeza, mas com cuidado. Segure o vidro por alguns segundos e levante os restos de fita. Se você tem medo do que cai, pode apoiá-lo com uma caixa cheia de água ou com outro objeto pesado.
    • Não limpe o excesso de silicone imediatamente. Você pode cuidar disso depois.


  3. Monte os lados. Usando sua pistola de calafetagem, aplique outra linha de silicone (novamente a 2 mm das bordas) no fundo do seu aquário. Repita nas bordas internas do painel frontal (lembre-se de que os lados não são apenas fixos na parte inferior, mas também ficam entre os lados frontal e traseiro).
    • Coloque o primeiro lado pressionando com firmeza, mas com cuidado. Um dos cantos do seu aquário está terminado.
    • Não altere a localização das peças que já estão no lugar, poderá aparecer bolhas no silicone e seu aquário não será à prova d'água.
    • Repita a operação do outro lado.


  4. Coloque o verso. Você terminou sua pistola de calafetação em breve: aplique a última linha de silicone com 3 mm de largura na parte inferior do aquário (a 2 mm da borda) e na borda interna da parte traseira.
    • Pressione com firmeza, mas com cuidado. Levante as tiras de fita e pressione o máximo que for necessário.


  5. Deixe o silicone secar e endurecer. A maioria das juntas de silicone seca em 24 a 48 horas. Eles endurecem ainda mais com o tempo. Portanto, se tiver paciência, não encha o aquário por pelo menos uma semana.

Parte 3 Ajuste o interior do aquário



  1. Teste as junções. Antes de fazer uma obra de arte em seu aquário, é melhor verificar a força do seu trabalho. Encha-o com alguns centímetros de água e aguarde um minuto. Se não houver vazamentos, você poderá prosseguir para a próxima etapa.
    • Se o seu aquário vazar, esvazie-o imediatamente. Deixe secar e aplique uma nova camada de vedação no ponto em que o vazamento foi observado. Você também deve garantir que não haja problemas na parte superior do aquário; nesse caso, você terá que procurar soluções.


  2. Instale um sistema de filtragem, se necessário. Se você planeja comprar peixes de água doce, precisará de um sistema de filtragem. As soluções mais comuns são cascalho de filtro e filtros elétricos que são facilmente instalados atrás do aquário.
    • Se você usar cascalho de filtro, precisará considerar o tamanho do aquário. Um aquário grande exigirá um filtro grande. A bomba de ar deve cobrir toda a superfície do tanque e não apenas os arredores imediatos.
    • Uma bomba elétrica deve circular cerca de 19 L de água por hora e por capacidade de galão (3,75 L) do seu aquário. Portanto, um aquário de 30 L precisará de uma bomba que possa circular cerca de 150 L de água por hora.
    • Siga as instruções na embalagem do sistema de filtragem. Qualquer que seja o modelo, você não deve ligá-lo até que o aquário esteja cheio de água e pronto para uso.


  3. Adicione um aquecedor, se necessário. O aquecedor é instalado dentro do aquário e geralmente fixado com uma ventosa. Ele deve ficar ao lado do sistema de filtragem onde a água está em movimento constante (para que a temperatura da água seja a mesma em qualquer aquário). Como o filtro, você não deve ligá-lo até que cada item esteja pronto para uso.
    • Como regra, o aquecedor deve produzir 3-5 watts de calor por 3,75 L de água. No entanto, os peixes não têm as mesmas preferências e é melhor usar um aquecedor ajustável que possa ser totalmente imerso e mais fácil de usar.
    • Lembre-se de que a luz produz calor e pode afetar a temperatura do aquário. Para evitar esse tipo de problema, você precisa comprar luzes que não aquecem - e são melhores para peixes.


  4. Encha seu aquário com cascalho. Encha seu aquário com cascalho, areia e outros itens amigos dos animais. A maioria dos peixes, como cascalho ou areia, e qualquer loja de animais é capaz de oferecer uma infinidade de opções em termos de cor e urina. Qualquer que seja o material escolhido, o aquário deve ser preenchido com 5 a 7 cm de altura.
    • O cascalho deve ser limpo antes de ser colocado no aquário. Eles tendem a acumular poeira, o que certamente não é o que você deseja no seu aquário.


  5. Adicione alguns centímetros de água (se necessário) e as decorações que você planejou. Tudo será mais fácil de configurar (e tudo permanecerá no lugar) se você derramar alguns centímetros de água em seu aquário, esperando que não haja vazamentos desta vez! Ajuste a quantidade de água conforme necessário e levando em consideração o peso do líquido.
    • Quando tudo estiver no lugar, encha completamente o aquário. Muitas pessoas recomendam um espaço de 2,5 cm entre a parte superior do aquário e o nível máximo de água, no entanto, tudo depende de você - alguns proprietários preferem não ver o nível da água.


  6. Adicionar um produto declorante para peixes de água doce. Os peixes não se sentem confortáveis ​​na água da torneira por causa dos produtos químicos (como o cloro) que ele contém. Portanto, use um produto declorante se colocar peixes de água doce no seu aquário. A embalagem do produto certamente indica a quantidade adaptada ao tamanho da sua instalação. Lembre-se também de usar um catalisador enzimático para acelerar o crescimento de boas bactérias na água do seu peixe.
    • Depois que o produto declorante é derramado e antes de colocar o peixe em sua nova casa, você precisará configurar o ciclo de nitrogênio sem peixe para verificar os parâmetros da água (pH, pH alto, amônia, nitrito e nitrato). Compre um kit para testar a água no seu aquário e aguarde os números apontarem para ou serem menores que 0. Quando esse for o caso, tudo o que você precisará agora é colocar o peixe na água.
    • Um produto que elimine a amônia será necessário se o nível de amônia estiver muito alto. Você também precisará trocar regularmente 15% da água do aquário para mantê-la fresca e limpa.