Como fazer uma pipa chinesa

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 13 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer pipa caixa pasdo a passo/#62 pipaterapia
Vídeo: Como fazer pipa caixa pasdo a passo/#62 pipaterapia

Contente

Neste artigo: Reúna o materialArtesanato e decore a pipaColoque a pipa na moldura e adicione a corda18 Referências

A fabricação de pipas tradicionais é considerada uma verdadeira arte na China. Em algumas famílias chinesas, as técnicas de fabricação e o design das pipas são transmitidos de geração em geração. Esses livros são feitos de bambu e papel, e seus tamanhos variam de um cartão postal a vários metros de altura.


estágios

Parte 1 Reúna o material

  1. Escolha bambu de alta qualidade. Ao contrário de outros tipos de pipas, as pipas chinesas são tradicionalmente feitas com varas de bambu. Você encontrará bambu em uma loja de ferragens e também na Internet. O bambu será então cortado em tiras longas e finas com uma faca e comporá a moldura do livro.
    • Se você não consegue encontrar bambu, pode usar finas varas de madeira encontradas em lojas de arte. No entanto, o método chinês tradicional usa bambu.


  2. Escolha uma seda fina ou papel fibroso fino. As pipas chinesas geralmente são feitas com seda fina ou papel de fibra longa. Você encontrará seda fina em uma loja de tecidos e papel de fibra longa em uma loja de bricolage. O papel de fibra longa contém fibras naturais longas, como o cânhamo, e é conhecido por sua resistência e leveza. As pipas feitas com seda fina são consideradas melhores do que as feitas com papel.
    • Alguns fabricantes de pipas usam papel de jornal ou cartão. As pipas chinesas tradicionais são feitas com seda ou papel fino, mas você pode usar o jornal se não conseguir encontrar seda ou papel.



  3. Reúna o restante do material. Para fazer sua pipa, você também precisará dos seguintes suprimentos:
    • papel comum (20 x 30 cm);
    • fita adesiva ou cola;
    • tesoura;
    • string;
    • um carretel de linha e uma agulha;
    • uma fita métrica;
    • uma serpentina de panqueca;
    • tintas e feltros para decorar o trabalho.

Parte 2 Fazendo e decorando a pipa



  1. Escolha o design do trabalho. Os desenhos das pipas chinesas variam de pastilhas simples, pequenas e rápidas de manobrar, a estruturas complexas em forma de dragão, peixes e andorinhas. Na sua primeira tentativa, opte por um modelo bastante simples. Você progredirá para projetos mais complexos depois de dominar a técnica de fabricação.
    • Faça uma pipa em forma de animal, como um pássaro, uma borboleta ou uma libélula. As pipas chinesas geralmente têm a forma de animais ou exibem representações de animais. Qualquer que seja o animal que você escolher, a forma do trabalho deve ser simétrica, com uma quantidade igual de material nos dois lados da pipa.
    • Outra opção será fazer uma pipa redonda ou losango. Você irá decorá-lo com imagens de animais.



  2. Faça o corpo da pipa. Depois de estabelecer o design da sua pipa, você terá que construir seu corpo. A pipa pode ser feita a partir de uma folha de papel fino de fibra longa ou papel de jornal.
    • Para fazer a pipa, desenhe a imagem do animal que você dará forma ao seu livro. Por exemplo, se você criar uma pipa de borboleta, poderá desenhar uma asa de borboleta em um lado do papel. Você dobrará a folha de papel ao meio e cortará as asas. Assim, você terá certeza de que sua pipa é simétrica, com duas metades idênticas. Aplique o mesmo processo para fazer um diamante ou uma pipa circular.


  3. Cubra a pipa com uma folha de papel. Depois de fazer o corpo da pipa, você deverá cobri-la com outra folha de papel, jornal ou seda fina, para que fique forte e resistente. Se você usar seda fina, terá que trabalhar com cuidado e devagar, para não rasgar o tecido.
    • Coloque a pipa ao longo da dobra do jornal ou no centro da folha de papel. Trace o contorno da pipa no papel e recorte o caminho. Em seguida, prenda o cobertor à pipa com fita adesiva nas bordas do trabalho.


  4. Decore a pipa. É mais fácil decorar uma pipa quando está posicionada plana e ainda não está montada em sua estrutura. Seja criativo e use tinta, marcadores ou giz de cera para desenhar padrões em sua pipa. Se você deu uma forma animal à sua pipa, como uma borboleta ou pássaro, desenhe os detalhes do animal, como desenhos encontrados nas asas de uma borboleta ou nas penas de um pássaro. Use cores vivas, para que a pipa fique bonita quando flutuar no ar.
    • Se você fez uma pipa de diamante ou de círculo, pode desenhar representações de animais nela. Ou recorte fotos do seu animal favorito e cole-as no livro e desenhe padrões coloridos e interessantes ao redor.


  5. Aplique óleo de madeira chinês na pipa. Na tradição chinesa, o corpo da pipa geralmente é tratado com óleo de tung, também chamado de óleo de madeira chinês, produzido a partir de uma árvore da família Aleurite encontrada na Ásia Central. Este óleo manterá o papel rígido, mas leve. Se você não conseguir óleo de madeira chinês, pule esta etapa.

Parte 3 Monte a pipa no quadro e adicione a corda



  1. Monte a pipa nas varas de bambu ou madeira. Faça uma moldura com varas de bambu ou madeira. Este quadro permitirá que a pipa permaneça suspensa no ar. Você terá que cortar o bambu ou os pauzinhos para poder moldar a forma da sua pipa.
    • Corte pauzinhos ou bambu para que fiquem compridos o suficiente para cobrir a pipa no meio. Um pedaço de pau será colocado no comprimento da obra e outro em sua largura, de modo a formar um "T" na pipa. Se você usar os pauzinhos de madeira, precisará embrulhar as extremidades em fita adesiva para que elas não quebrem o papel e não machuquem a pipa.
    • Organize os pauzinhos para formar um "T". Anexe as duas peças uma à outra com barbante no centro da pipa. Você também pode prender os gravetos com cola ou fita adesiva para que eles se encaixem com segurança e não se soltem da pipa.
    • Anexe os pauzinhos à pipa. Com fita adesiva, prenda os pauzinhos à pipa. Coloque o adesivo a cerca de 12 cm da borda da pipa, em cada pedaço de madeira ou bambu.


  2. Finalize o quadro com barbante. Enrole a corda no final dos pauzinhos e passe-a pelas extremidades da outra varinha para que ela siga o formato da pipa. Ao passá-lo pelos pauzinhos, verifique se a corda está firme.
    • Enrole a corda em torno de uma das extremidades dos pauzinhos e amarre-a ao redor. Em seguida, prenda a corda com um pedaço de fita. Enrole a fita ao redor da corda.
    • Finalize o quadro dobrando a borda do papel sobre a corda que segue ao redor da pipa. Desdobre e aplique cola nas extremidades dos pauzinhos. Em seguida, pressione as bordas da corda e deixe secar ao ar. O quadro de cordas estará bem preso ao corpo da pipa.


  3. Prenda o flange. O freio é a corda pela qual a pipa é mantida ao voar. Geralmente será três vezes maior que o comprimento da pipa. Ele será anexado à pipa nas duas extremidades do quadro. A linha da pipa será anexada ao flange. Você pode usar uma fita métrica para medir o flange no comprimento correto.
    • Depois de medir a corda, corte-a e amarre uma ponta da corda na varinha na base da pipa. Depois que o barbante estiver amarrado a essa varinha, passe-o pelo papel usando uma agulha e tire-o do lado decorado. Assim, a imagem e as decorações serão visíveis quando você empinar a pipa.
    • Passe a outra extremidade do barbante pelo papel na parte superior da pipa. Amarre-o no final da varinha neste nível. O flange agora deve ficar no lado decorado da obra.
    • Coloque o dedo a cerca de 40 cm da corda, começando do topo da pipa. Este ponto é o ponto de tração, ou o ponto em que o enrolador será anexado à corda. Nesse nível da string, faça um loop com ela.


  4. Prepare o enrolador para a pipa. O enrolador permitirá que você dê à pipa lastro suficiente para que ele possa voar. Você poderá usar um carretel de linha ou barbante para fazer um enrolador rápido e fácil. Você também pode usar um pedaço de madeira ou papelão.
    • Prenda o fio do enrolador ao flange, fazendo um nó. Amarre o fio do enrolador logo abaixo do nó, a 40 cm da parte superior do flange. Em seguida, deslize uma vara de madeira no carretel e prenda o fio na madeira com fita adesiva. Você só precisará desenrolar fios suficientes quando empinar pipa.


  5. Corrija a cauda do trabalho. Termine a pipa adicionando uma cauda. Você poderá usar um banner de panqueca. Ela terá que medir pelo menos uma vez e meia o comprimento da pipa. Uma cauda longa geralmente ajuda a pipa a voar em linha reta. É também uma chatice, permitindo que a pipa voe distâncias mais longas em uma linha reta.
    • Você pode fazer uma cauda com uma corda longa ou várias cordas atadas juntas. Prenda a cauda embaixo da pipa com fita adesiva, certificando-se de centralizá-la.


  6. Empinar pipa ao ar livre. As pipas voam melhor em espaços abertos, como um campo. Escolha um dia em que o vento não seja muito fraco nem muito forte, entre 8 e 40 km / h.
    • Nunca empurre sua pipa perto de fios elétricos ou outros obstáculos altos, onde ela pode ficar presa. Caso contrário, corre o risco de sabotar.



  • Varas de bambu ou madeira
  • Seda ou papel fino de fibra longa
  • Uma folha de papel comum ou jornal (20 x 30 cm)
  • Fita adesiva e cola
  • Tesoura
  • Corda
  • Um carretel de linha e uma agulha
  • Uma fita métrica
  • Uma serpentina de panqueca
  • Tintas e feltros para decorar o trabalho