Como ferver água no microondas

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 18 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como ferver água no microondas - Conhecimento
Como ferver água no microondas - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Ferva a água com segurança Evite riscos de superaquecimento da água (dicas adicionais) 7 Referências

Você precisa de água fervente para tomar uma bebida ou uma refeição que prepara, mas não quer se incomodar em ferver no fogo? Felizmente, você pode ferver pequenas quantidades de água no microondas em minutos. No entanto, isso ainda representa algumas dificuldades. Por exemplo, se você não usar a técnica correta, existe o risco (um risco pequeno, mas muito real) de que a água superaqueça; nesse caso, ela poderá surgir de uma vez e causar queimaduras. Embora isso seja improvável, existem precauções simples que você deve tomar para ferver com segurança a água no microondas.


estágios

Escolha um recipiente que vá ao microondas

O primeiro passo para ferver a água com segurança no microondas é escolher o recipiente certo.Use a tabela abaixo para descobrir qual recipiente é adequado para esse tipo de uso.

Parte 1 Ferva a água com segurança



  1. Despeje a água no copo ou tigela que vai ao microondas. É extremamente fácil ferver água no microondas (mesmo se você prestar muita atenção à segurança). Para começar, despeje a água que deseja ferver em um recipiente feito com um dos materiais listados acima.
    • Certifique-se de não usar um recipiente completamente fechado. Você pode criar uma explosão perigosa deixando o vapor se acumular no recipiente.



  2. Coloque um objeto limpo que possa ir ao microondas na água. Em seguida, coloque na água um objeto não metálico, como uma colher de pau, um pedaço de bambu ou um esquimó. Isso evita um problema perigoso chamado superaquecimento dando suporte à água para fazer bolhas.
    • O superaquecimento ocorre quando a água no microondas aquece e excede seu ponto de ebulição sem ferver, porque não pode formar bolhas devido à falta de água. pontos de nucleação (ou seja, locais mais acidentados onde podem formar bolhas). Assim que a água é movida ou quando os pontos de nucleação são introduzidos, a água superaquecida produz vapor rapidamente, causando uma pequena explosão de água fervente.
    • Se você não tiver objetos não metálicos para colocar na água, tente usar um recipiente com uma superfície áspera por dentro. Ele atuará como um ponto de nucleação e ajudará a água a borbulhar.



  3. Coloque a água no microondas. Aqueça em intervalos relativamente curtos (ou seja, não mais que 90 segundos), mexendo regularmente até começar a produzir vapor. Mesmo se você seguir essas instruções escrupulosamente, a fervura pode não ser tão óbvia quanto no fogo. A maneira mais segura de conhecer a temperatura da água é usar um termômetro. Ao nível do mar, a água ferve a 100 ° C, essa temperatura diminui ao ganhar altitude.
    • Se você usar um recipiente que retém bem o calor (por exemplo, vidro ou cerâmica), tenha cuidado ao removê-lo do microondas para agitar a água. Use uma toalha ou pegador de panela para se proteger de queimaduras enquanto o manuseia.


  4. Se você deseja esterilizar a água, continue a ferver. Se você ferver a água para a purificação, mantenha-a no microondas por um longo tempo para garantir que os microrganismos estejam mortos. O Centro de Controle de Doenças e a Agência de Proteção Ambiental recomendam a água fervente por pelo menos um minuto para permitir uma certa margem, ou três minutos em altitudes acima de 2.000 metros.

Parte 2 Evite o risco de superaquecimento da água (dicas adicionais)



  1. Não aqueça a água por períodos excessivamente longos. Se você estiver preocupado com um possível acidente causado por superaquecimento após ler as dicas na seção anterior, não se preocupe, você pode tomar outras precauções para evitar os riscos. Por exemplo, a única coisa que você pode realmente fazer para evitar o risco de superaquecimento é não ferva água por longos períodos. Se a água não for aquecida acima do seu ponto de ebulição, não haverá superaquecimento.
    • A quantidade de tempo que você precisa para manter a água fervente varia com a potência do seu micro-ondas. Para ter certeza, tente limitar o microondas a um minuto para iniciar. Dependendo da temperatura da água após este teste de um minuto, você pode ajustar a duração do segundo passe.


  2. Evite recipientes extremamente lisos. Pelo mesmo motivo que você precisa colocar objetos não metálicos ou superfícies ásperas, evite usar recipientes extremamente suaves. Recipientes de vidro ou cerâmica novos são bons exemplos, embora vários outros materiais possam ser lisos o suficiente para causar problemas.
    • Em vez disso, use um recipiente velho desgastado ou arranhões na parte inferior; eles criarão pontos de nucleação onde as bolhas podem se formar.


  3. Bata com cuidado na lateral do recipiente quando terminar de aquecê-lo. Depois de pensar que aqueceu a água por tempo suficiente para ferver, verifique se não houve superaquecimento batendo firmemente na lateral do recipiente antes de retirá-lo do microondas. O ideal seria fazê-lo com uma ferramenta longa o suficiente para proteger suas mãos.
    • Se a água superaquecer, o choque no recipiente fará com que explodir a água no topo. Isso pode fazer a água espirrar, mas como o recipiente ainda está no microondas, você não deve se queimar.


  4. Mexa a água com um objeto longo, enquanto ele ainda estiver no microondas. Você ainda não tem certeza se a água superaqueceu ou não? Mexa com uma vara longa ou colher de pau para ter certeza. A introdução de um objeto na água o perturbará e dará a ele um ponto de nucleação onde as bolhas se formarão. Se superaquecer, você verá bolhas se formando rapidamente. Se não for esse o caso, parabéns, você pode tirar a água com segurança.


  5. Mantenha o rosto afastado do recipiente até ter certeza de que está seguro. Isso pode lhe parecer óbvio, mas é necessário lembrar que nunca coloque o rosto em cima de água que possa representar um risco de superaquecimento. A maioria dos ferimentos causados ​​por água superaquecida ocorre quando uma pessoa remove a água do microondas e olha para o recipiente. Uma explosão repentina de água superaquecida nesse momento pode causar queimaduras faciais graves e até danos permanentes aos olhos nos piores casos.