Como lidar com as críticas

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 6 Poderia 2021
Data De Atualização: 25 Junho 2024
Anonim
Como lidar com as críticas - Conhecimento
Como lidar com as críticas - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Mudando suas perspectivasFazendo a crítica construtivaFace a crítica negativa

Os críticos nunca são bons de ouvir. Que são pronunciadas pelo seu professor de inglês ou pelo seu pior inimigo. Os críticos podem ser positivos, no entanto, porque você pode usá-los para melhorar a si mesmo. No entanto, se uma crítica é para machucá-lo, você pode se acostumar a ignorá-la e jogá-la imediatamente fora como uma camisa velha e inútil. Então, como lidar com as críticas?


estágios

Método 1 de 3: Mude suas perspectivas

  1. Primeiro, você deve aprender a diferenciar entre críticas construtivas e aquelas que pretendem machucá-lo. Este é o primeiro passo que lhe permitirá lidar com os críticos objetivamente. Você deve saber quem está por trás dessa crítica e quais são as reais intenções da pessoa. Quando uma crítica é feita por um professor ou um supervisor, ela certamente visa ajudá-lo; por outro lado, se for de um amigo ou inimigo, você pode fazer perguntas; essa pessoa pode não ser a melhor intenções para você.
    • Se uma crítica é infundada, se não é objetiva e se destina pura e simplesmente a prejudicá-lo, consulte o segundo capítulo deste artigo, dedicado a críticas negativas.
    • A crítica construtiva visa ajudá-lo. As críticas negativas, no entanto, destinam-se a prejudicá-lo.
    • Concentre-se no conteúdo de mais do que na forma com que ele é transmitido a você. É particularmente difícil perceber se uma crítica é justificada quando a pessoa que a formula grita com você e se comporta como se você fosse uma barata.



  2. Primeiro, aceite o fato de que você pode não ser perfeito. Este é um dos primeiros passos que lhe permitirão enfrentar críticas. Para que um crítico seja construtivo, você deve parar de pensar que tudo o que faz é perfeito. Como ninguém é perfeito, se você imagina que é chato, então você não é ninguém! (ei ei) Vá a sério, todo mundo tem falhas, você não é uma exceção, se você não aceitar suas falhas, terá que aprender a saber um pouco mais.
    • Pegue uma folha de papel e uma caneta e escreva suas dez falhas mais importantes. Sim, você leu corretamente, dez! Pense em dez traços de sua personalidade que poderiam ser aperfeiçoados. Vamos lá, você pode subir até quinze. Não, isso não pretende fazer você se sentir mal, é uma maneira de mostrar que você pode melhorar.
    • Sente-se por um momento e pense em seus amigos e nas pessoas com quem você está namorando. Você conhece uma pessoa perfeita? Sem uma única falha? Além das estrelas de cinema ... E mesmo as estrelas de cinema têm seus defeitos, elas não são exibidas na tela, é claro.



  3. "Isso não é algo pessoal. Para enfrentar as críticas, você não deve vê-las como algo pessoal. Se o seu gerente no escritório lhe disser uma tarde (ou uma manhã) que você tem sido menos produtivo esta semana, ele não está dizendo que você é gordo e inútil, ele está apenas dizendo que gostaria disso que você trabalhe um pouco mais (os chefes costumam fazer isso). Se um dia sua melhor amiga lhe diz que acha que você tem uma certa tendência a procurar em outro lugar quando fala, ela não diz que você é um zumbi ou que você é um idiota, ela apenas diz que gostaria que você o usasse um pouco mais atenção quando ela conta suas aventuras para comprar um par de sapatos no shopping do bairro.
    • A crítica construtiva visa ajudá-lo a melhorar, a melhorar, a ser um ser humano melhor. Não se destina a fazer você se sentir mal ou deprimido.
    • Se um professor está te criticando por um emprego, não é porque ele acha que você não entende nada ou se você é um mau membro da sala de aula, é para lhe dizer que você poderia melhorar nesse ponto específico.


  4. Não leve muito a sério as críticas. Se você ficar com raiva, se estiver na defensiva, se estiver chateado com todas as críticas (que podem ajudá-lo) a fazê-lo, é hora de começar a forjar um pequeno personagem e dar um passo atrás. Aprenda a aceitar críticos como eles vêm, aceite suas falhas e, especialmente, aceite que conversamos com você sobre isso. Se você não mudar, nunca melhorará e ficará estagnado. Mas não é o que você quer, não é? Concentre-se no conteúdo de, seu significado real, não no modo como foi formulado, nem no lado negativo que possa parecer ter.
    • De quem é a crítica? Se o seu chefe lhe enviar um e-mail criticando algo sobre o seu trabalho, ele não fez isso apenas para incomodá-lo ou deixá-lo deprimido. Ele certamente quer que você invista um pouco mais.
    • Aprenda a controlar suas emoções. Você não deve chorar ou se ofender sempre que alguém fizer uma observação.
    • Cuide da sua reputação. Se as pessoas ao seu redor pensam que você é sensível, elas geralmente mentem para você, porque não querem machucá-lo. Você realmente quer que os outros mentam para você o tempo todo?

Método 2 de 3: Lidando com críticas construtivas



  1. Ouça com atenção o que lhe disseram. Se você quer aprender a apoiar as críticas, primeiro precisa entender o significado profundo delas. Se um crítico tenta ser construtivo, você deve examiná-lo para usá-lo para se aperfeiçoar. Não fique cego pelo aspecto superficial da crítica, use-o como um trampolim para melhorar suas qualidades sem que seu orgulho interfira.
    • Você não gostou da sua última série na aula de inglês, "0", na verdade há o suficiente para fazer perguntas. Pergunte a eles. Ao dar essa nota, seu professor quis que você soubesse que você é um tolo? É realmente improvável. Ele certamente queria que você entendesse que, se você não se esforçar e não tirar as lições, é impossível ver um belo "20" no topo da página. Você acha que trabalhando um pouco mais você poderia melhorar?
    • Se um amigo lhe disser um dia que você não está prestando atenção suficiente nos outros. Você se importa? Mas pense por um momento, poderia haver outro oculto por trás dessa frase? Sim! Seu amigo realmente sugere que você possa estar mais preocupado com os problemas dos outros e pensar um pouco menos sobre si mesmo.


  2. A crítica é justificada? Se um amigo íntimo te critica, você sabe que ele a aprecia e que deseja sua felicidade, suas críticas serão mais do que certamente pretendidas para ajudá-lo. Se você tem o mesmo pensamento antes, não há mais dúvida. Se entre seus amigos uma dúzia deles apontou que você é egoísta, não há imagem! Se suas últimas cinco amigas lhe disseram o que você acha um pouco frio, pense nisso. Eles não vão estar todos errados de qualquer maneira? Se você responder "se", poderá ser necessário consultar um psicólogo e, em qualquer caso, abrir os olhos e fazer perguntas sérias.Na vida, você não é o que você acredite ser, você é o que outros acredite que você é. São as outras pessoas que lhe dizem quem você realmente é, é assim que elas o percebem.


  3. Estabeleça uma estratégia. Você percebe que seu líder, seu professor de matemática, seu melhor amigo ou sua noiva fizeram uma crítica construtiva. Pegue uma folha de papel e uma caneta e anote-a para lembrar e melhorar com o tempo. Sim, com o tempo, pois pode levar tempo para mudar um hábito, às vezes, muito tempo. Tenha certeza, nunca é tarde para fazer o que é certo. Depois de identificar o problema e criar um plano de ação, execute uma ação. Mude esse aspecto da sua personalidade que o impede de florescer.
    • Se o seu professor de matemática estava certo, sente-se e abra seus livros para mostrar a ele na próxima vez que você for proativo e fazer melhor.
    • Se o seu supervisor no escritório faz você pensar que não está organizado o suficiente, prove o contrário guardando sua mesa e arquivos, assuma o controle da situação e poderá fazê-lo.
    • Se sua namorada lhe disser que você é muito possessivo, dê-lhe algum espaço, saia com os amigos e não ligue para ela a cada cinco minutos.


  4. Agradeça aos que procuram ajudá-lo (aqueles que procuram realmente para ajudá-lo). Se alguém o criticar de uma maneira construtiva e positiva, de uma maneira amigável, dedique um tempo para agradecer a essa pessoa, isso o agradará e fará com que ele entenda que você a recebeu, diga a ele que aprecia sua ajuda. Quando alguém está tentando ajudá-lo, alguém que ama e se preocupa com você, você pode demonstrar gratidão, os laços que o unem ficarão mais próximos, seja um amigo, um professor, um chefe de gabinete ou um colega trabalhando.
    • Quando você agradece a alguém que faz uma crítica construtiva, é um sinal de grande maturidade. Faça um belo sorriso e diga obrigadomesmo que você tenha dificuldade em aceitar críticas no momento.


  5. Pare de comer bolinhos. Se alguém faz uma crítica bem fundamentada, pare de usar bisbilhoteiros para se justificar, essa crítica é completamente falsa? Oh! Sério? Você sabe profundamente dentro de si que existe alguma verdade. Então, pare de mentir para si mesmo e ouça o que a pessoa tem a lhe dizer, isso pode ajudá-lo a melhorar. Obviamente, é normal tentar se proteger e defender seu ponto de vista (se for justificado), mas é muito mais importante ouvir o que os outros têm a dizer, especialmente se isso pode ajudá-lo a melhorar a si mesmo. mesmo que seu ego nem sempre esteja completamente satisfeito.
    • Imagine que você tem uma conversa e que seu interlocutor lhe diz "você poderia fazer isso para melhorar a si mesmo. Não interrompa a pessoa, pelo contrário, deixe-a terminar para saber o que essa pessoa realmente pensa, é assim que você pode melhorar. Se você o interromper dizendo "sim, sim, eu faço isso ...", você certamente interromperá a conversa e perderá informações valiosas.
    • Se o seu professor lhe disse que você deveria trabalhar um pouco mais, não faça perguntas, a resposta está diante de seus olhos, trabalhe um pouco mais! Não se justifique, é inútil.
    • Sim, isso é difícil e requer muita maturidade para permanecer impassível diante das críticas e depois examinar e desenhar a quintessência.


  6. Uma crítica construtiva visa fazer você progredir. Lembre-se disso! É verdade que às vezes é difícil aceitar críticas, principalmente se justificadas e que nos tocam profundamente, ainda mais se você tiver certeza de que está certo! Se você quer melhorar a si mesmo e se tornar uma pessoa fantástica, terá que passar por estágios difíceis, mas lembre-se de que a vida nem sempre é fácil e, quando você aprende a ouvir, aprenderá muitas coisas que permitirão florescer e se tornar uma pessoa excepcional.
    • Então, da próxima vez que fizer uma crítica construtiva, aceite-a de braços abertos! Você pode conhecer este ditado: o que não mata te fortalece.

Método 3 de 3: Lide com críticas negativas



  1. Quais são os verdadeiros motivos das críticas? Se a crítica é totalmente negativa, é importante tentar entender a motivação da pessoa que a formula. Porque É possível que essa garota tenha ciúmes do seu vestido e o que você diz pareça um saco de batatas por puro ciúme. Talvez essa pessoa tenha lhe dito que seu artigo é ruim porque o artigo dele nunca é publicado. Talvez essa pessoa esteja de mau humor esta manhã, ela não tenha dormido bem e precise descarregar sua negatividade em outra pessoa. Mas, qualquer que seja o motivo, não é um motivo. Lembre-se de que os problemas dos outros não são seus problemas e não devem influenciar seu comportamento.
    • Coloque-se no lugar dos outros. Tente entender os outros. Palavras são apenas palavras, podem machucar, mas são apenas palavras. Qual é o seu significado profundo? Se o seu colega de trabalho começar a gritar com você sem motivo, existe algum motivo oculto, ele está se divorciando ou sofreu um acidente de carro? Isso pode justificar isso. Coloque-se no lugar dos outros.


  2. Procure a verdade. Bem, as críticas que você acabou de fazer são completamente injustificadas, absolutamente inúteis e absurdas (e ofensivas), tudo o que acabamos de dizer é completamente falso. Seu colega de trabalho acabou de lhe mostrar que você é "absolutamente egoísta" por nenhum motivo específico. Bem, relaxe, respire fundo, ZEN! É possível que você seja "um pouco" egoísta? Streamline. Eu? Egoísta? Nunca! ! ! Hmm, alguns críticos, mesmo negativos, podem ser positivos para o seu futuro. Pense nisso ...
    • Obviamente, às vezes é difícil levar alguém a sério se essa pessoa está gritando com você, insultando e desrespeitando você. Isso tornará praticamente impossível uma conversa objetiva. Para assumir o controle dessa conversa, você deve se comportar como adulto e ouvir o que está oculto por trás das aparências.


  3. Palavras são apenas palavras. Você se lembra quando sua mãe lhe disse que a vida nem sempre é animada? Pode não ter muito significado quando você estava no jardim de infância, mas agora é diferente, não? Uma crítica negativa não é, em última análise, uma bomba atômica, nem um míssil MSBS, nem um Walther PPK, é simplesmente uma série de palavras proferidas por uma pessoa com inteligência muito limitada que deseja isso. você você se sente mal. Lembre-se de que uma crítica negativa é de fato apenas uma série de palavras e nada mais.
    • Uma crítica negativa não pode dar um soco na sua cara, roubar seu dinheiro ou enviar seu carro para uma árvore. Por que você daria importância neste caso?


  4. Confie em si mesmo. Uma coisa importante na vida é confiar em si mesmo. Se você não fizer isso, quem o fará? Sempre tenha confiança em si mesmo, o que você puder dizer, seja verdade ou não. Todos temos qualidades e defeitos, aceitamos suas falhas e nenhuma crítica o prejudicará. Ter confiança em si mesmo não significa ser insensível, apenas significa você gosta de si mesmo como você é. Se você realmente confiar em si mesmo, as críticas negativas não o incomodarão, elas entrarão em um ouvido e sairão de lá no momento.
    • Se há coisas que você não gosta em si mesmo, pergunte-se por que. Pegue uma folha de papel e uma caneta e anote o que está incomodando, depois pense no que você pode fazer para melhorar esses pontos.
    • Confiar em si mesmo envolve aceitar coisas que você não pode mudar. Você acha que é alto demais? E então! Você vai andar pela metade durante toda a sua vida ou vai aceitar sua altura e amar suas pernas longas?
    • Sair com pessoas positivas, isso ajudará muito a fortalecer sua personalidade. Se você se cercar de pessoas que fazem você se sentir desconfortável ou fazer comentários depreciativos, não, nunca se sentirá feliz. Pessoas negativas são uma perda de tempo para todos.


  5. Faça o que quiser. Alguém disse que você é um lamber botas? Você vai parar de falar por isso? Um colega de trabalho diz que você é pretensioso? Você mudará sua personalidade quando se sentir bem? Não né? Se você receber críticas negativas de pessoas ciumentas, invejosas ou maliciosas, não há absolutamente nenhuma razão para querer mudar alguma coisa em sua vida. Você não deve prestar atenção ao que essas pessoas dizem se são críticas negativas.
    • Quando uma crítica é infundada, ny não preste atençãoseria uma perda de tempo.
    • Leva tempo para perder o interesse no que os outros pensam. Não se preocupe se achar difícil fazer isso isto é difícil de fazer, mas é assim que você será livre e feliz.
conselho



  • Seja cortês com os outros, para que eles sejam um pouco menos rudes com você.
  • Uma crítica deve ser construtiva se for inútil. Se forem insultos e provocações, leia os artigos relacionados a esses tópicos no .
  • Se uma crítica é infundada, ignore-a completamente ou peça à pessoa que a formula para explicar.
avisos
  • Não peça aos outros para criticá-lo, você não deve exagerar.
  • Não fique calado; se alguém lhe criticar, diga à pessoa o que está errado e peça que pare, se a crítica é verdadeira ou falsa, não é importante.