Como cultivar mamão

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 10 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como cultivar mamão - Conhecimento
Como cultivar mamão - Conhecimento

Contente

As sementes de mamoeiro são cultivadas em vasos de plantas, e as mudas de maconha são usadas para o cultivo de mamoeiro.

O mamão é uma planta perene que cresce em climas tropicais e subtropicais que não oferecem chance de geadas ou temperaturas congelantes. Algumas espécies podem crescer até 10 metros de altura e a maioria tem flores amarelas, alaranjadas ou creme. O fruto desta planta pode assumir várias formas, em forma de pêra ou redondo, e é conhecido por sua polpa macia, amarela ou laranja. Aprenda a cultivar um mamão enquanto coloca as melhores chances de ter uma planta saudável e uma boa colheita ao seu lado.


estágios

Parte 1 Cultivando um mamão a partir de sementes



  1. Verifique se um mamão pode crescer em sua área. O mamão floresce em climas com temperaturas de inverno entre -7 e 4 ° C. Eles podem ser danificados ou morrer se expostos a geadas prolongadas e preferem climas quentes por grande parte do ano.
    • A papaia não suporta bem os pântanos. Se seu clima estiver chuvoso, plante-o em solo bem drenado, conforme descrito abaixo.


  2. Prepare a terra. Escolha um composto tropical rico em nutrientes ou faça o seu próprio, misturando o solo do seu jardim com 25-50% de composto. Enquanto a terra estiver bem drenada, sua urre não importa. O mamão pode crescer em solo arenoso, rochoso ou argiloso.
    • Se você pode testar o pH do seu solo ou escolher entre o solo de envasamento comercial, escolha um solo com uma faixa de pH de 4,5 a 8. Essa é uma faixa bastante ampla, portanto há uma boa chance de que qualquer terreno do seu jardim tem o pH certo para o seu mamão.
    • Se você deseja que a maioria de suas sementes germine, use solo estéril ou esterilize seu próprio solo misturando 50% de vermiculita com 50% de solo e assando a 90 ° C por uma hora.



  3. Prepare as sementes. Você pode usar sementes extraídas do centro de um mamão ou sementes compradas em centros de jardinagem. Aperte as sementes contra uma peneira para quebrar o casco que as cerca sem quebrá-las. Enxágue-os e seque-os em um local escuro em uma toalha de papel.


  4. Plante as sementes. Você precisará plantá-las diretamente em seu jardim para evitar o risco de transplantá-las mais tarde; caso contrário, poderá plantá-las em vasos para ter um melhor controle do tempo das plantas quando vir um broto.Plante as sementes no solo cerca de 1 cm abaixo da superfície e a uma distância de 5 cm uma da outra.
    • Plante o maior número possível de sementes para que as plantas masculinas e femininas germinem: você pode remover as plantas mais fracas mais tarde. Não há como saber se uma planta é masculina, feminina ou hermafrodita antes de plantá-la.



  5. Molhe a terra moderadamente. Regue abundantemente após o plantio, mas não molhe o solo até que a água comece a estagnar. Verifique a umidade nas semanas seguintes e regue-a, se necessário, mantendo o solo um pouco úmido, mas não encharcado.


  6. Determine quais mudas manter. Cerca de duas a cinco semanas após o plantio, algumas sementes germinam e emergem da superfície do solo como mudas. Depois de dar uma ou duas semanas para crescer, rasgue ou corte mudas menores, bem como aquelas que parecem desbotadas, insalubres ou manchadas. Selecione as mudas até que você tenha apenas um por vaso ou até que as mudas estejam a pelo menos um metro de distância. Mantenha pelo menos cinco plantas para ter 96% ou mais de chances de produzir árvores masculinas e femininas.
    • Depois de escolher suas plantas de maior sucesso, vá para o estágio de transplante, se você o fizer em seu jardim ou para manutenção geral.


  7. Quando as plantas estiverem florescendo, remova as plantas masculinas que estiverem em excesso. Se você ainda tiver muitas plantas em comparação com o que deseja, aguarde até as plantas atingirem 1 metro de altura para conhecer o sexo de cada planta. As plantas masculinas devem florescer primeiro e produzir hastes longas e finas com várias flores. As flores femininas são maiores e próximas ao tronco. Para produzir frutas, você deve manter apenas uma planta masculina para cada dez a quinze plantas femininas: você pode remover o restante.
    • Algumas plantas de mamão são hermafroditas, o que significa que elas podem produzir flores masculinas e femininas. Essas plantas podem polinizar-se!

Parte 2 Plantando uma planta de mamão madura ou em crescimento



  1. Se necessário, crie um monte de terra para evitar água. Se houver fortes chuvas ou inundações em sua área, construa um monte de terra com 60 a 90 cm de altura e 1 a 3 metros de diâmetro. Isso ajudará a impedir que a água se estabeleça em torno das raízes do mamão, reduzindo as chances de doença ou morte.
    • Leia as instruções abaixo antes de montar seu monte para aprender como preparar a terra.


  2. Caso contrário, faça um buraco. Faça o buraco três vezes mais profundo e largo do que o vaso que você está plantando ou o nó da raiz. Escolha uma área ensolarada e bem drenada, a cerca de 3 m de qualquer construção e qualquer outra planta. Faça um furo separado para cada mamão.


  3. Misture a mesma quantidade de composto no solo. A menos que o solo do seu jardim já seja rico em nutrientes, substitua um pouco de solo no buraco ou faça uma pilha de composto e misture bem.
    • Não misture com estrume, pois pode queimar as raízes.


  4. Pulverize o solo com fungicida (opcional). Mamão pode morrer de doença após o transplante. Siga as instruções na caixa de fungicidas e aplique no solo para reduzir o risco.


  5. Adicione delicadamente a planta. Adicione o solo modificado no buraco ou monte até que a profundidade restante seja igual à do solo para vasos ou nó da raiz da planta que está sendo transplantada. Remova as plantas de mamão de seus recipientes, uma de cada vez, e plante cada planta em seu próprio buraco, na mesma profundidade em que foi instalada no recipiente. Manuseie-os com cuidado para evitar quebrar ou esfregar as raízes.


  6. Coloque o solo de volta e regue-o. Preencha o espaço restante no buraco com o mesmo solo. Bata suavemente para remover as bolsas de ar se o solo não preencher os espaços entre as raízes. Regue as mudas recém-plantadas até que o solo ao redor do nó da raiz esteja completamente umedecido.

Parte 3 Cuidando de plantas de mamão



  1. Aplique fertilizante a cada duas semanas. Aplique fertilizante nas plantas a cada 10-14 dias, diluindo conforme indicado. Use um fertilizante "completo" e não um fertilizante específico. Continue a aplicar pelo menos até que as plantas tenham cerca de 30 cm de altura.
    • Quando a planta atinge esse tamanho, os profissionais continuam a fertilizar o mamão a cada duas semanas com 100 gramas de fertilizante completo próximo à base da planta, sem tocá-lo. Siga esse método se desejar acelerar o crescimento da planta aumentando gradualmente a quantidade de fertilizante e o tempo entre cada aplicação, até que o mamão não receba mais de 900 g de fertilizante a cada dois meses, a partir do sétimo mês.


  2. Regue regularmente mudas de mamão e plantas bem instaladas. A papaia pode ser facilmente danificada pela água estagnada, mas pode produzir frutos de tamanho correto sem acesso regular à água. Se forem plantadas em solo argiloso que retém bem a água, não pulverize com mais frequência do que a cada 3-4 dias. Em solos arenosos ou rochosos, aumente a frequência de rega todos os dias em dias quentes. Reserve mais alguns dias entre cada rega durante as estações mais frias.


  3. Aplique a cobertura morta, se necessário. Aplique casca de pinheiro ou outra cobertura morta em volta da base da planta se você precisar reduzir as ervas daninhas ou se a planta parecer murcha porque não pode reter água. Aplique uma camada de cobertura de 5 cm ao redor do mamão, mas não menos de 20 cm do tronco.


  4. Inspecione as folhas do mamão e palha regularmente, se houver algum sinal de doença ou insetos. Manchas ou folhas amareladas indicam uma possível doença. Manchas de folhas pretas geralmente não afetam a fruta, mas devem ser tratadas com fungicida se a infecção for grave. Folhas que caem podem ser um sinal de aplicação de herbicida em um gramado próximo. Outros problemas, como insetos ou queda de plantas, podem exigir a consulta de um jardineiro profissional.


  5. Colete as papaias quando atingirem a maturidade desejada. Frutas ácidas e verdes podem ser consumidas como vegetais, mas muitas pessoas preferem frutas totalmente marrons, amarelas ou laranja pelo seu sabor doce. Você pode colher a qualquer momento, assim que a fruta estiver totalmente verde-amarela, se quiser deixá-la terminar de crescer dentro de casa, longe das pragas.