Como cultivar maracujá

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Como cultivar maracujá - Conhecimento
Como cultivar maracujá - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Partindo da sementeCortando mudasPlantas para plantarO cuidado diário a longo prazo5 Referências

Se você vive em um clima quente com invernos amenos, pode cultivar maracujá em casa. A planta pode ser difícil de crescer e precisa de espaço para prosperar. Mas com atenção e cuidado suficientes, ele fornecerá muitas frutas tropicais deliciosas.


estágios

Parte 1 Da semente



  1. Use sementes frescas. As sementes de maracujá recém colhidas germinam rapidamente, enquanto as sementes secas podem levar meses para germinar se germinarem um dia.
    • Alguns dias antes de plantar as sementes, compre um maracujá maduro. Abra-o e colete pelo menos meia dúzia de sementes.
    • Espalhe suas sementes em uma estopa e esfregue-as até que os bolsos de suco estourem.
    • Lave as sementes com água e deixe-as secar por 3 a 4 dias antes de lavá-las novamente e secá-las à sombra.
    • Se você plantar suas sementes imediatamente, elas deverão germinar em 10 a 20 dias.
    • Se você precisar armazenar suas sementes, coloque-as em sacos herméticos e guarde-as na geladeira por até 6 meses.



  2. Prepare uma panela para brotar suas sementes. Em poucas palavras, você deve começar a cultivar suas plantas de maracujá em uma panela protegida e transplantá-las mais tarde para o seu jardim. Escolha uma panela com no máximo 90 cm².
    • Encha a panela com uma mistura de partes iguais de composto, solo e areia grossa. Despeje esta mistura em sua panela até encher cerca de 10 cm.


  3. Cavar sulcos profundos. Usando um bastão, trace sulcos no solo da sua panela, espaçando-os a 5 cm de distância.
    • Esses sulcos drenam a água, para evitar que as sementes ou raízes sejam afogadas.


  4. Disseminar as sementes. Coloque as sementes a 1 cm de distância uma da outra, dentro de cada sulco. Proteja as sementes cobrindo-as com uma camada muito fina da mistura de solo previamente preparada.
    • Regue suas sementes imediatamente após plantá-las. O solo deve estar molhado, mas não completamente ensopado em água.
    • Depois de plantar as sementes, você só precisará borrifá-las com água quando a superfície do solo estiver seca.



  5. Transplante as plantas. Quando suas plantas têm 20 a 25 cm de altura, elas estão prontas para serem transplantadas para o seu jardim.

Parte 2 Começando pelas estacas



  1. Prepare uma cama de areia. Encha uma panela de plástico com uma mistura de três partes de areia agrícola e um pedaço de solo. Misture bem esses elementos para que eles sejam distribuídos uniformemente na panela.
    • As mudas obtêm a maior parte da água necessária para cultivar a umidade do ambiente, pois ainda não têm raízes para absorver verdadeiramente a água. Para isso, você terá que usar um solo que retenha pouca água.


  2. Escolha um corte. Escolha uma planta de maracujá madura e saudável para cortar suas estacas. Corte uma parte da planta que contenha pelo menos três botões, apenas cortando sob o botão mais baixo.
    • Os rebentos mais recentes são mais ativos, por isso é recomendável escolher uma parte recente da videira em vez de uma parte mais antiga.
    • Plante essas mudas imediatamente no leito de areia.


  3. Mantenha o corte em um ambiente úmido. Uma estufa é o melhor lugar para cultivar mudas de escalada. Se você não tiver acesso a uma estufa, poderá construir uma sala úmida anexando folhas de plástico transparentes a uma moldura de bambu.
    • Verifique se o local úmido permanece realmente úmido. Coloque-o sob luz solar direta, em um local onde o ar esteja úmido.
    • Se o ar estiver muito seco, você pode usar um umidificador ou colocar placas de cascalho cobertas com água ao redor da base do corte.


  4. Transplante as mudas assim que as raízes se formarem. Seu corte deve formar novas raízes em uma a duas semanas. Ele estará pronto para ser tratado como uma planta real e você poderá plantá-la em seu jardim.

Parte 3 Transplantando plantas



  1. Escolha o lugar certo. No mundo real, você terá que encontrar um local exposto a pleno sol e onde as raízes de suas plantas não competam com as raízes de outras plantas ou árvores.
    • "Sol pleno" significa que o local ficará exposto ao sol por pelo menos 6 horas por dia.
    • A área também deve ser limpa de ervas daninhas. Se você encontrar ervas daninhas na área escolhida, remova-as antes de plantar seu maracujá.
    • A planta precisará de espaço para subir e crescer. Idealmente, procure uma estrutura na qual a planta possa escalar, como uma cerca de ferro, varanda ou pérgola. Se você não tiver essa estrutura, poderá instalar uma treliça.


  2. Afine o solo. O maracujá precisa de um solo leve e profundo, rico em matéria orgânica. O solo do seu jardim provavelmente não é de qualidade suficiente e você precisará adicionar alguns ingredientes antes de plantar suas mudas ou sementes.
    • Antes de plantar o seu maracujá, misture o composto com o solo. O composto melhorará a uréia e o valor nutricional do seu solo. Você também pode usar adubo orgânico, folhas podres ou outros resíduos verdes.
    • Se o seu solo for particularmente denso, você pode aliviá-lo misturando um punhado de areia grande.
    • Também monitore o pH do seu solo. O pH do seu solo deve estar entre 6,5 e 7,5. Se o solo for muito ácido, misture dolomita moída ou limão agrícola.


  3. Transplante cada planta em um buraco grande. Cavar um buraco individual para cada planta. Cada buraco deve ter o dobro da largura atual da sua planta e pelo menos a profundidade da panela em que sua planta está atualmente.
    • Remova delicadamente a planta do maracujá e suas raízes.
    • Coloque as raízes no centro e preencha o buraco com o solo, sem socar, até que a planta fique firme.
    • Ao transferir, manuseie as raízes o mínimo possível: elas são extremamente sensíveis e, danificando-as, você corre o risco de destruir a planta.


  4. Coloque a cobertura morta e fertilize o solo ao redor da planta. Espalhe estrume de frango ou outro fertilizante orgânico de liberação lenta em torno da base da planta. Descarte também a cobertura orgânica, como lascas de palha ou madeira, ao redor da base da planta.
    • Todas as raízes devem ter acesso a fertilizantes e cobertura morta. Para obter melhores resultados, introduza suavemente um pouco de cobertura vegetal e fertilizante na camada superior do solo ao redor da base da planta.


  5. Molhe abundantemente. Usando um regador ou mangueira de água, polvilhe as plantas suavemente após o plantio. Verifique se o solo está completamente úmido, mas não permita que poças de lama se formem. Essas poças indicam que você trouxe mais água para o solo do que ela pode absorver.

Parte 4 Forneça cuidados diários a longo prazo



  1. Alimente suas plantas regularmente. As plantas de maracujá são grandes comedores e você precisará fornecer muita água e fertilizantes durante a estação de crescimento.
    • Você precisará fertilizar o solo de suas plantas de uma vez a cada quatro semanas durante o verão. Você terá que alimentar suas plantas uma última vez no meio do outono. Use fertilizante orgânico de liberação lenta e baixo nitrogênio. Por exemplo, o estrume de frango é uma opção muito boa.
    • Se chover frequentemente na área em que você mora, pode não ser necessário regar sua planta com muita frequência. Mas se a sua área estiver seca ou o clima estiver moderadamente úmido, você deverá regar as plantas pelo menos uma vez por semana. Nunca deixe a superfície do piso secar completamente.


  2. Guie suas plantas. À medida que a planta sobe, pode ser necessário guiá-la até sua cerca, treliça ou outra estrutura. A planta será mais saudável se for incentivada a subir e uma planta saudável produzirá melhores frutos.
    • Depois de se acostumar, orientar a planta será um processo muito simples. Quando a planta começar a subir, prenda-a à sua estrutura com barbante. Para evitar estrangular a planta, faça um nó solto.
    • Quando a planta ainda é jovem, os ramos laterais que emanam do caule principal devem ser cortados quando excederem a altura da estrutura em que escalam. Esses dois galhos terão que ser dobrados sobre a estrutura e forçados a empurrar em direções opostas.
    • Uma vez que esses galhos são direcionados para os lados, outros galhos laterais crescerão sobre eles e ficarão frouxos.


  3. Erva daninha em torno de suas plantas. O maracujá precisa de muita água e nutrientes e seu solo enriquecido se torna o local favorito das ervas daninhas. Você precisará remover o maior número possível dessas ervas daninhas para que suas plantas de maracujá possam se alimentar e abater adequadamente.
    • Erva daninha uma área de 60 a 90 cm ao redor da base da planta. Use métodos biológicos de controle de ervas daninhas e evite produtos químicos. A cobertura morta ajudará a impedir o crescimento de ervas daninhas. Caso contrário, você pode simplesmente arrancá-las à mão.
    • Você pode cultivar outras plantas no resto do seu jardim e deixar as ervas daninhas crescerem, mas mantenha-se o mais longe possível das plantas de maracujá que podem espalhar doenças ou atrair pragas. As leguminosas, em particular, são desencorajadas nas proximidades das plantas de maracujá.


  4. Podar suas plantas, se necessário. Você precisará podar sua planta principalmente pelo tamanho razoável e por seus galhos inferiores terem acesso à luz solar.
    • Podar suas plantas a cada dois anos. Certifique-se de podar suas plantas antes que elas desabrochem. Apará-las após a floração pode enfraquecer as plantas e limitar sua produção de frutas.
    • Usando tesouras de podar, corte galhos a 60 cm do solo. Isso livrará sua planta dos galhos mais fracos, permitindo uma melhor circulação de ar no fundo da planta.
    • Ao podar suas plantas, certifique-se de não cortar um galho principal até a base do galho antes de cortá-lo.
    • Deixe três a cinco nós na base do galho quando o cortar. Novos disparos podem começar a partir desses nós.


  5. Se necessário, polinize a planta manualmente. Geralmente, as abelhas fazem a polinização sem que você precise intervir. Mas se não houver abelhas na área em que você mora, talvez seja necessário fazer o trabalho sozinho.
    • Para polinizar suas plantas manualmente, pegue um pequeno pincel limpo e colete o pólen nas flores masculinas. Em seguida, limpe o pólen coletado nas flores femininas.
    • Você também pode tocar a meia-calça e a superfície estigmática de cada flor com o polegar e o indicador.


  6. Proteja seus frutos da paixão das pragas. Não use inseticida até identificar os primeiros estágios de uma infestação de pragas. E quando você usa pesticidas, escolha produtos orgânicos, porque os produtos químicos podem tornar as frutas impróprias para consumo.
    • Aphidoidea e larvas de coleópteros são as pragas mais problemáticas.
      • Aphidoidea geralmente pode ser espalhada espalhando pimenta vermelha em torno da base da planta.
      • Livre-se dos outros misturando um inseticida biológico com uma base de alcatrão. Espalhe esta mistura ao redor da base da haste principal e remova as hastes danificadas.
      • Para se livrar das larvas de coleópteros, você precisará tratar a planta com um inseticida sistêmico antes que ela floresça.


  7. Proteja sua planta de doenças. Você precisará tomar as medidas necessárias para evitar doenças diferentes. Ao detectar sinais dessas doenças, você também deve fazer o possível para eliminá-las e impedir que elas se espalhem.
    • Os frutos da paixão podem ser vítimas de decadência e várias doenças virais.
      • A podridão das folhas e raízes pode ser evitada tomando as medidas necessárias para garantir que o solo possa drenar a água.
      • Você pode tentar tratar plantas doentes com uma solução disponível no mercado. No entanto, você geralmente precisará cortar e queimar os galhos afetados para preservar os caules restantes. A "variegação amarela", o "vírus da mancha no anel" e o vírus do mosaico do pepino estão entre as ameaças mais comuns.


  8. Colete as frutas. Você terá que esperar um ano a um ano e meio antes de sua planta produzir frutos. Uma vez que a fruta tenha crescido, você só precisará colher e comer.
    • Em geral, as paredes do maracujá cairão da planta assim que estiverem prontas para serem consumidas. A queda não produzirá o fruto, mas você terá que buscá-lo rapidamente para que não desnatado.
    • Se você escolheu uma variedade que não cai de frutas, basta buscá-las quando perceber que a pele delas está começando a se desgastar.