Como secar bambu

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 13 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Cómo Secar el Bambú - Bioconstrucción FARO Tláhuac
Vídeo: Cómo Secar el Bambú - Bioconstrucción FARO Tláhuac

Contente

Neste artigo: Secar bambu para projetos domésticosComo secar grandes quantidades de bambuPreparar bambu26 Referências

Pode ser divertido fazer coisas com bambu. No entanto, antes de poder usá-lo, será necessário deixá-lo secar. Se você esperar que ele seque ao ar, o processo pode levar entre seis e doze semanas. No entanto, existem métodos mais rápidos para secá-lo mais rapidamente em seus projetos domésticos.


estágios

Parte 1 Secando bambu para projetos de casas



  1. Escolha o bambu para colher. Se você estiver colhendo bambu para um projeto de casa, comece escolhendo as hastes certas a serem usadas. O bambu é caracterizado por hastes longas que começam do chão. Encontre uma aparência mais longa e vertical. Eles devem ser mais fortes e sua largura deve estar em equilíbrio com sua altura. Isso significa que você terá uma variedade maior de tamanhos para trabalhar e usar em seus diferentes projetos.


  2. Preste atenção às hastes ruins. Antes de começar a secar e armazenar o bambu, você deve remover os caules infectados. Alguns podem conter fungos ou outros problemas que podem se espalhar para o restante do bambu.
    • Observe marcas circulares que indicam a presença de fungos. Mesmo que causem principalmente problemas estéticos e se é possível eliminá-los, eles podem causar muitos danos se se espalharem. Se houver apenas algumas hastes que parecem estar infectadas em um pacote em que as outras parecem saudáveis, você pode simplesmente jogar fora as hastes infectadas.
    • Algumas infecções virais deixam padrões de mosaico nas hastes. Você também deve jogá-los fora. Você também deve descartar aqueles em que vê mofo preto.
    • Insetos e parasitas também podem infectar bambus. Observe a presença de uma substância branca nas pontas dos brotos. Se você vir algum, descasque as folhas para encontrar pequenos insetos rosa. Você também deve descartar bambus com esse problema, porque os pesticidas necessários para tratar esta infecção são caros e demoram muito tempo para serem aplicados.



  3. Prepare as hastes. Depois de recuperar as hastes nas quais você está interessado e examinado, prepare-as para secar. Para a maioria dos projetos domésticos, é mais fácil usar uma churrasqueira para secar. Portanto, você deve cortar o bambu em um comprimento mais manejável, entre 1 me 1 m 50. Você pode usar uma serra ou tesouras de podar que pode comprar na maioria das lojas de bricolage.


  4. Use o calor para secá-los. Você pode usar uma churrasqueira a gás ao ar livre para secar. Você tem que tirar as grades da grade e colocar as hastes dentro de uma após a outra.
    • Ligue a grelha na temperatura máxima. Assista o bambu até que ele mude um pouco de cor. Isso indica que a resina sobe à superfície, este é um processo importante, pois torna a madeira mais resistente.
    • Pegue um pano velho e esfregue a resina nas hastes. A cor do bambu deve mudar de verde profundo para verde menta. Depois que toda a haste tiver tomado essa cor, reserve-a para esfriar.
    • Espere que esteja frio o suficiente para tocá-lo. Em seguida, faça furos nas membranas internas. Você pode usar qualquer ferramenta para perfurar as hastes, como tesouras afiadas. Isso irá acelerar o processo de secagem.



  5. Tome algumas precauções de segurança. Sempre use luvas de proteção enquanto seca o bambu para evitar queimaduras. Ao secar, escolha uma superfície não inflamável para evitar incêndio.

Parte 2 Secando grandes quantidades de bambu



  1. Prepare a área de armazenamento. Se você quiser secar uma grande quantidade de bambu, precisará de uma área de armazenamento. Assegurará que você a secará de maneira segura e saudável.
    • Mantenha as hastes afastadas do chão para evitar fungos e insetos.
    • Certifique-se de não deixar o bambu secar ao sol, pois isso pode causar mudanças rápidas na umidade, o que pode fazer com que a madeira rache e seque. Tente cobri-los com uma lona.
    • Verifique também se eles estão bem ventilados. Isso pode evitar alguns danos durante a secagem.


  2. Decida a posição de guardá-los. Durante a secagem, você costuma empilhá-las vertical ou horizontalmente. Existem vantagens e desvantagens para cada solução.
    • A principal vantagem de armazená-los verticalmente é que reduz o risco de infecção por fungos. No entanto, você precisará de um sistema de suporte mais forte para evitar que as hastes dobrem sob o peso delas.
    • O armazenamento horizontal funciona melhor para hastes maiores. Você terá que armazená-los em grandes plataformas e colocar uma lona grossa no chão para evitar fungos. Fique de olho nas hastes na parte inferior da plataforma. Eles correm um risco maior de rachar.
    • Se você optar por armazená-las na vertical ou na horizontal, precisará girar as hastes a cada duas semanas. Dessa forma, você tem certeza de que o bambu permanece seco. Eles devem continuar secando por seis a doze semanas.


  3. Tome medidas para evitar danos. Mesmo se você guardá-las adequadamente, os caules de bambu serão mais fáceis de sabotar à medida que secarem. Há coisas que você pode fazer para protegê-los contra danos.
    • Às vezes, os bambus racham ao secar. Para impedir que isso aconteça, você pode enrolar o fio em cada lado das hastes.
    • Quando terminar de secar, às vezes ele perde um pouco de brilho. Você pode devolvê-lo esfregando suavemente com óleo e cera quando terminar de secar.


  4. Considere molhá-lo primeiro. Embora o método acima seja o mais comum para a secagem, também existem pessoas que o molham antes de secá-lo. Isso pode impedir o aparecimento de fungos ou bolores, dependendo de onde você mora. Para esse método, você deve mergulhá-lo por 90 dias e secar por duas semanas em uma área ensolarada. Isso pode não funcionar corretamente em áreas onde o calor é intenso.

Parte 3 Preparando o bambu



  1. Colha na estação certa. Se você quiser secá-lo, você deve colher primeiro. Saiba que há melhores épocas para a colheita do bambu.
    • A melhor época para cortá-la é no final da estação seca, na área onde você mora. O teor de amido da planta está no auge durante esta temporada, reduzindo o risco de mofo ou pragas.
    • Se sua área estiver propensa a uma estação chuvosa, evite colhê-la durante esse período. Em geral, o bambu é mais frágil durante esta temporada.


  2. Corte-o corretamente. Use um facão ou serra para cortá-lo. Certifique-se de apará-lo logo acima do primeiro ou segundo nó acima do solo. Este é o melhor local para cortá-lo para evitar danos enquanto você o armazena ou transporta.


  3. Leve o bambu com cuidado. Depois de lavar, certifique-se de transportá-lo adequadamente. Se você não lidar bem com isso, poderá quebrá-lo.
    • Leve-o acima do solo ou use um carrinho de mão ou caminhão. Se você os arrastar no chão, poderá danificá-los.
    • Não os jogue no chão duro. Isso poderia danificá-los. Quando você chegar ao local onde irá colocá-los, coloque-os suavemente no chão.


  4. Colha apenas as hastes maduras. Quando você colhe, as hastes que você escolhe não devem ser muito jovens nem muito velhas. Tente descobrir quem tem entre quatro e sete anos para obter melhores resultados.
    • Os bambus tendem a crescer em grupos. As hastes que você encontrará no meio serão mais antigas que as do lado de fora.
    • Converse com alguém que tenha experiência. Ele pode dizer a idade do bambu tocando no caule e observando o som de qual produto.