Como fazer uma tintura mãe

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 27 Julho 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
Como fazer uma tintura mãe - Conhecimento
Como fazer uma tintura mãe - Conhecimento

Contente

O é um wiki, o que significa que muitos artigos são escritos por vários autores. Para criar este artigo, 17 pessoas, algumas anônimas, participaram de sua edição e aprimoramento ao longo do tempo.

Existem 11 referências citadas neste artigo, elas estão na parte inferior da página.

Uma tintura-mãe é um extrato fresco de plantas obtido por maceração de plantas picadas em álcool. As tinturas-mãe são particularmente eficazes na extração dos componentes essenciais das plantas (especialmente as fibrosas ou lenhosas), raízes e resinas. Os livros que tratam de remédios e plantas naturais geralmente recomendam esse método, pois permite a conservação ideal dos ingredientes ativos de cada planta.



Muitos herbalistas gostam de usar tinturas da mãe porque têm muitas outras vantagens: são fáceis de transportar e úteis para tratamentos a longo prazo, o corpo absorve rapidamente e permite uma mudança imediata da dose. Além disso, se a tintura mãe é amarga, você pode facilmente esconder o sabor despejando-o em um pouco de suco de frutas. Outra vantagem: sua forma solúvel proporciona um ambiente estável para os elementos ativos da planta, mantendo os ingredientes voláteis e semi-voláteis da mesma. Ingredientes que são normalmente destruídos se o extrato for obtido por tratamento térmico e transformação de plantas secas.

estágios



  1. Compre um álcool de qualidade. A vodka é o álcool preferido dos preparadores de tintura-mãe. Na verdade, esse álcool é incolor, inodoro e quase não tem sabor. Você também pode usar conhaque, rum ou uísque se não tiver vodka. Seja qual for o álcool, escolha um alcoólatra pelo menos 40% para evitar que a planta fique embolorada dentro da garrafa.
    • Você também pode fazer uma tintura-mãe usando um vinagre de cidra ou glicerina de qualidade. Essas alternativas podem ser mais adequadas para o paciente que se recusa a beber álcool.



  2. Use um recipiente adequado. Deve ser de vidro ou cerâmica. Evite recipientes de metal ou plástico, pois eles podem interagir com a tintura-mãe ou liberar produtos químicos perigosos ao longo do tempo. Frascos enlatados são ideais para macerar plantas. Você também precisará de pequenas garrafas de vidro opacas para manter o corante pronto para uso. Escolha garrafas com fecho hermético, mas prático de usar. Limpe e esterilize todos os recipientes antes de usar.


  3. Prepare a tintura mãe. Você pode preparar a tintura mãe de acordo com as medidas recomendadas ou de acordo com seu hábito. Cabe a você escolher o método que melhor lhe convier. Você também deve saber se deseja usar plantas frescas, em pó ou secas. Aqui estão algumas sugestões, dependendo se você deseja usar plantas frescas, em pó ou secas:
    • Encha o recipiente de vidro com plantas frescas. Cubra-os com álcool.
    • Misture 120g de planta em pó em 500ml de álcool (ou vinagre / glicerina).
    • Misture 200g de plantas secas em 1 litro de álcool (ou vinagre / glicerina).



  4. Usando uma faca de manteiga, mexa o líquido até a borda do recipiente para remover quaisquer bolhas de ar.


  5. Feche bem o recipiente. Coloque-o em um local fresco e próximo à luz (o melhor lugar é a prateleira de um armário). Armazene-o por um período de 8 dias a 1 mês.
    • Agite o recipiente regularmente. Humbart Santillo recomenda agitar duas vezes por dia durante um período de 14 dias, enquanto James Wong recomenda agitar de vez em quando.
    • Rotule a tintura-mãe macerando com o nome da planta e a data de fabricação. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais.


  6. Passe a tintura da mãe para o chinês. Depois de decorrido o tempo de maceração (em relação ao tempo de maceração, siga as instruções da sua receita ou faça como de costume). Caso contrário, deixe macerar duas semanas), passe a tintura-mãe para os chineses seguindo as instruções abaixo:
    • Coloque um pedaço de musselina no coador. Coloque uma tigela grande embaixo dela para coletar o líquido.
    • Despeje o líquido macerado suavemente no coador coberto de cogumelos. A musselina manterá os pedaços de plantas enquanto deixa o líquido fluir para a tigela por baixo.
    • Aperte os pedaços de plantas com uma colher de madeira ou bambu para extrair mais líquido; finalmente, torça a musselina para extrair o líquido restante das plantas.


  7. Transfira o líquido para um frasco limpo e esterilizado de tintura-mãe. Você pode usar um pequeno funil se suas mãos estiverem tremendo. Feche bem o frasco e identifique-o com a data e o nome da tintura-mãe.
    • Se você não usar a tintura-mãe por um tempo, feche o frasco com cera.


  8. Armazenamento e uso. Como o álcool é um conservante, o prazo de validade do corante é de 5 anos. No entanto, você deve conhecer as propriedades de cada planta e seguir as instruções em sua receita para o prazo de validade da tintura-mãe.
    • Siga as instruções de uso apropriadas para a tintura de sua mãe e não hesite em consultar um herbalista qualificado e competente ou um profissional de saúde para obter mais informações. Lembre-se de que os remédios à base de plantas podem ser perigosos para sua saúde se você não souber as características e seus efeitos na saúde.