Como lidar com a tuberculose

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 4 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Cuidados com os pacientes com tuberculose
Vídeo: Cuidados com os pacientes com tuberculose

Contente

Neste artigo: Trate a TB ativa com antibióticosDiagnóstico e trate uma infecção latente da TBTrate os sintomas da TB16 Referências

A tuberculose é uma infecção bacteriana extremamente perigosa que é transmitida pelo ar. Afeta quase um terço da população mundial, apesar de 90% das pessoas infectadas nunca apresentarem sintomas clínicos óbvios ou TB "ativa". A resposta imune da maioria das pessoas impede que a infecção cause sintomas ou se espalhe, resultando em uma condição chamada infecção latente por TB. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver TB ativa imediatamente após a infecção ou a infecção latente pode se tornar ativa quando o sistema imunológico enfraquece. Isso pode levar a sintomas graves e se espalhar para outras pessoas. É extremamente importante seguir imediatamente um tratamento para TB ativa para eliminar as bactérias do seu corpo e reduzir o risco de contaminação.


estágios

Parte 1 Trate a tuberculose ativa com antibióticos

  1. Saiba o que significa um diagnóstico de TB ativa. Se você é uma das dezenas de milhões de pessoas afetadas pela tuberculose, saiba que pode transmiti-la a outras pessoas. Você deve começar imediatamente o tratamento com antibióticos e continuar a tomar antibióticos por pelo menos 6 meses. Felizmente, você começará a se sentir melhor após um mês. Infelizmente, você pode ser solicitado a permanecer no hospital por 2 a 4 semanas para evitar a propagação da doença.
    • Apenas um terço das pessoas com tuberculose ativa apresenta sintomas, que é uma das razões pelas quais é tão prevalente.


  2. Cubra sua boca e seu nariz. No caso de tuberculose ativa, a infecção se espalha pelo seu corpo e é extremamente contagiosa. Ele permanece contagioso durante as primeiras semanas de tratamento e pode se espalhar facilmente para outras pessoas quando você tosse, quando espirra e até quando ri, canta ou fala. Portanto, você deve tomar medidas para evitar a sua propagação, evitando o contato com outras pessoas até que seu médico informe que você não é mais infeccioso.
    • Se você for diagnosticado com TB ativa, sua família imediata precisará ser examinada por um médico, pois eles também podem precisar de tratamento ou profilaxia.



  3. Tome cuidadosamente todos os antibióticos prescritos. O tratamento da TB ativa requer a ingestão de muitos antibióticos. Dependendo da sensibilidade do medicamento à sua área, é provável que lhe sejam prescritos 4 medicamentos (lisoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol) todos os dias. Então, assim que as culturas da amostra retornarem com sensibilidades mais específicas para a cepa de TB que você possui, seu médico provavelmente diminuirá alguns antibióticos e decidirá sobre a duração do tratamento.
    • A maioria das pessoas precisa tomar 4 por 2 meses e depois apenas 2 (lisoniazida e rifampicina) por 4 meses. Se a TB for resistente a esses medicamentos, seu tratamento será diferente e poderá levar mais tempo.
    • Você começará a se sentir melhor após 2 semanas.
    • Mesmo se você começar a se sentir melhor, precisará sempre continue seu tratamento até o fim para permitir que seu corpo se livre completamente das bactérias. Nunca pare com antibióticos porque se sente melhor ou porque deseja mantê-los para mais tarde.



  4. Considere a possibilidade de obter ajuda. Não apenas você deve terminar todos os seus antibióticos, mas também deve tomá-los todos os dias. Se você achar difícil se lembrar de tudo, peça ao seu médico para desenvolver uma rotina com você que o ajude a seguir exatamente as prescrições dele.
    • Por exemplo, uma enfermeira pode visitá-lo em casa para se certificar de que você está tomando seus antibióticos ou você pode organizar sua programação para poder ir ao centro de saúde todos os dias.
    • Parar ou esquecer de tomar seus medicamentos permitirá que a infecção desenvolva resistência aos antibióticos. Isso não é apenas muito sério para você, mas você também põe em risco as pessoas que pegam a tuberculose por sua culpa.
    • Esquecer as doses exigirá que você prolonge a duração do seu tratamento.


  5. Esteja ciente dos sintomas recorrentes da TB. Após o término do tratamento e após consultar um especialista para garantir que seu corpo se livre das bactérias, você não precisará mais fazer exames regulares. No entanto, você pode pegar a tuberculose novamente por causa de outra infecção, e é por isso que você deve ficar longe de sintomas comuns, incluindo tosse e dor no peito.


  6. Tome antibióticos para TB extrapulmonar. O tipo mais comum de infecção tuberculosa é a tuberculose extrapulmonar, que afeta a maioria dos pulmões. Se a sua tuberculose se espalhar além dos pulmões, o seu médico provavelmente recomendará os mesmos tipos de antibióticos por um período mais longo.
    • Exemplos de tuberculose extrapulmonar incluem infecção linfonodal, meningite (inflamação do envelope do cérebro), pericardite (inflamação do envelope do coração) e espondilodiscite (chamada doença de Pott).
    • Às vezes, infecções extrapulmonares por TB requerem um ano inteiro de tratamento com antibióticos.
    • Se a infecção se espalhar para o seu cérebro ou coração, o seu médico também pode prescrever um corticosteróide. Este tratamento ajudará a reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar os sintomas que afetam o sistema nervoso e a circulação sanguínea.
    • Para aumentar as chances de recuperação, você deve tomar seus antibióticos até o fim, conforme recomendado pelo seu médico.


  7. Consulte um médico em caso de gravidez. Se estiver grávida ou amamentando no momento do diagnóstico ou se estiver grávida durante o tratamento, converse com seu médico. Além disso, a rifampicina reduz significativamente a eficácia de muitos contraceptivos, tornando-os quase completamente ineficazes. Se você estiver tomando, não se esqueça de usar um contraceptivo de reforço (como um preservativo).


  8. Cuidado com os efeitos colaterais dos medicamentos. Antibióticos usados ​​contra infecções por TB raramente causam efeitos colaterais. No entanto, você deve observar os efeitos colaterais que você está enfrentando e compartilhar essas informações com seu médico. Dores nas articulações, hematomas, sangramento excessivo, febre persistente, perda de apetite, formigamento nas extremidades ou ao redor da boca, dor de estômago ou pele ou olhos amarelos devem ser relatados durante sua próxima visita. .
    • Se você tomar lisoniazida, evite beber pequenas quantidades de álcool. A combinação de ambos pode causar hepatite.
    • A rifampicina pode dar à sua urina uma cor mais escura ou até laranja. Este é um fenômeno normal que não deve lhe preocupar.

Parte 2 Diagnosticar e tratar a infecção latente por TB



  1. Seja examinado. Se você acha que foi exposto à TB ou simplesmente passou algum tempo em um país ou ambiente em que a TB era predominante, faça o teste. Para começar, seu médico fará um teste cutâneo. Usando uma agulha, ele colocará uma pequena quantidade de material sob a superfície da pele e avaliará sua saúde alguns dias depois, com base na reação do seu corpo ao teste. Um exame de sangue também pode ser feito para diagnosticar tuberculose.
    • Se você mora em um ambiente superlotado, visita regularmente ou mora em um ambiente pobre, foi encarcerado na prisão, tem imunodeficiência prejudicada ou trabalha em um hospital ou outro tipo de centro de cuidados, você deve fazer o teste de tuberculose a cada 2 ou 3 anos.


  2. Aprenda sobre o tratamento da infecção latente por TB. Felizmente, você não pode transmitir a tuberculose se sua infecção estiver latente e não se sentir doente, porque seu sistema imunológico impedirá efetivamente a propagação da infecção. No entanto, você corre o risco de desenvolver TB ativa mais tarde, mais frequentemente devido a uma falha do sistema imunológico causada por doença ou velhice. Você rapidamente se tornará contagioso para os outros antes mesmo de perceber que sua infecção se tornou ativa.
    • O seu médico pode recomendar medidas preventivas para matar a bactéria responsável pela infecção e reduzir o risco de tuberculose. O tratamento da TB latente pode variar de 6 a 9 meses.
    • Tome seus medicamentos exatamente como o seu médico recomenda. É muito importante que você siga as instruções dele à risca.
    • Parar muito cedo ou não seguir o tratamento corretamente pode piorar o problema e sua TB pode até desenvolver resistência aos produtos que você está tomando.


  3. Trate sua TB latente. Essa medida será necessária se você correr o risco de desenvolver TB ativa. Depois que o médico determinar a latência da infecção, você precisará iniciar um tratamento que dura 9 meses, geralmente 25 mg de piridoxina por dia. Se você tem um sistema imunológico enfraquecido, será considerado em risco de desenvolver TB ativa. Esse também será o caso se você estiver preocupado com uma das seguintes situações:
    • Infecção por HIV ou outra doença auto-imune
    • contato com pessoas com tuberculose ativa;
    • dano pulmonar;
    • transplantes de órgãos;
    • tomar medicamentos que inibem o sistema imunológico;
    • emigração recente de um país com alta prevalência de tuberculose;
    • uso de drogas injetáveis;
    • uma quantidade significativa de tempo gasto em uma instituição correcional, casa de repouso, abrigo para sem-teto, hospital ou outra casa de alta renda, como residente ou como empregado.


  4. Parar de fumar. Fumar não apenas aumenta o risco de desenvolver uma infecção por TB, mas também causa inflamação no tecido pulmonar. Isso pode facilitar a evolução da tuberculose latente para a TB ativa. Além disso, o fumo geralmente enfraquece o sistema imunológico e reduz sua capacidade de combater infecções como a tuberculose.


  5. Evite substâncias nocivas. Álcool e outras drogas enfraquecem seu sistema imunológico, reduzindo a capacidade do seu corpo de resistir e combater infecções. O consumo regular por um longo tempo expõe você especialmente ao risco de tuberculose, uma vez que seu nível de imunidade contra a infecção diminuirá e você terá que tomar medicamentos por um longo período.
    • Se você bebe muito, tente reduzir gradualmente o seu consumo diário. Você não apenas começará a se sentir melhor, mas estará mais inclinado a reduzir consistentemente a quantidade de bebidas que bebe.

Parte 3 Monitorar os sintomas da tuberculose



  1. Consulte um médico em caso de tosse persistente. Se a infecção permanecer latente, você provavelmente nem saberá que tem tuberculose há anos. No entanto, a infecção pode se tornar ativa e precisará ser identificada o mais rápido possível. Se sentir algum sintoma que possa indicar infecção ativa por TB, consulte um médico imediatamente.
    • Durante a infecção latente, pode haver bactérias TB no seu corpo que o seu sistema imunológico impede de machucá-lo. No entanto, se seu sistema imunológico estiver enfraquecido, você provavelmente desenvolverá uma infecção ativa por TB.
    • Uma infecção tuberculosa ativa ataca os pulmões na maioria das vezes, causando tuberculose pulmonar. Em geral, um raio-x será usado para verificar se seus pulmões foram danificados e testes de laboratório também podem ser feitos no muco (chamado catarro) que você tosse.
    • Se você tiver algum tipo de tosse que dura mais de três semanas ou se ficar sem fôlego com mais frequência, consulte um médico imediatamente.


  2. Preste atenção a possíveis dores no peito. Cuidado com a tosse com muco ou sangue na boca ou dor no peito ao tossir. Em geral, a dor no peito é causada por uma infecção pulmonar que causa inflamação, inchaço e até danos permanentes ao tecido pulmonar.
    • Examine o sangue cuidadosamente em seu escarro. O escarro estriado é um sintoma de tuberculose mais avançada causada por inflamação das vias aéreas.


  3. Observe os sintomas da tuberculose extrapulmonar. Quando a tuberculose se espalha, ela pode causar sintomas visíveis que afetam os linfonodos, ossos e articulações, o trato digestivo, a bexiga, os órgãos reprodutivos e até o sistema nervoso. Preste atenção especial aos gânglios linfáticos inchados, que indicam que seu sistema imunológico tem dificuldade em combater infecções. Os gânglios linfáticos ao redor dos pulmões e do coração têm maior probabilidade de serem infectados.
    • Observe também qualquer dor de estômago, dor nas articulações ou imobilidade, confusão, dores de cabeça e convulsões persistentes.
    • Se algum desses sintomas se desenvolver em conjunto com outro, consulte um médico o mais rápido possível.


  4. Tente identificar os sintomas gerais da tuberculose. Uma infecção ativa por TB também pode afetar seus rins, cérebro e coluna vertebral. Outros sintomas que podem indicar tuberculose incluem fraqueza muscular persistente, febre persistente e suores noturnos intensos.
    • Verifique sua temperatura para ver se está com febre. A febre ocorre na presença de infecção no corpo.
    • Anote todos os seus suores noturnos. Este fenômeno ocorre em caso de infecção, uma vez que o corpo tenta se livrar da febre presente no corpo. Concretamente, a transpiração é o meio usado pelo organismo para se livrar do excesso de calor causado pela febre.


  5. Identifique a perda de apetite ou peso. A tuberculose afeta a maioria das funções corporais, incluindo o sistema digestivo. Se o seu sistema digestivo não funcionar como deveria, pode levar a uma perda de apetite que eventualmente causa perda de peso. Esse tipo de sintoma pode persistir e geralmente termina na ausência de tratamento. Se você acha que tem infecção tuberculosa, consulte um médico imediatamente.
avisos



  • A tuberculose pode ser fatal mesmo quando tratada, mas as mortes causadas por infecções por tuberculose estão se tornando cada vez mais raras. Em casos fatais, a morte geralmente ocorre porque os pulmões foram danificados além da capacidade de fornecer oxigênio suficiente ao corpo. Portanto, consulte um médico imediatamente se tiver sintomas como tosse intensa, dor no peito ou problemas respiratórios.