Como lidar com um mentiroso compulsivo

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 5 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Quais são as principais características de um Mentiroso Compulsivo? - Psicóloga Fabíola Luciano
Vídeo: Quais são as principais características de um Mentiroso Compulsivo? - Psicóloga Fabíola Luciano

Contente

Neste artigo: Gerenciando todos os dias que sobeContendo o mentirosoUsando o mentiroso compulsivoReferências

Você tem um mentiroso patológico em sua vida? Bom. Como você conseguirá gerenciá-lo? Bem, para começar, você deve prosseguir com muita atenção. Se você deseja manter essa pessoa em sua vida (mesmo que tenha todos os direitos para não fazê-lo), deve aprender a manter a calma e administrá-la sem perder a paciência.


estágios

Parte 1 Gerenciar cada dia que passa



  1. Esteja pronto e pronto. Prepare-se mentalmente para aceitar que você não pode confiar nessa pessoa e considerar tudo o que ela diz não confiável. Espere um resultado potencialmente diferente que seria antecipado. Em outras palavras, lembre-se da pessoa com quem está lidando.
    • Quando amamos alguém, é fácil duplicar a realidade. É mais fácil perder a esperança e dar à pessoa o benefício da dúvida. Podemos facilmente pensar que essa pessoa é boa. Infelizmente, nessa situação, você realmente não tem a oportunidade de fazer isso. Você terá que estar em guarda.



  2. Acompanhe tudo. Isso não é exatamente a coisa mais divertida de se fazer em um relacionamento, mas pode ser muito útil. Se você precisa se certificar de que não é doido ou não está fazendo muito, é aconselhável anotar os incidentes em um caderno. Por outro lado, se você tiver uma terapia de casal, isso pode fornecer detalhes sobre o problema.
    • Também ajudará a alimentar sua memória. Pode chegar um momento em que você começará dizendo Lembre-se, desta vez fiquei bravo porque você mentiu sobre o que aconteceu com a estátua, você sabe ..., antes que você perceba que não se lembra. Para impedir que isso aconteça com você, tenha seu bloco de notas à mão e reviva a glória de confundi-lo sobre a última vez que ele mentiu dizendo que havia levado ketchup à loja. Por que ele mentiu por isso?



  3. Concentre-se no relacionamento. Em vez de estar constantemente de costas e culpá-lo por ser um mentiroso, concentre sua atenção na qualidade do seu relacionamento. Suas mentiras deterioram a confiança que existe entre vocês. Você sempre o segura, mas o comportamento dele dificulta ser feliz com ele. Não é o mentiroso o problema, são as mentiras, e o que importa é o que há entre vocês.


  4. Aprenda a não acreditar nas palavras dele no calor do momento. Se surgir uma grande mentira, você poderá ver o mentiroso confessar e dizer a verdade. Viva! Mas, não tão rápido. Ele podia ver isso como algo que acontece uma vez e você o libera. Ele fez você se desviar da trilha deles. Então, em vez de comemorar isso, espere até ter certeza de que não é uma atração.
    • Alguns mentirosos patológicos, no entanto, não fazem isso. Eles ficarão lá observando você e essa é a única confissão que você terá. Você deve saber como se contentar com isso, porque ele sabe que você sabe. Não é nada.





  5. Ignorá-lo. Quando o mentiroso compulsivo da sua vida começar a contar grandes mentiras, apenas ignore-o. Se você sabe que o que ele diz é um absurdo, não preste atenção. Quando sua resposta ao dizer Uma vez eu levantei furões para a rainha da Inglaterra é apenas um haele não apenas perceberá que você sabe que ele está mentindo, mas também poderá obter alguma satisfação.
    • É possível fechar os olhos às suas mentiras. A sociedade nos ensina a ser gentis, a nos preocupar com o que as pessoas dizem e a prestar atenção às palavras que usam. Mas, o mentiroso é o primeiro a violar as regras de etiqueta, o que significa que você também pode pagar. Se ele perguntar por que você está distante dele, responda com sinceridade. Você pode dizer a ele que não deseja dar mais atenção às mentiras dele do que elas merecem.


  6. Seja paciente. Se você optar por permanecer como parceiro, amigo, conhecido ou colega, precisará fazer algumas concessões. Essa pessoa tem um problema que não é fácil de corrigir. Faça o seu melhor para ser paciente com ela. Todos nós temos nossos demônios, os dele são apenas mais irritantes do que os de todos os outros.
    • Converse com outra pessoa no mesmo círculo de amigos. Você se sentirá melhor ao ter alguém do seu lado que também conhece uma situação semelhante. Você pode unir forças e determinar como lidar com esse problema de maneira eficaz.


  7. Não sinta necessidade de confrontá-lo por tudo. Quando a mentira vai Sim, eu coloquei papel higiênico à Uma vez eu raspei a cabeça de Britney Spearsé óbvio que você terá que escolher suas batalhas. Deixe as pequenas mentiras passarem (talvez você possa ignorá-las) e ataque as maiores, então é claro que você não está exausto demais!
    • Se você optar por confrontá-lo sobre um assunto, escolha aqueles que não entende. É normal procurar o melhor, para que outros o invejem, mas por que mentir sobre a quantidade de maionese deixada na geladeira? Inicie a discussão se você se sentir desconfortável.



Parte 2 Enfrentando o mentiroso



  1. Deixe uma saída antes que você queira contestar uma mentira. Quando você percebe uma mentira do tamanho de um elefante, não é aconselhável que você diga Grande mentiroso! É claro que você está deitado lá. Se você fizer isso, a conversa tomará um rumo inesperado. Em vez disso, forme o primeiro passo da sua acusação de maneira mais sutil, para que o acusado tenha a chance de corrigir seu erro.
    • Por exemplo, considere que você descobriu que seu namorado não foi à casa da mãe dele hoje à tarde para ajudá-la. Em vez de dizer Ei, eu falei com sua mãecomece com Querida, você foi à casa de sua mãe hoje? Depois disso, você pode continuar com Ela ligou. Por que você mente? para continuar a conversa.


  2. Perturbe essa mania de novo e de novo. Esta é a primeira vez que será a mais bizarra. Afinal, é o começo do fim. Quando você lattrate mentindo, deixe que ele saiba que o que ele disse foi não exato ou infundadomas não aja como se você fosse juiz e júri. Apenas seja direto, mantendo a calma e a clareza suficiente.
    • Você terá que confrontá-lo de tempos em tempos para que ele possa entender. Mas muito rapidamente, como quando a comida é apresentada quando um sino toca, ele saberá que, ao mentir, será confrontado. O principal obstáculo a esse método é o grau de paciência que você pode ter.


  3. Dica para suas mentiras habituais. Este é um campo minado aqui. Você deve que ele saiba que conhece a mania dele sem dizer isso em palavras. Você é um mestre em delicadeza social, não é? Para isso, da próxima vez que seu amigo disser Sim, desarmei bombas para a CIA em 1909 você pode dizer Ah, essa história é tão verdadeira quanto a que você teve como profissão criando furões? E se isso lhe garantir que isso é ainda mais verdadeiro que a história dos furões, mantenha a calma, sorria e diga a ele que suas muitas mentiras falam por si.
    • Você não está guardando rancores, há uma diferença real. Você simplesmente o deixa saber que as muitas mentiras que ele teve a dizer afetam seriamente o fato de você acreditar ou não em uma palavra que sai da boca dele. É lógico, racional e difícil de refutar, porque ele sabe que é a verdade.


  4. Sugira uma terapia. Outra abordagem que é delicada. Se você é próximo o suficiente da pessoa e não se importa de ser honesto com seu amigo, conhecido ou familiar, sugira terapia. Os psiquiatras são aconselhados a todos aqueles que desejam melhorar. Se você já fez terapia ou está perto de alguém que está fazendo isso, use isso como um exemplo. Muitas pessoas vêem a terapia como uma fraqueza, quando é realmente algo positivo e revitalizante.

Parte 3 Entendendo o mentiroso compulsivo



  1. Aprenda a dizer a diferença entre um mentiroso patológico e um bastardo. Se você sair com alguém e descobrir que ele não ganha um salário de seis dígitos, como alegado, e que ele trai você e ele não, ele não fala inglês fluentemente, há uma boa chance de que essa pessoa seja um trapaceiro ... As pessoas que mentem para serem vistas ou saem em uma situação são apenas más, descuidadas e idiotas que não merecem o seu tempo. Eles não são mentirosos patológicos.
    • Quem merece esse título é quem mente sobre tudo. Eles mentem sobre coisas que não impressionam as pessoas, fazem com que se sintam melhor ou fazem com que os outros se sintam melhor com elas. De fato, suas mentiras não servem para nada. Eles lhe dirão que viram um pato no lago ontem, quando não há lago. É como respirar, eles fazem isso naturalmente.


  2. Entenda o motivo pelo qual eles mentem. Para a maioria deles, é confortável mentir. Esta é a verdade que os assusta. Se a pessoa é uma mentirosa patológica, é apenas um sintoma de um problema maior. Os possíveis motivos para esse comportamento são:
    • uma família problemática (geralmente ele não recebe atenção suficiente),
    • abuso sexual ou físico na infância ou ainda em andamento,
    • distúrbios do controle de impulso (cleptomania, jogo patológico, compras compulsivas etc.),
    • distúrbios de personalidade (personalidade tipo B: sociopata, narcisista, malignidade, histriônica etc.),
    • substâncias em casa ou na família.


  3. Saiba que a pessoa pode realmente se odiar. A maioria dos mentirosos patológicos tem uma séria falta de auto-estima e é por isso que começam a mentir. Eles querem apresentar uma imagem ao mundo do qual se orgulham, em vez da que encontram cada vez que voltam e desprezam. Embora o mentiroso não mereça sua pena, é útil entender a raiz do mal.
    • Ao lidar com esses problemas, lembre-se disso. Isso o ajudará se você permanecer racional, calmo e lógico. Em vez de lidar com um idiota sem coração, você administra um tolo sem coração que o odeia. Coloque isso para ele.


  4. Cuide-se. Acima de tudo, cuide-se primeiro. É possível que você esteja envolvido em um relacionamento muito sério com essa pessoa, mas isso não lhe dá o direito de controlar sua felicidade e suas emoções. Se você tiver que sair, faça-o. Ele não te merece. Ele não pode fazer você feliz. É assim e é tudo. Você não está fazendo isso, apenas se protegendo.
    • Se você optar por ficar, seja forte. Você não pode ajudar se não puder se ajudar. Certifique-se de que sua alegria seja o farol que o guia. Não é para você curar ou mudar. Se você realmente quer ficar, leve as coisas um dia de cada vez. No entanto, sempre mantenha seus próprios interesses em mente!