Como identificar formigas

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 11 Poderia 2024
Anonim
Como Identificar uma formiga rainha ? - How to identify a queen ant ?
Vídeo: Como Identificar uma formiga rainha ? - How to identify a queen ant ?

Contente

Neste artigo: Preparando formigas para identificação Inspecionando uma formigaReduzindo o campo de pesquisaIdentificando formigas com apenas um pecíoloIdentificando formigas com um pecíolo e um pós-pecíolo29 Referências

A maneira mais fácil de identificar uma espécie de formigas é obter um espécime inteiro morto para um olhar mais atento. Embora as formigas que podem ser encontradas em seu jardim ou em sua cozinha sejam apenas algumas das milhares de espécies que povoam a Terra, é preciso ter algum conhecimento para poder diferenciá-las umas das outras, com certeza.


estágios

Parte 1 Preparando formigas para identificação



  1. Aproveite o tempo para observar o comportamento das formigas. Pode variar de uma espécie para outra e, portanto, pode ser um elemento que permite identificar as espécies que você deve fazer. Anote em um caderno onde você localizou as formigas e o que elas estavam comendo ou coletando no momento em que as observou. Destaque as diferenças importantes em tamanho e forma de uma formiga para outra, se você as tiver observado.
    • Você também pode observar como eles carregam a comida, a rapidez com que correm, quais trilhas deixam para trás e até quais posturas tomam quando perturbadas. Este artigo não discute esses comportamentos, mas procure-os mais tarde, se você quiser melhorar sua capacidade de identificar formigas com rapidez e precisão.



  2. Pegue algumas formigas com um cotonete embebido em etanol ou com uma pinça. O alicate pode ser mais preciso, mas você pode ficar sem ele e um simples pedaço de tecido impregnado de álcool pode fazer o trabalho.


  3. Mate uma formiga com álcool a 90 ° ou resfriado. Após a lavagem, prenda a formiga em um saco plástico hermético que você deixará no freezer por 24 horas. Você também pode colocar a formiga em uma fina camada de álcool em um copo e esperar até que ela morra asfixiada (em minutos).


  4. Adquira uma lupa ou um pequeno microscópio. Para identificar uma formiga, você deve observar com muita precisão seu corpo, que tem apenas alguns milímetros de comprimento. Uma lupa que oferece uma ampliação de 10 ou 15 vezes deve permitir que você veja todos os detalhes necessários para identificar a formiga. Se você possui um microscópio, pode usá-lo para reconhecer uma formiga, definindo-a com uma baixa ampliação.
    • Use uma pinça para segurar e posicionar a formiga suavemente durante a sessão de visualização com uma lupa ou um microscópio.

Parte 2 Inspecionando uma formiga




  1. Comece certificando-se de que o inseto é uma formiga. Essa recomendação pode parecer absurda, mas não, porque existem cupins e até algumas espécies de vespas que podem ser confundidas com formigas. Você deve garantir que o inserto tenha as seguintes características físicas.
    • As formigas têm antenas angulares com um ponto de junção muito visível e um corpo que diminui para um tamanho muito fino. Os cupins têm antenas retas e não têm um tamanho marcado.
    • Formigas e vespas são grandes em tamanho, mas as formigas são cobertas com uma ou duas pequenas saliências (o pecíolo e possivelmente o pós-pecíolo). Na vespa, o tamanho diminui, mas conecta diretamente (sem pecíolo) o tórax ao abdômen. Esteja ciente de que algumas formigas têm um dardo enquanto há vespas sem ferrão.
    • As formigas voadoras têm 4 asas, com um par anterior mais largo que o par posterior. Se as quatro asas tiverem o mesmo comprimento, é provável que você esteja observando um cupim (nome masculino) e, de qualquer forma, não é uma formiga.


  2. Identifique as três partes principais do corpo de uma formiga. Uma formiga tem um cabeça, um tórax (parte central) e um abdômen (parte traseira). A última porção do abdômen, que abriga o estômago, é particularmente volumosa. Observe a cor dessa porção, pois ela pode ajudá-lo a identificar a formiga.


  3. Conte os solavancos no tamanho da formiga. A formiga sempre tem um pecíolo e às vezes um postpétiole entre o tórax e o abdômen. O pecíolo pode ter a forma de uma pequena saliência, um pequeno prato ou uma ponta um pouco mais visível. Abra levemente o abdômen do tórax com uma pinça para ver se a cintura carrega uma ou duas pequenas protuberâncias. Com uma lupa, você não terá problemas para ver o pecíolo e, possivelmente, o pós-pecíolo. Aqui está o que você precisa observar.
    • Quantas solavancos existem?
    • Qual é a forma de cada protuberância?


  4. Examine bem o tórax para ver se tem espinhos. Algumas espécies de formigas têm espinhos (geralmente um a quatro) na parte superior do tórax, logo atrás da cabeça. Eles geralmente são pequenos e podem ser facilmente confundidos com cabelos. É por isso que você precisa escovar as pinças ou soprar no peito e observar com muito cuidado para poder diferenciá-las.
    • Conte o número de episódios no tórax, se houver algum.


  5. Meça o comprimento da formiga. Coloque a formiga em uma régua graduada (marcada com os milímetros) e observe seu comprimento em milímetros.

Parte 3 Reduzindo o campo de pesquisa



  1. Encontre uma lista de todas as espécies de formigas que vivem na sua área, se possível. Existem milhares de espécies de formigas em todo o mundo, mas deve haver apenas algumas no local onde você mora. Economize tempo aprendendo sobre todas as espécies que você pode encontrar em sua casa e lembre-se apenas dos critérios que podem ajudá-lo a diferenciá-los.
    • Você pode descobrir uma infinidade de espécies de formigas que nunca encontrará ao seu redor consultando este guia das formigas das ilhas e países tropicais.


  2. Consulte enciclopédias sobre insetos ou até formigas, se necessário. Se você não conseguir encontrar uma lista de espécies que vivem na sua área ou se o método de identificação descrito neste artigo não permitir que você coloque um nome em uma amostra que você capturou, aqui estão duas maneiras de explorar.
    • O site AntWeb.org, use o botão Regiões para selecionar a região em que você está.
    • O site "discoverlife.org", no qual você pode usar um vasto banco de dados de formigas que o ajudarão a identificar as amostras que encontrar.


  3. Determine a quais espécies a formiga pertence, consultando as descrições das amostras fornecidas posteriormente neste artigo. Essas descrições (nas próximas duas partes deste artigo) fornecem muitas informações que devem ser muito úteis para você. Para identificar uma formiga, você pode usar critérios como a cor da cabeça e o formato das antenas, por exemplo.
    • Para começar, vá para uma seção com base em quantos solavancos existem no tamanho da formiga que você deseja identificar. Uma lista das espécies mais comuns é fornecida em cada seção. Há também descrições de algumas espécies menos comuns abaixo dessas listas.

Parte 4 Identifique formigas que possuem apenas um pecíolo



  1. Reconheça formigas da Argentina. Eles são encontrados em todo o mundo. São de cor marrom, possuem pecíolo pontiagudo e têm cerca de 3 mm de comprimento. Eles se movem muito rapidamente em caminhos estreitos, anseiam por açúcar, mas não desdenham de comer proteína ou gordura e emitem um cheiro desagradável de mofo quando esmagados.
    • As formigas argentinas geralmente se instalam em locais úmidos e ao ar livre, mas também podem ser encontradas em áreas cobertas e secas. É muito difícil exterminá-las, porque as colônias se comunicam e cada colônia pode abrigar muitas rainhas.


  2. Reconheça as formigas carpinteiras. Eles têm uma cor preta, marrom escura ou vermelha escura e às vezes combinam essas variantes. Eles têm um comprimento que varia entre 6 e 12 mm, um pecíolo proeminente e não têm espinhos no tórax. Eles se movem sobre terrenos acidentados e geralmente são encontrados em florestas. Nas proximidades de seus formigueiros, geralmente existem pequenos montes de terra e serragem, além de acúmulos de insetos que emitem um odor particularmente forte.
    • Tente identificar as faixas que traçam nos gramados cortando as lâminas da grama.


  3. Reconheça formigas loucas (Paratrechina). O nome vem da maneira errática de se mover, com mudanças frequentes e repentinas de direção, mas também da aparência estranha, devido às longas pernas e antenas. Eles têm um corpo cônico que geralmente é cinza escuro, preto ou marrom, com 2-4 mm de comprimento, em forma de pecíolo, pouco visível e sem espinhos no tórax.
    • Nos trópicos, algumas espécies de formigas selvagens têm uma cor marrom-amarelada com extremidade mais escura do abdômen e podem atingir 5 mm de comprimento.


  4. Identifique outras espécies. As espécies de pecíolos descritas abaixo são comuns em algumas partes do mundo, embora geralmente sejam muito menos difundidas do que as espécies descritas acima.
    • As formigas fantasmas são de tamanho muito pequeno, pois seu comprimento não excede 2 mm. Eles têm uma cabeça marrom-preta e um abdômen de cor mais pálida. Eles têm um pecíolo achatado pouco visível e não têm espinhos no tórax. Em geral, eles vivem nos trópicos e no exterior, mas também podem ser encontrados em plantas tropicais em estufas.
    • As formigas domésticas perfumadas têm um comprimento médio de 3,5 mm, um pecíolo em forma de casca pouco visível e não tem espinhos no tórax. Eles emitem um cheiro particularmente forte quando esmagados. Eles costumam se formar formando arquivos indianos quando procuram açúcar.
    • As formigas errantes (Brachymyrnex). As formigas do tipo trabalhador são pretas, de tamanho pequeno, 2 mm de comprimento e têm antenas retas (o que é incomum para formigas). As fêmeas são muito maiores e têm asas. Eles podem ser vistos voando ao redor das luzes e deslizando em poças ou poças.
    • Formigas com pés brancos (Technomyrmex albipes) são geralmente pretas com as extremidades das pernas de uma cor mais clara. Eles têm um comprimento de 3,5 mm, um pecíolo em forma de casca pouco visível e não tem espinhos no tórax.

Parte 5 Identificando formigas com um pecíolo e um pós-pecíolo



  1. Reconheça acrobatas de formigas. Em geral, seus corpos são cobertos com uma mistura de preto, vermelho e marrom. Eles têm um comprimento de pelo menos 3,5 mm e duas protuberâncias na cintura ligeiramente arredondadas. Quando perturbados, apontam suas picadas para cima e emitem um odor que deve assustar os predadores.
    • Um ninho de formigas de patas brancas pode ser encontrado facilmente, seguindo os pequenos caminhos que as atravessam e localizando corpos de formigas mortas nas bordas dos buracos nas paredes.


  2. Identifique formigas com cabeça grande (Pheidole megacephala). A cabeça massiva dos trabalhadores, com um comprimento total de 3,5 mm, torna esta espécie facilmente reconhecível. Esta espécie também inclui trabalhadores de tamanho normal e comprimento de 2 mm. As formigas de cabeça grande têm duas protuberâncias arredondadas na cintura e duas pequenas espinhas no tórax que também podem contribuir para sua identificação.
    • Essas formigas adoram alimentos ricos em proteínas.


  3. Identifique as formigas de fogo (Solenopsis invicta). Formigas desta espécie são muito agressivas. Eles tendem a atacar qualquer coisa que possa se aproximar do formigueiro usando sua picada que pode infligir mordidas dolorosas. Eles têm um comprimento entre 2 e 7 mm, duas protuberâncias apontadas para a cintura e a primeira parte grande do abdômen é marrom mais escura que o resto do corpo.
    • Eles tendem a se aninhar nas caixas da rede elétrica e nos aparelhos de ar condicionado quando se instalam em uma casa. No ambiente externo, após a chuva, eles são vistos em grande número reconstruindo os montes de terra no topo do formigueiro.
    • Pode ser necessário recorrer a especialistas para se livrar das formigas dessa espécie.


  4. Reconheça outras espécies de formigas com duas protuberâncias na cintura. As espécies listadas abaixo são bastante comuns em algumas partes do mundo, embora sejam menos difundidas em escala global do que as descritas acima.
    • As pequenas formigas pretas, sem espinhos no tórax, com seu comprimento de 2 mm e sua picada quase indistinguível, são bastante difíceis de identificar. Eles costumam construir seu formigueiro em pedaços de madeira em decomposição das ruínas dos edifícios.
    • As formigas terrestres (Tetramorium caespitum) geralmente constroem seu formigueiro no chão ou sob as calçadas das quais emergem pequenos montes de terra. Podemos reconhecê-los na sua maneira lenta de mover-se e nos sulcos que riscam seu corpo, que vemos muito claramente com uma lupa.
    • A formiga-faraó (Monomorium pharaonis) é capaz de se instalar em quase qualquer lugar. É amarelo ou laranja, com antenas terminando em três segmentos mais grossos. Quando você deseja eliminar esse tipo de formiga, é necessário recorrer a um profissional para evitar ampliar o problema.
    • As formigas roubadoras são muito pequenas (no máximo 2 mm), amarelas ou marrons, com dois segmentos globulares nas extremidades das antenas. Eles tendem a seguir sempre os mesmos caminhos que estabelecem ao longo de fios elétricos, fendas nas paredes e buracos em sacos ou embalagens contendo alimentos.