Como identificar uma aranha

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 6 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO IDENTIFICAR UMA ARANHA ARMADEIRA
Vídeo: COMO IDENTIFICAR UMA ARANHA ARMADEIRA

Contente

As aranhas são semelhantes a aranhas; avaliam a aparência e o comportamento de uma aranha; faz outras observações úteis11.

Em todo o mundo, existem mais de 44.000 espécies de aranhas. Se você deseja identificar alguém com certeza, normalmente precisará pedir a um especialista para examinar a anatomia do animal usando um microscópio. No entanto, se você aprofundar seu conhecimento sobre o assunto, poderá reconhecer alguns deles ou, pelo menos, fazer algumas suposições esclarecidas sobre suas espécies. Observe (se você aguentar) esta enorme aranha peluda no banheiro ou a outra menor na adega, observe seus hábitos e características físicas. Muitas vezes, você ficará aliviado ao ver que isso não representa perigo.


estágios

Método 1 de 3: Reconhecer aranhas venenosas



  1. Determine se você está na presença de um recluso marrom. Esta é a primeira aranha que você precisa saber se mora na América do Norte (ou se viaja para lá), porque é a mais perigosa. Esta espécie foi recentemente detectada na França (2015), onde fez algumas vítimas. A picada de um recluso marrom pode ser infectada, e muitas vezes são necessários cuidados médicos para tratá-lo. Aqui está o que você precisa saber para identificar esta aranha.
    • Seu corpo e pernas são castanhos mais ou menos escuros e ela usa um padrão de violino nas costas.
    • Conte seus olhos, se você vir seis, poderá estar na presença de um recluso. De fato, seus olhos trabalham em pares, um na frente e um de cada lado.
    • Analise o local onde você encontrou a aranha.
    • Se o local estiver seco e quente, como uma pilha de madeira ou um galpão, pode ser um recluso.



  2. Verifique se você está lidando com um viúva negra. Essas criaturas são comumente vistas nos trópicos, América do Norte, Europa (França, Itália e Portugal) e Austrália. Ao morder, eles liberam uma neurotoxina que causa dor e outros efeitos que podem ser muito graves, principalmente em idosos ou crianças.
    • Essas aranhas, que são apropriadamente nomeadas, são pretas brilhantes. Eles são facilmente reconhecíveis graças aos dois desenhos de ampulheta vermelhos brilhantes que carregam no abdômen.
    • As viúvas negras costumam viver sob beirais e pilhas de madeira.
    • Suas pernas são longas e afiladas.


  3. Verifique se é duna Tegênio dos campos. É uma aranha venenosa da Europa e Ásia Central. Também é encontrado no noroeste do Pacífico. Embora muitas vezes acusada de atacar seres humanos do outro lado do Atlântico, essa espécie é de fato inofensiva e nenhum caso de mordida em humanos foi clinicamente comprovado.
    • A cor dos tegenários dos campos é marrom com manchas amarelas na forma de divisas.
    • Essas aranhas tecem suas teias em cantos, buracos ou rachaduras. Eles podem ser encontrados em montes de madeira e outros lugares protegidos.



  4. Saiba que geralmente uma aranha é inofensiva. Na verdade, não se preocupe muito, porque a grande maioria das aranhas não é perigosa para os seres humanos. Todos eles têm uma pequena quantidade de veneno, mas para muitos deles você não terá problemas com uma mordida, mesmo que pareçam assustadores. Uma aranha não lhe causará danos se não fizer parte de uma dúzia de espécies perigosas para os seres humanos, especialmente a viúva negra, a reclusa marrom.
    • De fato, as aranhas são benéficas para o meio ambiente. Eles caçam insetos e restringem sua população, o que evita o uso de pesticidas.
    • Se você deseja aprimorar seu conhecimento, pode consultar vários guias, facilmente disponíveis nas livrarias, para aprender a reconhecer aranhas perigosas em sua área.

Método 2 de 5: Avalie a aparência e o comportamento de uma aranha



  1. Examine a cor da aranha. Geralmente é um tom de marrom (como para o rato-aranha), preto (como para as casas malignas) ou cinza. Observe também as nuances, mais ou menos sutis da cor da criatura que você está vendo (por exemplo, a aranha saltadora), porque elas lhe darão indicações desse tipo.
    • A aranha tem manchas? Talvez você possa distinguir uma forma que permita reconhecê-la, como a marca da ampulheta na viúva marrom ou o violino do recluso marrom?
    • As pernas e o corpo são da mesma cor?
    • Muitas espécies de aranhas têm cores semelhantes. Portanto, a observação dessa característica única não é suficiente para uma determinada identificação.


  2. Observe o formato das pernas. Se possível, examine as oito pernas da aranha um pouco mais perto. Observe o tamanho em relação ao corpo. Algumas aranhas têm pernas longas e delgadas (como cheiracanthium inclusum), enquanto outras têm pernas grossas e grossas (como a aranha-lobo). Algumas espécies (como o lince-aranha) têm pêlos pequenos nas pernas, enquanto outras têm espinhos (como o funil-aranha) ou para baixo.


  3. Examine os olhos. Seu local e número variam de acordo com a espécie. Se for possível, e se for seguro, aproxime-se o suficiente da aranha para ver o número de olhos, tamanho e disposição. Para facilitar, você pode tirar uma foto e aplicar zoom para contar os olhos e observar sua disposição.
    • A maioria das aranhas tem oito olhos, mas há exceções, como a aranha-aranha. Às vezes, os olhos são do mesmo tamanho (como na aranha patinadora), mas outras vezes existem dois (como em Portia) ou quatro de tamanho maior. Os olhos também podem ser organizados de forma diferente.


  4. Tire uma foto da aranha. Assim, você poderá determinar com precisão suas espécies. Se possível, fotografe as costas e a barriga da besta. As aranhas são semelhantes, por isso é impossível se identificar com certeza que você observa, a menos que compare sua imagem com as fotos de outras espécies que já foram identificadas por especialistas.


  5. Analise suas reações. Alguns são agressivos (como a banana-aranha), eles se movem em sua direção assim que percebem sua presença. Outros se escondem (como a aranha-caranguejo) ou congelam no local. Preste atenção a qualquer outro comportamento que possa ajudá-lo a se identificar.


  6. Eduque-se. Depois de estudar o comportamento e a aparência de uma aranha, você pode acessar o site da Catálogo mundial de aranhas , consulte o jornal on-line da sociedade aracnológica americana ou outros recursos publicados por cientistas. Dessa forma, você pode comparar suas observações com os desenhos ou fotos de diferentes espécies de aranhas e fazer a identificação.
    • A Internet também é uma fonte interessante de informações sobre aranhas. Dê uma olhada nos artigos sobre o aurantia argiope, a aranha do celeiro, a viúva negra de dorso vermelho ou o mygale.

Método 3 Faça outras observações úteis



  1. Verifique se você está lidando com uma aranha. As pessoas costumam pensar que as aranhas são insetos, mas na verdade são muito diferentes. Verifique se a criatura que você está assistindo tem as características de aranhas.
    • Um corpo dividido em duas partes. Enquanto os insetos têm um corpo composto por três segmentos, as aranhas têm apenas dois.
    • Pernas número 8. Não confunda antenas de insetos com pernas.
    • Labsence dailes. Não há aranhas com asas. Independentemente da forte semelhança que possa existir entre a criatura que você está assistindo e uma aranha, se tiver asas, certamente não é uma aranha.


  2. Encontre espécies manchadas perto de você. Se você mora em Paris, tem poucas chances de encontrar a aterradora aranha de banana (embora não seja totalmente impossível). Familiarize-se com as espécies que vivem perto de você. Essa é uma boa maneira de reduzir as opções de identificação.
    • Se desejar, use outros recursos para saber mais. Peça emprestado livros da biblioteca ou consulte bancos de dados na Internet. Você pode organizar sua pesquisa em relação a diferentes regiões do mundo.


  3. Observe o habitat da aranha. Você aprenderá muitas coisas de onde encontrou o bicho. É o mesmo para a tela ou a toca em que vive. Tente responder a uma série de perguntas.
    • Onde você encontrou a aranha? No porão, no banheiro, em um galpão, lá fora? O local era escuro (como preferido pelo macaco babuíno) ou muito brilhante? Era um local seco ou úmido (talvez até na água, como argyronet)?
    • Que tipo de tela ela tece? É uma teia de aranha clássica ou apenas alguns fios que não são realmente tecidos? Observe também a forma da tela. É em forma de túnel como o de atypidae?