Como interagir com uma pessoa em cadeira de rodas

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como realizar a transferência de idosos da cama para a cadeira de rodas.
Vídeo: Como realizar a transferência de idosos da cama para a cadeira de rodas.

Contente

Neste artigo: Demonstrar respeitoFazer evidência de cuidadosRetorno educado9 Referências

As pessoas acabam em cadeiras de rodas por diferentes razões. As cadeiras de rodas permitem recuperar mais mobilidade, como um carro ou uma bicicleta. Se você estiver interagindo com alguém em uma cadeira de rodas pela primeira vez, pode ser difícil saber como fazê-lo. Você não deseja ofendê-lo involuntariamente, mas, ao mesmo tempo, deseja ajudar e entendê-lo. A coisa mais importante a lembrar é que as pessoas em cadeiras de rodas não são tão diferentes de você.


estágios

Parte 1 Mostrando respeito



  1. Evite assumir coisas sobre as habilidades dessa pessoa. Não é porque ela está em uma cadeira de rodas que ela está paralisada ou incapaz de dar alguns passos. Algumas pessoas usam uma cadeira de rodas apenas porque não conseguem suportar muito tempo ou porque não conseguem andar corretamente. Muitas vezes, pessoas com problemas cardíacos usam uma cadeira de rodas para evitar esforços excessivos. Se você está curioso para saber por que essa pessoa usa uma cadeira de rodas, seria melhor você perguntar a ela do que imaginar. Considere pedir permissão para fazer a pergunta antes de perguntar, para que a pessoa possa se recusar a responder se a resposta não for confortável. Por exemplo: "Incomoda você perguntar por que você usa uma cadeira de rodas? "
    • Faça a pergunta à pessoa apenas quando você tiver estabelecido uma certa familiaridade. Esta não é uma pergunta que você queira fazer a estranhos.



  2. Fale diretamente com a pessoa em uma cadeira de rodas. Se a pessoa que usa a cadeira de rodas estiver acompanhada por outra pessoa, envolva-a também na conversa, mas não faça um intermediário entre você e a pessoa em uma cadeira de rodas. Por exemplo, não encaminhe perguntas para a pessoa em cadeira de rodas à pessoa que as acompanha.
    • Durante uma longa conversa com alguém em cadeira de rodas, sente-se. É muito cansativo para alguém em cadeira de rodas olhar o tempo todo para olhar para você.


  3. Peça permissão antes de tocar na pessoa em uma cadeira de rodas ou cadeira de rodas. Você pode ser desrespeitoso em sua cadeira de rodas. Essa pessoa pode usá-lo devido a uma lesão, para que você possa machucá-lo e ser condescendente.
    • Trate a cadeira de rodas como uma extensão do corpo dessa pessoa. Se você não tocar no ombro dessa pessoa, também não coloque a mão na cadeira de rodas.

Parte 2 Demonstre atenção




  1. Entenda as dificuldades de usar uma cadeira de rodas em público ao acompanhar uma pessoa na cadeira de rodas. Localize as rampas. Eles geralmente estão nas laterais das portas ou perto de banheiros, escadas ou elevadores. Quando você seguir um caminho com muitos obstáculos, pergunte a ela qual é a maneira mais fácil para ela. Ouça-a e siga suas instruções cuidadosamente.
    • Se você estiver organizando um evento, verifique se ele está acessível. Verifique a presença de uma barreira na entrada do edifício. Verifique se os corredores e os corredores são largos o suficiente para manobrar uma cadeira de rodas. O banheiro também deve ser grande o suficiente para girar a cadeira de rodas e é necessário um corrimão. Se o evento ocorrer no exterior, o piso ou a superfície deverão permitir fácil movimentação da cadeira de rodas. Cascalho, areia e superfícies macias ou irregulares podem ser um desafio para alguém em cadeira de rodas.


  2. Preste atenção em áreas públicas. Alguns espaços públicos são projetados para acomodar pessoas em cadeiras de rodas. Banheiros especiais, vagas de estacionamento e secretárias da escola foram projetados para serem acessíveis a cadeiras de rodas. Não use esses espaços, a menos que esteja acompanhado por uma pessoa em cadeira de rodas. Você pode usar outros banheiros, outros lugares de estacionamento e outros escritórios, mas os usuários de cadeiras de rodas são limitados a espaços especialmente projetados para eles.
    • Ao fazer compras, preste atenção nas pessoas em cadeiras de rodas e tente se colocar em um lado da prateleira. Compartilhe o raio e ande enquanto dirige.
    • Ao estacionar, não estacione próximo a uma van com o adesivo de uma pessoa com deficiência que estacionou longe de outros carros. A van Loccupant pode precisar de espaço em ambos os lados do veículo para puxar uma rampa para entrar no veículo com a cadeira de rodas. Todos os lugares de estacionamento desativados não são projetados com espaço suficiente para acomodar uma rampa; portanto, às vezes é necessário que vans desse tipo estacionem ainda mais para obter espaço suficiente.


  3. Ofereça ajuda, mas não presuma que alguém em cadeira de rodas precise dela. Se você vir uma situação em que alguém em cadeira de rodas pode precisar de sua ajuda, sugira-a primeiro. Não se sinta ofendido se essa pessoa recusar sua ajuda, ela pode ser muito independente. Por exemplo, se você vê uma pessoa em uma cadeira de rodas se aproximando de uma entrada, pode perguntar: "Deseja que eu abra a porta? Se você perceber como é difícil subir em uma rampa, pergunte a ele: "Gostaria de ajudar a empurrar sua cadeira?" "
    • Nunca mova a cadeira de rodas de uma pessoa com deficiência sem permissão. Ela pode ser colocada em posição de sentar ou levantar-se mais facilmente.

Parte 3 Mantenha-se educado



  1. Ao encontrar uma pessoa em cadeira de rodas pela primeira vez, aperte a mão dele como faria com qualquer outra pessoa. Um aperto de mão ajuda a estabelecer uma conexão física que reduz as barreiras psicológicas à conexão emocional. Mesmo nos casos em que essa pessoa possui uma prótese, geralmente é aceitável apertar a mão dele.
    • Se essa pessoa não puder ou estiver disposta a apertar sua mão, ela certamente se recusará educadamente. Não leve a mal, essa rejeição provavelmente está relacionada à própria natureza física e não tem nada a ver com você.


  2. Discuta coisas triviais como faria com alguém. Não escolha suas palavras para evitar referências a caminhar ou correr. Você provavelmente tornará a conversa muito estranha se tentar evitar expressões como "funciona". A maioria das pessoas em cadeiras de rodas não vê nada de ofensivo.
    • Como em qualquer outra conversa, se a pessoa lhe disser qual prefere evitar certas frases, você poderá acessar educadamente o pedido.


  3. Evite fazer comentários ou piadas sobre a cadeira de rodas dessa pessoa. As pessoas em cadeiras de rodas geralmente precisam suportar muita zombaria. Mesmo que ela compartilhe boa vontade, sua piada pode ser chata. Algumas observações apenas desviam a atenção dessa pessoa e a redirecionam para a cadeira de rodas.
    • Se essa pessoa fizer piadas sobre sua cadeira de rodas, você poderá participar, mas nunca deverá começar.