Como jogar com um cubo de Rubiks

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 15 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Resolver Rapidamente um Cubo de Rubik 3x3 | O Tutorial Mais Fácil
Vídeo: Como Resolver Rapidamente um Cubo de Rubik 3x3 | O Tutorial Mais Fácil

Contente

Neste artigo: Conhecendo o Cubo de RubiksResolvendo o piso superiorResolvendo o piso do meioResumindo o último andar35 Referências

O Cubo Rubiks é um dos jogos públicos mais antigos e famosos do mundo. Desde que foi inventado em Budapeste pelo professor Ernö Rubik há quase 40 anos, o Cubo de Rubik é considerado por alguns um quebra-cabeça impossível de resolver. No entanto, se você conhece alguns truques e com um pouco de treinamento, qualquer um pode aprender a resolver o Cubo Rubiks.


estágios

Parte 1 Conhecendo seu cubo de Rubiks



  1. Identifique os tipos de peças. Antes de começar a brincar com o seu Cubo Rubiks, identifique as diferentes partes que o compõem. Isso ajudará você a entender como o cubo funciona e permitirá que você o resolva mais rapidamente.
    • Existem vários formatos do Rubiks Cube. Por exemplo, o cubo de Rubiks mais clássico é geralmente chamado de "3 x 3". Isso significa que os Cubos Rubiks desse tipo têm salas dispostas em três andares: um andar térreo, um andar no meio e um andar acima.
    • Outros formatos existentes são 2 x 2, 4 x 4 e 5 x 5.


  2. Identifique as partes centrais. Há uma peça central em cada lado do seu cubo e cada peça central tem apenas uma cor. Sua cor pode ser azul, vermelha, verde, amarela, branca ou laranja.
    • Você verá seis peças centrais, uma no meio de cada face. São peças que não podem ser movidas e são representativas da cor de seu rosto.
    • No cubo, as cores das faces opostas são sempre as mesmas. A face amarela está sempre oposta à face branca, a face vermelha sempre oposta à face laranja e a face azul sempre oposta à face verde.



  3. Encontre a peça que leva o logotipo do jogo. O logotipo do Cubo Rubiks pode ser visto em uma das peças do quebra-cabeça, que geralmente é uma peça branca. Geralmente começamos colocando a face do cubo que tem esse logotipo no topo.
    • Há apenas uma sala na qual o logotipo é impresso.


  4. Identifique as peças da aresta. No seu cubo, você encontrará peças de aresta com duas cores diferentes. Essas peças geralmente são as que serão resolvidas por último em cada andar.
    • Existem todas as 12 peças em um cubo de Rubiks.


  5. Identifique as moedas dos cantos. No seu cubo, você encontrará peças de canto com três cores diferentes.
    • Há um total de 8 moedas em um cubo de Rubiks.

Parte 2 Resolvendo o piso superior




  1. Coloque seu cubo de Rubiks para que a peça com o logotipo fique por cima. Antes de começar a resolver seu quebra-cabeça, coloque a peça central branca, na qual está impresso o logotipo do jogo, no topo, voltado para você. A resolução de cada andar do quebra-cabeça será muito mais fácil.
    • Se o Cubo de Rubik que você tem em suas mãos já estiver resolvido, primeiro misture as peças antes de começar a jogar.


  2. Faça uma cruz branca no topo. Mantendo o logotipo na parte central branca na parte superior, mova as peças para formar uma cruz branca.
    • Esta etapa é uma das mais difíceis de implementar. Resolver o quebra-cabeça será mais fácil para você, à medida que aprende com seus erros e prática.
    • É muito importante respeitar uma ordem específica para resolver cada ramo da cruz branca: primeiro coloque a aresta branca e azul, depois a aresta branca e laranja, depois a aresta branca e verde e, finalmente, termine com a aresta branco e vermelho
    • Certifique-se de que a cor de cada peça de aresta esteja no lugar certo, tanto em relação à peça central branca, mas também em relação às peças centrais azul, vermelha, verde e laranja. Se essas moedas forem colocadas corretamente, você estará no caminho certo.
    • Se você cometeu algum erro, tente mover as peças até que estejam posicionadas corretamente.


  3. Resolva os cantos brancos. Depois de fazer sua cruz branca na face superior do cubo de Rubiks e colocar corretamente as peças da borda, você poderá resolver os cantos brancos. Você terá menos dificuldade em posicionar as peças do piso intermediário corretamente se tiver resolvido resolver a cruz branca na face da parte superior antes de posicionar os cantos.
    • A cruz branca deve sempre estar na face superior do cubo.
    • Lembre-se de que cada peça de canto tem um lado branco e dois outros lados de cores diferentes.
    • Se houver alguma peça de canto no piso inferior, você deverá girar o cubo até que o canto esteja logo abaixo de onde você deseja colocá-lo. Em seguida, mova as peças até que os cantos estejam no lugar apropriado.
    • Siga as instruções para colocar as peças para que os cantos fiquem no lugar certo e a parte superior do cubo fique branca.

Parte 3 Resolvendo o chão do ambiente



  1. Leve o seu Rubiks Cube com a face branca voltada para baixo. Para poder resolver o nível intermediário, você deve retornar o cubo para que a face branca fique na parte inferior. Você poderá colocar as peças na posição correta.


  2. Posicione as arestas. Para resolver o resto do piso do meio mais facilmente, é necessário recolocar as bordas das peças no local para onde elas vão.
    • Observe que você deve ter, na direção vertical, um alinhamento de azul, verde, laranja ou vermelho.
    • Para obter um alinhamento vertical das cores entre os pisos intermediário e superior, primeiro é necessário girar o piso superior até que a peça de aresta correta esteja logo acima do lado em que você está trabalhando. fazer. Se, por exemplo, você estiver resolvendo o piso do meio no lado azul, deverá colocar a aresta azul sobre sua peça central azul. Essa peça de aresta tem uma face azul e uma face de outra cor (mas nunca deve ter uma cor amarela): verifique se é a face azul que está logo acima da peça central. Você obtém um alinhamento azul, verticalmente, entre o andar do meio e o andar de cima. A maneira como você move essa aresta da peça depende da cor que está na face superior.


  3. Siga as instruções acima até que a peça de aresta esteja na posição correta. Depois de concluir esta etapa, o andar do meio normalmente deve ser resolvido e você pode passar para a resolução do andar superior.
    • Se você cometeu algum erro, tente mover as peças até que estejam em uma posição adequada.

Parte 4 Resolvendo o último andar



  1. Coloque seu cubo de Rubiks de forma que a peça central amarela fique por cima. Ao chegar a esse estágio, você deve ter uma figura amarela que aparece em uma das faces do cubo. Para poder resolver o último andar, você deve posicionar o cubo para que esta figura amarela fique voltada para cima. Você poderá colocar as bordas das peças no lugar certo.
    • Nesse ponto, o segundo lado das peças amarelas acima não corresponde necessariamente às cores das faces que você já resolveu parcialmente.


  2. Forme uma cruz amarela. Como você fez no lado branco, coloque os pedaços amarelos para que eles formem uma cruz. Isso facilitará o posicionamento dos outros quartos no último andar.


  3. Resolva os cantos amarelos. Agora você está pronto para colocar em seu lugar as últimas peças do Cubo Rubiks: tudo o que resta é colocar os cantos amarelos deste último andar.
    • Depois de colocar seus cantos amarelos na posição correta, seu cubo de Rubiks está pronto!