Como lavar o carro à mão

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 17 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como lavar o carro à mão - Conhecimento
Como lavar o carro à mão - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparando-se para lavar o carroLavando o carroSecando e polindo o carro15 Referências

Uma lavagem manual do seu carro pode relaxar e fazer você feliz. Além disso, você economizará dinheiro e prestará mais atenção aos lugares particularmente sujos do seu veículo. As empresas de lavagem de carros usam produtos abrasivos que podem arranhar ou danificar a pintura da carroceria. Portanto, lavar o carro com a mão manterá a tinta em seu estado original. Você precisará de uma área de garagem horizontal em concreto sombreado, água suficiente e uma mangueira de jardim. Você precisará lavar o carro de uma só vez, o que normalmente leva uma ou duas horas, dependendo do tamanho e das condições do veículo.


estágios

Parte 1 Preparando-se para lavar o carro

  1. Estacione o carro em um local com sombra. Seu veículo não deve ser exposto à luz solar direta. Além disso, é necessário evitar a secagem prematura, que pode deixar manchas na tinta. Em terceiro lugar, a temperatura do carro será mais baixa, o que reduzirá a evaporação da água e facilitará a lavagem.
    • Verifique se todas as janelas estão fechadas e se a antena está dobrada para evitar inundar o carro ou quebrar a antena.
    • Levante os limpadores e coloque-os na posição superior, longe do para-brisa.


  2. Disponha o material na ponta dos dedos. Estes são o kit de limpeza, nomeadamente o detergente, a água em função das dimensões do automóvel, 3 baldes (2 para lavar e outro para enxaguar), uma mangueira de jardim, toalhas ou um pano de microfibra para secagem. Leve também 2 ou 3 luvas de lavagem, uma esponja grande, uma escova dura e talvez outra escova para limpar os pneus.
    • Prepare-se para se molhar e coberto com sabão. Use roupas adequadas, sapatos de borracha ou sandálias, se o tempo permitir, ou calças e botas quando estiver frio.
    • Você pode comprar produtos de limpeza do seu fornecedor de peças de reposição. Ao derramar o detergente nos 2 baldes de lavagem, siga as recomendações de dosagem do fabricante.



  3. Encha um balde com água. Em seguida, adicione o detergente de acordo com as instruções de dosagem na embalagem. Então, você acabou de preparar seu balde de água de lavagem. Se o carro estiver muito sujo, é melhor ter um balde de lavagem para o corpo e outro para os arcos das rodas.


  4. Encha outro balde com água. Este é o balde de enxágue. Por fim, você precisará de um ou dois baldes de água para lavar e apenas um balde de água para enxaguar.

Parte 2 Lave o carro



  1. Molhe o carro para suavizar a sujeira. Ajuste a força do jato de água para evitar jogar grãos de areia ou sujeira contra a carroceria e arranhar a tinta. Esforce-se para orientar o jato em todas as superfícies. Se você direcionar o jato perto das janelas, a água poderá entrar no carro devido a defeitos nas vedações de borracha.




    Lave as rodas primeiro. Geralmente, essas são as partes mais sujas do veículo. É melhor começar por aí para evitar sujar a carroçaria mais tarde. Use uma escova longa o suficiente para limpar os poços da roda.
    • Se as rodas já estiverem limpas e brilhantes, você poderá atualizá-las com uma esponja ou mufla após molhar o corpo e remover a maior sujeira.


  2. Lave o carro com luvas. Primeiro, molhe sua luva ou uma esponja grande e limpa na água de lavagem e depois esfregue a carroceria do seu carro. Não use uma escova para limpar o corpo, para não arranhá-lo.
    • Uma mufla com fios longos e soltos não arrastará os grãos de poeira com tanta força. Este acessório é melhor do que uma escova, porque é menos provável que risque a carroçaria. Você ainda precisará enxaguar a luva e mergulhá-la na água com sabão com bastante frequência.
    • Ao contrário de uma esponja, uma mufla pode ser limpa na máquina de lavar para se livrar de todas as suas impurezas.


  3. Lave a seção do carro por seção, começando pelo teto. Vá ao redor do carro várias vezes, lavando também a parte inferior da carroceria. Você poderá fazer isso facilmente, porque lavando a parte superior do carro, a água com sabão fluirá molhando o fundo. Isso economizará tempo, pois você não precisará lavar cada seção duas vezes.
    • Se o carro estiver muito sujo, dê tempo à água e ao detergente para agir. Faça muitas passagens sem esfregar excessivamente a folha, para não riscar a tinta.


  4. Esfregue excrementos de pássaros e insetos esmagados. Essa sujeira pode danificar a tinta. Portanto, você terá que eliminá-los com cuidado especial. Aja o mais rápido possível com um pano úmido se precisar esfregar com mais força. Amolecer os restos de insetos com um pano embebido em água morna. Deixe a água funcionar e remova os depósitos.
    • Use alguns removedor de insetos e alcatrão que pode realmente ajudá-lo a limpar o corpo do seu carro mais facilmente. Não esfregue muito e, especialmente, não use uma escova para fazer este trabalho, para não estragar o acabamento. No final, alguns depósitos são melhores que arranhões permanentes.


  5. Certifique-se de manter suas luvas limpas. Para esse fim, você precisará limpar e enxaguar com frequência em um balde cheio de água. Se você permitir que poeira e sujeira se acumulem nas luvas, há um forte risco de danificar a pintura do carro. Lave a luva ou a esponja regularmente no balde de enxágue. Quando a água estiver suja ou suja, descarte-a e encha novamente o balde com água limpa.


  6. Enxágue as seções logo após a lavagem. Para cumprir esta regra, você pode usar uma mangueira de jardim. Portanto, lave cada seção após a lavagem antes de prosseguir para a próxima seção. O sabão não deve secar na tinta e manchá-la. Durante a lavagem, opere de cima para baixo, como você fez para lavar.
    • Mantenha as portas bem fechadas e lave a moldura e a parte inferior das portas. É desagradável abrir um carro brilhante para perceber que os caixilhos das portas estão sujos.


  7. Certifique-se de molhar o carro inteiro durante a lavagem. À medida que avança, você deve regar a carroçaria para mantê-la úmida. Assim, as gotas de água não secam deixando manchas no carro. Além disso, você precisará limpar o carro com toalhas e não deixá-lo secar ao ar.


  8. Deixe o fundo do carro até o fim. Esfregue a parte inferior e as rodas no final, porque geralmente são mais sujas e mais sujas que as demais. É melhor usar outra esponja ou luva, pois você acabará sujando completamente apenas fazendo esse trabalho.


  9. Limpe as paredes laterais do pneu com uma escova plástica. Provavelmente, uma mufla ou esponja não será suficiente para limpar as rodas que coletaram lama e sujeira das estradas nas quais você rolou. Portanto, use uma escova de plástico duro para limpar os pneus.
    • Sua loja de autopeças certamente oferece vários produtos que ajudarão você a limpar os pneus e as jantes do seu carro.
    • Se você fizer essa escolha, considere usar um condicionador de vinil, borracha ou plástico para reparar as partes escuras de seus pneus. Pergunte ao seu fornecedor habitual.


  10. Molhe o fundo do carro. Depois de lavar o corpo, considere molhar a parte inferior do carro de diferentes ângulos.
    • Esta etapa é especialmente importante quando o veículo foi exposto ao sal, o que pode danificar e corroer a parte de baixo.

Parte 3 Secando e polindo o carro



  1. Seque o veículo com toalhas limpas. Não hesite em usar várias toalhas para limpar todas as superfícies, para evitar a formação de ferrugem. No final da operação, verifique se não há vestígios de umidade no corpo, para evitar manchas na tinta e causar corrosão.
    • As toalhas de microfibra são adequadas para secar todas as superfícies. Quando terminar, coloque-os na máquina de lavar. Ao lavar essas toalhas, não adicione um produto amaciador, pois ele pode ficar embebido entre as fibras e deixar estrias no corpo do carro na próxima lavagem.


  2. Brilhe o carro após a secagem. A cera ou um produto similar é bom para polir um carro seco e limpo. Você provavelmente terá que fazer isso mais de uma vez, especialmente se após a lavagem a água formar pequenas poças na carroceria e não puder se dividir em gotículas. Na prática, os abrasivos nunca são usados ​​em corpos modernos porque podem danificar a camada externa da tinta.
    • A cera e os novos produtos de polimento protegem a tinta da luz solar e evitam que ela se deteriore ou desbote. Esses produtos formam uma tela de proteção contra as partículas de poeira projetadas na frente do veículo na estrada. Os compostos poliméricos resistem melhor que a cera. Os produtos disponíveis nos supermercados são tão eficazes quanto os oferecidos pelos vendedores de carros a centenas de euros.


  3. Trate ferrugem e arranhões. Remova a ferrugem do carro e retocar a pintura quando necessário, ou estabilize e sele arranhões e pequenas manchas de ferrugem com o conversor de ferrugem. Lave produtos químicos corrosivos ou abrasivos de pré-tratamento e aguarde um tempo para o conversor de ferrugem agir. Não lustre um acabamento de tinta aplicado recentemente.
    • Acessórios adesivos, como adesivos para portas e para-choques ou fitas retrorrefletivas, ficam melhor em um corpo limpo e seco que não tenha sido polido intensamente. Antes de polir, você pode retocar os acessórios de tinta ou cola no carro.
    • É mais difícil polir cera do que polir um produto polimérico, como "Acabamento", mesmo que o tempo de secagem deste último exceda o tempo recomendado.


  4. Aplique um produto repelente à água nas janelas. Esse produto melhora a visibilidade enquanto dirige em tempo chuvoso. Você pode usar o "RainX" ou produto similar para limpar as janelas da porta, o para-brisa e a janela traseira. A limpeza deve continuar até o produto não formar mais gotículas na superfície. Aplique esse tratamento em intervalos de alguns meses nas janelas das portas e todos os meses no pára-brisa para levar em consideração a ação dos limpadores que tendem a removê-lo.
    • Os limpadores de vidro podem tornar as janelas mais leves que o detergente para a roupa. No entanto, a secagem com uma toalha de microfibra também pode acentuar o reflexo dessas janelas. Não se esqueça de limpar o exterior e o interior das janelas.
    • Limpe o pára-brisa cuidadosamente usando toalhas de bebê.



  • Um lugar sombrio para trabalhar
  • Um produto de lavagem para carros
  • Uma mangueira de jardim
  • 2 baldes de capacidade suficiente
  • 2 luvas grossas ou 2 esponjas de lavagem
  • Uma escova para limpar as rodas (opcional)
  • Toalhas de algodão ou microfibra melhor
  • Um produto de limpeza para vidro (opcional)
  • Um aspirador
  • Cera ou polimento
  • Uma toalha ou esfregão