Como lavar um cobertor

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 18 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO LAVAR COBERTOR GROSSO (PESADO) NA MÃO DO JEITO FÁCIL. COMO TIRAR MAU CHEIRO E DICA PRA GUARDAR😍
Vídeo: COMO LAVAR COBERTOR GROSSO (PESADO) NA MÃO DO JEITO FÁCIL. COMO TIRAR MAU CHEIRO E DICA PRA GUARDAR😍

Contente

Neste artigo: Lavar à mãoUtilizar uma máquina de lavar secar no secadorD secar ao ar15 Referências

Os cobertores são como outros objetos feitos de pano, devem ser lavados regularmente. Seja com edredons ou outros tipos de cobertores que você costuma usar, é recomendável lavá-los pelo menos uma vez por mês para evitar que poeira e sujeira se acumulem sobre eles. A maioria dos cobertores que você tem em casa pode ser lavada na máquina se você acertar, mas se você não tiver certeza do melhor método a seguir, também pode lavá-lo à mão.


estágios

Método 1 de 3: Lavando à mão



  1. Encha a banheira com água e roupa. Encha uma banheira ou banheira grande com água fria grande o suficiente para caber no cobertor. Misture o detergente na água. Na verdade, você fará a mesma coisa que a lavadora de roupas em um ambiente macio, mas com as mãos, o que lhe permitirá controlar melhor a maneira como trata a tampa e, ao mesmo tempo, lavá-la bem.
    • Não encha demais a banheira ou ela transbordará quando você colocar a tampa nela.


  2. Vire o cobertor na água. Vire a tampa várias vezes com água e sabão e amasse suavemente. Seria melhor cuidar de parte da cobertura de uma só vez, antes de espalhá-la e continuar com outra parte. Repita para cada peça até que a tampa esteja completamente limpa.



  3. Torça o excesso de água. Retire a tampa do banho e deixe a água escorrer. Dobre ao meio ou três e use as duas mãos para torcer a tampa e remover a água das fibras. Você pode preferir pressioná-lo em vez de torcer, pois ele estica as fibras e as faz perder a forma.


  4. Lave novamente com água limpa. Lave o cobertor com água limpa, sem gastar muito tempo. Isso permitirá enxaguar a lixívia que poderia ter sido absorvida pelas fibras. Leve-o para a água, cuidando de cada parte uma após a outra. Você não deve deixar rastro de sabão no cobertor.
    • Esvazie a banheira e encha-a sempre até que a água fique limpa após a lavagem. Você pode ter que fazer isso várias vezes.
    • Você deve lavar alguns materiais delicados à mão, como lã, seda e linho. Esses tecidos são feitos de fibras naturais e você pode danificá-los irreparavelmente se os expuser a tratamentos muito severos.

Método 2 de 3: Use uma máquina de lavar




  1. Tente colocá-lo na máquina de lavar. Dependendo do tamanho da tampa que você deseja lavar, pode ser difícil colocá-la no tambor. Você obterá melhores resultados com as janelas ou as máquinas de abertura superior sem agitador, porque o tambor é maior e tem espaço suficiente para a tampa se mover para dentro. Se for muito larga para caber em uma máquina de lavar padrão ou for feita de um tecido delicado, lave-a à mão.
    • Retire-o para sacudi-lo e se livre da sujeira e poeira que ele pode conter antes de lavar.
    • As máquinas de lavar roupa encontradas nos lavanderias são geralmente maiores do que as que você pode comprar comercialmente e talvez deva preferir esta solução se o seu edredom for particularmente largo ou grosso.


  2. Verifique se a cor não desbota. Se você nunca o lavou antes, verifique rapidamente se a cor não desbota depois de lavá-lo com a máquina. Mergulhe uma parte do cobertor em água fria por alguns minutos antes de esfregá-lo com um pedaço de pano branco ou papel toalha para ver se a cor desaparece. Você deve lavá-lo à mão se notar que uma boa parte da cor está apagada após a imersão em água.
    • Evite lavar capas novas ou muito coloridas com o restante de suas roupas.


  3. Escolha um ciclo suave e água fria. Quando você quiser lavar a tampa na máquina de lavar, sempre faça isso em água fria e escolha a configuração mais suave possível. A máquina de lavar não cuida dos seus tecidos; também é por isso que pode lavá-los. A desvantagem de uma lavagem impecável é que os movimentos do tambor esticarão as fibras, as perderão de forma e você terá um cobertor que não será como nos primeiros dias. Além disso, a água quente diminui as fibras e pode deixar as cores babadas. Você deve se lembrar de proteger seus cobertores favoritos.


  4. Use um detergente neutro. Despeje uma pequena quantidade de detergente neutro na lavadora após encher com água, mas antes de colocar o cobertor. Dessa forma, a roupa se dissolve mais uniformemente e você obtém uma solução de lavagem mais macia que impede o contato direto da roupa com os tecidos. A maioria dos detergentes é adstringente e pode desgastar ou desbotar o tecido se usado em grandes quantidades; portanto, você precisa encontrar um detergente projetado para tecidos delicados e não colocar muito na máquina de lavar.
    • Em geral, leva apenas uma pequena quantidade para fazer o efeito, um quarto de um plug deve ser suficiente.


  5. Saiba como encher o tambor. Coloque a tampa na máquina e distribua uniformemente o peso e o volume da máquina dentro do tambor. Caso contrário, você terá um cobertor que não lavou todas as partes e o movimento causado por um peso não alocado enquanto o tambor está girando pode torná-lo desequilibrado. Se você estiver usando um dispositivo de eixo horizontal, enrole a tampa em torno do eixo sem apertar demais enquanto a instala no tambor.


  6. Lavá-lo. Ligue a máquina de lavar e deixe-a fazer o seu trabalho. Se a tampa for forte ou feita de material sintético, você poderá deixá-la durante o ciclo. No entanto, você também pode retirá-lo e deixar a máquina de lavar esvaziar após três a cinco minutos, este é o método recomendado para tecidos delicados e naturais, como lã e penugem, pelos quais não é necessário passá-los. em todas as etapas do ciclo.
    • Quanto mais tempo você a deixar na máquina de lavar, maior a probabilidade de torcer, esticar ou danificá-la. A fiação é a etapa específica que pode ser muito difícil para alguns materiais.
    • Você pode lavar na máquina com segurança alguns materiais, como algodão, porque são materiais retráteis e sintéticos, como poliéster e nylon, que não esticam e encolhem.

Método 3 Secando na secadora



  1. Escolha uma configuração baixa. Se você quiser usar uma secadora para o seu cobertor, defina-o para um lume baixo. Temperaturas muito altas encolherão os tecidos ou poderão até queimar materiais sintéticos, como o poliéster. Se você quiser secar um cobertor de lã ou um cobertor de lã, deverá girar o secador sem calor.
    • Como não há calor, esse método leva mais tempo e só deve ser usado se você estiver preocupado com os tecidos naturais.
    • Como mencionado acima, o algodão e os tecidos sintéticos resistem melhor, permitindo que você seque, enquanto presta atenção aos materiais sintéticos de alta temperatura que podem queimar e derreter.


  2. Instale a tampa no tambor. Você deve distribuí-lo corretamente, como fez na máquina de lavar. Coloque-o sem embalá-lo no tambor e tente não colocá-lo em uma bola.
    • Antes de fechar a porta, esvazie o filtro de cotão. Tecidos felpudos como cobertores tendem a criar muitos fiapos e podem pegar fogo se você os acumular no filtro.


  3. Reserve um tempo para secar. Se for teimoso ou tiver sido lavado e seco várias vezes, você pode normalmente deixá-lo durante todo o ciclo na secadora em baixa temperatura. Seque as capas delicadas ou de malha solta por curtos períodos de tempo enquanto as monitora durante todo o processo. Defina um cronômetro para o período desejado ou monitore-o pela janela da secadora.
    • Às vezes, pode levar várias horas para secar um cobertor frio. Deixe secar ao chegar ao final do ciclo e comece novamente até que não esteja mais molhado.
    • Você pode encolher ou danificá-lo se o deixar secar por muito tempo. Escolha o tempo apropriado para secar e toque-o ocasionalmente se você deixar secar por um longo tempo.


  4. Retire e espalhe. Retire-o do secador quando ele ainda estiver levemente úmido. Na maioria dos casos, é melhor você terminar de secá-lo no ar, pois isso ajuda a mantê-lo macio enquanto o restante da água evapora lentamente e evita se preocupar com isso. encolhe, queima, estica ou carrega eletricidade estática. Espalhe-o à mão e depois pendure-o em um cabide ou envolva-o em torno de um objeto suficientemente grande e plano. Deixe em paz até secar.
    • Por exemplo, você pode usar uma prateleira de secagem ou uma tábua de passar para enrolar o cobertor, se você não tiver espaço suficiente para estendê-lo.
    • Gire-o ocasionalmente para que ambos os lados fiquem expostos ao ar.

Método 4 de 4: Secar ao ar



  1. Torça o excesso de água. Se você decidir secá-lo ao ar após a lavagem, remova primeiro o máximo de água possível. Isso permitirá acelerar a secagem. Lembre-se de que você precisa pressioná-lo, não precisa torcer.


  2. Espalhe o cobertor Você pode usar uma prateleira de secagem ou uma tábua de passar para espalhar e deixar secar. Você obterá um resultado melhor deixando-o secar devido ao movimento do ar, mas se você não tiver espaço para fazê-lo do lado de fora, basta ligar um ventilador ou deixá-lo deitado à noite.
    • Alise as dobras e cavidades antes de espalhar ou não secará uniformemente.
    • Verifique se está bem apertado quando deixar secar ao ar. Ao expor uma área maior, você também a seca mais rapidamente.
    • Sempre espalhe e seque a lã, a seda, o linho e todos os outros tecidos de malha solta, como o gancho. É uma maneira mais suave de tratar materiais que são facilmente danificados para protegê-los de muitas lavagens e secagens.


  3. Enrole-o entre toalhas secas. Caso contrário, você pode instalá-lo entre duas toalhas secas enquanto rola ou dobra. Essas toalhas absorvem a umidade de ambos os lados, permitindo que seque mais rapidamente. Você também pode colocar um objeto pesado nas toalhas, como um livro, para aplicar mais pressão e permitir um melhor contato entre as toalhas secas e o cobertor.
    • Este método tem a vantagem de não precisar alisar a tampa quando estiver seca, pois já está bem enrolada ou dobrada.
    • Você pode entortar ou amassar quando estiver completamente seco se aplicar pressão com um objeto pesado, como um livro, para tirar a água.


  4. Deite-o. Se você não tiver espaço suficiente ou se não quiser deixá-lo secar entre as toalhas, poderá encontrar um espaço livre para secar e secar. Coloque várias toalhas secas por baixo para absorver o excesso de água enquanto seca, depois vire-a ocasionalmente para expor os dois lados ao ar. Esse método levará muito mais tempo que os outros, mas requer pouco esforço. Pode ser necessário passar a ferro depois de secar para remover rugas.
    • Este método também será útil para capas feitas de tecidos delicados, como lã, que podem esticar ou perder sua forma facilmente durante a lavagem ou secagem mecânica.
    • Defina o ferro para uma temperatura baixa e vá apenas aos pontos mais amassados, apenas uma a duas vezes.