Como colocar frascos de vidro no vácuo

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 25 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como colocar frascos de vidro no vácuo - Conhecimento
Como colocar frascos de vidro no vácuo - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Usar um banho de água quenteUtilizar uma máquina a vácuoUtilizar cera22 Referências

Os frascos de vidro ajudam a manter limpos os alimentos secos, úmidos ou não perecíveis, em um ambiente fresco e seco. O método do banho de água para conservar os alimentos nos frascos é provavelmente a maneira mais comum de selar frascos. No entanto, você também pode comprar uma máquina a vácuo ou usar cera que dará uma aparência mais estética se você fizer um projeto artístico com jarros de vidro. Os alimentos em frascos de vidro hermeticamente fechados podem ser armazenados por até um ano.


estágios

Método 1 de 2: Use um banho de água quente



  1. Prepare os frascos. Antes de iniciar o processo de preservação usando o banho de água, você deve preparar os frascos. Comece inspecionando os frascos e as tampas para ver se há peças lascadas, rachadas ou afiadas e irregulares. Observe o disco interno e a parte externa de cada tampa. Verifique se as tampas vão todos os frascos. Descarte qualquer jar defeituoso. Quando tiver certeza de que todos eles podem ser usados ​​sem problemas, lave os frascos e tampas à mão com água quente e sabão. Depois de lavá-los bem, deixe-os secar em um escorredor ou em um pano limpo.



  2. Esterilize os frascos. Coloque-os em uma panela grande cheia de água. Deve estar quente, mas não fervendo. A panela deve ser grande o suficiente para que a água cubra completamente os frascos. Traga a água a um arrepio. Deixe os frascos na água fervendo até precisar deles.
    • Se você costuma selar frascos de vidro com um banho de água, pode comprar um esterilizador. Este é um artigo feito especificamente para mergulhar frascos em água para esterilizá-los. No entanto, seu maior patrimônio é que ele é prático. Se você não tiver um, uma panela grande também funcionará.


  3. Prepare a comida para guardar. Ao usar esse método, verifique se os alimentos que você está colocando nos frascos são naturalmente ácidos ou se você adicionou um ingrediente ácido. Esta é a única maneira de garantir que as bactérias não cresçam em alimentos enlatados. Prepare a receita enquanto os frascos estão sendo esterilizados.
    • Os alimentos ricos em ácidos incluem frutas, sucos de frutas, geléias, geleias e outros condimentos à base de frutas, molhos de salsa, tomates com adição de ácido, alimentos preservados em vinagre, frutas cristalizadas legumes, chutneys, molhos, vinagre e outros condimentos.



  4. Prepare o banho de água. Corte o fogo embaixo da panela e remova os frascos esterilizados de água com uma pinça de cozinha. Você também pode comprar um utensílio chamado jarro, que é feito expressamente para tirar os potes da água quente. É menos provável que você queime com uma pinça convencional. Deixe os frascos secarem em um escorredor ou em um pano limpo. Em seguida, leve a água para a panela grande e baixa fervura.


  5. Encha os frascos. Coloque a água fervente de lado e encha os frascos com comida. Para fazer isso corretamente, use um funil de atolamento, objeto para derramar facilmente mais ou menos produtos líquidos em frascos.
    • Não encha completamente os frascos. Para pastas como geleias e geléias, deixe 5 mm de espaço vazio na parte superior de cada jarra. Para alimentos sólidos, como frutas, pepinos, etc., deixe 1 cm. Coloque os discos e as tampas nos frascos e aperte-os.
    • Bata na parede de cada jarro com uma colher de pau para eliminar as bolhas de ar.
    • Repita o mesmo processo com todos os frascos.
    • Não aperte as tampas com muita força, pois o ar excessivo não escapará.


  6. Coloque os frascos no rack. O rack é colocado no esterilizador ou panela para evitar que os frascos toquem no fundo do recipiente e se quebre. Verifique se você possui uma grade de esterilização antes de iniciar o processo de enlatamento. Nunca empilhe os frascos no rack. Dependendo do tamanho da sua grade, pode ser necessário aquecer os frascos várias vezes.


  7. Mergulhe os frascos na água. Coloque o rack em que você coloca os frascos em água fervente. Aqueça em água fervente, como indicado na receita. O tempo para sair depende da receita.
    • O tempo de aquecimento começa quando a fervura é retomada.
    • Verifique se as tampas dos frascos estão a alguns centímetros abaixo da superfície da água. Se necessário, adicione água antes de ferver novamente.


  8. Retire os frascos da água. Remova o rack com os frascos e deixe esfriar em sua bancada durante a noite. Use luvas de forno para evitar queimaduras ao remover a grade. Use pinças de cozinha ou jarras para remover os frascos do rack.


  9. Guarde os frascos frios. Depois que os frascos esfriarem, guarde-os em um local fresco e seco. Se a tampa de uma jarra não formar uma cavidade, ela não estará bem fechada. Nesse caso, coma imediatamente o conteúdo em vez de guardar o frasco ou repita o processo com outra tampa. Antes de começar novamente, verifique se o frasco não está dividido.

Método 2 de 3: Use uma máquina a vácuo



  1. Obtenha os materiais necessários. Você precisa de um dispositivo de vácuo com um acessório para jarros. Este acessório é colocado em frascos de vidro para que possam ser fechados sob vácuo.


  2. Esterilize os frascos. Como precaução, é aconselhável esterilizar os frascos que você usa antes de colocá-los no vácuo. Você pode aquecê-los em água fervente ou colocá-los na lava-louças a uma temperatura muito alta. Se você usar água fervente, coloque os frascos em uma panela grande imergindo-os completamente em água. Deixe ferver e depois abaixe o fogo para que a água esteja fervendo e deixe os frascos esperando para usá-lo.


  3. Encha os frascos. Enquanto espera que sejam esterilizados, prepare a comida para guardar. Pode ser geléia ou geléia ou alimentos que quebram facilmente e não podem simplesmente ser mantidos em sacos. Por exemplo, você pode guardar pequenos doces ou nozes em uma jarra.
    • Quando terminar de preparar a comida, você pode retirar os frascos da água quente. Use pinças ou potes de cozinha. Deixe os frascos secarem e os encha de comida.
    • Deixe algum espaço vazio na parte superior dos frascos. Se você mantiver alimentos "macios", como geléia ou geléia, deixe 5 mm na parte superior de cada frasco. Se forem alimentos integrais, como doces ou nozes, deixe 1 cm.
    • Use uma colher não metálica para eliminar as bolhas de ar. Passe uma colher de silicone ou de madeira nas paredes internas dos frascos pressionando suavemente a comida.


  4. Prepare o vácuo. Quando a comida estiver pronta, prepare-a para colocá-la no vácuo. Coloque uma tampa na jarra que deseja fechar. No momento, apenas coloque o pequeno disco dentro da tampa e não a parte que está parafusada. Encaixe o acessório da jarra no tubo da máquina a vácuo e coloque o acessório na jarra. Certifique-se de que ele esteja firmemente no lugar e de que não caia ao colocar o frasco no vácuo.


  5. Ligue o dispositivo. Coloque os alimentos no vácuo de acordo com as instruções da sua máquina. Na maioria dos casos, basta ligar a máquina e aguardar que ela indique que a jarra está fechada. Você deve ouvir a tampa produzir um tapa quando estiver pronta. Também é possível que a máquina indique que o processo está concluído, com uma pequena luz verde, por exemplo.


  6. Coloque a tampa. Retire o tubo do bocal do frasco e remova-o do frasco. Enrosque firmemente a tampa antes de guardar o frasco num local fresco e seco.

Método 3 de 3: Usando cera



  1. Prepare o equipamento. Para selar os frascos com cera, é necessário um receptáculo de cerâmica para derreter a cera, fita adesiva, tesoura, uma luz de chá, um isqueiro e uma garrafa de lacre. Você deve encontrar a maioria desses itens em uma loja de artesanato. Se você não os encontrar, poderá solicitá-los online. Este método é especialmente adequado para frascos e garrafas de vidro com gargalo estreito.


  2. Prepare o receptáculo. Se você comprou um contêiner autônomo com um local para uma vela à luz do dia abaixo, basta colocar o item na mesa. Caso contrário, coloque o recipiente em um pequeno rack para que a vela possa ser colocada por baixo.


  3. Acenda a vela. Acenda a vela e deslize-a sob o recipiente onde você derreterá a cera.


  4. Aqueça a cera. Coloque contas da cor desejada no recipiente de cerâmica. Adicione mais à medida que derrete até que a cera líquida esteja a cerca de 2 cm da parte superior do receptáculo.
    • Levará cerca de vinte minutos para a cera derreter. Quando derretido, desligue a vela.


  5. Encha o frasco para fechar. Despeje um produto decorativo ou álcool na garrafa e enrosque a tampa, certificando-se de que esteja firmemente no lugar. Se o produto na garrafa não for para ser consumido, você pode usar uma cortiça.


  6. Coloque na fita. Enrole a fita adesiva em torno do lacre entre a tampa e a garrafa. Caminhe para que as extremidades se sobreponham. Corte a fita e dobre a ponta projetada sobre si mesma antes de achatá-la sobre o restante da fita. Esta parte dobrada irá desfazer a tampa hermética.


  7. Adicione um pouco de cera. Coloque o frasco ou a jarra de cabeça para baixo e mergulhe a tampa ou tampa diretamente na cera. Assim que você molhar a tampa, levante a garrafa e ligue-a imediatamente para evitar que a cera afunde.


  8. Faça um carimbo. Esta etapa é opcional. Assim que a parte superior da garrafa ou jarra estiver coberta com cera, empurre um carimbo de cera gravado nela. Um carimbo com uma inicial ou símbolo é ideal para personalizar o objeto. Deixe a cera secar completamente antes de transportar a garrafa.