Como limpar lentes de contato

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Lente de Contato - Como Limpar Lentes de Contato Corretamente
Vídeo: Lente de Contato - Como Limpar Lentes de Contato Corretamente

Contente

O co-autor deste artigo é Shaune Wallace, OD. Dr. Wallace é um optometrista em Nevada. Ele obteve seu doutorado em optometria no Southern California College of Optometry na Universidade Marshall B. Ketchum em 2012.

As lentes de contato são dispositivos médicos que devem ser tratados com cuidado. Se eles acumularem sujeira, as bactérias podem contaminar os olhos e causar infecções graves. Se eles caírem ou causarem coceira constante, não os use sem limpá-los primeiro.


estágios



  1. Verifique a vida útil das lentes de contato. Dê uma olhada em suas embalagens para ver quanto tempo você pode usá-las e saber a data de validade. Passado esse tempo, descarte as lentes e substitua-as. Caso contrário, limpe-os diariamente, a menos que tenham sido prescritos para uso prolongado. Este tipo de lente deve ser limpo de acordo com o cronograma estabelecido pelo seu oftalmologista, que geralmente é uma vez por semana. Limpe-os assim que começarem a coçar, caso contrário, poderá danificar seus olhos.
    • As lentes diárias não devem ser lavadas.
    • As lentes de contato que podem ser usadas por mais de um mês tornaram-se muito raras. Se você usá-los por muito tempo, entre em contato com o oculista para garantir que tudo esteja em ordem.
    • Se você tiver problemas para se lembrar das coisas, anote o dia em que precisa trocar as lentes no calendário.



  2. Prepare o estojo da lente de contato. Antes de remover as lentes de contato, prepare o suporte da lente enxaguando-o e adicionando uma nova solução. Assim, você pode colocar cada lente diretamente no estojo em vez de apoiá-lo em um limpador ou tentar segurá-lo com o dedo enquanto limpa o estojo. Portanto, será menos provável secar, coletar poeira e resíduos ou se perder.
    • Sempre use uma nova solução, pois se estiver suja, contaminará as lentes.


  3. Verifique as lentes para ver se elas foram danificadas. Depois de remover uma lente, examine-a bem, mantendo-a na ponta dos dedos. Se você não notar nenhuma sujeira, coloque-a no estojo e continue. Por outro lado, se vir algum resíduo, olhe para ele à luz. A coceira pode ser causada por laceração, abaulamento ou outra deformidade. Nesse caso, descarte a lente e substitua-a.
    • Faça o mesmo com a segunda lente.



  4. Procure uma solução de limpeza. O oculista deve fornecer isso no pacote de lentes. Se você ficar sem o produto, poderá obtê-lo na Internet ou em uma farmácia. Certifique-se de usar uma solução de limpeza projetada para armazenar lentes de contato diárias e para o tipo de lente que você usa especificamente (macio e rígido). Se você não tiver a solução, não coloque as lentes de volta e não limpe.


  5. Lave as mãos com água e sabão. Seque com uma toalha de papel absorvente ou pano sem fiapos. Toalhas regulares deixam resíduos nas mãos, que podem sujar e danificar as lentes.
    • Também não se esqueça de limpar qualquer maquiagem dos olhos.
    • A água deixada nas mãos pode ficar presa sob as lentes, causando a formação de bolhas.


  6. Limpe cuidadosamente as lentes. Limpe uma lente de cada vez, seguindo este procedimento:
    • coloque-o na palma da sua mão, com o lado côncavo voltado para cima,
    • despeje uma gota de solução de limpeza nele. Deixe a lente de molho por alguns segundos,
    • coloque um dedo na lente e mova-o de cima para baixo e depois da esquerda para a direita. Não faça isso em movimentos circulares, caso contrário, poderá danificar o dispositivo.


  7. Guarde as lentes no estojo. Depois de limpá-los, coloque-os de volta em seus respectivos compartimentos dentro do estojo. Verifique se os dois compartimentos não estão bem fechados.


  8. Agite suavemente o estojo. Isso pode parecer estranho, mas esse movimento remove todos os vestígios de sujeira deixados nas lentes. Evite agitar o estojo com muita força, pois isso pode danificar as lentes. Deixe-os no estojo pelo tempo recomendado pelo fabricante. Sua desinfecção pode durar alguns minutos ou horas.
    • Se as lentes continuarem a incomodá-lo após a limpeza, provavelmente isso se deve a danos e não a resíduos de sujeira. Jogue-os fora e use um novo par.


  9. Opte por outros tratamentos. Se as lentes ainda estiverem sujas ou o impedirem de ver claramente, talvez seja necessário tentar outra solução. Entre em contato com seu oftalmologista ou considere essas opções.
    • Se a visão estiver embaçada, tente uma solução projetada para eliminar depósitos de proteínas. Leia as instruções porque o processo de limpeza pode ser diferente.
    • Coloque as lentes muito sujas em uma solução desinfetante mais concentrada. Deixe-os por várias horas. Em caso de uso indevido, líquidos concentrados podem danificar os olhos. Você deve sempre seguir as instruções da embalagem exatamente.
    • Existem máquinas que permitem limpar as lentes sem o uso de soluções. No entanto, eles são mais conhecidos por sua praticidade do que por sua eficácia. Siga as instruções de uso para evitar danificar as lentes.
    • Se a irritação persistir, consulte um oftalmologista. Doenças como conjuntivite gigantopapilar e conjuntivite alérgica podem comprometer a portabilidade da lente e exigir tratamento direcionado, pois a limpeza profunda do dispositivo não será suficiente.
  • Sabão
  • Agua
  • Lentes de contato
  • Um estojo para lentes de contato
  • Uma solução de limpeza para lentes de contato