Como se tornar um monge budista

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 24 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Qual o caminho para tornar-se monge budista? | Monja Coen Responde | Zen Budismo
Vídeo: Qual o caminho para tornar-se monge budista? | Monja Coen Responde | Zen Budismo

Contente

Neste artigo: Aprenda o que é o budismo Preparando-se para a vida monástica

O budismo, uma doutrina religiosa com mais de 2.000 anos, concentra-se no momento presente. Monges budistas vivem de caridade e juram castidade. Eles dedicam suas vidas a ajudar os outros e a ensinar os valores do budismo. Para se tornar um monge, você deve conhecer os ensinamentos do budismo, estudar com um mentor e iniciar sua formação em um mosteiro.


estágios

Parte 1 Aprenda o que é o budismo



  1. Familiarize-se com os ensinamentos do budismo. Dê seus primeiros passos em direção à vida monástica, entendendo o básico do budismo. Leia livros na biblioteca, pesquise na Internet e, se possível, faça aulas com um professor que foi ordenado monge. Buda não força ninguém a acreditar, mas pede que seus seguidores demonstrem que seus valores são verdadeiros com base em sua própria busca pela verdade. Aqui estão algumas idéias básicas que você precisa conhecer.
    • Estude o caminho óctuplo, o caminho para o fim de todo sofrimento. O caminho consiste no entendimento correto, na fala correta, na intenção correta, no esforço correto, na consciência plena, na concentração correta, nas ações corretas e em uma vida justa.
    • Aprenda as quatro nobres verdades que contêm a essência do budismo. Para simplificar as quatro nobres verdades, eles ensinam que o sofrimento existe, provém do apego aos desejos, mas para quando interrompe o apego aos desejos, é possível libertar-se dos desejos através do caminho óctuplo. .



  2. Vá a um templo ou Sangha para praticar o budismo. A religião budista se espalhou por todo o mundo e há templos em todos os países. Ao praticar o budismo como um não iniciado, você terá uma visão interessante da prática do budismo nessa comunidade e isso é uma coisa muito importante se você quiser se tornar um monge. Você deve se tornar um membro regular da comunidade por meses, se não anos, antes de poder reivindicar se tornar um monge.
    • Procure no diretório ou na Internet para encontrar um centro budista perto de você.
    • Participe ativamente da vida do templo. Alguns Sangha oferecerão aulas introdutórias para você aprender mais sobre o budismo. Outros organizam retiros para ajudá-lo a crescer em sua fé.
    • Nem todas as comunidades budistas são iguais. Como outras religiões, algumas comunidades são mais tradicionalistas, enquanto outras se adaptam aos tempos modernos. Encontre uma comunidade para o que você está procurando e cujas visões o interessam.
    • Pode ser útil visitar os templos budistas em outras cidades ou até em outros países para obter uma melhor visão geral da comunidade budista.



  3. Encontre um guia ou mentor espiritual. O primeiro e mais importante passo é aprender o budismo através de um mentor. As lições individuais permitirão que você mergulhe mais fundo nos ensinamentos do budismo e obtenha uma compreensão mais completa do que o espera como monge. Comece a trabalhar com alguém que possa ensinar tudo o que você precisa saber.
    • Para encontrar um mentor, peça às pessoas da comunidade budista que o recomendem.
    • Você verá com frequência que os templos budistas convidam os líderes comunitários a falar com a multidão, e essa será uma oportunidade para você se conectar com possíveis mentores.

Parte 2 Preparando-se para a vida monástica



  1. Gaste muito tempo meditando. Para se tornar um monge budista, você deve meditar todos os dias e fazer um esforço consciente para mudar a maneira como sua mente funciona. Quando você mora em um mosteiro, passará a maior parte do dia meditando. É preciso muita prática.
    • O budismo usa diferentes tipos de meditação, incluindo a meditação que se concentra na respiração, aquela que se concentra na transformação e meditação do Lam Rim. A meditação também pode apelar para diferentes posições.
    • Comece com cinco minutos de meditação duas vezes por dia. Quando você se acostumar com esses cinco minutos, aumente a duração de suas meditações de alguns minutos todos os dias até meditar duas vezes 15 minutos por dia. Alguns monges meditam por várias horas de cada vez.


  2. Economize dinheiro para viver por dois ou três anos. Se você quer se tornar um monge budista, deve seguir o Vinaya, um código de conduta que afirma que os monges budistas não são submetidos a um dia normal de trabalho para sobreviver. Em alguns casos, o mosteiro em que você ingressa fornecerá necessidades básicas, mas em outros casos você precisará ter dinheiro suficiente para se manter.


  3. Prepare-se para desistir de seus bens físicos. Os monges vivem como mendigos, o que significa que eles só têm as necessidades básicas para uma qualidade de vida básica, nada mais. Você receberá roupas, artigos diversos e outros itens que possa precisar durante o dia.No entanto, itens considerados de luxo, como dispositivos eletrônicos, roupas e sapatos caros, etc. são proibidos. Os monges não podem possuir objetos que possam inspirar sentimentos como ganância, inveja ou ciúmes.


  4. Entenda que sua comunidade se tornará sua nova família. Depois de ingressar em um mosteiro, sua vida será dedicada à comunidade budista. Você passará seus dias servindo aos outros e se concentrará nas pessoas que precisam de ajuda. Você terá muito pouco contato com sua família e será incentivado a ver a comunidade budista como sua nova família.
    • Antes de se tornar oficialmente um monge budista, você deve conversar com sua família e informar o que você deseja fazer.
    • Alguns mosteiros não aceitam candidatos casados ​​ou que têm relações muito próximas com outras pessoas. É mais provável que os solteiros se dediquem inteiramente aos ensinamentos de Buda, uma vez que não têm distrações externas que possam distraí-los.


  5. Esteja pronto para fazer um voto de castidade. Monges não fazem sexo de nenhum tipo. Em alguns casos, monges e monjas budistas não têm o direito de se comunicar sobre assuntos que não estão relacionados à sua vida cotidiana. É melhor você começar a praticar a castidade antes de se tornar um monge para saber se a vida casta é ideal para você. A idéia por trás disso é que você reutiliza sua energia sexual para coisas mais importantes que você.


  6. Decida como você deseja se envolver. Em algumas tradições, a ordenação é um compromisso com a vida. No entanto, em outras tradições, é bastante normal optar por ser um monge budista por apenas um certo número de meses ou anos. No Tibete, por exemplo, muitos homens se tornam monges por dois ou três meses para desenvolver sua identidade espiritual antes de se casar e iniciar uma carreira profissional.
    • Certifique-se de que o mosteiro ao qual você deseja participar ofereça o tipo de compromisso que você está procurando.
    • Se você não tem certeza de si mesmo, pode tornar-se monge por dois ou três anos e renovar sua ordenação para continuar mais tarde a longo prazo.

Parte 3 Seja ordenado monge



  1. Comece sua formação em um mosteiro. Se você está convencido de que deseja se tornar um monge, deve ser ordenado por um determinado mosteiro. Você precisará cumprir certas condições impostas pelo mosteiro para ordená-lo lá. Em alguns casos, é um ancião que deve solicitar sua ordenação ao mosteiro depois de decidir que você seria um bom monge.


  2. Participar de uma cerimônia de ordenação. A cerimônia marcará sua decisão de se tornar um monge budista e só poderá ser praticada por um monge ordenado. Durante esta cerimônia, o monge lhe dará três jóias e cinco preceitos. Você também receberá seu nome budista.
    • Se você é um seguidor do budismo shin, será uma cerimônia de afirmação, em vez de dordinação. Mas a cerimônia de afirmação é realizada com o mesmo propósito que a da ordenação.


  3. Siga as instruções do seu mestre. Se você participar de uma cerimônia de ordenação, seu professor certamente será o monge que liderará a cerimônia. Você receberá instruções específicas do mosteiro em que você está prestes a ingressar.


  4. Diga os votos do bodhisattva. O Bodhisattva é uma pessoa que dedica toda a sua vida ao budismo. Os desejos se concentram em atos de compaixão, nos esforços para encontrar o que é melhor para cada ser humano e na busca pela iluminação. Esses desejos permitem que você incorpore suas maiores aspirações. Eles comprometem você a seguir uma vida altruísta e você os recitará regularmente.