Como se tornar freira

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 24 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
COMO SE TORNAR FREIRA?
Vídeo: COMO SE TORNAR FREIRA?

Contente

Neste artigo: Conhecer as condições para se tornar freira na religião cristã Para realizar o discernimento inicial Para iniciar o processo de iniciação Para se tornar freira budista (bhikkhuni) 15 Referências

Antes de tomar a decisão de adotar o estilo de vida de uma freira, é aconselhável orar, indagar e se perguntar se é a vontade de Deus que você siga essa vocação extraordinária. As freiras são mulheres muito respeitáveis ​​e admiráveis ​​em todos os aspectos. Se você acha que esse é um caminho que pode florescer, você encontrará maneiras de cumprir seu chamado.


estágios

Método 1 de 3: Conheça as condições para se tornar freira na religião cristã



  1. Seja solteiro. Assumimos que você já sabe que deve ser batizado como católico e ser mulher. Mas, além disso, você também deve ser solteiro. Se você é casado, terá que cancelar o casamento com a Igreja Católica. Aos olhos da Igreja, as viúvas são solteiras.
    • Quando você é freira, receberá um convênio que indica que você é casado com Deus. Por isso, será impossível para você ter outros relacionamentos que possam impedi-lo de seu chamado divino.


  2. Tenha a idade necessária. No século passado, a maioria das freiras seguiu a rota do convento apenas no final do ensino médio ou no final da universidade. Atualmente, você só precisa ter entre 18 e 40 anos. Em alguns casos, mulheres mais velhas também podem ser admitidas, dependendo de qual ordem você deseja integrar.
    • Em geral, as comunidades religiosas preferem ter membros que frequentam a universidade, mesmo que seja por pouco tempo. Ter uma licença é preferível sem ser necessário. A experiência da vida e da vida profissional também é uma vantagem.



  3. Deixe seus filhos se tornarem adultos. Se você tem filhos, é claro. Você não deve ter responsabilidades desse tipo ao entrar na comunidade. Muitas freiras têm filhos, mas como adultos.


  4. Seja fisicamente e financeiramente saudável. Em outras palavras, não tenha dívidas e esteja de boa saúde. A maioria das comunidades prefere candidatos que não se distraem com outras questões e que podem se dedicar totalmente a Deus.
    • Se você tiver dívidas, isso não deve ser um obstáculo para você. Se você encontrar uma comunidade que o inspira, converse com a diretora ou com a madre superiora. Eles podem ajudá-lo.

Método 2 Realize o discernimento inicial




  1. Converse com as freiras. Quanto mais mentores você tiver, melhor. Você terá uma compreensão mais clara do que significa ser freira, da comunidade e do estilo de vida que adotará. Se você não estiver em contato com uma comunidade, peça informações ao padre e aos fiéis de sua paróquia.
    • Existem basicamente três tipos de comunidades que você pode alcançar: comunidades contemplativas, comunidades tradicionais e comunidades apostólicas não tradicionais.
      • As comunidades contemplativas dão muita importância à oração. Seu estilo de vida é mais sereno, mais meditativo e mais isolado do que as comunidades apostólicas.
      • As comunidades apostólicas tradicionais trabalham na educação e na medicina. Você encontrará muitas freiras em escolas difíceis ou em hospitais e clínicas.
      • As comunidades não tradicionais também servem aos outros, mas você as encontrará mais com os sem-teto, encarcerados e pessoas com AIDS.


  2. Faça alguma pesquisa na internet. Você não pode imaginar os conventos na vanguarda da tecnologia, mas até eles fazem! Alguns até têm músicas que você pode baixar e blogs que você pode ver.
    • As Irmãs da Indulgência Perpétua estão baseadas em Paris e vivem em um convento com a Madre Superiora e as Guardas das Coxas.
    • Eles usam o hábito tradicional da freira, preferencialmente um vestido preto (mas a escolha de roupas permanece a escolha de cada irmã). Eles têm um cocar específico para o Convento de Paris e uma maquiagem à base de branco.
    • As Irmãs de São Francisco de Assis estão presentes na África e na Europa em 9 países. Para ser franciscano, o primeiro passo é um postulado que precede e se prepara para o noviciado. Permite aprofundar a fé, crescer e conhecer o Instituto. Introduz a espiritualidade franciscana, ilumina as motivações e ajuda a escolher sua orientação e a aprender o espírito da Congregação.
    • As Irmãs da Providência estão presentes em diferentes países do mundo. Para se tornar Irmã da Providência, existem quatro estágios. Laspirante primeiro se torna pré-iniciante por 1 a 2 anos e depois iniciante por 2 anos antes de pronunciar os votos de pobreza, castidade e obediência. Os votos temporários são renovados até 9 anos antes de pronunciar votos perpétuos.
    • As Irmãs do Cenáculo estão presentes em diferentes cidades da França, Bélgica e Togo. O serviço apostólico é sempre ordenado para despertar e aprofundar a fé. Eles procuram transmitir a Palavra a todos aqueles a quem são enviados, acompanhá-los em sua busca por Deus e em ouvir o Espírito e ajudá-los no discernimento da vontade de Deus ... Constituição nº 8).


  3. Passe um fim de semana em um convento ou em uma comunidade religiosa local. Depois de começar a conhecer pessoas na Internet e na vida real, você também começará a ouvir sobre os eventos nos quais pode participar. Isso não o compromete com nada, você não é obrigado a participar nesta fase. Ir a um retiro com os outros é apenas uma maneira de obter uma primeira impressão in situ.
    • O site Young Cathos pode ajudá-lo a encontrar uma congregação ou ordem de irmãs que você goste; elas têm informações sobre trabalho, orações e vida cotidiana em muitas comunidades. Eles também organizam muitos eventos ao redor do mundo.


  4. Entre em contato com uma comunidade específica. Depois de ter perguntado sobre os pedidos que mais lhe interessam, entre em contato com aqueles que você mais gosta. Cada um deles é único (em mente, tamanho, localização etc.) e um em particular provavelmente se destacará. Dito isto, não hesite em entrar em contato com vários! Tudo isso faz parte do processo de discernimento.
    • Se você conhece uma freira que está nessa comunidade, converse com ela. Se você não conhece nenhum membro do grupo pessoalmente, entre em contato com o Diretor de Vocação. Muitas vezes você encontrará informações de contato nos sites de suas comunidades, mas, se não encontrar, entre em contato com a igreja perto da comunidade.
      • A Vision Network oferece informações completas sobre as comunidades e seus diretores. Olhe um pouco mais, mesmo se você começar mal em sua pesquisa.


  5. Trabalhe com um diretor de vocação. Ou com dois ou três. Assim que entrar em contato com o líder de uma ou duas comunidades que lhe interessa, você começará a participar de mais atividades. Você ainda não é obrigado, ainda está tendo uma ideia.
    • Explore os lugares, vá a retiros com outras pessoas, saia com outras pessoas e ofereça sua ajuda durante eventos coletivos. Você conhecerá as irmãs e sentirá um pouco de atmosfera na comunidade.

Método 3 de 4: Comece o processo de iniciação



  1. Escolha uma comunidade para se dedicar. Você já convenceu o diretor de vocações, tudo o que você precisa fazer é expressar seriamente seu interesse. Você vai falar sobre coisas práticas: quando, onde e como? Você será apresentado ao conselho vocacional. A partir daí, a parte mais difícil já está pronta!
    • O processo de postulado (no caso em que ambas as partes estão interessadas e já cooperam) ocorre durante um período que varia de 1 a 3 anos. É um compromisso de longo prazo. Portanto, não é uma decisão que você tome de ânimo leve. Se você duvida, é hora de partir.


  2. Comece o processo de postulação. Isso às vezes é chamado de período de pré-admissão. Você mora no local, trabalha com as outras irmãs, mas ainda será responsável por suas despesas (o que exige uma boa saúde financeira antes do início do processo).
    • Para iniciar o processo, escreva uma carta explicando por que você deseja ingressar na comunidade. Esse período pode durar de 6 meses a 2 anos, mas terminará (ou continuará) somente quando ambas as partes concordarem.


  3. Comece o noviciado. Nesse ponto, você fará parte da comunidade, sem estar permanentemente envolvido. Você é um "novato". A lei da Igreja exige que esse período dure um ano, mas muitas comunidades o fazem durar dois anos. Esse longo atraso é necessário para garantir que seja a escolha certa para você.
    • O segundo ano é geralmente gasto estudando e trabalhando na comunidade. No final deste período, você poderá ingressar na comunidade permanentemente e fazer seus votos.
    • Em algumas ordens, você será solicitado a tomar o nome de um santo antes de fazer seus votos, mas isso depende das comunidades. Você também pode manter seu nome batismal.


  4. Diga seus primeiros desejos. Uma irmã pronuncia apenas votos temporários que são renovados todos os anos até a profissão final. O último pode ocorrer após 5 a 9 anos (depende do pedido), mesmo que raramente subamos para a duração máxima.
    • É quando provavelmente cortamos seu cabelo. Se você não estava noivo antes, agora está! Depois de jurar obediência e fidelidade ao Senhor, você receberá um véu preto, um novo nome e um longo escapulário.


  5. Diga seus últimos desejos. Se você está pronto para se comprometer irrevogavelmente com a Igreja, é o momento. Durante um belo ritual elaborado, você receberá uma aliança e outros ornamentos que mostrarão sua promessa ao mundo. Parabéns! Sua vida está diante de você.
    • Existem algumas exceções a esta regra. Os primeiros desejos dos jesuítas também costumam ser os últimos. As Irmãs da Caridade (Igreja da Inglaterra) renovam seus votos todos os anos sem os últimos votos.

Método 4 de 4: Torne-se uma freira budista (bhikkhuni)



  1. Estar de acordo com as pré-condições. Para uma mulher se tornar bhikkhuni, ela deve cumprir certas condições. Eles geralmente são de natureza muito prática.
    • Ela não deve estar grávida ou amamentar.
    • Se ela tem um filho, ela tem que ter certeza de que alguém se importa.
    • Ela deve ser saudável no corpo e na mente
    • Ela não deve ter nenhuma dívida ou outras obrigações


  2. Encontre um lugar onde você possa treinar. Esse local pode ser de tamanho variável (de pequeno a gigantesco) e pode estar no campo como em uma cidade. Depois de encontrar uma instalação adequada, expresse seu interesse. Cada comunidade tem suas próprias regras, mas na maioria dos casos você será convidado a treinar com elas por algumas semanas.


  3. Inicie o curso de pré-inscrição. Se você aproveitou seu tempo no mosteiro e os outros também gostaram, certamente pedirão que você volte após o término de seu treinamento inicial. É nesse período que você terá que começar a respeitar os 8 preceitos budistas. Você tem os 5 princípios básicos e os 3 adicionais (os desejos upasika).
    • Você não será solicitado a raspar a cabeça neste momento. No entanto, você terá que usar roupas brancas ou pretas. Este estágio pode durar entre algumas semanas e alguns meses.
    • Os preceitos (também chamados de garudhammas) são os seguintes.
      • Não prejudique um organismo vivo, humano ou animal.
      • Não voe.
      • Evite qualquer atividade sexual.
      • Não minta ou calunie.
      • Não consuma álcool ou outros entorpecentes.
      • Coma apenas nos momentos apropriados.
      • Não cante, dance ou use maquiagem ou perfume.
      • Não gaste seu tempo dormindo ou descansando em lugares luxuosos.


  4. Torne-se um candidato, um Anagarika. Este termo significa literalmente "os sem-teto", pois você abandonou sua casa para se tornar freira. Você terá que raspar a cabeça, usar túnicas brancas e respeitar os 8 preceitos. Esse período pode durar de seis meses a vários anos, dependendo da sua situação.
    • Tecnicamente, você ainda é, nesta fase, uma pessoa "normal". Você pode lidar com dinheiro e ganhar a vida, mesmo se dividir algumas despesas com outras mulheres na mesma situação que você.
    • Pratique meditação. Os Brahma Viharas de bondade amorosa, alegria emocional, compaixão (karuna) e serenidade (upekkha) são meditações essenciais para o desenvolvimento.


  5. Vá para a próxima etapa, tornando-se "samaneri" (iniciante). É neste momento que sua nova vida monástica começa, o pabbajja. As tradições e condições de idade dependem das diferentes comunidades. Em alguns países, você será testado por um determinado período antes de iniciar o pabbajja.
    • Agora você deve cumprir os dez preceitos do novato, que incluem não manipular dinheiro. Você também pode ser proibido de dirigir. Você também pode ter um mentor mais velho.


  6. Faça os votos dos bhikkuni. Esta é a ordem superior. Com a permissão do seu professor (após um tempo acordado), você pode pedir para se tornar um verdadeiro bhikkhuni. 20 pessoas devem ser testemunhas da cerimônia durante a qual você foi ordenado e da qual você terá que respeitar os 311 preceitos da vida.


  7. Torne-se um velho, um theri. Depois de dez anos, você começará a ensinar a si mesmo e terá seus próprios protegidos. Enquanto isso, você pode viajar o quanto quiser. Você pode trabalhar com mentores diferentes ou permanecer com o mentor pelo resto da vida. Após 20 anos, você será nomeado grand old, sob o título de "mahatheri".