Como se tornar um artista de pixel

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
COMO FAZER PIXEL ART PARA INICIANTES #01 | INTRODUÇÃO E SOFTWARES
Vídeo: COMO FAZER PIXEL ART PARA INICIANTES #01 | INTRODUÇÃO E SOFTWARES

Contente

Neste artigo: Baixe as ferramentas necessáriasUm pouco de prática elementarTrace os contornos do seu primeiro duendeColorir seu duendeAplique luz e sombrasUtilize técnicas mais sofisticadasUse um toque finalReferências

A arte pixelada está na moda na criação de videogames independentes. Ele permite que um artista dê muita personalidade a um jogo sem ter que gastar muito tempo modelando um objeto 3D ou redesenhando manualmente assuntos complexos. Se você quer se tornar um pixel artistavocê primeiro precisará criar um elfo, também chamado duende, que é a representação em bitmap um personagem ou um elemento que tenha a faculdade de devolver uma imagem de fundo e que possa ser animado ou não. Depois de se familiarizar com esse conceito, comece a praticar animação e considere vender sua experiência a possíveis empregadores.


estágios

Parte 1 Baixe as ferramentas necessárias



  1. Baixe bons programas de edição de imagens. Embora você possa fazer Pixel arte com o software básico do Paint, você encontrará dificuldades para trabalhar devido a suas limitações. Os programas mais conhecidos para esta especialidade incluem:
    • Photoshop (software pago, para Windows / Mac)
    • Paint.net (gratuito, Windows)
    • Pinta (grátis, Linux)
    • Pixia (grátis, Windows)
    • GIMP (gratuito, Linux, Windows e Mac)
    • Pixen (pagante, Mac)


  2. Obtenha uma mesa digitalizadora. Se você deseja fazer um desenho à mão livre ou se não gosta de desenhar na tela com o mouse, pode usar uma mesa digitalizadora e uma caneta eletrônica. A Wacom é um dos mais famosos fabricantes de tablets gráficos.



  3. Ative a exibição da grade do seu programa de edição. Qualquer que seja o software que você usa, será necessário ativar a exibição da grade que permitirá localizar a localização de cada pixel que você criar. Você normalmente pode ativar a visualização no menu de exibição do programa.
    • Você precisará configurar a grade para que cada quadrado represente um pixel. O método para fazer isso varia dependendo do programa que você usará. No GIMP, você pode fazer isso no menu "Imagem", onde terá que selecionar "Configurar grade". No Paint.net ou Pinta, a grade de pixels aparece quando você seleciona a opção "Grade de pixels" no menu "Exibir".


  4. Escolha a ferramenta lápis para desenhar pontos isolados. Selecione a ferramenta lápis no seu programa de edição e escolha o padrão de ponto isolado na lista de opções. Você poderá colocar pixels simples no seu bitmap.

Parte 2 Um pouco de prática básica




  1. Crie uma nova imagem. Como você estará trabalhando no nível de pixel, não precisará de um tamanho de imagem grande. A tela inteira do jogo "Super Mario Brothers" tem apenas 256 x 224 pixels e o personagem do próprio Mario tem apenas um tamanho de 12 x 16 pixels!


  2. Amplie a imagem. Para poder trabalhar no nível do pixel, você deverá ampliar a imagem o máximo possível para visualizar a grade e a localização de cada um dos pixels. Você precisa de um fator de ampliação de pelo menos 800% para vê-los claramente na grade.


  3. Pratique desenhando uma linha reta. Pode parecer simples, mas um pequeno deslocamento de pixel próximo ao centro de uma linha reta é "como o nariz no meio da figura".Exercite o mais reto possível com a caneta ou o mouse até que você não se sinta mais obrigado a usar a ferramenta de desenho de linhas.


  4. Agora pratique desenhar linhas curvas. As curvas são geradas por uma sucessão de quebras de uma linha reta em intervalos sucessivos. Uma boa curva começará, por exemplo, com uma quebra após uma linha de seis pixels, depois outra após três pixels, seguida por um intervalo de dois pixels e, em seguida, um pixel. As quebras são então revertidas para construir a outra extremidade da curva. Uma linha reta quebrada após três pixels pode ser considerada uma curva ruim, seguida por um único pixel, depois outras quebras após cada pixel ou qualquer outra progressão incoerente.


  5. Use a ferramenta de remoção para remover erros. Assim como no lápis, sua ferramenta de apagamento, que geralmente é simbolizada por uma forma de apagador, terá que ser configurada para remover apenas um pixel de cada vez. Se estiver definido muito largo, o apagamento com precisão será difícil, se não impossível.

Parte 3 Descreva os contornos do seu primeiro duende



  1. Defina o que você fará com o seu duende. Você terá que decidir se será animado ou estático. Você pode colocar mais detalhes em um sprite estático, mas se precisar ser animado, mantenha-o simples, pois é necessário redesenhar, pelo menos em parte, para fazer algum movimento. Se for para ser usado em conjunto com outras pessoas, você precisará manter um estilo consistente para manter um vínculo estreito.


  2. Veja se você é obrigado a respeitar as limitações. Se você estiver criando um duende como parte de um projeto específico, determine se limitações são impostas a você em termos de cores e tamanhos. Este ponto será mais importante quando você começar a trabalhar em projetos maiores com diferentes duendes.
    • Os sistemas mais recentemente projetados não são realmente limitados em tamanho e número de cores, mas se você estiver desenvolvendo especificamente um jogo para sistemas relativamente antigos, espere enfrentar essas limitações.


  3. Faça um esboço. Faça um desenho conceitual do seu elfo no papel. Isso lhe dará uma amostra da aparência e permitirá que você faça algumas correções de assentamento ou outros recursos. Posteriormente, você pode usar esse esboço como fonte de rastreamento, se tiver uma mesa digitalizadora.
    • Faça um esboço detalhado. Coloque todos os recursos que você deseja adicionar de forma que você possa ver como fica quando terminar.


  4. Desenhe os contornos do seu elfo com uma edição do programa. Use o contorno do seu esboço como referência ou desenhe-o com a mesa digitalizadora. Você também pode desenhá-lo com cliques sucessivos ou colocar cada pixel individualmente, de acordo com sua escolha.
    • Ao criar seu primeiro duende, use a cor preta para desenhar contornos. Será mais fácil distinguir. Você poderá alterar essa cor mais tarde.


  5. Limpe os contornos. Amplie a imagem, comece a remover muito os pixels e ajuste as linhas. Os contornos não devem ter mais de um pixel de espessura. Adicione os que estão faltando usando sua ferramenta de lápis.
    • Concentre-se nos detalhes grosseiros enquanto desenha os contornos. Você pode voltar mais tarde e adicionar pequenos toques.

Parte 4 Pinte seu duende



  1. Pinte a partir da teoria fundamental das cores. Observe a roda ou a paleta de cores para ajudá-lo a determinar quais cores você usará. As cores distantes umas das outras serão muito distintas, enquanto as que se juntam se casam muito bem.
    • Escolha um esquema de cores que dê ao seu duende uma aparência original sem chocar a visão. Se possível, evite tons pastel, a menos que o projeto inteiro use esse estilo.


  2. Limite o número de cores. Seu goblin ficará muito alto se você adicionar muitas cores. Para se inspirar, observe alguns dos personagens dos jogos mais famosos e você verá que eles usam apenas algumas cores básicas.
    • Mario - O personagem de "Mario Classic" usa apenas três cores muito próximas umas das outras.
    • Sonic - Sonic é mais detalhado que Mario, mas consiste em apenas quatro cores com variações de nuances.
    • Ryu - Este é um dos personagens clássicos do jogo de luta. Ryu é composto de grandes áreas de cores ligeiramente sombreadas para melhorar a definição. Consiste em apenas cinco cores básicas preenchidas com vários tons.


  3. Aplique suas cores. Use a ferramenta de preenchimento para pintar as cores de sua escolha no seu duende. Neste ponto, você aplica apenas cores básicas a ele, portanto, não se preocupe com a aparente falta de alívio. A ferramenta de preenchimento colore todos os pixels justapostos com o que você clicou até atingir os limites da zona de dispersão.

Parte 5 Aplicando luz e sombras



  1. Decida a origem da "fonte de luz". A cor da luz que deve tocar seu duende o ajudará a determinar as nuances de cor que você precisará aplicar a ele para adicionar realismo e credibilidade. Embora não seja uma luz real, é muito importante saber em que direção ela deve vir em relação ao assunto do desenho.
    • O mais simples é aplicar um conjunto de dombres gerados por uma fonte imaginária de luz que viria de muito acima do goblin, com uma leve inclinação à direita ou à esquerda.


  2. Sombra usando um tom de cor um pouco mais escuro que o tom de base. Se a luz precisar vir do topo do duende, aplique a sombra nas "partes baixas". Proteja todas as partes que não serão diretamente afetadas por esta luz. Basta adicionar algumas camadas de pontos espalhados acima e abaixo dos contornos para enfatizar o efeito de sombreamento.
    • Você pode reduzir um pouco o valor do brilho e aumentar um pouco o valor da tonalidade para obter uma boa cor da tonalidade.
    • Nunca use gradientes de cores. Eles pareceriam irreais e são considerados não profissionais. Por outro lado, você pode adicionar um efeito pontilhado para imitar efetivamente gradientes (veja abaixo).


  3. Adicione sombras suaves. Escolha e use um tom um pouco mais claro que a cor base para escurecer, o que trará um efeito de transição entre a escuridão e a luz.


  4. Aplique alguns reflexos de luz. Alguns pontos particulares do elfo são mais esclarecidos que outros pela luz da fonte. Você pode iluminá-los usando tons um pouco mais claros que a cor base. Use esse efeito apenas em pequenas doses, pois elas podem atrair muita atenção.

Parte 6 Usando técnicas mais sofisticadas



  1. Experimente o pontilhamento. É um efeito que dá ao artista a faculdade de representar um deslizamento de terra. Ele permite criar um gradiente falso com apenas algumas cores, alternando a localização do pixel de duas ou mais delas para dar um efeito de transição. A densidade e o posicionamento dos pixels de duas cores diferentes em um determinado padrão podem criar um efeito trompe-l'oeil, brincando com seus vários tons.
    • Os iniciantes usam pontilhamento com muita frequência; portanto, a menos que seja absolutamente necessário, tente levitar.


  2. Exercite-se com recursos de suavização (ou anti-aliasing). O alias de Lanti é uma técnica que permite suavizar linhas e contornos em um desenho de bitmap "diluindo" uma pequena porção com a cor base.
    • Adicione cores intermediárias em torno de uma curva para suavizar. Adicione uma camada de cores intermediárias além e abaixo das bordas de uma curva que deseja suavizar. Se ainda parecer muito fatiado, não hesite em adicionar uma camada de sombra mais clara.
    • Se você deseja que seu elfo se destaque claramente de um plano de fundo colorido, não substitua o contorno pelos contornos.


  3. Aplique o gráfico seletivo. Esse é o termo usado para colorir a plotagem da mesma maneira que uma cor de preenchimento. Isso diminuirá o efeito do "desenho animado" dado ao elfo, porque o contorno de sua periferia parece um pouco mais natural. Tente aplicar uma borda seletiva nas cores que representam a pele, mantendo um contorno clássico para as roupas.
    • Use um tom um pouco mais escuro que a cor base da seção que você está desenhando. Para dar ao duende uma aparência mais natural, use a fonte de luz para clarear as tonalidades da cor ao desenhar as arestas seletivas. Isso é particularmente útil para reproduzir tons de pele ou relevos musculares.
    • O layout tradicional de estrutura de tópicos é válido se o seu duende precisar manter o foco em um plano de fundo relativamente congestionado.

Parte 7 Dê um toque final



  1. Faça seu elfo parecer bem. Dê um passo para trás e observe com cuidado. Procure inconsistências e erros e corrija-os.


  2. Adicione detalhes. Depois de terminar a coloração e o sombreamento, você poderá adicionar alguns detalhes ao seu duende, como escrita, olhos, componentes adicionais e qualquer outra coisa que possa agregar valor. É a atenção aos detalhes que diferencia artistas profissionais e amadores.


  3. Anime seu duende. Se você seguiu as etapas anteriores, obterá um duende simples, mas sem vida. Pode ser uma bela obra de arte, mas se você quiser criar goblins para jogos, precisará animá-los. Isso significa que cada quadro sucessivo de animação conterá seu próprio duende, o que trará uma pequena alteração em comparação com o quadro anterior. A coleção de todos os desenhos dos elfos que constituem uma animação é chamada de "folha de animação".
    • Veja este guia para mais detalhes sobre animações de elfos do Gimp.
    • A criação de animações originais e atraentes é uma das maneiras pelas quais os pixel-artistas confirmados se destacam dos amadores. Uma animação bem feita pode dar uma vida intensa a um elfo com efeitos de tirar o fôlego.


  4. Prepare uma pasta de apresentação. Se você pretende entrar no mundo do desenvolvimento profissional de jogos, precisará estabelecer um registro bem documentado para apresentá-lo a potenciais empregadores. Coloque alguns dos seus melhores elfos e algumas folhas de animação, se os tiver. Inclua também uma variedade de tópicos, cenários, adereços e tudo o que você pode colocar lá.