Como diagnosticar um timoma

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 25 Junho 2024
Anonim
Timoma
Vídeo: Timoma

Contente

Neste artigo: Reconheça os sintomas do timomaDiagnosize o timoma43 Referências

O timo é uma glândula localizada no meio do peito (no esterno) e na frente dos pulmões. Sua principal função é produzir timosinas, hormônios que ajudam na produção e maturação dos glóbulos brancos que podem combater infecções e impedir que atacem as células do corpo (um distúrbio chamado uma doença auto-imune). O timo ajuda a produção de glóbulos brancos até a puberdade, após o que a glândula se estreita e é substituída por tecido adiposo. Timomas são tumores que crescem lentamente a partir do revestimento da glândula e representam 90% dos tumores encontrados lá. Eles são bastante raros, apenas algumas centenas de casos por ano (especialmente entre os 40 e os 60 anos). Aprendendo a reconhecer os sintomas de um timoma e aprendendo sobre o diagnóstico associado a esse distúrbio, você pode descobrir se precisa consultar um médico e esperar os diferentes estágios do diagnóstico.


estágios

Parte 1 Reconhecer sintomas de timoma



  1. Assista uma respiração curta. O tumor pode pressionar contra a traquéia, o que impedirá a circulação normal de ar nos pulmões. Pergunte a si mesmo se você pode ficar sem ar facilmente ou se tem algo preso na garganta que pode fazer você engasgar.
    • Se ocorrer falta de ar após o exercício, observe a presença de um sopro respiratório (um pequeno apito agudo) enquanto você respira. Também pode ser asma.


  2. Observe a presença de tosse. O tumor também pode irritar os pulmões, traquéia e nervos associados ao reflexo da tosse. Observe a presença de tosse crônica por meses ou anos que você não pode aliviar com descongestionantes, esteróides e antibióticos.
    • Se você sofre de refluxo ácido depois de comer alimentos condimentados, gordurosos ou ácidos, também pode causar tosse crônica. Se mudanças na dieta não melhorarem a tosse, pode ser o resultado de um timoma.
    • Se você mora ou viajou para áreas onde a tuberculose está presente ou teve uma tosse crônica, você deve procurar um médico imediatamente se vir sangue no muco ou se tiver suores noturnos. e febre, porque estes são os sinais de tuberculose.



  3. Observe a presença de dor no peito. Por causa do tumor que cresce contra a parede torácica e o coração, você pode ter dores no peito caracterizadas por uma sensação de pressão atrás do esterno que pode machucá-lo ainda mais se você pressioná-lo.
    • Se você sentir dor no peito e sudorese, palpitações (como se seu coração fosse pular do peito), febre ou dor no peito enquanto se movia ou respirava, você pode sentir sofre de doença cardíaca ou pulmonar. Qualquer que seja a causa, você deve consultar seu médico se tiver esses sintomas.


  4. Observe problemas de deglutição. O timo pode crescer e empurrar contra o esôfago, o que pode causar dificuldade em engolir. Pergunte a si mesmo se você tem dificuldade em engolir durante as refeições ou mudou recentemente para uma dieta mais líquida, porque é mais fácil para você. Você pode sentir vontade de se estrangular enquanto engole.



  5. Pese-se. Como o tumor pode se tornar canceroso e se espalhar no corpo (mas ainda é muito raro), você pode notar perda de peso devido ao aumento das necessidades nutricionais do tecido cancerígeno. Verifique o seu peso atual e compare-o com o seu peso antes.
    • Se você notar perda de peso não intencional sem motivo aparente, consulte seu médico. Muitos tipos de câncer apresentam perda de peso entre seus sintomas.


  6. Examine a síndrome da veia cava superior. A veia cava superior é um grande vaso sanguíneo que coleta sangue das veias do cérebro, pescoço, extremidades superiores e tronco superior para redirecioná-lo ao coração. Quando essa veia fica entupida, o sangue sobe nessas áreas em vez de na direção do coração. Isso causa os seguintes sintomas.
    • Inchaço da face, pescoço e parte superior do corpo. Essas áreas também parecerão mais vermelhas.
    • Dilatação das veias na parte superior do corpo. Olhe para as veias de seus braços, mãos e pulsos para ver se elas saem ou se estão inchadas. Geralmente são as linhas pretas que você vê passando pelos braços e mãos.
    • Dores de cabeça devido a veias dilatadas que suprem o cérebro.
    • Tonturas ou tonturas Como o sangue volta na direção oposta, o coração e o cérebro recebem menos oxigênio. Quando o coração bombeia menos sangue para o cérebro ou quando o cérebro não recebe sangue oxigenado suficiente, você fica tonto ou tonto e pode entrar em colapso. Ao se deitar, você alivia a gravidade contra a qual o sangue deve lutar para alcançar o cérebro.


  7. Observe os sintomas que indicam miastenia gravis. Miastenia gravis é a síndrome paraneoplásica mais comum e consiste em sintomas causados ​​por câncer. No caso da miastenia gravis, seu sistema imunológico produz anticorpos que bloqueiam os sinais químicos que movem seus músculos. Isso causa fraqueza muscular em todo o corpo. Entre 30 e 65% das pessoas com timomas também têm miastenia. Aqui estão os sintomas que você deve observar:
    • visão dupla ou difusa
    • as pálpebras que caem
    • dificuldade em engolir comida
    • falta de ar causada por fraqueza dos músculos do peito e diafragma
    • dificuldades em falar


  8. Observe os sintomas da aplasia dos glóbulos vermelhos. Consiste na destruição prematura dos glóbulos vermelhos, que causa os sintomas da anemia (falta de glóbulos vermelhos). Também causa falta de oxigênio no organismo. Esse distúrbio ocorre em aproximadamente 5% dos pacientes com timoma. Aqui estão alguns dos sintomas:
    • dificuldade em respirar
    • fadiga
    • vertigem
    • fraqueza muscular


  9. Observe os sintomas de hipogamaglobulinemia. Isso ocorre quando o corpo reduz a produção de gama globulinas que combatem infecções (anticorpos protéicos). Entre 5 e 10% dos pacientes com timoma desenvolvem hipogamaglobulinemia. Cerca de 10% dos indivíduos com hipogamaglobulinemia têm timoma. Ao mesmo tempo que o timoma, também é possível observar a síndrome de Good. Aqui estão alguns dos sintomas:
    • infecções recorrentes
    • bronquiectasia, que inclui sintomas como tosse crônica, muco com mau cheiro, dificuldade em respirar, sopro no peito, dor no peito, espessamento da carne sob as unhas
    • diarréia crônica
    • Candidíase mucocutânea, uma doença fúngica que causa candidíase oral (presença de nódulos brancos na boca)
    • infecções virais como herpes, citomegalovírus, telhas e doença de Kaposi, um câncer de pele subjacente comumente associado à AIDS

Parte 2 Diagnosticar Timoma



  1. Consulte o seu médico. Ele pedirá que você mostre a ele seu livro de saúde para ter uma idéia do seu histórico. Também fará perguntas com base nos sintomas, incluindo aqueles relacionados à miastenia gravis, aplasia de glóbulos vermelhos e hipogamaglobulinemia. Também pode palpar você procurar um nódulo no meio do pescoço que pode indicar inchaço da glândula.


  2. Faça um exame de sangue Não há exames laboratoriais para o diagnóstico de timoma, mas é possível passar em um exame de sangue para detectar miastenia gravis denominada anticolinesterase AB. Miastenia gravis é um distúrbio comum em indivíduos com timoma e é considerado um indicador confiável antes de passar para testes mais caros. Cerca de 84% dos indivíduos com menos de 40 anos de idade que têm anticolinesterase AB-positiva também apresentam timoma.
    • Antes da operação de ablação do timoma, o médico também podia tratar a miastenia gravis, porque, se não tratada, poderia interferir na anestesia durante o procedimento e causar insuficiência respiratória.


  3. Faça um raio-x Para visualizar o tumor, seu médico pode começar fazendo uma radiografia do tórax. Ele procurará uma massa ou sombra perto do centro do tronco na parte inferior do pescoço. Alguns timomas são pequenos demais para serem detectados em um rádio. Se o seu médico ainda tiver suspeitas ou se uma falha aparecer no rádio, ele poderá solicitar que você faça uma varredura.


  4. Passe um scanner. Uma tomografia computadorizada consiste em imagens detalhadas de vários ângulos da parte inferior do tronco superior. Você pode receber um corante de contraste para remover as estruturas e os vasos sanguíneos do corpo. Essas imagens permitirão ao médico entender melhor as anormalidades presentes, incluindo a presença ou disseminação de um timoma.
    • Se você receber um corante de contraste, também poderá pedir que você beba muitos líquidos para eliminá-lo.


  5. Tenha uma ressonância magnética Uma ressonância magnética usa ondas de rádio e ímãs para produzir uma série de imagens altamente detalhadas do interior da caixa torácica na tela do computador. Um corante de contraste contendo gadolínio é freqüentemente injetado na veia antes da digitalização para obter melhores detalhes. Você pode fazer uma ressonância magnética do tórax para ter uma idéia melhor do timoma ou se for alérgico ao corante de contraste usado na tomografia computadorizada. As imagens produzidas pela ressonância magnética são particularmente úteis para encontrar cânceres que poderiam se espalhar para o cérebro ou medula espinhal.
    • As máquinas de ressonância magnética são muito barulhentas e algumas estão fechadas, o que significa que você terá que esperar, deitado em um longo cilindro fechado.Isso pode lhe dar uma sensação de claustrofobia (medo de espaços confinados).
    • O teste deve levar cerca de uma hora.
    • Se você receber um corante de contraste, também será solicitado que você beba muitos líquidos para removê-lo do seu corpo.


  6. Passe uma PET scan (ou PET scan). É um scanner que utiliza um átomo radioativo em glicose (um tipo de açúcar) que atrai timoma. As células cancerígenas absorvem a substância radioativa e uma câmera especial é usada para obter uma imagem das áreas radioativas do corpo. A imagem obtida não é tão detalhada quanto a de um scanner ou ressonância magnética, mas pode fornecer informações úteis sobre o que está acontecendo em seu corpo. Este teste também permite determinar se o tamanho visível em outras imagens é um tumor ou se se espalhou para outros órgãos.
    • Os médicos geralmente combinam imagens de tomografias e scanners de PET quando procuram a presença de timoma. Isso permite comparar áreas de maior radioatividade na PET scan com as imagens mais detalhadas do scanner.
    • Você receberá uma preparação oral ou uma injeção de glicose radioativa. Você terá que esperar entre meia hora e uma hora para que seu corpo o absorva. Você terá que beber muitos líquidos para eliminá-lo do seu corpo
    • O procedimento leva cerca de meia hora.


  7. Deixe o médico fazer uma biópsia. Usando um scanner ou ultra-som para guiá-lo, ele inserirá uma longa agulha oca no peito e na massa que pode ser um tumor. Ele então pegará uma pequena amostra para examiná-la ao microscópio
    • Se você tomar anticoagulantes (como coumaphthen ou varfarina), seu médico poderá solicitar que você pare de usar anticoagulantes por vários dias antes do procedimento e não beba ou coma 24 horas antes. Se ele decidir colocá-lo sob anestesia geral ou usar um sedativo por via intravenosa, ele também solicitará que você não coma no dia anterior à intervenção.
    • Uma das desvantagens deste teste é que o médico pode não coletar amostra suficiente para fazer um diagnóstico preciso ou para ter uma idéia precisa da extensão do tumor.


  8. Após a cirurgia, solicite uma biópsia do tumor. Às vezes, o médico pode remover o timo sem biópsia se houver evidência suficiente de um tumor (por exemplo, exames laboratoriais ou de imagem). Outras vezes, ele terá que fazer uma biópsia para confirmar o timoma. A amostra é então enviada para um laboratório para confirmar o diagnóstico
    • Os preparativos para o procedimento (sem comer 24 horas antes, etc.) são semelhantes aos da biópsia, com a diferença de que será feita uma incisão na pele para obter acesso ao tumor e removê-lo.


  9. Trate o timoma. O termo "estágio de desenvolvimento" é usado para indicar a extensão da disseminação do tumor para outros órgãos, tecidos e pontos distantes do corpo. É essencial determinar o estágio de desenvolvimento do seu timoma para encontrar o melhor tratamento possível. O sistema Masaoka é geralmente usado para medir a propagação do tumor.
    • O primeiro estágio corresponde a um tumor encapsulado sem invasão microscópica. A remoção cirúrgica é o tratamento preferido.
    • O segundo estágio corresponde a um timoma com invasão macroscópica de gordura ou pleura mediastinal ou invasão microscópica da cápsula. O tratamento geralmente envolve ablação completa com ou sem radioterapia pós-operatória para reduzir o risco de retorno do tumor.
    • O terceiro estágio se desenvolve quando o tumor invade os pulmões, importantes vasos sanguíneos e pericárdio. A remoção cirúrgica completa é necessária ao mesmo tempo que a radioterapia pós-operatória para impedir o retorno do tumor.
    • O quarto estágio (A e B) é o estágio final em que o tumor se espalhou para a pleura e as metástases. O tratamento consiste na citorredução do tumor, seguida de radioterapia e quimioterapia.