Como diluir a tinta acrílica

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 16 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como diluir a tinta acrílica - Conhecimento
Como diluir a tinta acrílica - Conhecimento

Contente

Este artigo: Diluir tintas acrílicas com facilidadeRendar tintas acrílicas curáveis ​​utilizáveisUtilizar tinta acrílica diluída23 Referências

A tinta acrílica é frequentemente usada por artistas. Você pode diluí-lo para alterar sua consistência ou cor para criar efeitos que seriam impossíveis de obter. A aparência das tintas acrílicas diluídas varia. Alguns podem parecer aquarelas ou até pinturas a óleo. Você só precisa entender os métodos básicos de diluição, como reidratar a tinta endurecida e conhecer algumas técnicas de envernizamento, e pode diluir suas tintas acrílicas para uma variedade de efeitos rapidamente!


estágios

Parte 1 Dilua tintas acrílicas facilmente



  1. Prepare um pouco de tinta. Coloque uma pequena quantidade de tinta em um palete. Você também pode usar um recipiente como uma tigela ou uma pequena caixa de plástico. As tintas acrílicas secam após 10 a 30 minutos. Em geral, as tintas de nível profissional levam mais tempo para secar do que as tintas de estudo. Dada a secagem rápida dos acrílicos, quando você sai muito do tubo de cada vez, eles geralmente são desperdiçados, o que pode acabar custando muito.Para evitar desperdício, comece sempre com uma pequena quantidade de tinta e adicione conforme necessário.


  2. Adicione água. Se você quiser apenas diluir levemente a tinta, mergulhe um pincel em água limpa para molhá-la. Se você adicionar muita água, a tinta poderá ficar muito líquida. Se você não adicionar o suficiente, pode não ter quase nenhum efeito. Para diluir significativamente a tinta acrílica, despeje água em um recipiente com a tinta e misture-a com um pincel.
    • Tenha cuidado para misturar a água e a tinta de maneira homogênea. Caso contrário, a tinta poderá formar tortas ou ter uma cor irregular.
    • Mantenha as toalhas de papel à mão para poder limpar os pincéis quando estiver pronto para pintar. Se você molhar demais o pincel ou reter muita umidade depois de lavá-lo para remover uma cor, poderá diluir muito a tinta, o que pode fazer com que ela flua para a pintura.



  3. Adicione um meio para pintar. Adicione um diluente ou retardador de secagem à tinta. Você pode usá-los em vez de água para controlar melhor a diluição da tinta. Você pode comprar um produto pronto para uso em uma loja de arte. Esses produtos diluem a tinta e evitam que ela seque muito rapidamente. Siga sempre as instruções na garrafa para adicionar o retardador de secagem. Em geral, basta adicioná-lo em pequenas quantidades usando um pincel.
    • Os diferentes agentes diluidores reagem de maneira diferente, dependendo de sua composição e do tipo de tinta acrílica utilizada. É aconselhável adicionar o produto aos poucos até obter o efeito desejado.


  4. Verifique a consistência. Teste a consistência da tinta com uma faca de paleta. Use um pedaço de tela vazia ou outra superfície para testar a tinta. Quando você dilui os acrílicos, sua cor e espessura mudam. Depois de diluir uma tinta, leve um pouco dela com uma faca de paleta para ver se a consistência e a cor são adequadas para você.



  5. Adicione um pouco de gesso. Adicione gesso à mistura de tinta e água. É uma cartilha para a superfície em que você pinta com acrílicos. Permite que as tintas acrílicas e o óleo adiram melhor aos tecidos e outras superfícies. Você também pode usá-lo para diluir e aumentar o volume da tinta, que será levemente colorida pelo gesso.
    • Você pode incorporar o gesso na tinta misturando os dois produtos com um pincel limpo. Cuidado, se você adicionar gesso além de água ou outro solvente, a tinta poderá ficar muito líquida.

Parte 2 Tornando utilizáveis ​​as tintas acrílicas endurecidas



  1. Identifique a tinta recuperável. Se tiver endurecido completamente, você não poderá diluí-lo, mas se tiver tinta ainda um pouco grudenta ou macia, poderá torná-lo utilizável. Você pode pressionar um dedo ou tocar nele com um pincel ou uma faca de paleta para determinar sua condição.
    • Se a tinta for particularmente forte, pressione-a firmemente com um dedo, a alça de um pincel ou uma faca de paleta. Se você deixar um buraco, há uma boa chance de trazer a pintura de volta à vida.


  2. Use uma faca de paleta. Se você notar que sua tinta acrílica começou a solidificar e é difícil de aplicar, ainda é possível melhorá-la para poder usá-la. Adicione água ou um diluente à tinta e trabalhe vigorosamente com uma faca de paleta para incorporar o produto. Você deve segurar a faca firmemente para esse método. Pode ser necessário misturar a tinta vigorosamente e, se você deixar cair a faca coberta com tinta no chão, corre o risco de colocá-la em qualquer lugar!
    • Pode ser mais fácil misturar a tinta se você colocar o palete em uma superfície sólida. Segure-o com firmeza, pois sua superfície lisa pode deslizar para fora da superfície de trabalho enquanto você esmaga a tinta com a faca.


  3. Moa a tinta com muita força. Se, quando você pressionou a pintura com um objeto, percebeu que era muito dura, mas ainda levemente maleável, talvez não seja possível amolecê-la como faria em outros casos. Deve ser moído com uma faca de paleta para incorporar água.
    • Essa ação força a água a passar pelas partes mais grossas e sólidas da tinta. Se você não notar nenhuma alteração na consistência após alguns minutos, a tinta provavelmente está muito seca para ser reutilizada.

Parte 3 Use tinta acrílica diluída



  1. Conheça os limites de suas pinturas. O material artístico pode ser muito caro e, no começo, é provável que você compre tintas acrílicas. São os que custam menos, mas também os que cobrem a menor superfície e cuja cor muda mais seca. As tintas de nível profissional têm um maior conteúdo de pigmento, uma gama de cores mais ampla e mudam menos de cor quando secam.
    • As tintas acrílicas estudadas não são necessariamente menos úteis ou piores que as de qualidade profissional. Eles são excelentes para grandes projetos que exigem uma grande quantidade de tinta ou para pintar subcamadas que não serão vistas no final.


  2. Considere as restrições do lacrílico. Além de seu curto tempo de secagem, existem muitos outros fatores a serem considerados na escolha de tintas acrílicas. Em geral, é possível reidratar as tintas acrílicas com água do momento que não está completamente seca, mas você não pode fazê-lo quando estiver completamente seca.
    • É importante levar esse fator em consideração, porque se você quiser usar uma técnica de remoção de tinta do substrato, como faria com goma arábica e aquarelas, não poderá usar tintas acrílicas. Depois de aplicar uma camada de tinta acrílica e ela estiver seca, não será possível reidratá-la.


  3. Trabalhe a cor e o efeito. Pratique a criação das cores e efeitos desejados. É possível obter muitos estilos diferentes com tintas acrílicas. Você pode usá-los para criar obras semelhantes às aquarelas ou até para pinturas a óleo de grande requinte. No entanto, você terá que fazer muitos experimentos. As tintas acrílicas têm diferentes composições e cada uma tem propriedades particulares.
    • Com a experiência, você certamente aprenderá o quanto de uma tinta específica precisará ser diluída para obter a cor desejada. Para adquirir essa habilidade, observe o processo que você seguiu para obter uma cor particularmente bem-sucedida diluindo a tinta.
    • As tintas acrílicas mais comuns (provavelmente as que você usa) têm um acabamento acetinado, também chamado de semi-fosco. Outras tintas acrílicas comuns são aquelas com acabamento brilhante ou fosco.


  4. Faça lavagem acrílica. Você pode pintar sobre essas camadas. Se você diluir a tinta acrílica o suficiente para obter a consistência de aquarela, poderá aplicá-la na tela para criar um plano de fundo. Depois que a lavagem estiver seca, você poderá pintá-la livremente.
    • Na maioria dos casos, a tinta acrílica não é solúvel depois de seca. Isso significa que você pode pintar sobre a lavagem de acrílico sem que a tinta pingue ou babe.


  5. Misture cores. Você pode misturar tintas acrílicas sem problemas. Trabalhe em sua teoria das cores e pratique a mistura com tintas baratas enquanto domina a técnica. Como essas tintas secam rapidamente, se você hesitar em misturá-las ou demorar muito, elas podem endurecer antes de aplicá-las na tela.
    • Você pode desacelerar a secagem misturando as tintas em um pedaço de papel ou papelão molhado. Se você usar um palete de plástico, considere pulverizar água na tinta.


  6. Faça linhas nítidas. Use fita adesiva para criar bordas afiadas. A tinta acrílica é ideal para fraldas, principalmente porque não reage à umidade ou a outras aplicações de tinta quando está seca. Se você deseja pintar sobre uma lavagem ou um fundo lacado, pode obter linhas limpas aplicando fita adesiva nas partes que deseja delinear.
    • A fita adesiva protegerá a tinta na qual é aplicada com a segunda camada de tinta. Além disso, há poucas chances de a fita rasgar a tinta quando você a tira do papel.