Como reduzir o consumo de combustível

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 16 Junho 2021
Data De Atualização: 19 Junho 2024
Anonim
Como reduzir o consumo de combustível - Conhecimento
Como reduzir o consumo de combustível - Conhecimento

Contente

O é um wiki, o que significa que muitos artigos são escritos por vários autores. Para criar este artigo, 64 pessoas, algumas anônimas, participaram de sua edição e aprimoramento ao longo do tempo.



  • 2 Ilumine o seu carro. Ilumine o seu carro de acordo com as suas necessidades. O peso é uma das principais causas de perda de energia cinética em carros não híbridos. Exceto por suas compras, evite embarcar em excesso de peso. Se você não usar alguns assentos, remova-os. Se você usar o peito como um espaço de armazenamento para coisas pesadas, encontre outro lugar para elas. Um excesso de peso de 45 kg aumenta o consumo de combustível em 1 a 2%: esse aspecto do peso é ainda mais importante nos carros do tipo stop-and-go. Se estiver dirigindo principalmente na estrada, ele joga pouco: uma vez que o carro atinge a velocidade de cruzeiro, apenas interfere na resistência do ar. É inútil remover as coisas que você serve com freqüência; pelo contrário, verifique se eles estão no carro e são facilmente acessíveis, pois todo o benefício que você poderia obter ao removê-los seria cancelado se você tivesse que retornar a eles.



  • 3 Quando você encher o tanque, encha-o apenas pela metade e role até a barra de um quarto do tanque. Abaixo, vá para a bomba. 30 litros representam um excesso de peso de 22 kg.


  • 4 Dirija devagar. Quanto mais rápido você dirige, mais seu motor consome para superar a resistência do ar. No entanto, dirigir rápido pode reduzir o consumo de combustível em 33% (outros fatores além da resistência do ar são inferiores a 90 km / h, portanto, você não tem certeza se deseja economizar dinheiro você dirige devagar, mas o consumo de combustível aumenta rapidamente além dessa velocidade). É tudo sobre dosagem.


  • 5 Use seu controle de cruzeiro. Na maioria dos casos, o uso de um controle de cruzeiro economiza combustível.



  • 6 Os motores são mais eficientes com um fluxo de ar moderadamente alto (gases) e a uma rpm (rpm) levemente alta (para motores pequenos e médios, geralmente é entre 4.000 e 5.000 rotações / minutos). Em uma caixa de velocidades manual, conduza com uma relação estreita, o que significa que, em muito pouco tempo, você passa do 1º para o 5º ignorando os relatórios. Por exemplo, suba para 70 km / h com o 2º, depois vá diretamente para o 4º (sem passar pelo 3º) ou até o 5º. No entanto, se você está na 5ª e precisa pressionar o acelerador para manter a velocidade, foi rápido demais: deve estar na 4ª!


  • 7 Planeje suas viagens. Evite estradas com muitas luzes, muitas curvas e muito tráfego. Se possível, use a estrada sempre que puder.


  • 8 Evite frear. A frenagem é um desperdício de combustível, uma vez que usamos a gasolina para nada, então, para recuperar a velocidade, consumimos mais combustível. Todo esse consumo excessivo poderia ter sido evitado ao dirigir a uma velocidade constante. Na cidade, olhe para frente e preveja qualquer sinal vermelho ou engarrafamento levantando o pé.


  • 9 Tenha pneus devidamente inflados. Pneus bem inflados podem reduzir o consumo de combustível em até 3%. Seus pneus esvaziam regularmente e, quando estão frios (por exemplo, no inverno), a pressão diminui devido à contração térmica do ar. Portanto, é recomendável que os pneus sejam verificados pelo menos uma vez por mês, melhor a cada semana. Se os pneus estiverem cheios corretamente, evitará o desgaste desigual do piso. Algumas estações de serviço fornecem compressores que param a uma certa pressão (para maior segurança, usando um dispositivo pequeno, meça a pressão). Existem válvulas de inflação que não precisam ser removidas: apenas certifique-se de que não estejam sujas ou danificadas. A pressão recomendada pelo fabricante é sempre para pneus frios; coloque cerca de 0,3 bar a mais se você já tiver rolado. Para a pressão, siga as recomendações do fabricante do carro, não as indicadas no pneu (após minha experiência com carros e caminhões, a pressão recomendada pelo fabricante é válida apenas nos pneus originais). Um pneu que está muito cheio pode explodir e um pneu que não está cheio o suficiente é perigoso e consome demais. Portanto, siga as instruções de inflação na beirada das portas.


  • 10 Defina seu motor também. Um motor bem ajustado fornece a potência máxima e pode melhorar significativamente a eficiência energética. No entanto, tenha cuidado, porque muitos dispositivos de controle podem atrapalhar os parâmetros


  • 11 Verifique o estado do filtro de ar. Um filtro sujo aumenta o consumo de combustível ou pode fazer com que o motor fique ocioso. A condução frequente em estradas de terra pode obstruir o filtro de ar; portanto, evite essas áreas, se puder!


  • 12 Substitua o filtro de combustível de acordo com a programação recomendada pelo fabricante. Essa é uma boa precaução para melhorar a eficiência de combustível do seu veículo.


  • 13 Evite andar com o motor de arranque. Rolar com o motor de partida aumenta muito o consumo de combustível do veículo. A melhor maneira de aquecer um motor é dirigir seu carro lentamente até atingir a temperatura operacional.


  • 14 Evite usar o ar-condicionado com um carro para parar e ir, porque na cidade ele força o motor a trabalhar mais e, portanto, a consumir mais combustível. No entanto, estudos mostram que na estrada, um carro consome menos com o ar condicionado e as janelas elevadas. De fato, a penetração no ar é melhor e, portanto, economiza combustível, mesmo com o ar condicionado em trânsito.


  • 15 Encontre a "velocidade ideal" do seu carro. Alguns carros têm melhor desempenho em determinadas velocidades, geralmente em torno de 80 km / h. A "velocidade ideal" do seu carro é a velocidade mínima na qual seu veículo pode andar com a marcha mais alta sem problemas (observe o seu tacômetro!). Por exemplo, a maioria dos jipes Cherokee oferece melhor a 90 km / h, o Toyota 4Runner a 80 km / h Encontre a "velocidade ideal" do seu veículo e conduza em conformidade.


  • 16 Prefira óleos sintéticos que permitam uma redução de combustível de 5%. Alguns argumentam que esse tipo de óleo é menos motor de força e também é lubrificante. Siga as recomendações do fabricante para tempos de drenagem. Se você prolongar os intervalos de drenagem, seu motor sofrerá e toda a economia de combustível obtida será cancelada porque o óleo não lubrifica bem. Se você pode usar óleos sintéticos, escolha o óleo mais leve possível, por exemplo, use o 5W-30 em vez do 15W-50.


  • 17 Ao trocar seu óleo (sintético ou mineral), use um aditivo de óleo sintético. Isso pode reduzir o consumo de combustível em até 15% se você seguir as instruções e condições de uso do fabricante. Não me parece que um aditivo ao óleo do motor faça com que o motor funcione melhor e torne o óleo menos viscoso: não economiza muito combustível.


  • 18 Se o seu carro tiver uma transmissão automática com ultrapassagem, verifique se a transmissão automática está ativa, exceto para reboque pesado. A ultrapassagem é ativada por padrão na posição "D" da maioria das alavancas de marchas. Muitos carros têm botões na alavanca que permitem desativá-lo. Não o desligue, exceto em circunstâncias específicas, como travagem em declive, ou se você deseja um passeio suave nas costelas. O overdrive permite economizar combustível em altas velocidades com melhor eficiência de combustível - o motor é mais eficiente (menos perda de desapego, etc.)


  • 19 Observe e antecipe as luzes vermelhas. Parar e iniciar são sempre fases que exigem muito combustível.


  • 20 Em um estacionamento, não circule em círculos e procure um local próximo à entrada da loja. Procure diretamente um lugar na metade vazia do estacionamento. Muitas pessoas consomem muito gás para querer encontrar um lugar próximo.


  • 21 Mantenha um registro do número de quilômetros que você faz (o medidor principal) e a quantidade de combustível que você coloca (incluindo pequenos passes para a bomba). Coloque todos esses números em uma planilha. Então, você saberá tudo - todos os outros métodos são imprecisos - sobre o consumo de combustível: economizando, gastando ou apenas querendo detectar falhas defeituosas da bomba de combustível ou faltando quilômetros com o odômetro diário que você obterá cuidou da redefinição.


  • 22 Mantenha sempre uma distância segura! Não fure no pára-choques do carro à sua frente. Se você estiver muito perto, você multiplicará a frenagem e a partida. Relaxe! Coloque alguma distância. Se você estiver 100 metros atrás, poderá dirigir na mesma velocidade que o carro à sua frente. Além disso, permite que você reaja melhor. Ao frear na sua frente, você pode prever até um incêndio ficando verde ou vermelho: em qualquer caso, sua direção é mais flexível. Em uma faixa múltipla e perto de um incêndio, você pode dobrar na frente do carro na frente porque tem velocidade e ele deve reiniciar a partir da parada.


  • 23 Limite ocioso. Por exemplo, em clima frio, o aquecimento do motor não deve exceder 30 segundos. Este tempo é suficiente para garantir a lubrificação do motor. Como regra geral, se você puder evitar 10 segundos de marcha lenta, economizará combustível desligando o motor e reiniciando. No entanto, essa prática pode levar ao desgaste prematuro do estrangulador e do acionador de partida.


  • 24 Opte pelos pneus mais estreitos com base no seu estilo de condução e requisitos. Os pneus estreitos têm um piso mais estreito, melhorando a aerodinâmica. No entanto, pneus estreitos oferecem menos tração (é por isso que os carros de corrida têm pneus largos). Não use um pneu incompatível com as rodas e não monte rodas pequenas, a menos que o fabricante permita.


  • 25 Selecione borrachas suaves. Isso permite uma ótima economia de combustível (no entanto, essa economia não será nada se você substituir seus pneus velhos ainda bons por esses pneus novos, aguarde para substituí-los!)


  • 26 Escolha as relações de transmissão certas para o seu motor, seu modo de transmissão e seus hábitos de direção. Se você viaja frequentemente na estrada e não carrega cargas pesadas, tente encontrar a melhor relação potência / consumo. Em motores pequenos, tome cuidado para não subir muito além dessa proporção, pois eles trabalhariam muito e poderiam até ser danificados. Alguns fabricantes oferecem um relatório adicional em suas caixas de velocidades.


  • 27 Nos carros com injeção de diesel, verifique se o turbo, compressor, injetores e catalisadores estão em boas condições. Se a "luz de aviso do motor" no painel de instrumentos acender, há um problema com um desses componentes. Um sensor de oxigênio danificado pode resultar em uma mistura de combustível muito rica, aumentando seu consumo de combustível em pelo menos 20%. publicidade
  • dicas

    • Seu consumo de combustível depende muito dos seus hábitos de direção. Dirija sem problemas e você verá a diferença!
    • Ao comprar um carro, compare os diferentes consumos anunciados.
    • Se você costuma ficar preso no trânsito durante o horário de pico, tente encontrar algo para fazer perto do local de trabalho enquanto aguarda o trânsito diminuir, em vez de querer ir para casa.
    • Tente mudar suas viagens nos horários de menor movimento em termos de tráfego. Isso também terá um impacto na sua saúde, reduzindo significativamente o estresse.
    • Ao iniciar o motor uma vez por semana, você evitará a formação de escala. Você pode fazer isso nas rampas de alta velocidade ou quando dobrar um carro.
    • Veículos de efeito terrestre, kits aerodinâmicos e outros espumantes (como spoilers traseiros) são todos sistemas que aumentam a penetração do carro, reduzindo o consumo de combustível. Muitas vezes, essas peças têm apenas valor estético e não melhoram o consumo. Da mesma forma, coloque defletores ou caixas aerodinâmicas no telhado para reduzir a área de penetração.Isso reduzirá a área frontal e, portanto, menos atrito.
    • Tente estacionar no meio da área de corrida do seu dia e caminhar. Isso evitará que você procure um novo local a cada vez e evitará esses pequenos ralenti com muita fome de combustível ... e você terá um pouco de exercício!
    • As caixas manuais têm um melhor desempenho no lado do combustível, o ganho pode subir até 15% no trem de treinamento, enquanto as caixas automáticas podem consumir até 20% a mais por causa de perdas parasitárias.
    • Nos carros com opção de direção "ativa" ou "normal", a opção de "modo de direção" altera a curva de resposta do acelerador. No modo "Eco", quando você pressiona o acelerador, você tem energia suficiente para iniciar, enquanto no modo "normal", você tem mais energia e seu carro fica mais nervoso.
    • Se o seu carro estiver equipado com uma barra de tejadilho, retire-o se não o utilizar. Se não sair completamente, remova pelo menos as barras transversais para reduzir a resistência do ar.
    • Evite o drive-in. Você consome combustível enquanto está ocioso. Pare o carro e faça o pedido dentro
    • Se você tiver um veículo motorizado, coloque um excesso de peso no porta-malas para melhorar a aderência no inverno. Você consumirá um pouco mais, mas a segurança de seus passageiros e bens vale bem a pena um leve consumo excessivo. Não se esqueça de remover o excesso de peso assim que o inverno acabar!
    • Cuidado com esses limpadores de injetores vendidos em lojas de peças como aditivos de combustível que podem danificar os injetores de veículos mais antigos.
    • Em nossa busca pela economia de combustível, chegamos à conclusão de que o gerenciamento do motor é o elemento central: você precisa saber como ouvir o motor. O ar condicionado, a aceleração e sua velocidade, é claro, podem afetar a potência do seu veículo, mas eles não são indicadores racionais. Aprenda a controlar a velocidade do seu motor (com o contador de voltas). É como quando você está tentando poupar seu coração, adaptando-se a ele. Você descobrirá que cada carro tem dietas adequadas e outras não. Para dar o meu exemplo, quando meu motor estava funcionando a mais de 3000 rotações / minuto, percebi que acelerava desnecessariamente durante os pequenos relatórios. Então olhei para cima e deixei o motor encontrar sua velocidade, mas a uma velocidade mais baixa. Quanto menor a velocidade, menos o motor força e, portanto, DIRETAMENTE, menos você consome. Como medir a velocidade de um veículo? A maioria dos carros possui um medidor, geralmente localizado à esquerda do velocímetro, chamado de conta-rotações ou tacômetro. Ele mede a velocidade do seu motor em um horário específico e, se a agulha estiver entre 2 e 3, significa que você gira a 2.500 rpm. Pessoalmente, meu carro funciona melhor entre 2000 e 3000 rotações / minuto. Especificamente, tento chegar o mais longe possível abaixo das 2000 rpm e nunca supero as 2700 rotações / minuto, exceto quando atravesso uma ladeira ou reinicio em um incêndio. Tento não exceder 65 km / h, mas nem sempre. Percebi que podia dirigir na cidade a 80-90 km / h (em alguns países, não podemos exceder 50 km / h) e 100 km / h na estrada, mantendo-se 2500 rotações / minuto. Depende de você encontrar o seu regime de cruzeiro e talvez você faça mais milhas com um total! ! :)
    • Alguns carros com transmissão automática possuem um câmbio no qual você pode ver um 4 e um D na mesma linha. Muitas pessoas estão enganadas e permanecem na posição D em vez de 4: nem é preciso dizer que o consumo de gasolina explode!
    • Em um veículo híbrido, a regeneração gera muito menos energia do que uma aceleração requer. Se você deseja percorrer mais quilômetros e evitar a frenagem regenerativa, basta pressionar o acelerador para impedir que a regeneração entre.
    • Se você possui um 4x4, na direção normal, dirija no modo de tração nas duas rodas, porque usa menos combustível do que no modo de tração nas quatro rodas. Desative a tração nas quatro rodas para reduzir a inércia. Quanto mais partes móveis em ação, maior desgaste e, portanto, menos eficiência.
    • Apesar do que se pode ler ou ouvir sobre a economia de combustível de carros com transmissão automática (mesmo de agências oficiais de proteção ambiental), não é o caso. Em outras palavras, em sua busca pela economia de combustível, lembre-se de que uma transmissão automática nunca será tão boa quanto uma caixa de câmbio manual. Pelo menos não antes dos carros dirigirem sozinhos!
    • Na cidade, um veículo híbrido parece ser a solução econômica e ecológica correta. Pense nisso!
    • Na fila de um drive-in, um posto de gasolina, não deixe o motor funcionar. Pare e reinicie quando a fila avança.
    • Com uma transmissão automática, você pode reduzir o consumo de combustível em um sinal vermelho, colocando-se em uma posição neutra. No entanto, muitas alterações entre "N" e "D" podem aumentar o desgaste da sua transmissão; portanto, evite usar a posição "N" por curtos tempos de espera.

    avisos

    • Recomenda-se manter uma distância de segurança de 3 segundos (ou duas linhas na berma da estrada) para evitar qualquer perigo, especialmente se ele estiver escondido pelo veículo à sua frente.
    • Dirigir devagar na estrada pode ser perigoso. Dependendo do país, há uma velocidade mínima que deve ser respeitada, a menos que você esteja com dificuldades (neste caso, ignição de luzes de emergência).
    • Não dirija muito perto do veículo à sua frente, é sempre perigoso; "pau", ainda mais. Dirigir muito perto de outro carro pode ter conseqüências legais infelizes no caso de um acidente. Outros perigos estão esperando por você: uma frenagem brutal, uma bateria de parada, desviar para evitar um obstáculo na estrada, rolar sobre um obstáculo para o qual seu veículo não tem uma distância ao solo suficiente, para projetar no arejar os detritos que estão na estrada, sofrer um acidente. Sempre mantenha distância.
    • Tenha cuidado ao usar certos aditivos de óleo, alguns podem invalidar a garantia. Leia as recomendações na parte de trás da embalagem antes de usá-las ou consulte o fabricante do seu veículo.
    • Cuidado com os "hacks" e outras alterações aparentemente menores, mas impactantes, no seu veículo. Eles cancelam a garantia primeiro e, acima de tudo, certamente podem economizar combustível, mas podem danificar especialmente algumas partes do seu motor.
    • Cuidado com soluções milagrosas e depoimentos falsos sobre economias incríveis. Os ímãs milagrosos e outros gadgets incríveis, desacreditados nos anos 70, estão de volta para enganar a nova geração.
    Obtido em "https://fr.m..com/index.php?title=reducing-seat-consumption&oldid=233197"