Como disciplinar seu cabelo

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como disciplinar o cabelo com frizz por Marcos Proença
Vídeo: Como disciplinar o cabelo com frizz por Marcos Proença

Contente

Neste artigo: Regular o cabelo com uma força oleosaL iluminar o cabelo encaracoladoCuidar do cabelo33 Referências

Se seu cabelo parecer perfeito em um dia e impossível de modelar no dia seguinte, provavelmente eles precisarão de cuidados especiais. Disciplinar seu cabelo requer conhecer a natureza e adotar os gestos de cuidado certos. É inútil você se arruinar em produtos caros. Soluções simples estão à sua disposição para embelezar e disciplinar seus cabelos.


estágios

Parte 1 Regule o cabelo com uma tendência a oleosa



  1. Lave o cabelo apenas a cada dois ou três dias. Se o seu cabelo é oleoso, a lavagem diária piora a situação. De fato, uma lavagem frequente ataca o couro cabeludo. Em seguida, ele reage aumentando a produção de sebo, o que o força a lavar o cabelo novamente e cria um círculo vicioso. Além disso, os shampoos eliminam os óleos protetores naturalmente presentes no cabelo, que danificam a fibra capilar.
    • Cada cabelo é diferente, não existe uma rotina de cabelos. A frequência de lavagem depende da tendência do seu couro cabeludo a diminuir. Pode ser diferente se você estiver sob estresse ou sujeito a alterações hormonais. Se o couro cabeludo estiver muito oleoso, comece com uma lavagem diária com um xampu suave e purificador. Se você tomá-lo a cada dois a três dias, pode lavar o cabelo a cada três a quatro dias.
    • Reduza gradualmente a frequência de lavagem para regular a produção de sebo e tomar as ações corretas. Observe que o período de transição pode ser difícil porque as raízes ficarão gordas entre as lavagens. Lute contra a vontade de lavar o cabelo para dar tempo de se adaptar.
    • Certifique-se de usar um xampu suave adequado para uso frequente. Escolha fórmulas que não contenham agentes químicos, como silicones ou derivados de sulfato. De fato, essas substâncias sufocam os cabelos e atacam o couro cabeludo.



  2. Aplique um condicionador. Se suas pontas estiverem secas enquanto suas raízes estiverem se recuperando rapidamente, você terá cabelos misturados. Nesse caso, aplique um condicionador de avelã nas pontas e possivelmente nos comprimentos. Espalhe o produto com os dedos nos cabelos lavados e ainda úmidos. Deixe agir e enxágue abundantemente.
    • Se o seu cabelo estiver cheio de água, o tratamento após o shampoo será menos eficaz. Portanto, é melhor absorver o excesso de água com uma toalha de algodão antes de aplicar o produto. Para aumentar a penetração na fibra capilar, você pode enrolar os comprimentos em uma toalha quente.


  3. Evite manusear o cabelo. Quando você coloca as mãos no cabelo, suja-as mais rapidamente e promove a disseminação do sebo por todo o cabelo. Além disso, você deposita a gordura presente nos dedos diretamente no cabelo. Lute contra a mania de tocar seu cabelo. Ao tomar consciência desse gesto e procurar levitar, você não o fará.



  4. Experimente o shampoo seco. Esta solução permite lavagens, o que é ideal se você deseja reduzi-las. Se você tem cabelos oleosos, borrife uma fina camada de xampu seco nas raízes. Massageie suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Deixe agir por dez minutos e remova o produto com uma escova limpa. Observe que o xampu seco é apenas uma solução de solução de problemas que deve ser usada sem excesso. De fato, corre o risco de sufocar o couro cabeludo e agravar a produção de sebo.
    • Lembre-se de terminar a sua lavagem com uma lavagem com vinagre de cidra. Este produto, natural e barato, tem muitos benefícios para cabelos oleosos. Ele reequilibra o pH do couro cabeludo, aperta a escama do cabelo e faz o cabelo brilhar. Você pode enxaguar depois de alguns minutos. No entanto, isso não é necessário porque o vinagre dá um cabelo bonito e seu cheiro desaparece.


  5. Adote os gestos de escovação certos. Para desembaraçar o cabelo, escove suavemente da raiz às pontas sem tocar no couro cabeludo. Isso ajuda a distribuir melhor os óleos protetores dos cabelos e a deixá-los mais brilhantes e saudáveis. Para dar volume ao cabelo, vire a cabeça para frente. Se o cabelo estiver embaraçado, remova primeiro os nós nas pontas e suba gradualmente. Para limitar a quebra e a possível dor, segure o cabelo com uma mão e escove a outra.
    • Escove o cabelo apenas quando estiver seco. De fato, o cabelo molhado é mais sensível à quebra.
    • Encontre a rotina de escovação adequada para o seu cabelo, levando em consideração a espessura, a natureza e a tendência a se misturar. A escovação diária geralmente é suficiente para limpar e manter o cabelo. Se o seu cabelo for oleoso, limite a escovação, pois pode ser agressivo. Por outro lado, se o seu cabelo está seco e tende a se misturar, escove com mais frequência, com cuidado e cuidado. Use também as ferramentas certas. Prefira pincéis com cerdas macias e naturais. Para cabelos grossos, use um pente de dentes largos.


  6. Limite o uso de produtos de estilo. Géis, mousses e cremes são produtos que permitem apenas uma melhoria temporária da aparência do seu cabelo. A longo prazo, seus resíduos se acumulam no couro cabeludo. Eles sufocam e retardam, o que seca o cabelo e estimula as glândulas sebáceas. Portanto, é melhor usar esses produtos com moderação e reservá-los em ocasiões especiais.

Parte 2 Cabelos cacheados lisos



  1. Prepare um cuidado com óleo quente. Um tratamento semanal com óleo quente ajuda a disciplinar os cabelos encaracolados, dando-lhes força, brilho e suavidade. Além disso, o aquecimento do óleo melhora a penetração de ativos.
    • Aqueça o óleo vegetal em banho-maria, tomando cuidado para não fervê-lo. Escolha óleos leves, como azeite, abacate, amêndoa doce ou coco. Eles são excelentes para nutrir e embelezar os cabelos.
    • Adicione uma colher de chá de mel por suas propriedades hidratantes e calmantes. A glicerina também possui propriedades emolientes poderosas, mas não é solúvel em gordura.
    • Misture os ingredientes. Umedeça o cabelo e cubra-o com o banho de óleo. Massageie o couro cabeludo e enfatize os comprimentos e as pontas.
    • Deixe agir por pelo menos 30 minutos, mas você pode manter o banho por até duas horas. Você pode enrolar o cabelo com um filme de comida ou em uma touca de banho para evitar que a mistura goteje. Em seguida, lave o cabelo com o shampoo habitual.


  2. Prenda o cabelo com uma pinça. Prefira pinças planas de um certo comprimento ou tipo pelicano. Eles são realmente longos o suficiente para alisar o cabelo sem deixar marcas. Deslize o alicate na parte do cabelo que deseja alisar. Deixe o cabelo secar ao ar livre ou use um secador de cabelo. Esta operação ajuda a suavizar as ondulações e disciplinar o cabelo. Para relaxar o cabelo ao longo do comprimento, você pode optar pela técnica de envoltório. Ele literalmente visa enrolar os cabelos ao redor do crânio, fixando-os gradualmente com um alicate. o envoltório transversaluma variante mais simples consiste em separar o cabelo em duas partes e pressionar as mechas no lado oposto do crânio. Realize seu envoltório todas as noites antes de ir para a cama. Essas técnicas são particularmente eficazes em cabelos ondulados.


  3. Alise seu cabelo com um ferro de passar. Esta técnica, simples e popular, funciona para todos os tipos de cabelos encaracolados. No entanto, o calor do ferro danifica a fibra capilar. Portanto, é imperativo proteger seu cabelo com antecedência.
    • Para alisar os cabelos com um ferro de passar, lave-os primeiro com um xampu suave. Aplique também o seu condicionador nos comprimentos e extremidades. Você pode optar por um produto com uma ação de suavização.
    • Deixe o cabelo secar ou use um secador de cabelo a baixa temperatura.
    • Aplique uma pequena quantidade de produto modelador Leave-in nas raízes e comprimentos ainda ligeiramente molhados. Este cuidado sem enxaguar as bainhas dos cabelos, alisa a fibra capilar e ajuda a desembaraçar. Também possui uma função termoprotetora.
    • Desembaraçar o cabelo com um pente de dentes largos.
    • Termine de secar o cabelo. De fato, aplicar o ferro no cabelo molhado os danifica mais. Se você usar um secador de cabelo, não aponte para o couro cabeludo.
    • Aplique um cuidado termoprotetor em seus comprimentos insistindo nos pontos, porque eles são mais sensíveis ao calor. Observe que existem alguns produtos auxiliares de alisamento que também possuem uma ação termoprotetora.
    • Alise o cabelo com mecha, certificando-se de não aplicar o ferro por muito tempo, com o risco de queimar a fibra capilar.


  4. Adapte a frequência de suavização ao método usado. Tratamentos químicos e térmicos danificam seu cabelo. De fato, sua eficácia é baseada no fato de que quebram as proteínas do cabelo. A longo prazo, a fibra fica seca, quebradiça e difícil de reparar. O uso de produtos termoprotetores reduz esses efeitos nocivos, mas eles deixam resíduos nos cabelos, os mancham e os secam. Além disso, se o seu cabelo é naturalmente encaracolado ou encaracolado, não é possível alisá-lo permanentemente sem danificá-lo. Não alise o cabelo mais de uma vez por semana. Se eles já estiverem danificados ou frágeis, prefira métodos de suavização sem recorrer ao calor.
    • Para encontrar seus cachos após uma suavização, lave os cabelos e redesenha-os com os dedos. Pare de usar dispositivos de aquecimento e adote uma rotina capilar adequada. Observe que a alternância entre suavizações agressivas e loops naturais danifica o cabelo. Saiba também que, uma vez que os cabelos danificados pelo calor, apenas um novo crescimento permitirá que você encontre o seu cabelo de origem.

Parte 3 Cuidando do cabelo dela



  1. Encontre sua rotina de cuidados com os cabelos. Mesmo se houver tipos de cabelos e cuidados específicos, cada cabelo é único. Por exemplo, seu estilo de vida ou sua tolerância a certas substâncias são fatores a serem considerados no cuidado com os cabelos. Comece aceitando seu cabelo como ele é naturalmente. Por algumas semanas, não aplique nenhum tratamento e apenas lave-o. Deixe-os secar ao ar e pintar apenas uma vez completamente secos. Esse retorno a um cuidado minimalista permitirá que você conheça melhor a natureza e o estado do seu cabelo.
    • Se as tendências da moda do cabelo mudarem, sua beleza natural permanece. Não ceda aos modos que o forçam a atacar seu cabelo.
    • Disciplinar seu cabelo é uma questão de manutenção e respeito à sua natureza. Não se trata de alisar a todo custo cabelos encaracolados ou, inversamente, de enrolar cabelos pouco ondulados.


  2. Corte as pontas regularmente. Dependendo da velocidade do crescimento e das condições do seu cabelo, corte as pontas a cada três a seis meses. Se essa ação não acelera o crescimento do cabelo, evita a formação de garfos e ajuda a manter o cabelo saudável e bonito. Além disso, se desejar, aproveite a oportunidade para criar um novo penteado. Peça conselhos ao seu cabeleireiro para encontrar o seu estilo e aprender as coisas certas.


  3. Seque o cabelo o máximo possível. O secador de cabelo é um dispositivo útil, mas o calor seca o cabelo e danifica sua superfície. Para secar o cabelo rapidamente e sem danificá-lo, torça-o cuidadosamente após o banho e passe-o com uma toalha absorvente. Evite esfregar a toalha no cabelo, pois pode danificar a escama e criar frizz. Em seguida, deixe o cabelo secar ao ar.


  4. Evite aparelhos de aquecimento. Para manter o cabelo saudável e brilhante, é melhor evitar tratamentos térmicos. De fato, o calor elimina o filme hidrolipídico externo, destruindo assim o envelope protetor dos cabelos. Isso causa vazamento de água e proteínas internas, tornando o cabelo opaco e quebradiço.
    • Além do secador de cabelo, o uso sistemático de um alisador de cabelo destrói irreparavelmente o cabelo. Use esses dispositivos apenas ocasionalmente, certificando-se de proteger seu cabelo com antecedência.
    • Lave o cabelo com água morna. Se eles forem oleosos e sufocados pelos resíduos do produto, use água quente para remover o excesso de óleo e impurezas. Finalize a lavagem com um enxágüe com água fresca para fechar a escama do cabelo e deixá-lo brilhar.
    • Seque o cabelo ao ar. Se você usar um secador de cabelo, ajuste-o para uma temperatura baixa a média. Segure-o a pelo menos 15 cm do cabelo e não o utilize por longos períodos.


  5. Evite qualquer tratamento químico. Qualquer que seja sua ação, os produtos para o cabelo contêm frequentemente agentes químicos que sufocam e danificam o cabelo. Se atingem um efeito satisfatório a curto prazo, destroem a natureza dos cabelos a longo prazo e criam um círculo vicioso.
    • Por exemplo, para suavizar cabelos ondulados, você pode aplicar um produto suavizante. Nesse caso, certifique-se de remover qualquer resíduo durante a lavagem. Sempre que possível, opte por produtos naturais.


  6. Adote uma dieta saudável. Alimentar o cabelo por dentro também é uma maneira de mantê-lo saudável. Eles são mais fáceis de disciplinar e estilizar. Shydrater melhora bastante a saúde dos cabelos. Lembre-se de beber o equivalente a seis a oito copos de água por dia. Também traga proteínas para a construção de cabelos, frutas e vegetais ricos em vitaminas e oligoelementos, além de carboidratos complexos. Se necessário, opte por suplementos alimentares, como comprimidos de vitaminas ou cápsulas de óleo de peixe.
    • Os ácidos graxos contidos em óleos vegetais, lavocat, nozes ou peixes oleosos, como o salmão, estimulam o crescimento dos cabelos. Peixes, aves, ovos, cebola e feijão fornecem aminoácidos que contribuem para a síntese de queratina, que é a proteína constituinte do cabelo.
    • Coma alimentos ricos em vitaminas do complexo B, pois contribuem para a beleza e a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Grãos integrais, lentilhas, espinafre, cogumelos, batatas, bananas ou carnes brancas contêm esses nutrientes. Os minerais e oligoelementos essenciais para o cabelo são zinco, cobre, magnésio e ferro. São encontrados, entre outros, em frutos do mar, grãos integrais e leguminosas.


  7. Aceite seu cabelo como eles são. Surpreendente ou óbvio, esse conselho é provavelmente a melhor maneira de cuidar do seu cabelo. Se for possível normalizar um couro cabeludo com tendência oleosa ou hidratar os cabelos secos, nenhum tratamento químico ou térmico pode modificar a estrutura profunda do cabelo sem destruí-lo. Às vezes, um distúrbio hormonal, sofrido no momento da puberdade ou gravidez, pode acarretar alterações capilares. Seja qual for a situação, mantenha seus cabelos com uma rotina projetada de acordo com a natureza deles. Se você quiser mudar o seu penteado, adapte-o à condição e ao cabelo.
    • Denomine seu cabelo encaracolado com a idéia de hidratá-lo e nutri-lo para evitar inchaços e frizz.
    • Para cabelos lisos, a escolha de penteados é ampla. Peça conselhos ao seu cabeleireiro para encontrar o que lhe oferece maior valor.
    • Se você tem cabelos crespos, considere alimentar e hidratar, pois geralmente são secos e quebradiços. Opte por desembaraçar com um pente de dentes largos para não quebrar o volume e a definição dos loops. Escolha penteados naturais, como tranças. Embeleze com acessórios simples, como uma faixa para a cabeça ou clipes.
    • Para cabelos finos, opte por penteados macios e ondulados e um estilo desestruturado. Por exemplo, um gradiente é um corte adaptado a cabelos finos porque cria um efeito de volume sem danificar o material.