Como manter um carro

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 27 Janeiro 2021
Data De Atualização: 29 Junho 2024
Anonim
10 Manutenções Básicas Para Você Fazer no Seu Carro
Vídeo: 10 Manutenções Básicas Para Você Fazer no Seu Carro

Contente

Neste artigo: Controle os circuitos de fluido de um carroControle os freios, correias e mangueiras de um carroControle o sistema elétrico de um carroFaça a manutenção externa de um carro21 Referências

Todo proprietário de carro sabe o quão importante é a manutenção do carro, tanto para a segurança quanto para a confiabilidade, mas é um grande orçamento se você fizer tudo com um mecânico. A manutenção de um carro consiste em uma série de testes e substituições muito diferentes entre si. Nem todo mundo é capaz de manter totalmente seu veículo, mas algumas operações são fáceis de realizar. Para evitar ser desprezado por um mecânico mal-intencionado, também é bom saber o que há de errado com seu carro antes de ser reparado.


estágios

Método 1 de 3: Controlando os circuitos de fluidos de um carro

  1. Saiba o que é a manutenção do seu carro. Se houver operações de manutenção comuns a todos os veículos, também haverá variações e, às vezes, diferenças reais. Para conhecê-los, leia atentamente o manual fornecido pelo fabricante (as operações de manutenção são detalhadas). Preencha ou preencha o folheto de manutenção à medida que avança.
    • Entre as operações de manutenção que variam muito de um fabricante para outro, há a troca da correia dentada que, se não for feita, pode causar o fim do motor!
    • Se você não tiver mais o livreto do fabricante, saiba que ele pode ser baixado em formato PDF no site do fabricante em questão.



  2. Observe os níveis de fluido. Em um carro, muitos fluidos circulam para garantir seu bom funcionamento. Entre eles, refrigerantes, freios, direção hidráulica ou lava pára-brisas. Em alguns reservatórios, existem duas linhas, uma de nível mínimo e outra de nível máximo. Os níveis devem estar entre essas marcas.
    • Para refazer esses níveis, é necessário consultar o folheto de manutenção do fabricante com antecedência, a fim de colocar os produtos certos, em particular óleo do motor ou fluido de freio ou direção assistida.
    • Para refazer os níveis, basta desapertar as tampas dos tanques, enchê-los e fechar novamente com cuidado.


  3. Drene regularmente. O óleo do motor é trocado a cada ano ou a cada 20 a 30.000 km. Para drenar, levante a frente do veículo, deslize um recipiente sobre o parafuso de drenagem do cárter de óleo. Solte este parafuso e aguarde o final do dreno. Desmonte o filtro de óleo, limpe o suporte do filtro, lubrifique a nova junta do filtro e aperte-o firmemente, mas não muito. Prenda novamente o parafuso de drenagem.
    • Encha o motor com óleo e, para isso, siga as recomendações do fabricante em termos de quantidade e qualidade.
    • Existem muitos óleos, alguns clássicos, outros mais específicos. A escolha deste ou daquele óleo depende, é claro, do motor, mas também do tempo e do seu tipo de direção (silencioso ou esportivo).



  4. Troque seu filtro de ar todos os anos. No papel, permite reter a poeira do ar para que não seja encontrada no motor. Alguns filtros devem ser limpos ou trocados todos os anos. O filtro está localizado na parte superior do veículo em um compartimento no qual está fixado um bico de plástico, a chegada do ar. A caixa possui uma tampa que segura por grampos estourados manualmente ou com uma chave de fenda.
    • Quando a caixa estiver aberta, verifique como o filtro está instalado, remova-o e coloque o novo filtro na direção certa.
    • Com o filtro na posição horizontal, recoloque a tampa e depois os grampos.



    Use o combustível certo. Lindice doctane mede a resistência à ignição de um combustível. Motores potentes precisam de combustível com uma alta classificação de doctane. O fabricante do seu veículo indica no livreto e em um adesivo os combustíveis permitidos. Colocar um combustível inadequado acaba no longo prazo, danificando o motor.
    • Hoje, na França, aplica uma nova lei européia para a codificação de combustíveis: o SP 95 E10 torna-se E10, diesel ...
    • No caso de um erro de combustível, pare tudo e peça conselhos ao mecânico ou ao seu revendedor. Esse incidente é cada vez mais raro hoje.


  5. Instale um novo filtro de combustível. Essa mudança ocorre a cada 40.000 km. Este filtro localizado a montante do circuito de alimentação retém impurezas do combustível. Esse filtro tem a forma de um cilindro com uma mangueira saindo do tanque e outra que vai para o carburador. Sua localização varia de um carro para outro, mas na maioria das vezes está embaixo do carro. Desaperte os grampos da mangueira e puxe-os para liberá-los, tendo o cuidado de colocar um recipiente de recuperação. Usando uma chave de fenda, solte o colar do filtro e puxe-o para fora.
    • Dê uma boa olhada em como o filtro é fixado, especialmente em sua direção de montagem, pois há uma sensação de circulação da gasolina.
    • Remonte o novo filtro na direção correta, reconecte as mangueiras cuidadosamente e aperte as braçadeiras, o filtro e as mangueiras.
    • Se os colares estiverem danificados, compre novos. Então você não terá um problema.


  6. Limpe o sistema de refrigeração todos os anos. Levante a lavagem do veículo e coloque um recipiente de recuperação sob a válvula de sangria do radiador. Abra esta válvula e deixe o líquido fluir lentamente. Quando terminar, envie água limpa para o radiador. Quando o líquido sair transparente, feche a válvula, encha o radiador com esse bom líquido de arrefecimento.
    • Na maioria das vezes, os líquidos são compostos por meio limpador e meia água. Existem latas disponíveis comercialmente, prontas para uso.
    • No livreto do fabricante, você encontrará todas as indicações (tipo e quantidade) referentes ao líquido a ser colocado, mesmo que esse líquido seja bastante (álcool).


  7. Limpe a parte externa do radiador. A operação nem sempre é fácil devido à exatidão de sua localização. Ao longo das semanas, a parte externa do radiador é coberta por insetos e sujeira que eventualmente cobrem as aletas de refrigeração. Compre um limpador de spray e trate os dois lados do radiador. Deixe por alguns minutos e depois enxágue com água limpa.
    • Obviamente, como em qualquer produto comercial, você deve ler as instruções para obter os melhores resultados.

Método 2 Verifique os freios, cintos e mangueiras de um carro



  1. Troque as pastilhas de freio a cada 80.000 km. Não há necessidade de mostrar as consequências mortais de almofadas defeituosas! Uma luz aparece no painel quando é hora de alterá-los. Depois de trancar o veículo, levante o veículo ao volante. Retire a roda, localize as duas placas no suporte, nos dois lados do disco. Remova os pinos de retenção com um perfurador de pinos e depois as almofadas. Limpe a pinça, empurre o pistão do freio de volta o máximo possível com uma barra rígida ou uma ferramenta específica.
    • Agora você pode configurar os novos blocos, prestando atenção à direção da introdução.
    • Quando tudo estiver no lugar e simétrico, empurre os pinos para trás e aplique o pedal do freio para prender as pastilhas contra o disco. Substitua a roda e, em seguida, aperte ligeiramente os parafusos, abaixe o veículo e aperte os parafusos.
    • Repita essas operações para cada roda (dianteira e traseira) com este tipo de frenagem.


  2. Troque um cinto de acessórios com defeito. Quaisquer cintos rachados ou desgastados devem ser substituídos. Verifique também a tensão da correia. Nos veículos de hoje, um cinto relaxado é um cinto que deve ser trocado. Usando um quadrado, montado no final de uma extensão de chave e empurrado para dentro do orifício no centro do rolo tensor, você fará 1/8 de volta no sentido anti-horário: a correia relaxa, resta apenas remover . Em outros veículos, geralmente mais antigos, afrouxe o parafuso tensor do alternador para liberar a tensão da correia. Remova o cinto pela lateral e, em seguida, coloque o novo cinto da mesma maneira.
    • Um cinto de acessórios tem um padrão bem definido, não é possível se você não quiser danificar seu motor. Não hesite em consultar a Revisão técnica do seu modelo para descobrir para onde o cinto deve ir.
    • Para ajustar a tensão, se você tiver um rolo tensor, reutilize a extensão com o quadrado, mas gire na direção oposta da desmontagem. Se for um sistema com uma aba de tensão em um arco, você aperta os parafusos à mão primeiro e depois pressiona com uma mão no alternador para apertar a correia: aí, você aperta os parafusos.


  3. Substitua qualquer mangueira do líquido de refrigeração que esteja em mau estado. Faça, e nem sempre é fácil, uma inspeção geral das mangueiras, aquelas que estão trincadas ou trincadas serão trocadas. Antes de desfazer a mangueira, coloque um recipiente para coletar o líquido residual e, em seguida, desfaça as duas amarras (dependendo do modelo, usando uma chave de fenda ou um alicate). Retire a mangueira e leve-a consigo para comprar uma mangueira idêntica em forma, comprimento e diâmetro interno.
    • Instale a nova mangueira na direção correta e reinstale as braçadeiras.
    • Encha seu sistema de refrigeração com uma mistura de 50% de líquido comercial e 50% de água.

Método 3 de 3: Controle o sistema elétrico de um carro



  1. Limpe os terminais da bateria todos os anos. Ao longo dos meses, os terminais de uma bateria são cobertos com um depósito branco ou esverdeado, é a corrosão do eletrodo, o contato elétrico não é mais o ideal. Colete uma chave inglesa (plana ou soquete) de 10 para soltar primeiro o terminal negativo do cabo (cabo preto marcado com "-"), remova o terminal do terminal e aperte o cabo para que não entre em contato com o terminal. Precaução tomada, faça o mesmo com o cabo vermelho ("+"). Prepare uma pasta de limpeza umedecendo uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e colete uma escova de dentes velha.
    • Depois de remover o maior depósito com uma espátula, pincele com um pouco de bicarbonato e cole os terminais e as vagens.
    • Lave os terminais e os terminais com uma esponja úmida e seque-os bem antes de reconectá-los.
    • Reconecte o fio positivo (vermelho) primeiro e depois o fio negativo (preto).


  2. Teste suas luzes. Substitua as lâmpadas queimadas. Com um amigo que fica na frente e depois atrás do carro, verifique se as luzes de posição, cruz e farol alto estão funcionando corretamente. Obviamente, não se esqueça de verificar as quatro luzes piscantes, as luzes de aviso de perigo e a luz de reserva.
    • O acesso dentro da ótica da lavagem é feito pelo interior do motor (às vezes é estreito) e o das luzes traseiras está no porta-malas, é necessário desfazer o revestimento.
    • Geralmente, você deve desconectar a placa de conexão (quadrado de plástico preto no qual os fios chegam) e depois girar o suporte da lâmpada de alumínio. Puxe o aparelho em sua direção e substitua a lâmpada. Coloque uma lâmpada idêntica. Remonte tudo na direção oposta à desmontagem (suporte, suporte).
    • Se você não chegar por instinto, leia as instruções no livreto do fabricante; caso contrário, assista a vídeos sobre o assunto na Internet.


  3. Verifique os fusíveis. Atualmente, há uma ou duas caixas de fusíveis nos veículos, uma embaixo do painel à esquerda e a outra no compartimento do motor. Para saber qual fusível protege este equipamento, consulte o folheto do fabricante. Depois que o fusível com falha for identificado, remova-o manualmente ou com um alicate e substitua-o por um fusível exatamente da mesma maneira.
    • O valor em amperes é marcado em cada um dos fusíveis. Para proteger seus circuitos, você deve substituir os fusíveis por outros do mesmo valor.
    • Se você não encontrar a caixa de fusíveis ou se não tiver o diagrama de fiação do seu sistema, consulte a Internet; você deve encontrar o que está procurando.


  4. Substitua velas regularmente. Eles mudam a cada 30 a 60.000 km. Abra a tampa frontal e localize os fios da ignição (4 ou 6, dependendo do número de cilindros). Puxe o cabochão de um desses fios e você verá o topo da vela. Para removê-lo, desaparafuse-o com uma vela de ignição adequada.
    • Coloque suas velas. Esta operação é cada vez menos praticada hoje, graças à qualidade das velas. No entanto, se você desejar ajustá-los, precisará de um conjunto de calços, insira um deles entre os dois eletrodos e toque na parte superior para obter a folga desejada.
    • Depois que a vela antiga for removida, apresente a nova no orifício e aperte manualmente com a mão, sem danificar a linha. Termine apertando com a chave de velas. Não há necessidade de tremer como um maldito!
    • Substitua o cabochão e prossiga para a próxima vela.


  5. Controlar eletrônicos embutidos. Hoje, os veículos estão cheios de eletrônicos e erros não são incomuns. Para detectá-los, você precisa de um dispositivo de diagnóstico OBD-II. Se a luz de aviso do motor acender no painel de instrumentos, desligue a ignição e conecte a unidade de diagnóstico OBD-II no soquete abaixo do painel. Gire a chave de ignição um entalhe, para não iniciá-la, ligue a unidade de diagnóstico e veja o que ela exibe.
    • Dependendo do dispositivo, você terá um código ou código e uma explicação mais detalhada. No primeiro caso, você precisará acessar o site do fabricante do dispositivo de diagnóstico para conhecer a natureza do problema.
    • Não esconda isso! Este dispositivo é complicado de manusear, pelo menos seus resultados. Os erros geralmente se abrem para problemas mecânicos que são difíceis de resolver se você não é mecânico.
    • Após a conclusão do reparo, reconecte o dispositivo de diagnóstico para limpar o código de erro e desligar a luz do painel de instrumentos.
    • Obviamente, você pode comprar um dispositivo de diagnóstico OBD-II em uma loja especializada, mas o melhor é ter um, alguns provedores de serviços concordam em fazer o teste de graça ... desde que você faça os reparos em casa!

Método 4 de 4: Fazendo a manutenção externa de um carro



  1. Verifique a pressão dos pneus. Se necessário, reinflame-os. Na estação de serviço, você encontrará um sinal ao lado da estação de inflação indicando a pressão a ser aplicada a cada pneu. Essas pressões também estão à beira de uma das portas do seu veículo ou no folheto do fabricante. Com essas informações, desaparafuse a pequena tampa da válvula, empurre a braçadeira da mangueira de inflação e vá para a estação para encher o pneu (botão). Quando a pressão for atingida, remova o bico e recoloque a pequena tampa de rosca.
    • Nas estações de serviço, a instalação inclui o tubo, o mostrador que exibe as pressões e dois botões, um para encher e outro para esvaziar.
    • Ter pneus bem inflados reduz o consumo de combustível e evita o desgaste prematuro dos pneus.


  2. Veja o estado dos seus pneus. Nas ranhuras dos pneus, você verá que existem testemunhas de borracha, ou seja, pequenos crescimentos. Quando o pneu está desgastado, essas luzes de aviso, que são inicialmente pressionadas, chegam ao nível do piso. Este é o sinal de que você precisa trocar o pneu.
    • Você também pode deslizar nas ranhuras a fatia de uma moeda de um euro. Se metade da faixa amarela desaparecer, diga que levará alguns meses para trocar o pneu.
    • Se o amarelo mal desaparecer, o pneu deve ser trocado imediatamente.


  3. Troque seus pneus a cada 10.000 km. Para ter um desgaste uniforme dos pneus, é necessário trocar os pneus traseiros e dianteiros. Para isso, você deve levantar o carro completamente e colocá-lo em 4 velas de segurança. A permutação consiste em instalar os pneus traseiros na traseira e os pneus traseiros na traseira, todos do mesmo lado, uma espécie de rotação lateral.
    • O brilho dos pneus é diferente na frente e atrás. Os pneus dianteiros suportam o peso do motor e são continuamente solicitados pela direção. Os pneus traseiros têm um papel mais passivo e menos sus.
    • Se seus pneus forem simétricos, você poderá atravessá-los, de modo que o pneu dianteiro direito fique na parte traseira esquerda.
    • Com pneus direcionais (presença nas laterais de uma seta de montagem apontando para a frente), a permutação é do mesmo lado.


  4. Troque as palhetas do limpador regularmente. À medida que as estações passam, as palhetas do limpador de para-brisa esmagam, quebram, quebram e limpam menos o para-brisa ou a janela traseira. Assim que você tiver traços durante a varredura do para-brisa, diga a si mesmo que precisa trocar os pincéis. Na loja, compre as vassouras que correspondem ao modelo do veículo. Levante o braço do limpador e, na junção da vassoura e do braço, há um pequeno pedaço de acessório de plástico. Pressione os dois pinos de retenção pequenos e sua vassoura será liberada do gancho do braço. Opere na direção oposta com a nova vassoura.
    • As novas vassouras vêm com 3 ou 4 elementos de ajuste.Pegue o que é idêntico ao que você vem remover.
    • Se você está lutando para limpar a vassoura do braço, seja paciente e veja como a junção funciona. Caso contrário, assista a vídeos de mecânica na Internet, está muito bem explicado.


  5. Carroçaria em cera duas vezes por ano para proteger sua pintura. A depilação com tinta visa certamente fazer com que a tinta brilhe, mas essa camada extra também protege contra elementos ou pequenos arranhões. Depois de lavar e desengordurar bem o corpo, aplique uma camada lisa de cera de carro com um pano macio. A operação deve ser realizada a cada seis meses. O polimento de sapatos também é uma maneira de combater pequenos pontos de ferrugem.
    • Lave seu carro completamente. Lave-o com um xampu para o corpo e enxágue bem com água limpa. Deixe secar e limpe a água com um pano macio.
    • Aplique cuidadosamente a cera com a almofada fornecida. A aplicação a ser homogênea deve ser feita com movimentos circulares. No final da secagem, a cera deixou uma película fina levemente branca: é normal.
    • Tudo o que você precisa fazer é polir o corpo com uma camurça ou polidora.
conselho



  • A manutenção de um carro pode ser feita por um especialista (revendedor, mecânico independente). O melhor é apelar para o revendedor que, com a compra, por um preço fixo, mantém regularmente seu veículo. Em qualquer caso, pergunte bem as operações que serão feitas com a ocasião de cada controle e com que preços.
  • Se algumas operações de manutenção exigem equipamento e um bom nível de conhecimento mecânico, há outras que você pode fazer com algumas ferramentas que todos podem ter em casa.