Como escalar uma montanha

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
As escaladas mais perigosas | Desafio em dose dupla | Discovery Brasil
Vídeo: As escaladas mais perigosas | Desafio em dose dupla | Discovery Brasil

Contente

O é um wiki, o que significa que muitos artigos são escritos por vários autores. Para criar este artigo, 47 pessoas, algumas anônimas, participaram de sua edição e aprimoramento ao longo do tempo.

Para alguns, o lalpinismo é considerado um esporte radical, enquanto para outros é simplesmente um passatempo emocionante que oferece o desafio final de força, resistência e sacrifício. Esse esporte ou hobby pode ser muito perigoso, até fatal, especialmente quando o alpinista ultrapassa seus limites ou é simplesmente dominado pelo clima, terreno, gelo ou outros perigos da montanha. Experiência na linha, planejamento inadequado e equipamento inadequado podem contribuir para ferimentos ou morte, para que ambos saibam e saibam bem. Apesar de todos os aspectos negativos, quando é bem praticado o alpinismo é uma experiência emocionante, emocionante e gratificante. Este artigo é um guia rápido para iniciantes e descreve os princípios básicos a serem aprendidos; na verdade, cada etapa é digna de um artigo específico e volumes inteiros foram escritos na escalada alpina; portanto, é altamente recomendável que você gaste bastante seu aprendizado para iniciantes, imerso na leitura. Esta visão geral lhe dará uma idéia de tudo o que uma subida inclui.


estágios



  1. Faça sua pesquisa. Antes mesmo de escalar montanhas, leia tudo o que puder sobre as habilidades necessárias e as experiências de outras pessoas. É tão importante entender o esforço mental necessário para escalar uma montanha quanto estar em forma, além de saber como usar adequadamente o equipamento e uma das melhores maneiras de entender isso é ler as histórias de escalada que escalaram muitas montanhas desafiadoras. mas interessante. Atualmente, muitas livrarias oferecem seções específicas dedicadas à arte da escalada, por isso não será difícil encontrar bons livros.
    • Montanhismo: a liberdade das colinas, p15, Steve M Cox e Kris Fulaas, é um bom livro para começar.
    • Assista a DVDs sobre experiências de montanhismo. Os bons filmes e documentários disponíveis falando sobre alpinismo são numerosos.
    • Aprenda sobre os melhores horários para escalar montanhas em diferentes partes do mundo. Se você pode se mudar para montanhas fora de seu próprio país e tiver interesse em fazê-lo, isso pode oferecer mais oportunidades com as diferentes estações alpinas ao redor do mundo. Por exemplo, a melhor época para escaladas na Europa é de junho a setembro, a Nova Zelândia é de dezembro a março e o Alasca é junho e julho. Durante essas épocas de expansão generalizada, as oportunidades oferecidas variam acentuadamente e dependem do número de praticantes, das mudanças climáticas que não podem ser previstas até que ocorram e da realidade de que algumas estações são boas e outras ruins.
    • Aprenda tudo o que puder sobre o clima e as montanhas. As montanhas criam seus próprios sistemas climáticos (microclimas). Aprenda a ler os sinais do mau tempo, leia as nuvens, saiba como verificar a direção do vento e entenda o que as mudanças no tempo significam para sua subida. Aprenda a reagir em caso de relâmpago.



  2. Avalie sua força mental. O lalpinismo depende muito de sua atitude mental, porque você precisará tomar decisões rápidas e seguras sobre condições (clima, terreno, etc.), orientações e segurança. Para muitos alpinistas, o desafio mental é uma grande parte do clímax, porque você está completamente fora de sua rotina habitual de escritórios com ar condicionado e estilo de vida fácil em um mundo onde a tomada de decisões tem grandes consequências e você é testado ( e) em profundidade. Entre as perguntas que você deve fazer a si mesmo, faça o seguinte.
    • Você costuma entrar em pânico facilmente ou tomar decisões precipitadas? Esse tipo de temperamento é perigoso para o alpinismo, pois requer cabeça bem posicionada, frescor e idéias claras, além da capacidade de encontrar rapidamente a melhor solução.
    • Você é capaz de afastar as barreiras da dor ou prefere desistir e encontrar algo menos doloroso para fazer?
    • Você é positivo por natureza, mas também realista e honesto consigo mesmo? Maior confiança não é desejável, pois pode causar sérios problemas ao subir.
    • Você sabe como resolver problemas facilmente?



  3. Estar em forma. O lalpinismo requer boas condições físicas e resistência, porque é uma atividade física muito exigente. Você não pode simplesmente correr para uma grande escalada depois de um estilo de vida relativamente "sedutor" de colarinho branco. Treine-se para adquirir boa forma e força das maneiras que serão mais benéficas para você. Os tipos de programas de condicionamento físico que podem ajudar você a incluir:
    • corrida e corrida, incluindo corrida de resistência
    • caminhar ou caminhar, tornando-o cada vez mais difícil, talvez incluindo "fora de pista"
    • levantamento de peso ou escalar uma colina enquanto caminha e corre com pesos em uma mochila ou na mão
    • Treinamento na escalada: paredes locais, cursos de escalada no gelo e caminhada nas geleiras podem ser bons treinamentos
    • esqui e snowboard (especialmente se você pretende usá-los como um meio de locomoção para retornar de uma subida, que é realmente extrema, mas possível em algumas montanhas)
    • tudo isso aumenta a força e a resistência, que são os dois elementos essenciais para o pico de condicionamento físico na prática de montanhismo


  4. Adquira o equipamento. O equipamento alpino é muito específico e absolutamente essencial. Você tem duas opções: comprar ou alugar. Se você decidir comprar seu próprio equipamento, o custo será alto no início, mas se você o fizer gradualmente, será uma boa opção, porque você pode ter certeza de que está tudo bem e se planeja fazer mais escaladas, será um bom investimento. Se você alugar o equipamento, não terá certeza de que tudo corra perfeitamente e, claro, o equipamento será usado; no entanto, se você falar com um proprietário, ele poderá fornecer artigos de qualidade e controlada.O aluguel é certamente uma boa idéia para uma primeira experiência que permitirá que você veja se o alpinismo continua a agradá-lo e depois decida se você começa ou não a equipar seu próprio equipamento. Mesmo no caso de alugar, ainda haverá itens que você precisará adquirir, como roupas íntimas e talvez sapatos, porque ter roupas do seu tamanho é muito mais importante que o machado de gelo, os grampos etc.
    • Consulte o inventário em "Itens necessários" para obter um bom começo da lista de equipamentos.
    • Esteja ciente de que os alpinistas são obcecados com o peso e há uma boa razão. Você deve levar tudo com você até o cume. Carregar equipamentos desnecessários não é uma opção para um alpinista e os alpinistas estão constantemente procurando maneiras de reduzir o peso sem comprometer a segurança. Isso pode aumentar os custos, porque os acessórios que incluem materiais leves, como titânio, custam mais do que os equivalentes mais pesados.


  5. Aprenda a ética do montanhismo. Saber escalar uma montanha não se resume apenas aos aspectos físicos e mentais. Muitas montanhas estão localizadas em áreas remotas do mundo e sua ascensão pode ter um impacto no ambiente local. É um privilégio poder escalar montanhas cristalinas e a maioria dos alpinistas está muito preocupada com a conservação das montanhas em seu estado original, além de não danificar as instalações locais ou respeitar os costumes locais.
    • Aprenda todos os princípios de "Não deixe rastro". Por exemplo, consulte o PNU-MC (Clube de Montanhismo da Universidade Normal das Filipinas) "os sete princípios de Não deixar rastro".
    • Tenha cuidado por onde anda, seja um defensor da proteção da natureza e obtenha todas as permissões necessárias.
    • Leia o Código de Ascensão. Este código foi desenvolvido para fins de segurança e é uma leitura essencial para iniciantes. Mais detalhes estão disponíveis em
    • Nenhuma escalada jamais deve ser tentada sozinha, pelo menos, andar com amigos já experientes.


  6. Treinar-se. Se você pretende fazer sua primeira escalada durante um curso para iniciantes, será sua primeira sessão de treinamento. Por outro lado, se você planeja escalar um acompanhante, pode precisar de algum treinamento básico antes de sair, a menos que esteja pronto para "aprender no trabalho" com o seu guia. Um clube de montanha pode oferecer cursos especializados relacionados às habilidades necessárias (e você precisa conhecer todos eles), como:
    • Ascensão em um ambiente de gelo, tamanho dos degraus de gelo, uso do machado de gelo
    • técnicas de auto-detenção
    • Deslizamento (uma técnica de descida) na qual você desliza para baixo, usando seu machado de gelo para controlar sua velocidade
    • cruzando fendas e técnicas de resgate de fendas, cruzando pontes de neve
    • o uso de seus grampos, incluindo saber como colocá-los, caminhar com eles e algumas técnicas específicas, etc.
    • progressão da geleira
    • várias técnicas e habilidades para escalar, incluindo orientação, leitura de mapas, uso de pitons, cantos e ferrolhos, conhecimento de diferentes nós, uso adequado de corda (segurança, etc.)
    • avalanche treinamento de segurança. Em geral, é um curso separado e você pode acompanhar os oferecidos em muitos lugares do mundo, geralmente voltados para esquiadores e praticantes de snowboard, mas alguns são mais voltados para alpinistas e profissionais de resgate. Este curso é útil, mesmo se você pratica alpinismo, mas continua praticando esportes de inverno
    • técnicas básicas de primeiros socorros e sinais de resgate também devem ser aprendidos como parte de seu treinamento.


  7. Planeje sua primeira escalada. Sua primeira subida deve ser adequada para iniciantes e, de preferência, com um guia experiente. O nível de dificuldade de uma montanha é determinado por sua altitude e seu relevo. As montanhas são classificadas de fácil a extremamente difícil, com muitas graduações no meio. Um alpinista iniciante deve sempre escalar uma montanha "fácil" para começar, tomando todas as precauções necessárias, porque uma montanha é sempre uma montanha, não importa o quão "fácil" seja considerado. Os países atribuem diferentes sistemas de classificação, portanto você precisará fazer uma pesquisa com antecedência. Você também precisará conhecer as dificuldades dos degraus (passagens) das rochas (muito difíceis a duras, muito severas), bem como as do gelo se a rocha e o gelo se alternarem, porque eles podem representar um problema para a ascensão prevista.
    • Experimente montanhas sem dificuldade técnica para escalar (não escalar) para começar, como o Monte Elbert e o Monte Kilimanjaro. Eles ajudarão você a aprender como é subir mais alto, aprender mais sobre mudanças climáticas e ter uma idéia da energia que gasta.
    • O local onde você estará será decidido onde você mora e, dependendo das possibilidades de aumentar seu orçamento, mas é recomendável que você almeje um pico baixo para sua primeira escalada. Dessa forma, você começará a sentir as sensações da ascensão, as pequenas mudanças de altitude e poderá gastar mais tempo concentrando-se na técnica, em vez de se preocupar com sua condição física, privação de oxigênio e falta de habilidades para lidar com isso. Lembre-se de que cada subida pode ser um pouco mais difícil e mais alta que a anterior, portanto, não tente fazer muito para começar.
    • Procure a melhor escalada. Revise a área, as condições climáticas na época do ano em que planeja escalar, os riscos conhecidos e todas as rotas possíveis para escalar. Se você é iniciante, sempre escolha as rotas mais recomendadas para a subida mais fácil e, se não conseguir encontrar explicações suficientemente claras, pergunte a guias ou locais.
    • Descubra os abrigos e outros equipamentos disponíveis no acampamento base e ao longo do percurso. Descubra os regulamentos que regem o uso das instalações e os pagamentos solicitados, se houver.
    • Encontre mapas da subida e aprenda tudo o que puder sobre o acesso. Os mapas devem sempre acompanhá-lo ao subir e cortar bordas se você estiver preocupado com o aumento de peso.


  8. Continue melhorando suas habilidades e tente subidas mais difíceis. Em seguida, tente montanhas com picos cobertos de gelo, que exigem o equipamento e as habilidades técnicas básicas para corridas de montanha. Os vulcões tendem a formar montanhas grandes e nascentes desse tipo e, com o treinamento básico, você deve ser capaz de fazê-lo facilmente. Os exemplos incluem Mont Blanc, Mount Rainier (1), Mount Baker (2) e vulcões no Equador e México, além de montanhas para trekking no Nepal. Big Teat (3) e Mount Stuart (4) podem ser escalados neste momento se você tiver boas habilidades de escalada. (1, 2, 3, 4: picos altos localizados no noroeste dos Estados Unidos).
    • Faça expedições em picos que exigem longas caminhadas de abordagem, boas habilidades técnicas de escalada e um conhecimento completo da disciplina "montanhismo". A partir daí, o céu é o seu único limite!


  9. Encontre um bom guia. Uma das melhores coisas que você pode fazer é participar de um clube de alpinismo perto de você. Graças a este clube, em breve você poderá entrar em contato com outras pessoas através de uma rede de compartilhamento e poderá encontrar os guias certos, confiáveis ​​e respeitáveis. A vantagem dos clubes é que eles organizarão corridas em grupo, especificamente para alpinistas iniciantes que desejam se tornar "escaladores intermediários", para que você possa adquirir as habilidades necessárias enquanto se diverte com outros escaladores que terão o mesmo objetivo que o seu. .
    • Passe algum tempo conversando com alpinistas experientes nas reuniões do clube. Eles podem lhe dizer muito mais do que qualquer coisa que você aprenderá lendo, e podem até oferecer a você o treinamento ou, pelo menos, fazer com que você conheça as pessoas certas que podem ajudá-lo em seu projeto.
    • Clubes de alpinismo tendem a enfrentar montanhas tecnicamente mais difíceis do que empresas comerciais especializadas. À medida que suas habilidades nessa área melhorarem, lembre-se disso quando desejar aumentar suas possibilidades.


  10. Prepare-se para a viagem. Se "sua" montanha estiver próxima, haverá menos para organizar do que se exigir uma viagem para chegar lá. Se você não mora nas proximidades, precisará viajar e reservar acomodações. Se essa viagem envolver um avião no exterior, você também precisará considerar a taxa de bagagem e a exigência de visto, etc. Nos dois casos, verifique se você tem seguro contra perda de equipamento, em caso de ferimento, repatriamento médico e ... em caso de morte!
    • Embale seu equipamento com cuidado. Se o seu machado de gelo, seus grampos, sapatos e outros equipamentos precisarem viajar de avião, leve tudo com muito cuidado. Alguns desses acessórios podem rasgar as bolsas com facilidade ou os negócios de outras pessoas ou cair do recipiente e se perder. Ao dirigir, certifique-se de colocar o seu equipamento em um local seguro para evitar que ele seja jogado para a frente se você precisar travar repentinamente.
    • Verifique se é necessária autorização de acesso. Muitos "pontos" movimentados das montanhas agora exigem folgas por razões de segurança, controle e meio ambiente.
    • Mesmo que não seja necessária uma autorização, você sempre deve saber onde deixar os detalhes de sua viagem planejada e comunicar seu horário estimado de partida e retorno às autoridades locais responsáveis ​​por essa área montanhosa, assim como sua família e seus amigos


  11. Entenda o que a chegada implica no sopé da montanha. Antes da escalada, é comum montar um acampamento base. Se você faz parte de um curso de montanhismo, pode haver um refúgio permanente no acampamento base, descubra quando se registrar. O acampamento base serve como ponto de partida e, às vezes, você pode passar muito tempo esperando uma melhora no clima, dependendo da dificuldade da montanha e da subida. Para montanhas menos "traiçoeiras", o acampamento base pode ser interrompido durante a primeira noite de descanso antes de sair para a escalada com seu companheiro de corrida ou grupo.
    • Use esse tempo para verificar e verificar novamente seu equipamento. Verifique se você tem tudo o que precisa (faça uma lista útil) e se tudo está em boas condições de funcionamento.
    • Verifique todos os outros suprimentos necessários, como comida, água, roupas etc.
    • Passe algum tempo conversando com seu guia ou companheiro de viagem sobre a rota e o que esperar em caso de riscos, condições climáticas, possíveis áreas problemáticas e todos os outros problemas que precisam ser abordados. Verifique seu mapa da área e aprenda a rota de cor. Procure outras rotas possíveis como uma fuga se algo der errado.
    • Faça alguns exercícios de alongamento, ande, corra, etc., tudo o que você costuma fazer para ficar em forma.
    • Tenha uma boa refeição e vá para a cama cedo.


  12. Comece a escalada. Este passo é simplesmente uma visão geral, porque a escalada real requer muitas técnicas diferentes e está relacionada à montanha onde é realizada. É aqui que ler livros detalhados sobre sua subida planejada é inestimável, além de conversar com alpinistas que já o fizeram. A maioria das subidas começa muito de manhã cedo para garantir o tempo de retorno antes do anoitecer ou se você dorme nas montanhas, para garantir um local adequado para acampar. Depois de garantir que você tenha tudo o que precisa (que deveria ter embalado no dia anterior) e tomar um café da manhã saudável, comece sua escalada com seu guia ou parceiro experiente. Em seguida, aplique todas as habilidades adquiridas antes, antes de chegar a esta montanha.
    • Exceto em caso de força maior, permaneça sempre fiel ao seu curso!
    • Siga as instruções do seu guia. Como iniciante, considere a sabedoria de quem sabe, usando seu próprio julgamento e mostrando-lhe responsável.
    • Faça pausas curtas regulares para comer alimentos energéticos, descanse um pouco e avalie sua direção. No entanto, não demore muito tempo em um local onde você corre o risco de ficar com muito frio.
    • Mantenha-se bem hidratado. É fácil ficar desidratado em uma atmosfera fria porque seu corpo não está com sede; portanto, tome cuidado para beber líquidos regularmente.
    • Sempre fique com outros alpinistas.
    • Aproveite o cume. Tire fotos e tenha orgulho, orgulho de você.


  13. Saia com tempo suficiente para voltar com segurança. Esteja ciente de que a descida é difícil e perigosa. Embora possa parecer mais fácil do que a subida, é nesse ponto que os acidentes têm maior probabilidade de ocorrer e a concentração tende a diminuir.
    • Mantenha o foco em encontrar bons pontos de apoio para pedestres em terrenos acidentados e durante a descida.
    • Faça "fora de pista" quando puder ser feito com segurança. É mais rápido e fácil do que se sentir difícil dar um passo difícil.
    • Tenha muito cuidado ao rapel, no final do dia o rapel costuma ter altas taxas de acidentes porque as pessoas se cansam, colocam mal os pontos de ancoragem, as tiras quebram e geralmente não ficam não tão vigilante quanto deveria ser.
    • Durante a descida, lembre-se do risco de queda de rochas, davalanche, neve enfraquecida e pontes de neve.
    • Fique preso. Você pode pensar que quase chegou ao acampamento base quando atravessou a última geleira, mas se estiver desconfortável e cair em uma fenda, acabou!