Como examinar a posição do colo do útero

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 8 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Como examinar a posição do colo do útero - Conhecimento
Como examinar a posição do colo do útero - Conhecimento

Contente

O colo uterino é o órgão que mais acomete o colo uterino e o colo uterino.

Você sabia que a posição e o útero do colo do útero mudam de acordo com o seu ciclo menstrual? Ao examinar seu colo do útero, você pode determinar se está ovulando ou não. Também é uma ótima maneira de aprender mais sobre o seu sistema reprodutivo. Você não precisa de ferramentas especiais para examinar o colo do útero.


estágios

Parte 1 Localize o colo do útero



  1. Saiba onde está o colo do útero. O colo do útero é a parte mais baixa do útero, que é o que o conecta à vagina. Tem entre 3 e 6 cm no interior e na parte inferior da vagina. Tem a forma de uma rosquinha com um pequeno orifício no centro. A posição e o útero do colo do útero mudam ao longo do ciclo menstrual.
    • O canal interno do colo do útero contém glândulas que secretam muco cervical. A cor e a urina do muco também mudam durante o seu ciclo.


  2. Lave as mãos com sabão e água morna. Como você precisará usar os dedos para se examinar, é importante lavar bem as mãos para evitar a transmissão de bactérias aos órgãos reprodutivos. Evite usar loção ou creme antes de examinar, pois os ingredientes desses produtos podem causar infecções vaginais.
    • Se você tem unhas compridas, é aconselhável cortá-las antes de examiná-las. Uma unha longa e afiada pode machucá-lo.



  3. Sinta-se confortável. A maioria das mulheres acha que sentar (ao contrário de mentir ou ficar em pé) facilita o acesso ao colo do útero e proporciona mais conforto durante o exame. Sente-se na beira da cama ou do banho e abra os joelhos.


  4. Insira o dedo mais longo na sua vagina. Mova delicadamente o dedo ao longo da vulva e deixe-o deslizar para dentro da vagina. Dependendo de quando você está no seu ciclo menstrual, seu dedo pode espremer alguns centímetros na vagina antes de atingir o colo do útero.
    • Se desejar, você pode lubrificar o dedo com um lubrificante à base de água para ajudá-lo a deslizá-lo mais facilmente. Não use vaselina ou qualquer outro produto em que não esteja explicitamente declarado que pode ser usado para a vagina.



  5. Sinta o colo do útero. A ponta do dedo deve tocar uma abertura em forma de rosca no fundo da vagina. Você chegará ao colo do útero a partir do momento em que não puder ir mais longe. O colo do útero pode ser macio, como uma boca em forma de coração ou firme, como a ponta do nariz. Depende de você ovular ou não.

Parte 2 Reconhecendo sinais de ovulação



  1. Determine se o colo do útero está alto ou baixo. Se o colo do útero estiver "baixo", ou seja, a poucos centímetros da abertura da vagina, provavelmente significa que você não faz novulez. Se estiver "alto", no fundo da vagina, você provavelmente está ovulando.
    • Nas primeiras vezes em que você examina seu colo do útero, será difícil determinar se está alto ou baixo. Examine todos os dias ao longo de um ou dois ciclos menstruais para aprender as diferentes posições do colo do útero, semana a semana. No final, você poderá dizer se está ativo ou inativo.


  2. Determine se o colo do útero é firme ou flexível. Se o colo do útero for firme e rígido, você provavelmente não voltará. Se ele é flexível e se dá um pouco, você provavelmente ovula.
    • O útero do colo uterino durante a ovulação tem sido descrito como o dos lábios. Lá fora, antes e depois da ovulação, a urina é mais próxima da ponta do nariz: um pouco mais firme e menos fácil de dar.


  3. Determine se o colo do útero está molhado. Durante a ovulação, o colo do útero ficará muito úmido devido ao líquido, então você provavelmente terá muito mais corrimento vaginal naquele momento. Após a ovulação, o colo do útero parece mais seco, até você se acomodar.


  4. Use outros métodos para para saber se você está ovulando. Além de examinar o colo do útero, você também pode examinar seu corrimento vaginal e anotar sua temperatura basal para saber quando está ovulando. Esses métodos combinados (e executados corretamente) ajudarão a determinar se você está ovulando ou não.
    • Pouco antes e durante a ovulação, seu corrimento vaginal será mais espesso e escorregadio.
    • Quando você ovula, sua temperatura basal aumenta um pouco. Você deve absolutamente medir sua temperatura com um termômetro basal todas as manhãs para observar esse aumento.
    • Se você não quiser engravidar, use um método contraceptivo.