Como fazer gelo seco

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer GELO SECO com extintor
Vídeo: Como fazer GELO SECO com extintor

Contente

Neste artigo: Fazer gelo seco com CO2 comprimidoUsar gelo seco caseiro12 Referências

O gelo seco é uma forma sólida de dióxido de carbono (CO2), assim como a neve normal é uma forma sólida de água (H2O). Gelo seco é extremamente frio (-78,5 ° C), e é por isso que é usado em vários campos do mundo industrial para esfriar e congelar. Ao obter os ingredientes certos, você pode preparar seu próprio gelo seco em casa, desde que siga as precauções de segurança, que deve ser rápido e fácil de fazer!


estágios

Método 1 de 3: Fazendo gelo seco com CO2 comprimida



  1. Obter um extintor de CO2 e uma fronha. Você só precisa de duas coisas para fazer gelo seco em casa: um extintor de CO2, uma fronha de pano da qual você não se arrependerá por estragar tudo e uma grande área externa onde você não será surpreendido por crianças ou animais de estimação.
    • Você precisa de um extintor de CO2 para esse método, ele não funcionará com extintores domésticos normais. A maioria das residências possui extintores de incêndio que usam pós finos de substâncias finas, como bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio, que não fornecem CO2 que esse método precisa.
    • Extintores de CO2 são mais frequentemente usados ​​em laboratórios, cozinhas e em torno de equipamentos mecânicos. Na maioria das vezes, eles são equipados com um blunderbuss de plástico preto e não possuem um manômetro.
    • Você encontrará extintores de CO2 em lojas de bricolage e lojas especializadas na Internet.



  2. Proteja suas mãos, olhos e membros. O gelo seco é tão frio que pode causar queimaduras se entrar em contato com a pele. Mesmo que você não precise de um traje anti-radiação para usar um extintor, você deve tomar precauções para proteger seu corpo do gelo seco que pode espirrá-lo. Use o seguinte antes de começar:
    • luvas profissionais grossas e duráveis ​​(você pode usar luvas mais apertadas por baixo para aumentar seu nível de proteção)
    • óculos ou óculos de laboratório
    • mangas compridas e calças compridas
    • sapatos fechados
    • jaqueta de mangas compridas ou jaleco (opcional)


  3. Enrole firmemente o travesseiro em volta da mangueira do extintor. Coloque o blunderbuss no final do tubo do extintor na fronha. Segure a caixa e envolva sua abertura ao redor do cano logo após o erro. Isso serve para evitar vazamentos de gás na parte de trás da fronha.
    • Use um pouco de tagarela para selar o caso, se tiver medo. A pressão que o extintor vai liberar não deve dificultar a manutenção do estojo, mas nunca é inútil ter muito cuidado.



  4. Encaixe o extintor. Quando estiver pronto, pressione a alça para ver o gás escapar na fronha. Segure o stick por 2 a 3 segundos. Você pode pensar que não vê neve se formando, mas ela começará a acumular-se rapidamente no fundo. Solte a alça após alguns segundos. O vapor de dióxido de carbono deve escapar da fronha, isso é perfeitamente normal e não apresenta problemas de segurança enquanto você estiver em uma sala bem ventilada, conforme recomendado.
    • Se você não conseguir acionar o extintor, verifique o pino de segurança, que você deve remover para operar o extintor.


  5. Retire a fronha. Remova com cuidado a fronha da manta do extintor. Mantenha o caso contra o bacamarte para limpar a neve que possa ter caído sobre ele. Você deve encontrar uma pequena pilha de gelo seco no fundo da fronha, uma substância branca friável que se parece com poliestireno expandido.
    • Tente manter a tampa certa e não manuseie o gelo seco mais do que o necessário. Se você usar luvas grossas de segurança, poderá tocar em pequenos pedaços de neve por alguns segundos, mas não a mantenha mais na mão, pois isso pode machucar os dedos, mesmo com luvas grossas.


  6. Transfira o gelo seco para um recipiente adequado. Despeje o gelo seco na fronha em um recipiente adequado, como uma tigela, um saco plástico sólido ou uma garrafa térmica. Mantenha a neve em uma pilha e faça pedaços grandes pelo maior tempo possível. Não feche o recipiente. Se você colocar uma tampa no recipiente, o acúmulo de CO2 aumentaria a pressão no recipiente, a tampa poderia saltar ou o recipiente poderia explodir. Se você quiser colocar uma tampa, não pressione completamente nem aperte-o.
    • Nem todos os materiais são adequados para armazenar gelo seco. Siga as instruções abaixo:
    • Não use porcelana, cerâmica ou vidro. O frio intenso causado pelo gelo seco pode causar uma contração desses materiais, que podem quebrar.
    • Não use recipientes de metal muito bonitos, porque o gelo seco pode danificar ou deformar o metal.
    • uso recipientes de plástico sólido (especialmente refrigeradores) para manter o gelo seco.
    • Você pode usar uma garrafa térmica para manter o gelo seco, mas não feche.


  7. Caso contrário, use um tanque de CO2. Se você não encontrar um extintor de CO2você pode reproduzir o mesmo processo usando um tanque de CO2 sob pressão que você encontrará em oficinas de soldagem ou na Internet. O processo é o mesmo: prenda um cano ou um canalha na parte superior do tanque, enrole uma fronha, deixe o gás escapar por alguns segundos e recupere o gelo seco no fundo da fronha. As medidas de precaução também são exatamente as mesmas.
    • Antes de comprar o tanque, verifique se ele vem com um tubo de queda que você também pode comprar separadamente. Esses tanques compõem o dióxido de carbono líquido que está no fundo, é isso que você precisa para fazer gelo seco. Sem a calha, você extrairá apenas o dióxido de carbono gasoso por cima e não receberá gelo seco. Freqüentemente, os tanques equipados com o tubo de descarga são indicados com duas faixas brancas, enquanto os tanques não acompanhados são geralmente pretos.
    • Se você deseja produzir gelo seco com frequência, invista em uma ponta de gelo seco, que na verdade é um barrete cuja ponta é coberta com um saco de pano que você pode anexar e remover.

Método 2 de 3: Use o gelo seco caseiro



  1. Misture com água para produzir um gás que se parece com névoa. Um dos usos mais comuns do gelo seco é a produção de fumaça ou neblina. É simples, basta misturar gelo seco e água. Pulverizando o gelo seco com um pouco de água, você ouvirá um som de assobio e verá uma quantidade significativa de dióxido de carbono. É uma solução prática para shows de dança, concertos de rock, casas mal-assombradas e todos os outros lugares onde você deseja criar uma atmosfera misteriosa e sobrenatural.
    • Como sempre, certifique-se de produzir dióxido de carbono somente ao ar livre em uma área bem ventilada. Embora seja improvável que isso aconteça, a produção de uma grande quantidade de dióxido de carbono em uma área pouco ventilada pode empurrar o oxigênio para o exterior e tornar-se impossível respirar.
    • Se você usar um recipiente com um pequeno orifício de ventilação, poderá obter um pequeno gêiser de gás onde a fumaça produzida será expelida como jato. Essa reação pode ser forte o suficiente para acionar um pequeno motor ou moinho de vento.


  2. Use gelo seco para adicionar gás aos líquidos. O dióxido de carbono também é freqüentemente usado para fazer refrigerantes, como refrigerante, cerveja, champanhe, água com gás, etc. A adição de gelo seco na água causa uma liberação de dióxido de carbono na água que pode eventualmente produzir as pequenas bolhas contidas nas bebidas carbonatadas.Embora a maioria dos processos de fabricação caseira ou de refrigerantes realmente use CO2 na forma gasosa (em vez de CO2 na forma de gelo seco), o gelo seco ainda produz um efeito mais impressionante.
    • Não beba esta bebida desde que contenha gelo seco. Aguarde até o gelo seco derreter completamente antes de beber a bebida. Você pode causar grandes danos internos ao engolir gelo seco, pois os tecidos internos são mais vulneráveis ​​ao frio do que à pele.
    • Algumas pessoas não gostam do sabor dos refrigerantes dióxido de carbono. Você deve tentar uma pequena quantidade antes de passar para uma quantidade maior.


  3. Use gelo seco para manter alimentos e bebidas congelados. O gelo seco é muito mais frio que o gelo comum, por isso pode manter os alimentos e bebidas em temperaturas muito mais baixas. No entanto, o perigo do gelo seco é que sua comida fique muito fria. Por exemplo, se você colocar uma garrafa de champanhe no gelo seco, ele poderá quebrar ou congelar; portanto, você só deve usar gelo seco com alimentos que deve comer congelado (por exemplo, sorvete, sorvete). água, etc.)
    • Para usar gelo seco em um refrigerador, coloque o alimento frio primeiro no fundo do refrigerador, coloque o gelo seco por cima e coloque a tampa sem fechá-la completamente (como de costume, nunca feche um recipiente que contenha o gelo seco). Com o ar frio apontando para baixo, esse arranjo torna o resfriador mais eficiente. Se ainda houver espaço no refrigerador, encha-o com jornal em bolas (mais ar no refrigerador sublimará o gelo seco mais rapidamente, ou seja, ele retornará ao estado gasoso mais rapidamente).
    • O gelo seco também é muito eficaz para evitar derretimentos por mais tempo que o normal.
    • Normalmente, você precisa de 5 a 10 kg de gelo seco para manter sua comida congelada por 24 horas (dependendo do tamanho do refrigerador).


  4. Use gelo seco para manter os alimentos pequenos. É incrível notar que o gelo seco mantém alimentos como grãos, feijões, lentilhas e massas. Para fazer isso, primeiro coloque o gelo seco no fundo do refrigerador. Verifique se não há cristais de água no gelo seco, pois isso pode causar umidade e molhar os alimentos. Despeje sua comida sobre o gelo seco. Deixe descansar colocando a tampa no refrigerador (sem fechá-la) por cerca de cinco a seis horas. A neve deve evaporar completamente até que não restem pedaços sólidos. Quando terminar, feche a tampa.
    • À medida que a neve evapora, ela se transforma em dióxido de carbono, mais pesada que o ar. Duro e, à medida que esse gás é formado, ele sai do resfriador. Se não houver ar no refrigerador, as bactérias e as pragas terão dificuldade em sobreviver, o que pode aumentar significativamente a vida útil dos alimentos.
    • Para esse método, você deve usar 120g de gelo seco para um refrigerador de 20 litros e assim por diante.


  5. Use gelo seco para encolher materiais sólidos. Como mencionado anteriormente, o gelo seco é tão frio que causa um encolhimento de alguns materiais, como metais e cerâmica ao entrar em contato. Em algumas situações, você pode usá-lo para sua vantagem. Aqui estão dois exemplos:
    • reparar solavancos em carros Se você tiver um pequeno pedaço no corpo do carro, como se o metal tivesse sido empurrado, o gelo seco poderia ajudá-lo. Use luvas pesadas para apoiar um pedaço de gelo seco no solavanco. Se possível, tente apoiá-lo de dentro do corpo. Segure a peça no lugar até formar geada a alguns centímetros da corcunda, remova o gelo seco e deixe o metal esquentar. Repita conforme necessário.
    • remover os azulejos no chão Essa é uma dica útil para remover um ou dois ladrilhos no chão. Disponha um pedaço de gelo seco e plano bem centralizado para cobrir toda a superfície do ladrilho. Aguarde até que todo o bloco esteja congelado. Se o ladrilho não sair por conta própria, use um martelo ou uma chave de fenda para bater levemente nas bordas para destacá-lo dos outros ladrilhos.


  6. Use gelo seco para matar as pragas em seu jardim. Como o dióxido de carbono é mais pesado que o ar, ele expelirá o ar que está em qualquer recipiente (esse fenômeno foi explicado no método de preservação de alimentos). Você pode usar o mesmo princípio para matar toupeiras, grilos e outras pragas que infestam seu jardim. Para fazer isso, empurre pedaços de gelo seco de 2 a 4 cm por todos os buracos e cubra os buracos no chão. Repita para o maior número possível de furos, no ideal, faça para todos os furos. O gelo seco evapora e forma CO2, que expulsam os túneis aéreos e pragas de asfixia.