Como fazer uma canoa

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como construir uma Canoa de forma fácil e eficiente | Parte 1
Vídeo: Como construir uma Canoa de forma fácil e eficiente | Parte 1

Contente

Neste artigo: Preparando a fabricação de uma canoa de ripas Montando sua canoa de ripas Preparando-se para esculpir sua canoaEsculpindo sua pirogaFechando sua piroga9 Referências

Por milhares de anos, os homens contam com a canoagem para viagens na água. Em muitos casos, eram canoas simples cuja técnica de construção era transmitida de geração em geração. Na base, as canoas foram construídas aproximadamente a partir de um grande tronco. No entanto, você pode torná-lo mais sofisticado usando ripas de madeira. De qualquer forma, você precisa de planejamento e algumas boas ferramentas básicas.


estágios

Método 1 de 2: Prepare a fabricação de uma canoa de ripas



  1. Procure um kit de canoa. Procure uma marca confiável e respeitável e escolha o modelo de canoa que deseja montar. Faça seu pedido e aguarde a entrega do kit.
    • O kit deve conter madeira para a canoa, plano e instruções, hardware e fibra de vidro. Você precisará de outras ferramentas para realmente montar sua canoa.


  2. Leia as instruções. Isso permitirá que você esteja totalmente preparado. Verifique se você possui todas as ferramentas e equipamentos necessários para montar sua canoa.
    • Isso pode levar muitas horas, dependendo da dificuldade e complexidade da canoa que você escolheu. Reserve um tempo para ler e ver as instruções. Se você não entender uma ou outra etapa, entre em contato com a empresa de fabricação para obter ajuda. Isso economizará tempo a longo prazo.



  3. Monte um plano de trabalho. É aqui que você constrói sua canoa. Coloque uma mesa ou quadro comprido em cavaletes ou blocos. O tabuleiro ou pedaço de madeira que você usa deve ser bem plano e nivelado.
    • Seu plano de trabalho terá entre 3,5m e 4,5m e servirá de estrutura para a construção de sua canoa.


  4. Recorte as formas. Se tudo estiver bem, seu kit deve conter modelos ou diretrizes para formas. Esses formulários serão anexados à sua bancada e serão usados ​​para apoiar e posicionar as ripas de madeira estendidas. Desenhe formas no painel de partículas e use uma serra para cortá-las.
    • As formas devem parecer um cogumelo grande quando você as empilhar. O final mais amplo será colocado no seu plano de trabalho.
    • Alguns kits às vezes incluem formas pré-cortadas. Nesse caso, basta colocá-los na ordem correta e começar a anexá-los ao seu plano de trabalho.



  5. Coloque as formas na bancada. Você não precisa anexar formas a blocos fixos. Verifique se a parte mais larga das formas está em contato com um bloco fixo. Em seguida, conecte os blocos à sua bancada usando parafusos de parede.
    • Amarre seus blocos e formas com cerca de 12 cm de distância e verifique se tudo está centralizado. Isso ajudará a manter o barco bem alinhado.


  6. Amarre as pontas. Pode ser necessário cortar dois quartos de um círculo para segurar as pontas da sua canoa se essas peças não estiverem incluídas no seu kit. Use os parafusos das anteparas novamente para fixar as extremidades na bancada. Verifique se eles estão perfeitamente centralizados.
    • Se você tiver que fazer isso sozinho, desenhe o contorno em madeira compensada e recorte as seções que faltam com a serra.


  7. Cubra as extremidades e formas com fita adesiva. Você anexará as ripas de madeira no final para evitar o que se cola acidentalmente nas extremidades. O uso de fita adesiva evita a aderência às ripas de madeira e deve facilitar a remoção de formas e pontas.
    • Você deve cobrir a parte superior dos formulários com uísque para que a cola das ripas de madeira não grude nela. A fita adesiva facilitará a retirada da canoa das formas de madeira que a sustentam.

Método 2 de 3: Monte sua canoa de ripas



  1. Espalhe a cola de carpinteiro no topo das ripas de madeira. As ripas da canoa são cobertas com cola, pois isso lhes permitirá moldar a canoa posteriormente. Em seguida, você anexará as ripas de madeira às formas e extremidades do barco usando grampos; a cola entre as ripas deve ser suficiente para dar forma à sua canoa.
    • Você pode usar luvas ao aplicar a cola e montar sua canoa.


  2. Monte a canoa. Comece colocando as ripas de madeira mais finas diretamente nas extremidades e nas formas. Faça as primeiras ripas em que você colocar a parte mais alta da sua canoa (para que elas fiquem mais próximas da bancada). Coloque as ripas alternadamente de um lado e depois do outro. Isso manterá o barco equilibrado e centralizado.
    • Certifique-se de que as ripas estejam bem próximas uma da outra. Isso permite que a cola sele as ripas vizinhas, mantendo o formato da canoa.


  3. Continue seu trabalho subindo pelas laterais. Continue grampeando e enfiando as ripas nos dois lados. Você continuará assim até chegar ao que será o fundo da sua canoa.
    • Se você precisar de suporte extra para grampear as ripas, use um alicate.


  4. Retire os agrafos. Depois de anexar todas as ripas e deixar a cola secar, remova cuidadosamente os grampos das formas e pontas. Use pinças e puxe.
    • Cuidado para não danificar ou arranhar a madeira ao dobrar os grampos para removê-los.


  5. Achate a madeira grudada nas extremidades da sua canoa. Você provavelmente terá um pouco de madeira saindo nas extremidades. Use um avião para eliminar o que está além.
    • Se você notar alguma peça áspera saindo, use o avião para removê-lo da canoa.


  6. Lixe a canoa. Use fibra de vidro ou papel de lixa para remover os grãos de madeira. Vá a qualquer lugar da canoa esfregando longa e precisamente. Tenha cuidado para não ficar em um local por muito tempo para manter esta área da canoa mais fraca que o resto.
    • Substitua o papel de lixa quando começar a se desgastar. Isso economizará tempo e garantirá que a canoa esteja bem lixada.


  7. Retire a canoa das formas. Acima de tudo, remova os parafusos da partição que estão conectados à bancada e aos blocos. Você precisará remover de forma limpa as formas da canoa, lançando-a sobre e afastando-a da superfície de trabalho.
    • Papel adesivo plástico deve facilitar o trabalho. Você provavelmente também precisará de assistência para transportar a canoa e removê-la suavemente das formas, virando-a.


  8. Faça sua canoa impermeável. Muitas canoas de ripas usam uma combinação de fibra de vidro, epóxi e verniz para impermeabilizar e fortalecer as ripas de madeira. Siga as instruções específicas fornecidas e tenha cuidado.
    • Aguarde até o seu epóxi ou verniz secar completamente antes de colocar sua canoa na água.

Método 3 de 3: Prepare-se para esculpir sua canoa



  1. Determine que tipo de árvore você deseja usar. Procure os tipos de árvores que crescem na floresta local. Em seguida, selecione o que você usará. Procure uma árvore forte e sólida, reta e simétrica.
    • As canoas são geralmente feitas de cedro, pinheiro, abeto, abeto, salgueiro, choupo ou sequóia. Tradicionalmente, os pirogas eram feitos de madeira encontrada perto de um rio.
  2. Selecione sua árvore Passeie por uma floresta próxima e encontre uma árvore. Procure um que seja grande o suficiente e grande o suficiente para fazer um esconderijo. Lembre-se de que você só precisa do tronco, não precisa de galhos.]
    • Você pode ver uma árvore, de preferência uma que já está morta, ou pode usar uma árvore que já caiu.


  3. Corte a árvore em um tronco. Se a árvore ainda estiver de pé, alguém o ajudará no primeiro tamanho. Em seguida, faça dois cortes limpos no final do seu log. Verifique se não há ramificações crescendo em nenhum lugar do seu log. Seu registro deve ter o tamanho que você deseja para sua canoa.
    • Verifique se você tem permissão para cortar uma árvore, mesmo que esteja morta.
    • Se você ainda não decidiu o comprimento da sua canoa, corte um tronco um pouco maior. Dessa forma, você pode planejar mais tarde, dependendo da duração desejada.


  4. Decida um local para trabalhar. Dado o tamanho enorme do seu tronco, você pode trabalhar na própria floresta, em uma clareira, por exemplo. Isso impedirá que você precise movê-lo.
    • Se você optar por movê-lo para outro local, certifique-se de ter ajuda e transporte adequados. Um registro desse tamanho pode pesar centenas de libras e pode causar ferimentos graves se não for movido com cuidado.

Método 4 de 3: Esculpa sua canoa



  1. Remova a casca do seu log. Use a ferramenta que melhor lhe convier. Uma pá é provavelmente a maneira mais eficaz de remover pedaços grandes rapidamente. Você também pode usar um machado ou uma armineta para remover facilmente as pequenas dicas decorativas.
    • Peças de decoração são úteis para acender o fogo. Guarde-os se planeja acampar ou disparar em breve.


  2. Desenhe um limite no seu log. Usando um lápis, desenhe nas laterais do tronco qual será o limite da sua canoa. Na parte superior do log, desenhe as extremidades cônicas. No centro, faça uma marca para localizar o centro do seu barco. A delimitação do barco terá que parecer um pouco oval.
    • Se você estiver preocupado com a possibilidade de chover e desaparecer suas linhas, pense em cavar bem suas linhas usando um cortador ou uma faca pequena.


  3. Crie um fundo flutuante para sua canoa. Faça cortes perpendiculares em toda a largura do log. Em seguida, use uma serra elétrica, uma ermineta ou um machado para separar as duas partes do tronco.


  4. Solte o log. Você precisará de ajuda e corda para colocar suavemente a parte plana no chão. Agora você deve ter uma parte arredondada no topo.


  5. Crie uma parte superior plana para a sua canoa. Mais uma vez, faça cortes perpendiculares na largura do tronco e separe as seções entre os cortes. Não nade muito fundo, pois pode cortar as bordas da sua canoa.


  6. Corte as pontas. Você pode usar uma serra elétrica para remover pedaços grandes de madeira ou usar uma armineta ou machado para remover a quantidade de madeira que desejar. Geralmente, as extremidades são cônicas. Isso permite que o seu barco se mova em todas as direções.


  7. Retire o centro. Observe os limites que você desenhou e deixe pelo menos 2 a 2,5 cm de cada lado. Isso deve te salvar de buracos acidentais na sua canoa.
    • Mesmo que você tenha a impressão de remover muita madeira, essa etapa é necessária porque você precisa reduzir o peso da sua canoa. A remoção de pedaços de madeira ajuda na flutuabilidade.

Método 5: Finalize sua canoa



  1. Forme as pontas. Você pode usar a erminette de um carpinteiro pequeno para obter mais precisão. Corte e afie as pontas na forma desejada.


  2. Corte os lados da sua canoa. Até agora, sua canoa ainda é um pouco cúbica. Você pode cortar a parte superior dos lados em pequenos movimentos para reduzir o peso da sua canoa e dar-lhe um estilo elegante.


  3. Refine o centro da canoa. Mesmo se você já removeu a maior parte da madeira do centro da sua canoa, ainda precisa dar uma pequena faca, machado ou derminete para o acabamento. Tente tornar o centro o mais uniforme possível.
    • Cuidado para não remover muita madeira do seu tronco, pois você corre o risco de fazer um buraco.


  4. Lixe suavemente sua canoa. Passe lixa abrasiva por toda a superfície da sua canoa. Trabalhe o papel de lixa contra os grãos de madeira. Certifique-se de remover qualquer poeira antes de pintar seu barco.


  5. Abra a canoa. Use revestimento cruzado e aplique camadas. Aplique um papel levemente abrasivo entre cada camada. Isso ajudará as camadas de verniz a grudar.
    • Siga as instruções específicas que acompanham seu polonês e tenha cuidado ao usá-lo.
    • Aguarde até o casaco secar completamente antes de colocar o barco na água.