Como fazer um foguete com uma garrafa de água

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 15 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer um foguete com uma garrafa de água - Conhecimento
Como fazer um foguete com uma garrafa de água - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Construindo um foguete com uma garrafa de água plásticaIniciando o fogueteUse bicarbonato de sódio e vinagre6 Referências

Desde que as empresas que produzem refrigerantes começaram a comercializar garrafas de plástico em 1973, as pessoas fabricaram seus próprios foguetes. Este pode ser um projeto divertido para a escola ou a família. Existem muitos conceitos científicos que podem ser apresentados através desse foguete: inércia, gravidade, resistência do ar, lei do movimento de Newton, aceleração e assim por diante. Você também pode usar o mesmo princípio para um foguete simples ou mais complexo.


estágios

Método 1 de 3: Construa um foguete com uma garrafa de água plástica



  1. Pegue o material. Para este projeto, você precisará de uma garrafa de água plástica, uma caneta, uma bola de futebol de espuma, tagarela ou cola quente e papelão. Você pode usar o tipo de garrafa que deseja. Para um foguete maior, use uma garrafa de dois litros de refrigerante.


  2. Prepare a garrafa. Pegue e retire o rótulo. Retire a tampa, mas mantenha-a. Você precisará disso mais tarde. Adicione as decorações que você deseja. Para alguns foguetes, você pode colocar tinta, para outros, glitter. É você quem decide.



  3. Desmonte a caneta. Canetas Bic estão muito bem. Retire todos os itens e reserve. Tenha cuidado ao manusear as diferentes partes. Você pode furar facilmente o tanque de tinta.


  4. Viu o corpo da caneta ao meio. Não tente fazer isso com uma caneta de plástico transparente, pois geralmente ela se desfaz. Tente usar uma caneta de plástico branco. Se você não tem uma serra ou a acha muito perigosa, pode usar uma faca.


  5. Prepare a tampa. Pegue a tampa da garrafa e desenhe nela o tamanho do diâmetro da caneta. Mantenha-o reto e puxe com o tanque.


  6. Recorte o contorno. Faça uma broca com uma mecha do tamanho da caneta e faça uma broca no meio da tampa. Você também pode tentar com uma faca se não tiver acesso a uma furadeira elétrica.



  7. Faça asas com papelão. Pegue um pedaço de papelão ou material similar e corte três a seis asas grandes. Eles devem ser bastante largos, porque irão segurar e apoiar o foguete antes da decolagem. Veja fotos de foguetes reais para inspirá-lo.


  8. Corrija os elementos. Você pode usar chatterton ou cola quente. Amarre cada uma das asas para abaixá-las da tampa da garrafa. Eles atuarão como pés para o foguete. O topo do foguete, ou seja, o fundo da garrafa de plástico, deve estar virado para o céu.
    • Se as asas não forem regulares, o foguete não voará direto. Ela poderia ir ao anão do jardim do seu vizinho se você não tomar cuidado.


  9. Instale a caneta. Pegue o corpo da caneta e insira-o no orifício da tampa. Se houver lacunas, você deve selá-las com goma de mascar ou outro adesivo maleável.

Método 2 de 2: Lançar o foguete



  1. Adicione água à garrafa. Preencha cerca de um terço. A propulsão vem da mistura de água e ar comprimido.


  2. Conecte a bomba de bicicleta. É quando você poderá ver se construiu bem o boné. Se você conectar a caneta à bomba e não houver vazamentos ao operá-la, estará pronto para a contagem regressiva.
    • Se você tiver dificuldades com esta etapa, segure a ponta da bomba com fita adesiva ou chiclete. Ela ainda irá para o céu e poderá subir ainda mais se encontrar alguma resistência no começo.


  3. Instale o foguete. Cuidado para não apontar para alguém. Você também deve evitar janelas vizinhas. Se as asas estiverem bem fixas e proporcionadas, o foguete deve ser reto.


  4. Bombeie um pouco de ar para dentro da garrafa. Você criará o combustível que lançará o foguete no ar. Ele não voará se você bombear ar apenas duas ou três vezes. Continue bombeando até decolar.
    • Certifique-se de que não haja ninguém ao seu redor quando decolar.
    • Você verá bolhas se formando cada vez que bombear.


  5. Use outro sistema. Em vez de usar a caneta com a tampa de plástico, use a bomba de bicicleta diretamente. Retire a tampa. Enrole a bomba em fita adesiva até não sair água. Empurre a bomba diretamente para a garrafa.
    • Se você relaxou, terá que se esforçar um pouco para colocar a bomba na garrafa.

Método 3 de 3: Use bicarbonato de sódio e vinagre



  1. Encontre uma garrafa de água. A marca não importa. Apenas verifique se está completamente vazio. Não desperdice água para este experimento.
    • Regue suas plantas se você não estiver com sede.


  2. Obter bicarbonato de sódio e vinagre. Você encontrará esses ingredientes nos armários da maioria das cozinhas, mas também poderá comprar alguns se não tiver um. Para o vinagre, escolha o vinagre branco mais barato.


  3. Misture os ingredientes. Use cerca de 2 colheres de sopa. para s. vinagre e bicarbonato de sódio. Misture as duas substâncias na garrafa. Esses produtos devem reagir instantaneamente quando entram em contato um com o outro. Essa reação química servirá como combustível para o foguete.


  4. Feche a tampa. Você deve fechá-lo rapidamente. Não deixe a mistura escorrer enquanto você tenta fechar a tampa. Uma vez colocada, a garrafa deve começar a inchar. Isso criará a tensão necessária para tirar o foguete do chão.
    • Para aumentar a tensão, agite a garrafa. Não mexa demais ou ele explodirá em suas mãos.
    • Certifique-se de que não haja ninguém ao seu redor enquanto o faz. Este método funciona com base no princípio de uma explosão, que pode ser perigosa.


  5. Lançar o foguete. Pode ser uma etapa perigosa se você não tiver tomado as medidas de segurança apropriadas. Verifique se não há ninguém ao seu redor. Jogue-o em uma superfície de cimento, tentando derrubá-lo na tampa. Ele deve explodir no momento do impacto, o que impulsionará o foguete para o céu.
    • Este não é o método mais seguro para fabricar um foguete, mas o efeito é semelhante ao produzido por um foguete d'água.
    • É uma técnica mais simples que ainda precisa ser seguida com mais cuidado.
    • Pense em sua segurança primeiro!