Como fazer farinha de coco

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Dica Prática: Como Fazer Farinha de Côco Caseira
Vídeo: Dica Prática: Como Fazer Farinha de Côco Caseira

Contente

Neste artigo: Retire a polpa do cocoPrima o líquidoDesidrate a polpa de cocoVenha o coco na farinhaReferências

A farinha de coco é uma farinha macia obtida da polpa restante após a fabricação do leite de coco. É um substituto popular para a farinha de trigo tradicional porque não contém glúten e é rica em proteínas. Além disso, você pode fazer facilmente em casa.


estágios

Parte 1 Remova a polpa do coco



  1. Faça um buraco no coco. Faça um furo através de um dos olhos do coco.
    • A maneira mais fácil de perfurar o coco é usar uma furadeira elétrica, mas se você não tiver uma, também poderá usar um saca-rolhas, uma chave de fenda ou um espeto de metal.
    • Na pior das hipóteses, você pode usar um prego e um martelo. Plante a unha no coco com o martelo. Em seguida, faça um furo removendo o prego com o lado do martelo adequado.
    • Faça o buraco em um dos três "olhos" do coco. Esses locais são os melhores pontos do casco e os locais mais fáceis de perfurar.
    • Será mais fácil se você segurar o coco em uma superfície não escorregadia, como uma tábua de cortar ou uma toalha de cozinha, para impedir que o coco se mova enquanto você tenta perfure.



  2. Escorra a água de coco. Vire o coco para que o líquido goteje.
    • Você pode usar água de coco para cozinhar ou servi-lo com gelo como bebida, mas se não quiser fazer nada com ele, basta derramar na pia.


  3. Quebre o coco para abri-lo. Coloque o coco em um saco plástico grande ou envolva-o bem em uma toalha de cozinha. Bata no coco através do saco plástico ou toalha de chá com um rolo de madeira ou martelo até que ele se quebre ao meio.
    • Se você quiser ter mais sucesso, coloque o coco em um piso de concreto, na calçada ou em uma superfície muito dura. Não o coloque na bancada, pois poderá danificá-lo ao tentar quebrar o coco.
    • Concentre sua força para abrir o coco no meio. Alguns abrirão com muita facilidade, enquanto outros resistirão.
    • Você também pode abrir o coco batendo no meio com uma pedra afiada ou cortando-o ao meio com uma serra. Se você escolher a serra, ela será vista no meio da linha que passa entre os olhos.



  4. Corte a polpa do coco. Usando uma faca de manteiga ou uma faca de cozinha pequena, corte a polpa branca e separe-a da casca marrom.
    • Corte a carne mergulhando a faca até tocar na casca. Use os dedos e a faca para remover pedaços de carne.
    • Para sua conveniência, faça cortes na carne em forma de V ou xadrez para criar peças que você possa remover facilmente.
    • Você também pode deslizar uma colher de metal ou uma faca afiada entre a carne e a concha sem cortar no centro da carne. Se puder, tente levantar a carne para separá-la da casca depois de inserir uma ferramenta no meio.


  5. Descasque a pele marrom. Usando um descascador, descasque a pele marrom na parte externa da carne de coco.
    • Se você tiver retirado toda a carne do coco, encontrará uma pele marrom que cobre a parte que estava em contato com a casca. Esta parte deve ser removida antes que você possa usar a carne para fazer farinha ou para qualquer outro propósito.

Parte 2 Aperte o líquido



  1. Coloque a polpa do coco no liquidificador. Se as peças que você deixou são muito largas para caber no liquidificador, corte-as em pedaços menores com o mesmo utensílio que você usou para extraí-las da casca.
    • Se desejar, você pode usar um processador de alimentos em vez do misturador. No entanto, verifique se o processador de alimentos é grande o suficiente para reter a polpa do coco e a água que você adicionará.


  2. Adicione um litro de água fervente. Encha uma chaleira ou panela com um litro de água e aqueça a água em fogo alto. Despeje essa água no liquidificador.
    • A água deve cobrir completamente o coco.
    • Tecnicamente falando, você não precisa colocar água fervente, mas ela impregna a carne de coco mais rapidamente do que a água doce ou à temperatura ambiente.
    • Se você deseja obter o mesmo efeito com água fresca ou em temperatura ambiente, deixe os pedaços de coco de molho na água por 2 horas antes de continuar.


  3. Misture na velocidade máxima. Misture a água e a carne de coco por 3 a 5 minutos ou até obter uma polpa lisa.
    • Você não terá uma polpa lisa, como purê de batatas, mas não poderá encontrar grandes pedaços de coco ou muito líquido. Água e coco devem ser misturados uniformemente.


  4. Deixe um pouco frio. Aguarde mais 3 ou 5 minutos para permitir que a polpa esfrie.
    • Se você não deixar a polpa esfriar, poderá queimar os dedos ao tentar drená-la. Observe, no entanto, que isso não é um problema se você tiver usado água fresca ou em temperatura ambiente. Nesse caso, você pode apertar a polpa imediatamente.


  5. Esprema o leite de coco através de um saco de leite vegetal. Despeje o conteúdo do liquidificador em um saco de leite vegetal. Pegue o leite em uma tigela que você colocou debaixo da sacola e mantenha a polpa na sacola para fazer farinha.
    • Se você não tiver um saco de leite vegetal, use um estame. Arrume o estame em uma peneira e despeje o conteúdo do liquidificador na gaze. Da mesma forma, recupere o leite em uma saladeira e use a polpa para fazer a farinha.
    • Você não precisará de leite de coco para esta receita. Você pode jogá-lo fora, se quiser, mas também pode beber ou usá-lo em suas receitas, em vez de leite de vaca.

Parte 3 Desidrate a polpa de coco



  1. Pré-aqueça o forno a 80 graus C. Enquanto isso, prepare uma assadeira grande, cobrindo-a com uma folha de papel manteiga.
    • Você deve colocar o forno a uma temperatura muito baixa. O objetivo é desidratar a polpa de coco sem queimar ou queimar. A única maneira de chegar lá com o forno é cozinhar a polpa de coco na temperatura mais baixa possível.
    • Não coloque óleo. A superfície da assadeira deve estar seca.
    • Não coloque papel alumínio. O sabor metálico da folha de alumínio pode afetar o sabor delicado do coco.


  2. Disponha a polpa de coco na assadeira. Espalhe a polpa de coco na folha de papel vegetal para formar uma camada plana e uniforme.
    • Use um garfo para quebrar grandes pedaços de polpa de coco. A camada de polpa deve ser a mais fina possível.


  3. Cozinhe a polpa por 45 minutos. Cozinhe a polpa até secar ao toque.
    • Depois de retirá-lo do forno, deixe descansar por 1 ou 2 minutos. Toque com os dedos, tomando cuidado para não se queimar. Se estiver completamente seco, o coco está pronto. Se você ainda estiver um pouco úmido, coloque-o novamente no forno por alguns minutos.
    • O coco pode queimar mesmo em baixas temperaturas, então você precisa observá-lo de perto enquanto o desidrata. Retire-o do forno assim que o ver começar a queimar.

Parte 4 Moa o coco em farinha



  1. Coloque a polpa desidratada em um processador de alimentos. Raspe o coco seco e despeje em um processador de alimentos ou liquidificador.
    • Não adicione água ou qualquer outro ingrediente. É muito importante que o coco esteja completamente seco quando você o coloca no processador ou liquidificador.
    • Verifique também se o processador ou liquidificador está completamente seco. Se você usar o mesmo liquidificador usado para fazer a polpa de coco, deverá secá-lo com papel toalha antes de despejar a polpa desidratada.


  2. Misture na velocidade máxima. Misture o coco por 1 ou 2 minutos ou até que pareça finamente moído.
    • Pode ser necessário usar uma espátula seca para misturar o coco, para que todas as peças entrem em contato com as lâminas da batedeira. Se o fizer, pare o liquidificador sempre que colocar a espátula.


  3. Mantenha a farinha em um recipiente hermético até que você queira usá-lo. Você pode usar a farinha imediatamente, mas se quiser usá-la mais tarde, coloque-a em um recipiente hermético e mantenha-a em um local fresco e seco.
    • Se você o mantiver em boas condições, ele permanecerá por pelo menos um ano.
    • Dito isto, a farinha de coco fresca tem um sabor melhor do que a que você preparou há algum tempo.