Como fazer tomates enlatados

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 25 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
APRENDA COMO FAZER TOMATE PELADO! E NUNCA FARÁ OUTRO MOLHO!!!
Vídeo: APRENDA COMO FAZER TOMATE PELADO! E NUNCA FARÁ OUTRO MOLHO!!!

Contente

Neste artigo: Prepare seus tomatesPotes de esterilizaçãoColoque tomates enlatadosUse um dispositivo de conservas7 Referências

Quer colocar os sabores do verão em potes? Você pode fazer isso simplesmente colocando seus tomates enlatados. Dessa forma, nos dias mais frios e escuros do inverno, você pode abrir um e imaginar-se banhado pelo sol quente do verão. Se você cultivar seus próprios tomates ou comprá-los, a enlatada também poderá economizar dinheiro. Demore algumas horas para começar.


estágios

Parte 1 Preparando seus tomates



  1. Escolha seus tomates. Qualquer que seja a variedade que você use, verifique se a fruta não está muito madura. Tomates maduros demais não são bons para enlatar, pois contêm muitos ácidos. Aperte delicadamente os tomates para garantir que eles ainda estejam firmes e olhe para eles com cuidado para ver se estão enrugados.
    • Se você quiser colocar tomates verdes em conserva, tente a sorte. Eles são mais ácidos, mas ainda podem ser enlatados.


  2. Limpe-os e remova as hastes. Depois de lavado, corte as pontas com hastes e faça um corte em forma de "X" na outra extremidade. O X facilitará a remoção das peles posteriormente.



  3. Descasque os tomates. Você precisará ferver uma panela com água e uma tigela cheia de água gelada. Quando a água ferver, mergulhe alguns tomates nela. Deixe-os na água por cerca de um minuto (mesmo que você possa retirá-los após 45 segundos, se desejar).


  4. Retire-os da água. Mergulhe-os imediatamente na tigela de água gelada. Isso ajudará você a quebrar as peles. Descasque-os e coloque os tomates em uma tábua.


  5. Corte-os em quartos. Ao fazer isso, remova as peças enrugadas ou duras. Remova a parte dura do tomate onde o caule está preso, se você ainda não o fez.

Parte 2 Esterilize os frascos




  1. Prepare os frascos. Sempre que colocar uma fruta ou vegetais enlatados, você deve esterilizar os frascos. Deixe ferver uma panela grande com água (você pode reutilizar a mesma panela para selar seus potes e tomates enlatados). Inspecione os frascos para garantir que não tenham rachaduras e que não estejam lascados; em seguida, coloque-os na água e ferva por alguns minutos.
    • Você também pode esterilizar seus potes colocando-os na máquina de lavar louça no ciclo mais quente. Se você tiver uma opção de esterilização, selecione-a.


  2. Esterilize as tampas. Eles devem estar livres de solavancos e suas faixas devem ser apertadas. Coloque-os de lado pelo que secam e coloque os frascos e as tampas em uma panela com água quente, mas não fervendo. Cozinhe a panela no fogão a gás em fogo baixo até que você esteja pronto para usar os frascos.


  3. Remova cuidadosamente os frascos com água morna. Você deve usar um alicate. Tenha muito cuidado, pois os frascos estarão muito quentes. Para remover as tampas, você pode usar um alicate ou uma alça de tampa magnética. Você pode comprá-lo em supermercados na seção de utensílios de cozinha.

Parte 3 Coloque os tomates enlatados



  1. Escolha o seu suco de limão. Você pode usar suco de limão fresco ou engarrafado. Você o adicionará ao pote com os tomates. Este suco ajudará a impedir que os tomates apodreçam quando estão nos frascos, além de manter a cor e o sabor.


  2. Encha os frascos com tomates. Coloque-os em uma superfície resistente ao calor e comece a colocar os quartos de tomate nos potes com uma colher. Preencha-os até restar apenas um centímetro de espaço na superfície. Adicione duas colheres de sopa de suco de limão.Você também deve adicionar água fervente ou suco de tomate quente para que o frasco fique cheio até um centímetro da tampa.
    • Você também pode adicionar outros ingredientes para melhorar o sabor dos tomates. Dentes de alho, pimenta ou um raminho de manjericão farão deliciosas adições aos tomates enlatados.


  3. Retire o ar completamente. Depois de adicionar o suco de limão, pressione delicadamente os tomates com uma colher para liberar as bolhas de ar. Eles são ruins porque podem introduzir bactérias nos frascos e apodrecer seus tomates. Você também deve deslizar uma faca esterilizada ou uma colher de plástico ao longo das paredes internas dos frascos para liberar o ar que está preso.


  4. Limpe qualquer gotejamento dentro e ao redor dos frascos. Coloque uma tampa nos frascos e prenda as tiras com as mãos.

Parte 4 Usando um dispositivo de conservas



  1. Adicione água à panela que você usará como um dispositivo de conservas. Essa panela deve ser grande o suficiente para acomodar alguns frascos. Coloque uma prateleira na panela e encha-a até a metade com água. Faça ferver. Se você estiver usando uma máquina de conservas real, ela deverá incluir uma grade. Se você usar apenas uma panela, poderá usar uma prateleira de forno quando ela entrar na panela.
    • Se você pretende fazer um monte de conservas, principalmente alimentos com baixo teor de ácido, como o tomate, invista em uma autoclave. É mais rápido e mais confiável. Se você possui um e planeja usá-lo imediatamente, siga as instruções que o acompanham quando o comprou.
    • Se você não tiver uma grade para forno, basta colocar um pano no fundo da panela. Isso impedirá que os frascos de vidro colidam com o metal da panela.


  2. Coloque cada frasco cheio no rack. Quando os frascos estiverem no lugar, abaixe o rack. Despeje água suficiente na panela para cobrir os frascos de 5 cm. Coloque a tampa na panela e deixe ferver. Se você usar frascos de 50cl, deixe ferver por 40 minutos. Se forem jarros de um litro, vá por 45 minutos. Além disso, não esqueça que essa duração varia de acordo com a altitude em que você está.
    • De 0 a 300 m acima do nível do mar: 35 minutos para uma capacidade de 50 cl e 45 para uma capacidade de 1 litro.
    • De 300 a 1.000 m: 40 minutos para 50 cl, 50 para um litro.
    • 1000 a 2000 m: 45 minutos para 50 cl, 55 minutos para um litro.
    • Além de 2000 m: 50 minutos para 50 cl, 60 minutos para um litro.


  3. Retire a tampa da panela e desligue o fogo. Deixe a panela esfriar por 20 minutos e remova cada frasco com a alça magnética. Coloque os frascos em uma toalha e deixe esfriar por um dia inteiro; depois, verifique se estão selados pressionando o centro das tampas: eles não devem se mover. Se eles se moverem, use seus tomates imediatamente.


  4. Armazene seus frascos selados em uma despensa fresca e use-os durante o ano. Não se surpreenda se você vir seus tomates flutuar acima de uma camada de líquido na jarra: é totalmente normal.