Como fazer vinho em casa

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
COMO FAZER VINHO Como fazer Vinho Caseiro Passo a Passo
Vídeo: COMO FAZER VINHO Como fazer Vinho Caseiro Passo a Passo

Contente

Neste artigo: Reunir os ingredientesProcessa a fermentação do vinhoFazer vinho como um profissional5 Referências

Além dos profissionais, há muitas pessoas que fazem seu próprio vinho em casa. Essa prática existe há milhares de anos. O ingrediente básico usado é geralmente as uvas, mas é bem possível fazer vinho com qualquer tipo de fruta. Misture os ingredientes, deixe o vinho fermentar e envelheça e engarrafe. O processo ancestral permitirá que você faça facilmente seu próprio vinho em sua cozinha. Coloque seu avental viticultor e em breve você terá orgulho de provar seu vinho suculento com seus amigos.


estágios

Parte 1 Reúna os ingredientes



  1. Pegue os utensílios necessários. Para que seu vinho possa fermentar e envelhecer adequadamente, sem ser afetado por bactérias ou insetos, você precisa de algumas ferramentas essenciais. Não faz sentido comprar acessórios sofisticados, fazer seu próprio vinho é econômico, mas você precisa dos seguintes itens.
    • Um frasco de vidro ou vaso de cerâmica com capacidade de sete a oito litros. Você pode comprar um recipiente usado, mas, neste caso, deve garantir que ele não tenha sido usado para a fermentação de picles ou chucrute, porque seu vinho seria alterado.
    • Um garrafão (é um recipiente de vidro encimado por um pescoço às vezes chamado de garrafão) com capacidade para quatro litros.
    • Um bujão de vedação.
    • Um tubo de plástico de pequeno diâmetro que permite que você aspire o vinho.
    • Garrafas vazias e tampas esterilizadas e devidamente lavadas e esterilizadas.
    • Comprimidos de metabissulfito de sódio (MTBS).



  2. Selecione suas frutas. É possível fazer vinho a partir de qualquer tipo de fruta, mas as mais populares são frutas e uvas. Escolha frutas maduras e, de preferência, selecione produtos de culturas orgânicas, pois elas não foram tratadas com produtos químicos. Quanto menos substâncias químicas o seu vinho contiver, melhor será. Lideal seria você mesmo colher os frutos (por exemplo, passear no campo em uma tarde de domingo) ou comprá-los em uma fazenda.


  3. Lave suas frutas. Comece removendo as folhas e caudas. Em seguida, lave a fruta com água fria, removendo cuidadosamente qualquer sujeira ou poeira. Agora coloque suas frutas na jarra ou no pote de cerâmica. A pele da sua fruta desempenha um papel importante no processo de fermentação. Você pode remover a pele das frutas antes de esmagá-las, mas isso afetará o sabor do seu vinho. Se você remover a pele das frutas, obterá um vinho muito mais suave.
    • Algumas pessoas não lavam as frutas. A pele dos frutos contém fermento natural. Se você não lavar a pele da sua fruta, poderá fazer vinho sem ter que adicionar fermento, mas como você não controla a quantidade de fermento, o sabor do seu vinho pode ser desagradável. Lavando as frutas e medindo a quantidade de fermento que você adiciona à fruta, você certamente produzirá um vinho de boa qualidade. Para estar ciente da diferença, separe suas frutas colocando-as em dois frascos, um no qual você coloca frutas e fermento lavados e outro no qual você coloca frutas não lavadas que produzirão fermento natural.



  4. Esmague seus frutos. Esmague as frutas na jarra com as mãos ou use um pilão para extrair o suco. Continue até que o suco esteja a quatro centímetros da borda da jarra. Se você não tiver frutas suficientes para que o suco chegue quase até a borda da jarra, despeje água filtrada ou água de nascente para complementar. Agora adicione um comprimido de metabissulfito de sódio (os comprimidos de Campden são bastante populares) que matam bactérias e leveduras naturais produzindo dióxido de enxofre. Se você optar por fazer o seu vinho deixando a fruta produzir levedura naturalmente, não adicione o comprimido de metabissulfito de sódio ao frasco.
    • Um método natural de eliminar bactérias é adicionar duas xícaras de água fervente ao frasco após esmagar a fruta.
    • A água da torneira contém produtos químicos que alteram o sabor do seu vinho aleatoriamente. Sempre use água de nascente ou água filtrada.


  5. Adicione o mel. O mel amolece o seu vinho e alimenta o fermento. O sabor do seu vinho é diretamente afetado pela quantidade de mel que você adiciona ao suco. Ao adicionar uma grande quantidade de mel, você obterá vinho doce. Se você não quiser fazer vinho doce, despeje duas xícaras de mel na jarra. A quantidade de mel que você adiciona também depende do tipo de fruta usada para fazer o vinho. Bagas e outras frutas com baixo teor de açúcar requerem mais mel do que uvas com alto teor de açúcar.
    • Se desejar, você pode substituir o mel por açúcar ou açúcar mascavo.
    • É melhor adicionar uma quantidade insuficiente de mel do que incorporar demais, porque você poderá adicionar posteriormente.


  6. Misture o fermento. Se você optou por adicionar um comprimido de metabissulfito de sódio ao suco de frutas, agora deve adicionar o fermento ao suco de frutas. Despeje o fermento na jarra e misture com suco de frutas usando uma espátula ou uma colher com uma alça longa. A mistura que você acabou de criar é chamada mout.
    • Se você decidir deixar as frutas produzirem levedura naturalmente, é inútil incorporar.

Parte 2 Prossiga com a fermentação do vinho



  1. Coloque uma tampa na jarra. Cubra a jarra e deixe descansar durante a noite. Você deve colocar uma tampa para proteger os insetos e a poeira, mas o ar deve poder circular livremente. Existem tampas especialmente projetadas para a fermentação do vinho ou você pode cobrir a jarra com uma gaze ou um pano esticado e mantido no lugar com fita adesiva. Permita que o assado descanse da noite para o dia, colocando o pote em um local a uma temperatura de 21 graus centígrados.
    • Você deve colocar seu frasco em um local a uma temperatura aproximada de 21 graus centígrados. Ao colocá-lo em uma temperatura muito baixa, o fermento não pode crescer e, colocando-o em um local onde a temperatura é muito alta, o fermento será destruído.


  2. Mexa a mistura. Você tem que mexer a carne várias vezes ao dia. No dia seguinte à sua criação, retire a tampa da jarra, mexa delicadamente o mout e recoloque a tampa na jarra. No primeiro dia, mexa a cada quatro horas e nos próximos três dias, mexa várias vezes ao dia. A levedura logo produzirá bolhas sob a ação da levedura, devido ao processo de fermentação. A carne de carneiro está gradualmente se transformando em vinho!


  3. Filtre o líquido. As bolhas se tornarão raras cerca de três dias após o início da formação. Agora você vai filtrar o líquido e transferi-lo para o seu garrafão para mantê-lo. Aspire o líquido para transferi-lo para o garrafão e feche-o com um tampão de vedação que permita que os gases escapem sem a entrada de ar, o que alteraria o seu vinho.
    • Se você não conseguir um selo, use um balão inflável ao redor da boca do garrafão. Remova o balão a cada três a quatro dias para permitir que os gases acumulados escapem e retornem imediatamente à boca do garrafão.


  4. Faça a sua idade do vinho. Deixe a sua idade do vinho por no mínimo um mês. No entanto, é melhor deixar o vinho envelhecer por nove meses ou mais, para que fique muito mais saboroso quando você o comer. Se você adicionou mel, é aconselhável deixar o vinho envelhecer por um longo período, nove meses ou mais; caso contrário, o sabor do seu vinho será muito doce quando você o provar.


  5. Engarrafe seu vinho. Adicione um comprimido de metabissulfito de sódio ao vinho assim que remover o selo para impedir que as bactérias se transformem em vinagre. Sifão seu vinho suculento em garrafas que você lavou e esterilizou cuidadosamente e feche-os imediatamente com uma tampa. Você pode desfrutar do seu vinho quando quiser e deixar algumas garrafas envelhecerem para oferecer aos seus amigos.
    • Se você fizer vinho tinto, mantenha-o em garrafas de cor escura para filtrar a luz.

Parte 3 Fazendo o vinho como um profissional



  1. Aprenda algumas dicas. Os seres humanos produzem vinho há milhares de anos e, é claro, estão desenvolvendo técnicas e descobrindo dicas para otimizar o resultado. Se você estiver produzindo vinho pela primeira vez, siga estas dicas.
    • O equipamento que você usa deve ser perfeitamente limpo para evitar a proliferação de bactérias que alterariam o seu vinho.
    • O recipiente que contém o cordeiro que você fermenta durante os primeiros dias deve estar coberto, mas o ar deve poder circular.
    • Depois de transferir seu cordeiro para o garrafão, coloque um selo e o ar não deve entrar no garrafão.
    • Encha as garrafas ao máximo para deixar o mínimo de oxigênio possível nas garrafas.
    • Mantenha o vinho tinto em garrafas de cor escura para filtrar a luz.
    • Não adicione muito açúcar ou mel na mistura, se necessário, você pode adicionar um pouco mais tarde.
    • Prove o vinho que você transferiu para o garrafão de tempos em tempos para monitorar sua transformação.


  2. Coisas a evitar. Aqui estão algumas dicas que explicam o que você não precisa não fazer quando você faz vinho em casa.
    • Não venda o vinho que você produziu, isso é proibido por lei.
    • Não permita que as moscas da fruta entrem em contato com o seu purê ou vinho.
    • Nunca use recipientes de metal.
    • Não use um recipiente de madeira macia, pois isso alterará o sabor do seu vinho.
    • Não tente acelerar o processo de fermentação aumentando a temperatura da sala.
    • Não filtre seu vinho muito cedo ou sem motivo.
    • Não armazene seu vinho em garrafas ou recipientes que não tenham sido esterilizados anteriormente.
    • Não transfira seu vinho para garrafas até que o processo de fermentação esteja completo.
conselho
  • Os utensílios devem estar sempre limpos e esterilizados, porque as bactérias transformam o vinho em vinagre. Se o seu vinho se transformar em vinagre, não o jogue fora! Você pode criar uma excelente marinada para carne ou aves, por exemplo, um frango marinado com ervas da Provence.
  • Antes do engarrafamento, é importante separar o líquido dos sólidos. O processo normalmente deve ser repetido duas ou três vezes.
  • Dê um toque personalizado ao vinho, modificando seu sabor para sentir a madeira. Na segunda fermentação, adicione um pino de carvalho de cerca de 1 cm no recipiente. Para que o nível de vinho seja o mais alto possível no recipiente de fermentação, você pode esterilizar contas (como bolas de vidro com as quais as crianças brincam). Deixe a madeira fazer o seu trabalho e transfira o vinho para garrafas esterilizadas e feche-as com rolhas de cortiça.
  • Mantenha as garrafas na horizontal, mas com o pescoço para cima, para que o vinho toque levemente a tampa para que não seque.
  • Se as frutas forem muito ácidas e a fermentação for muito lenta, sua mistura poderá ser muito ácida. Incorpore um pedaço de giz (sim, sim, o que você escreve no quadro!), Ele faz maravilhas!
  • Guarde as sobras de frutas depois de filtrar o vinho como o "iniciador" que você usará na próxima vez. Torna-se mais poderoso ao longo do tempo.