Como fazer vinho cereja

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Vinho de Cereja ( Explicando como Fazer)
Vídeo: Vinho de Cereja ( Explicando como Fazer)

Contente

Neste artigo: Preparando o vinho de cerejaFaça o fermento do vinhoPersonalize o vinho de cereja10 Referências

O vinho caseiro de cereja é fácil e agradável de fazer e vale todo o tempo e esforço. Coloridos e deliciosos, os vinhos de frutas também são excelentes ingredientes para molhos, marinadas, molhos para salada ou sobremesas. Sua produção leva tempo, mas o processo é fácil de entender e você pode fazer em casa com alguns ingredientes simples. Os vinhos caseiros de frutas são belos presentes e têm sabores originais. Prepare o vinho de cerejeira para atrair seus convidados ou apreciá-lo sozinho.


estágios

Parte 1 Preparando o vinho de cereja

  1. Prepare seu plano de trabalho. Você precisa de um grande espaço para trabalhar. Pode ser necessário comprar alguns itens especiais para o vinho fermentar adequadamente, mas eles não devem ser caros. Você precisa de:
    • jarra de vidro ou cerâmica com capacidade para 8 l
    • um garrafão (uma garrafa grande com um gargalo estreito) com capacidade para 4 litros
    • um borbulhador
    • um tubo de plástico fino para servir como um sifão
    • garrafas de vinho limpas com bujões de pressão ou de rosca
    • comprimidos de metabissulfito de sódio ou metabissulfito de potássio (opcional)
  2. Prepare as cerejas. Você pode usar cerejas frescas ou congeladas. Considere os seguintes fatores ao fazer sua escolha.
    • Frutas congeladas funcionam melhor em vinhos caseiros porque o congelamento ajuda a quebrar as frutas e promove a fermentação. No entanto, as cerejas são colhidas quando estão completamente maduras e congeladas imediatamente, em vez de amadurecer por vários dias nas prateleiras das lojas.
    • Como as cerejas congeladas já estão sem caroço, elas exigem menos trabalho do que as cerejas frescas.
    • Você também pode congelar cerejas frescas, mas pense em colocá-las primeiro.
    • Se você usar cerejas congeladas, elas devem ter passado pelo menos três dias no freezer antes do início do processo de vinificação.
  3. Limpe a fruta (opcional). Esta etapa é necessária apenas para cerejas frescas. Retire as caudas e as folhas e lave bem as cerejas.
    • Algumas pessoas não lavam as frutas antes de esmagá-las. Como existem leveduras naturais na pele da fruta, é possível fazer vinho usando apenas a levedura encontrada nas frutas e no ar. No entanto, enxaguar as cerejas e controlar a quantidade de fermento adicionado garante um sabor que combina com você.
    • O desenvolvimento de leveduras selvagens pode dar um sabor desagradável ao vinho.
    • Se você quiser fazer um experimento, tente preparar duas safras de vinho, uma com um nível de fermento controlado e outra com fermento selvagem, para ver qual sabor você prefere.
  4. Pit as cerejas (opcional). Esta etapa é necessária apenas para cerejas frescas. O descaroçamento pode ser difícil, trabalhoso e demorado. Se você estiver usando cerejas frescas, tente os seguintes métodos para remover os grãos.
    • Use um palito de dente, um clipe de papel endireitado ou um palito de manicure. Pressione o item escolhido na parte da cereja onde você removeu a cauda. Você deve sentir que a ferramenta atende ao kernel. Contorne o núcleo com a ferramenta e remova-a. Este método não é fácil. Seja paciente e experimente para encontrar o movimento mais eficaz.
    • Pressione uma extremidade do soquete ou palha na cereja onde você puxou a cauda e pressione. A ferramenta deve empurrar o núcleo e trazê-lo para o outro lado.
  5. Esmague as cerejas. Coloque-os em uma jarra grande e use um espremedor manual para esmagá-los até que o suco esteja a 4 cm da parte superior do recipiente.
    • Se não houver suco suficiente para encher a jarra quase até o topo, encha o nível do líquido com água filtrada.
  6. Adicione um tablet (opcional). Adicione metabissulfito de sódio ou potássio. Produzirá dióxido de enxofre que matará leveduras e bactérias selvagens na mistura. Se você usar cerejas frescas para fazer vinho com o fermento natural encontrado nas frutas, não adicione um comprimido.
    • Em vez do comprimido, você pode derramar duas xícaras de água fervente sobre as cerejas.
    • A água da torneira pode afetar o sabor do vinho, pois contém aditivos. Use água de nascente ou água filtrada.
  7. Adicione o mel. O mel permite que o fermento se alimente e dá um sabor mais doce ao vinho. A quantidade adicionada terá um efeito direto na qualidade doce do vinho. Considere os seguintes fatores.
    • Se você quiser que o vinho seja doce o suficiente, adicione mais mel do que na receita. Se você não quiser que seja muito doce, não adicione mais de 700 g de mel.
    • Você pode substituir o mel por açúcar branco ou marrom.
    • Se o vinho não for doce o suficiente quando terminar, você poderá adicionar mais mel no final.
  8. Adicione o fermento (opcional). Se você mesmo adicionar o fermento, faça-o agora. Despeje na jarra e misture os ingredientes com uma colher longa.
    • Você pode pular esta etapa apenas se você fizer vinho a partir de leveduras selvagens.

Parte 2 Fermente o vinho

  1. Cubra a jarra. Deixe descansar por uma noite. O cheiro de frutas fermentadas pode atrair insetos. Certifique-se de fechar o recipiente o suficiente para impedir que as criaturas entrem, mas deixe espaço suficiente para que o ar entre e saia. Você pode usar uma tampa feita para esse fim ou colocar um pano ou uma camiseta velha na abertura e segurar o tecido no lugar com um elástico grande. Coloque o frasco coberto em um local a cerca de 20 ° C e deixe-o durante a noite.
    • Se estiver muito frio, o fermento crescerá menos bem. Uma temperatura muito alta matará o fermento. É melhor fermentar a mistura em um local à temperatura ambiente.
  2. Misture os ingredientes. Misture os ingredientes algumas vezes ao dia. Desde o início da fermentação, o processo de produção de vinho é muito mais lento. No dia seguinte ao preparo dos ingredientes, remova o item que os cobre e misture bem antes de cobri-los novamente. Repita o procedimento a cada quatro horas no primeiro dia.Nos próximos três dias, misture algumas vezes ao dia.
    • A mistura deve começar a formar espuma quando o fermento começar a se decompor.
    • Este é o processo de fermentação que produzirá um vinho delicioso.
  3. Filtre e aspire o líquido. Quando a mistura estiver espumando menos (cerca de três dias após o início da espuma), filtre-a e coloque o líquido no garrafão para preservação a longo prazo.
    • Aspire o líquido no garrafão e prenda o borbulhador na abertura para permitir que o gás escape enquanto impede que o ar entre e estrague o vinho.
    • Se você não tiver um borbulhador, você pode colocar um pequeno balão no pescoço. Em intervalos de alguns dias, remova o balão para eliminar o gás acumulado e substitua-o imediatamente.
  4. Faça o vinho envelhecer. Deixe o vinho envelhecer por pelo menos um mês. Se você puder esperar até nove meses, será ainda melhor, porque seu sabor ficará mais suave e rico.
    • Se você adicionou mais mel à mistura, é melhor deixá-la envelhecer mais para evitar que ela seja muito doce.
  5. Coloque o vinho em garrafas. Para impedir o desenvolvimento de bactérias que podem transformar o vinho em vinagre, adicione um comprimido de metabissulfito de sódio ou potássio à mistura assim que remover o borbulhador. Sifão o vinho em garrafas limpas, encha-os quase até o topo e tampe-os imediatamente. Deixe o vinho envelhecer nas garrafas ou beba agora.
    • Use garrafas de cor escura para manter a cor vermelha do vinho.

Parte 3 Personalize o vinho cereja

  1. Experimente diferentes variedades de cerejas. Existem variedades diferentes que darão gostos diferentes ao vinho. Considere o seguinte.
    • Cerejas pretas ou doces darão um vinho mais doce.
    • As cerejas Morello dão um vinho mais seco.
  2. Faça vinho seco. Um vinho seco é simplesmente um vinho em que não há mais açúcar residual, o que significa que seu sabor não é doce. Para fazer isso, deixe a mistura fermentar completamente até que o fermento tenha consumido todo o açúcar. Se você faz vinho cereja seco, conte com as seguintes informações.
    • Depois de duas semanas, o fermento terá consumido quase todo o açúcar e a fermentação diminuirá. Será mais fácil acompanhar a redução de açúcar no vinho. O monitoramento do nível de açúcar dará uma idéia do andamento da fermentação.
    • Você pode interromper o processo de fermentação um pouco antes para manter um pouco de açúcar no vinho.
    • A fermentação está completa quando o nível de açúcar atinge o nível desejado ou o vinho atinge 0 ° B na escala Brix.
    • Um vinho contendo 0,2% de açúcar residual contém 2 g de açúcar por litro de vinho. Em geral, o nível de açúcar residual é de 0,2 a 0,3% para vinhos secos, 1 a 5% para vinhos semi-secos e 5 a 10% para vinhos suaves.
    • Não há taxa de açúcar obrigatória para o vinho, depende inteiramente do seu gosto.
  3. Envelhecimento vinho com carvalho. Você pode dar ao vinho um sabor interessante adicionando pequenas quantidades de carvalho durante a fermentação. Faça o seguinte.
    • Use pó de carvalho para evitar que o sabor seja muito forte. O pó irá assentar no fundo do recipiente durante a fermentação e o líquido será mais fácil de aspirar.
    • Ao adicionar pó de carvalho ao vinho da casa, você pode adicionar entre 1 e 5 g por litro, dependendo do tipo de vinho (branco ou tinto) e do sabor desejado. Em geral, para 20 l de vinho, adicione cerca de 40 a 50 g de carvalho em pó para um vinho branco e 70 a 85 g para um vinho tinto.