Como dar banho em um gato sem ser arranhado

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 19 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Gato muito bravo,(banho e tosa)aula 100%prática veja e aprenda..
Vídeo: Gato muito bravo,(banho e tosa)aula 100%prática veja e aprenda..

Contente

Neste artigo: Banhar o seu gato Secar o seu gato Acalmar o seu gato após o banhoBanhar o seu gato com o banho e a secagem15 Referências

Dar banho em um gato não é fácil, pois a maioria desses animais não se molha. No entanto, pode acontecer que seja necessário dar um bom banho ao seu gato por razões de limpeza e, às vezes, saúde. Sempre que possível, é aconselhável usar seu gato para se banhar ainda jovem, para que você possa limpá-lo facilmente quando se tornar adulto. Se você for tomar banho pela primeira vez com um gato adulto, precisará tomar precauções para evitar arranhões ou mordidas e tornar a experiência o mais desagradável possível para o animal.


estágios

Parte 1 Banhando seu gato



  1. Comece cortando as garras do gato. Mesmo que seu animal de estimação não seja agressivo, durante ou imediatamente após o banho, devido ao estresse, ele pode arranhá-lo voluntária ou acidentalmente ao tentar fugir enquanto tenta derramar água ou secá-lo.
    • Você deve garantir que seu gato esteja com o melhor humor possível antes do banho para reduzir o estresse a que será submetido e evitar que o tempo de limpeza esteja associado a outra experiência considerada desagradável pelo gato. Se o seu gato não gosta de cortar as garras, faça isso alguns dias antes de tomar banho. Assim, os dois eventos serão dissociados na mente do gato.



  2. Prepare o ambiente em que você banhará seu animal de estimação. Prepare toalhas, xampu para gatos, um pequeno recipiente de guloseimas, bolas de algodão e vaselina para os ouvidos, uma escova ou pente e quaisquer outros utensílios necessários para banhá-la. Guarde esses itens para que sejam úteis quando você precisar manusear o gato na banheira ou na pia.
    • Se você limpar seu gato para se livrar das pulgas, considere um pente fino o suficiente para alcançar as pulgas mais difíceis sem muita dificuldade. Em seguida, use um shampoo projetado especificamente para tratar problemas de pulgas.
    • Um copo pequeno pode ser muito útil no começo para molhar a pelagem do gato ou no final para enxaguar, especialmente se o animal tiver pêlos longos.
    • Você pode encontrar facilmente, em uma loja de animais, produtos com um cheiro agradável e relaxante para o gato. Você pode adicionar um produto perfumado na água do banho para acalmar seu gato.



  3. Coloque a água na banheira. Encha-o com água morna, mas não quente. Certifique-se de que o nível da água não fique acima da barriga do gato quando estiver em pé na banheira.
    • Lembre-se que o gato sempre tem fortes instintos. Você deve usar água suficiente para limpá-lo, mas não muito para impedi-lo de entrar em pânico, porque ele tem medo de se afogar.


  4. Traga o gato para o banheiro. Você pode reduzir suas apreensões e atraí-lo com um brinquedo ou guloseimas. Você também pode simplesmente pegar o gato para brincar diretamente no banheiro. Se puder, feche a porta atrás de você.
    • Lideal é limpar o gato em um banheiro equipado com banheira, porque ele não encontra lugares para se esconder e porque geralmente existe uma porta que permite fechar a sala, o que deve impedir que o gato escape sob a suposição. estresse.
    • Se você tiver problemas nas costas que o impedem de se curvar sobre a banheira, escolha uma pia ou pia para limpar seu animal de estimação. Você também pode considerar obter ajuda de outra pessoa que manterá o gato imóvel enquanto você o limpa.


  5. Prepare o gato para o banho. Seu gato pode estar estressado e assustado com a água ou estar em uma situação incomum, principalmente em uma sala fechada. Tranquilize seu animal de estimação acariciando-o e conversando com ele em um tom suave. Acalme-o o máximo possível. Sente-se no banheiro ou no quarto onde você fará a limpeza enquanto espera que seu animal cheire um pouco de água e faça as marcas.
    • Também é um bom momento para inserir bolas de algodão nas orelhas do gato ou aplicar uma camada de vaselina em volta deles, se o animal estiver se sentindo reticente. Use apenas uma pequena quantidade de vaselina nas áreas ao redor das aberturas das orelhas, onde há muito pouco cabelo. Vaselina ou algodão impedem a entrada de água nos ouvidos.
    • Se o seu gato não é dócil, considere colocar um cinto nele quando quiser dar um banho nele. É melhor colocar um cinto nele, mesmo que seja desconfortável e estressante, poder controlá-lo em um momento em que ele entre em pânico e tente fugir, evitando assim persegui-lo e fazê-lo se sentir presa quando você vai levá-lo de volta ao banheiro.


  6. Coloque seu animal de estimação na água. Agarre-o pela pele do pescoço, onde está solto, logo acima dos ombros. Levante-o gentilmente, colocando uma das mãos sob as patas traseiras e certificando-se de que está bem estabilizada. Abaixe lentamente o gato na banheira, removendo a mão por baixo das patas traseiras, mas ainda controlando-a através da pele do pescoço.
    • Sempre que o gato estiver inquieto, você pode controlá-lo agarrando-o pela pele do pescoço. É pegando seus filhotes dessa maneira que um gato pode transportá-los de um lugar para outro restringindo seus movimentos e gatos, independentemente da idade, tendem a se enrolar instintivamente quando são pegos dessa maneira. Use esta técnica somente quando for necessário e restrinja o gato de uma maneira diferente quando não estiver muito agitado.
    • Alguns gatos ficam mais quietos quando estão sentados na banheira durante a limpeza. Isso só deve ser feito com um gato que sabemos que ele não tentará escapar.


  7. Despeje água na pelagem do gato. Mantenha sempre uma mão livre para segurá-la e use um recipiente pequeno para derramar água sobre toda a superfície do corpo, exceto a cabeça.
    • Se o chuveiro for removível sobre a banheira ou pia, use-o para molhar o pêlo do gato.
    • Cuidado para não colocar água nos ouvidos do seu animal, pois isso pode causar uma infecção.
    • Levante o focinho do gato quando você quiser molhar a cabeça. Coloque o recipiente ou o chuveiro entre as orelhas do gato para que a água escorra pela parte de trás da cabeça.
    • Você não deve molhar a cabeça inteira, mas apenas a parte superior e a parte superior do pescoço. Se você deseja limpar o rosto em torno da boca e dos olhos, use um pano embebido em água.


  8. Despeje o xampu no pêlo do gato. Use a mão livre (a que não segura o gato) para derramar uma pequena quantidade de xampu no pêlo do seu animal de estimação. Mantenha o frasco de xampu à mão e limpe com cuidado o que você derramou no pêlo do gato, para fazer espuma. Se necessário, adicione mais xampu.
    • Se você precisar limpar o rosto do seu animal de estimação, despeje algumas avelãs de xampu sobre um pano úmido e use-o para esfregar suavemente com pequenos movimentos na direção dos cabelos.
    • Se seu objetivo é remover pulgas dos pêlos do seu gato, você terá que impregnar completamente todo o pêlo dele com o shampoo especial, insistindo na barriga, nas pernas, na cauda e no topo da cabeça. As pulgas migram para as extremidades do corpo do gato quando a água começa a permear o pêlo. Ao lavar o corpo primeiro, você deve fazer com que o produto funcione nas pulgas enquanto elas tentam voltar ao pêlo do gato.


  9. Lave o casaco do seu gato. Esvazie a banheira de água enquanto o gato ainda estiver nele. Use o chuveiro ou o recipiente para derramar água sobre o pêlo do seu animal de estimação da mesma maneira que quando você o lava primeiro. Certifique-se de remover qualquer resíduo de xampu do casaco, para evitar que o pó grude quando secar.
    • Se você estiver usando um recipiente para enxaguar, abra a torneira para permitir que um pequeno fluxo de água flua para a banheira. Isso impedirá que o gato tenha medo por causa dos ruídos causados ​​pela água que você derrama em sua pelagem. Deixe a água fluir. Encha o recipiente com água e despeje no seu gato, repetindo a operação quantas vezes for necessário para que o pêlo dele se livre de qualquer xampu residual.


  10. Retire as pulgas. Se você estiver limpando seu gato para se livrar das pulgas, use o pente do pescoço até a base da cauda, ​​depois nos ombros e nas costas das pernas, depois de enxaguar o pêlo. Isso criará sulcos no pêlo do seu animal de estimação, facilitando a identificação de pulgas. Se você usar um pente fino, também poderá remover as lêndeas.
    • Você poderá remover a maioria dos chips com o pente, mas também poderá usar os dedos para extrair alguns deles.
    • Se o seu gato tem uma pelagem clara, você não deve ter problemas para encontrar pulgas na pelagem molhada. Você também deve sentir algumas pulgas com os dedos, porque as maiores formam pequenos inchaços na pele do gato.
    • Metodicamente, passe pelo pêlo do gato, tentando remover o maior número possível de pulgas. Não se esqueça de varrer a barriga do seu animal de estimação, porque este é o lugar favorito das pulgas.

Parte 2 Seque seu gato



  1. Torça a água do casaco do seu animal de estimação. Depois de terminar de lavar e lavar o gato, comece a secá-lo, espremendo o máximo possível do pêlo, concentrando-se na cauda e nas patas até as pontas.
    • Com a mão livre, forme um "U". Coloque-o nos ombros do gato.
    • Aplique uma pressão suave enquanto move a mão dos ombros do gato até os quadris. Você notará que a água escorre pelas costas e pelos lados.
    • Agarre delicadamente a cauda e deslize a mão sobre ela, da base até o final, exercendo uma leve pressão. Você deve ver a água pingando da pelagem do gato na banheira. Faça isso também nas pernas até as extremidades, exercendo uma leve pressão para extrair água da pelagem, que é mais grossa nos dedos dos pés.
    • Repita o processo várias vezes, certificando-se de exercer pressão suficiente sobre a casca da barriga.


  2. Use uma toalha. Após girar à mão, use a mão livre para espalhar uma toalha no chão.
    • Levante o gato, não se esqueça de apoiar o peso dele com uma mão sob as patas traseiras e evite agarrá-lo pela pele do pescoço, depois tire-o do banho ou afunde-o e coloque-o suavemente na toalha no chão.
    • Use a mão livre para depositar suavemente a toalha nas costas e ao redor do corpo do gato, para que fique quase completamente coberta. Use a mesma mão para esfregar suavemente a toalha no pêlo do seu animal de estimação com movimentos para a frente e para trás. Você deve esfregar o máximo possível da pelagem do gato. Se você acha que seu animal de estimação não vai fugir, use as duas mãos para secá-lo com a toalha.
    • Se necessário, use uma segunda toalha, continuando a esfregar o pêlo até que esteja babado e semi-seco. Em seguida, use o pente para alisar o pêlo, certificando-se de pentear na direção do cabelo. Nesse ponto, você pode dar alguns petiscos ao seu gato e tranquilizá-lo conversando gentilmente com ele, antes de liberá-lo para terminar seu próprio banheiro.


  3. Use um secador de cabelo. É aconselhável usar o secador de cabelo somente depois de secar completamente o casaco com uma toalha. Além disso, você só deve usar o dispositivo se achar que seu gato não ficará assustado com o barulho.
    • Retire a toalha de cima do seu gato e deixe-a descansar. Controle seu animal de estimação se você sentir que ele vai fugir.
    • Com a mão livre, pegue a alça do secador de cabelo e ajuste-a para a temperatura e potência de fluxo mais baixas. Ligue o aparelho, não surpreendendo o gato, que deve se comportar rapidamente. Se o seu animal de estimação ficar assustado e você não conseguir acalmá-lo, desligue o secador e continue a secá-lo com a toalha.
    • Se o seu gato não for perturbado pelo barulho do secador, ligue o aparelho para que ele possa sentir o fluxo de ar. Se o animal ainda estiver parado, aproxime o aparelho da pelagem e comece a secá-la para frente e para trás, para que o fluxo de ar não permaneça concentrado em uma única porção da pelagem.
    • Você também pode aumentar a potência do fluxo e instalar o gato nas coxas com a cabeça voltada para os pés; em seguida, use uma mão para orientar o fluxo de ar por todo o casaco enquanto você aplica os movimentos da outra mão. Se o gato aceitar isso, a secagem deve prosseguir rapidamente.
    • Quando você terminar de secar a pelagem do gato, ela deverá estar com babados e quase completamente seca. As pernas e a cauda ainda podem estar levemente úmidas, mas logo serão secas assim que o gato começar a lavar.

Parte 3 Acalme seu gato depois do banho



  1. Oferecer guloseimas para o seu gato. Seu animal de estimação acabou de ter uma experiência que provavelmente o perturba e que pode tê-lo estressado e fatigado, e ele pode ser um pouco caprichoso ao pensar que o banho era uma espécie de punição.Lembre ao gato que você é amigo dele e que não há problema, oferecendo a ele algumas de suas delícias favoritas.
    • Seu gato pode ingerir uma quantidade significativa de pêlos quando ele vai se lavar após um banho. Lembre-se de dar-lhe comida que facilite a evacuação dos cabelos. Esses produtos contêm uma grande quantidade de gorduras e óleos de peixe que aglomeram os pêlos no estômago do gato e facilitam seu trânsito pelo sistema digestivo para impedir a formação de bolas que podem criar uma obstrução perigosa à sua saúde.


  2. Acaricie seu gato. Faça isso enquanto você trata dele e fala com ele em uma voz suave, elogiando-o por tranquilizá-lo de que tudo voltou ao normal.
    • Se o seu animal de estimação gosta de ser escovado, use seu pincel favorito para limpá-lo e comece a remover os pêlos que foram removidos devido ao banho e ao estresse.


  3. Antes de soltar seu gato, faça-o, dê-lhe alguns petiscos e converse com ele com cuidado para mantê-lo quieto. Não o solte até que sua atitude mostre que ele não está mais com medo e relaxado. Veja se ele endireita o rabo, ronrona, fecha parcialmente os olhos, esfrega a cabeça nas mãos ou em uma parte do corpo ou faz algo que indica que ele está feliz.
    • Quando você perceber que seu gato está calmo, solte-o. Ele provavelmente se mudará para um lugar confortável e longe, onde poderá lavar-se silenciosamente. Deixe-o em paz por algumas horas, que ele usará para lavar e tirar uma soneca, ou para fazer outras atividades normais. Não o perturbe e espere que ele chegue até você antes de interagir com ele.

Parte 4 Acostume seu gato a banhos e secagem



  1. Comece a dar banho no gato enquanto ele é muito jovem. Se você tem o animal desde tenra idade, comece a tomar banho o mais rápido possível. É muito mais fácil controlar um gatinho do que restringir um gato adulto que está tentando escapar. Além disso, é mais fácil controlar os gatinhos, levando-os pela pele do pescoço, e isso reforça a aquisição para atividades futuras.
    • Espere até que o gatinho tenha pelo menos seis semanas antes de tomar um banho, pois isso antes desse limite de idade pode tornar o animal doente ou criar outras complicações de saúde.
    • Para um gatinho, comece dando-lhe banhos na pia. Este recipiente é de tamanho mais apropriado e é especialmente mais raso que uma banheira. Também é mais fácil enxaguar o gatinho sob a torneira e acostumar-se ao pequeno animal com os sons da água corrente.
    • Considere limpar e secar o gatinho uma vez a cada duas semanas durante três meses. Isso evitará algumas complicações devido a limpezas muito frequentes, que causam ressecamento da pele, e isso permitirá que o gatinho tome banho.


  2. Evite chocar ou estressar seu animal de estimação. Nunca use o secador de cabelo como uma punição para o seu gato e evite qualquer interação com ele que possa associar o banheiro (banheira ou pia) ou afundar a uma experiência negativa.
    • Isso inclui o uso do banheiro como um local isolado para punir o mau comportamento.


  3. Faça o ambiente de limpeza parecer familiar para o seu gato. Uma maneira de tranquilizar seu animal de estimação sobre o processo de limpeza e torná-lo menos estressante é deixar seu gato se comportar como o barulho e os odores nesta sala, especialmente durante a fase de limpeza.
    • Ao tomar banho ou secar o cabelo, dê ao banheiro o acesso ao seu gato. Os gatos são muito curiosos e adoram novas experiências e seu animal de estimação provavelmente vai querer voltar ao banheiro para ver o que está acontecendo.
    • Ignore seu animal de estimação enquanto faz algo incomum. Os gatos são independentes por natureza e você deve deixar seu animal de estimação explorar uma sala quando algo especial acontecer, para que possa ser usado para sons e cheiros em momentos especiais.


  4. Deixe seu gato construir associações positivas. Antes de lavar ou secar o cabelo, lembre-se de deixar guloseimas ou um brinquedo do seu gato no banheiro. Isso deve levar o animal a entrar na sala e sentir os cheiros e ruídos durante a atividade de higiene.
    • Evite oferecer brinquedos ou guloseimas diretamente ao gato quando esses odores e barulhos forem produzidos (o cheiro do xampu, a água fluindo, o som do secador de cabelo etc.), pois pode parecer oprimido e a experiência pode ser negativa. . Lembre-se de que você deve ignorar amplamente o seu gato ao experimentar essas coisas novas.
    • Tranquilize seu animal de estimação. A partir do momento em que ele se acostumar com esses barulhos e cheiros, ele ficará mais relaxado nessa atmosfera e é por isso que você deve deixá-lo ficar no banheiro enquanto lava ou seca o cabelo. Alguns gatos até ficam confortáveis ​​o suficiente para entrar na banheira ou no chuveiro. Enquanto você achar que seu animal de estimação é confortável quando você se vê lavando ou secando o cabelo, elogie-o conversando com ele gentilmente.
    • Dê ao seu gato um gosto de secagem, esfregando o casaco com uma toalha, enquanto se diverte com ele. Alguns gatos gostam de ser cobertos por um pano ou de fazer porões em um pano ou cobertor, como uma espécie de jogo, e isso não representa nenhum problema em ser coberto por uma toalha. Seu gato pode precisar de alguns abraços, mas você também pode adicionar alguns brinquedos embaixo da toalha para fazê-lo ficar por baixo e se divertir pegando aquelas coisinhas que ele vê como presa. Incentive seu animal de estimação a se divertir sob a toalha, para que ele possa cheirar e entrar em contato.


  5. Obtenha ajuda de um amigo ou membro da família. Envolva um membro da sua família no processo de limpeza e secagem do seu gato. Se você estiver banhando seu animal de estimação pela primeira vez, peça a um amigo ou membro da família (quem o gato conhece) para ajudá-lo, para tornar o processo mais familiar.