Como derreter a cera de abelha

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 6 Poderia 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como derreter cera de abelhas apis parte 1
Vídeo: Como derreter cera de abelhas apis parte 1

Contente

Neste artigo: Usando um banho de águaCantando como um fogão lentoUsando energia solarReferências

Como a cera de abelha pode ser perigosa quando quente, ela deve ser derretida lentamente a baixas temperaturas para reduzir o risco de queimaduras. A técnica mais comum é a banho-maria, mas você também pode usar um fogão lento ou até calor solar.


estágios

Método 1 de 3: use um banho-maria



  1. Encha um recipiente com água. Se você tomar um banho de água, encha o recipiente de água inferior a uma profundidade de cerca de 3 a 5 cm. Se você não tiver um, pegue uma panela grande e velha e despeje de 3 a 5 cm de água.
    • A panela deve ser grande o suficiente para acomodar uma panela menor ou um punho de metal.
    • Nunca exponha a cera de abelha diretamente a uma fonte de calor, pois ela pode derreter de maneira desigual, queimar ou até pegar fogo.
    • Como a água ferve a 100 ° C, o uso de um banho de água evita que a temperatura da cera exceda esse valor e torna o processo muito menos arriscado.



  2. Ferva a água. Aqueça a panela grande no fogão em fogo alto até que a água ferva e produza grandes bolhas.
    • Não coloque o recipiente na frente do fogão, pois a cera quente é perigosa. Para evitar derramar a panela acidentalmente, coloque-a em um fogão ou prato na parte traseira ou no centro da área.
    • Se possível, use uma placa elétrica. O gás não deve ser realmente perigoso, mas se a cera atingir seu ponto de fulgor, é possível que os vapores produzidos entrem em contato com as chamas do fogão e queimem fogo.


  3. Instale o recipiente superior. Insira o receptáculo superior do banho de água no topo do outro. Se você não tiver um banho-maria, basta colocar uma panela menor ou um punho de metal na panela grande. Abaixe o fogo para manter a água estremecendo.
    • Use apenas um cul-de-poule de metal, não plástico ou vidro.
    • Idealmente, o recipiente superior deve ser encaixado no topo do outro para que seu fundo não toque no fundo do receptáculo inferior.
    • Se o receptáculo superior tocar o fundo do outro, coloque um cortador de biscoitos de metal ou outro item de metal similar na parte inferior do recipiente inferior e coloque o pequeno recipiente em cima para levantá-lo o suficiente para protegê-lo da fonte de calor. .



  4. Adicione a cera. Coloque cuidadosamente o bloco de cera de abelha no recipiente superior do banho-maria ou em uma panela pequena. Certifique-se de que a água embaixo não possa entrar neste recipiente e toque na cera.
    • Para acelerar o processo de fusão, você pode cortar a cera em pedaços menores antes de colocá-la no recipiente. Pedaços pequenos derreterão mais rápido que um bloco grande.


  5. Derreta a cera. Deixe derreter lentamente em banho-maria. Dependendo do tamanho do bloco ou peças, pode levar entre 30 minutos e várias horas.
    • Nunca deixe a cera aquecer sem supervisão.
    • Assista sua temperatura com um termômetro enquanto derrete. Deve derreter a uma temperatura de 63 ou 64 ° C. Nunca o deixe exceder uma temperatura de 70 a 75 ° C, pois ele pode ficar com uma cor escura e perder o perfume.
    • Volte a colocar a água no receptáculo inferior de tempos em tempos, pois ela evapora com o aquecimento. Nunca deixe evaporar completamente durante o processo.


  6. Use a cera. Faça o uso que quiser. Depois de derretido, você pode derramar em moldes para fazer velas ou usá-lo como quiser.

Método 2 de 3: Usando um fogão lento



  1. Prepare um pouco de água. Despeje no recipiente do fogão lento para que ele tenha 5 cm de profundidade.
    • Se você quiser acelerar um pouco o processo, aqueça a água em uma chaleira antes de despejá-la na panela lenta.
    • Um fogão lento é ainda menos perigoso que um banho-maria, porque sempre fica em uma temperatura muito baixa.
    • Em teoria, você pode derreter a cera de abelha diretamente no fogão lento sem adicionar água, porque a temperatura do dispositivo é muito baixa. Se você decidir fazer isso, verifique se o recipiente possui um revestimento antiaderente.
    • No entanto, geralmente é melhor usar um banho de água, pois isso protege ainda mais a cera da fonte de calor. A água também facilita o derramamento e o uso da cera de abelha quando derretida.


  2. Instale uma tigela. Coloque uma tigela pequena de metal dentro da panela de barro onde você derramou a água. Verifique se a água não pode entrar na tigela.
    • Use uma tigela de metal e não de vidro ou plástico.
    • Esse método funciona melhor quando o fundo da tigela pequena é colocado diretamente no fundo do recipiente do fogão lento, em vez de ficar acima da superfície da água.
    • Certifique-se de que você sempre pode colocar a tampa no aparelho depois de instalar a tigela. Se a tampa não encaixar, use outra tigela.


  3. Adicione a cera. Coloque o bloco de cera de abelha na tigela de metal dentro da panela lenta.
    • Você pode quebrar a cera em pedaços pequenos antes de colocá-la na tigela, em vez de deixar o bloco inteiro. A cera de abelha derrete lentamente, especialmente em banho-maria em um fogão lento. Se você o dividir em pedaços pequenos, você acelerará o processo sem torná-lo mais perigoso.


  4. Derreta. Coloque a tampa na panela lenta e leve-a para o alto. Deixe a cera de abelha descansar por várias horas até derreter.
    • Você também pode definir a unidade como baixa potência, mas a cera de abelha levará mais tempo para derreter.
    • Deixe a tampa do fogão lento durante todo o processo.
    • Verifique a temperatura da cera com um termômetro de cozinha. Deve derreter ao atingir uma temperatura de cerca de 63 ou 64 ° C. Não o deixe exceder 70 a 75 ° C, pois a essa temperatura, a cera de abelha pode começar a mudar de cor.


  5. Use cera. Uma vez que esteja completamente derretido, despeje em moldes ou use-o para outra coisa.
    • Se não puder usar toda a cera derretida imediatamente, mantenha-a quente para que fique líquida removendo a tampa do fogão lento e ajustando o aparelho a uma temperatura baixa.

Método 3 de 3: Usando energia solar



  1. Improvise um forno solar. Alinhe o interior de uma caixa de poliestireno com papel alumínio. Pegue um resfriador de poliestireno e cubra completamente as paredes inferior e interna de alumínio.
    • A folha de alumínio refletirá a luz do sol para aquecer o interior do recipiente o suficiente para derreter a cera de abelha.
    • Use um resfriador de poliestireno e não plástico ou outro material. O poliestireno é isolante, o que permite que o calor permaneça principalmente dentro de casa, em vez de escapar pelas paredes do recipiente.
    • A energia solar é ecológica e segura. O interior da caixa de poliestireno deve aquecer o suficiente em boas condições, mas, em geral, o calor permanece baixo o suficiente para impedir que a cera de abelha queime ou pegue fogo.


  2. Coloque a cera dentro. Coloque o bloco de cera de abelha na caixa forrada com papel alumínio. Coloque uma placa de vidro ou acrílico transparente na parte superior do recipiente e prenda-a com tagarela para segurá-la no lugar.
    • Você pode quebrar o bloco de cera de abelha em pedaços menores para acelerar o processo. Pequenos pedaços derretem muito mais rápido que um bloco grande.


  3. Coloque a caixa ao sol. Coloque o refrigerador em pleno sol. Escolha o lugar mais quente possível. Verifique se o recipiente está longe de umidade e sombra.
    • Este método funciona melhor em clima quente e ensolarado. Não o use em tempo nublado, chuvoso ou à noite.
    • Se você usar essa técnica para derreter a cera de abelha durante uma estação fria, coloque a caixa dentro e procure o local mais quente. Durante as estações quentes, você pode colocar o refrigerador em ambientes fechados ou ao ar livre.


  4. Deixe a cera derreter. Deixe descansar no forno solar por várias horas para derreter. Verifique a cada 20 a 30 minutos.
    • Nunca deixe a cera derreter sem monitorá-la por mais de alguns minutos.
    • Comece o mais rápido possível. Se você iniciar o processo pela manhã ou no início da tarde, a cera terá bastante tempo para derreter dentro da caixa quente.
    • Você pode colocar um termômetro de forno no refrigerador para monitorar sua temperatura interna. A cera de abelha derrete quando atinge cerca de 63 ou 64 ° C. Nunca o deixe exceder 70 a 75 ° C, pois nesse momento pode começar a dourar.


  5. Use cera derretida. Quando completamente líquido, use-o em um projeto que exija cera de abelha derretida.