Como instalar um piso de bambu

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como instalar pisos de madera de Bambú  ? aquí te mostramos.
Vídeo: Como instalar pisos de madera de Bambú ? aquí te mostramos.

Contente

Neste artigo: Fazendo os preparativosAvaliando a condição do subpavimentoLocalização no solo20 Referências

O piso de bambu é natural, ecológico e pode tornar qualquer ambiente mais bonito e elegante. Um bom conselho o ajudará a evitar danos ao piso e a garantir que o piso de bambu seja adequado para você.


estágios

Parte 1 Fazendo preparativos



  1. Primeiro, termine as alterações em andamento em sua casa. Para obter os melhores resultados, primeiro conclua qualquer instalação ou construção em andamento antes de instalar seu piso, para evitar danos. As ripas de bambu podem entortar ou inchar quando expostas a muita umidade; portanto, tome cuidado para não realizar trabalhos que exijam cimento ou gesso.


  2. Remova todos os móveis da sala. Mova seus móveis enquanto o chão ainda estiver no lugar. Você precisará armazená-los em outro local por pelo menos 24 horas. Se você pretende derramar uma laje de concreto, que não é necessária para instalar um novo piso, você terá que esperar até 60 dias antes de instalar o piso e repatriar seus móveis na sala.



  3. Retire o tapete, rodapés e piso. Remova qualquer carpete ou carpete da sala e remova os rodapés que circundam o chão, se houver algum. Se houver piso, remova-o para revelar o subpiso de concreto ou madeira abaixo. Revestimentos de vinil ou asfalto podem conter laminado. Se eles tentarem removê-los, faça-o com equipamento de proteção e procedimentos adequados para proteger sua saúde.
    • Veja também: como remover um linóleo.
    • Se você remover os rodapés com bastante cuidado, poderá recolocá-los depois de instalar o novo piso.

Parte 2 Avaliar a condição do subpiso



  1. Use um testador de umidade para avaliar o conteúdo de umidade do subpiso. Se você obtiver um resultado superior a 12% no caso de um subpavimento de madeira ou 75% no caso de um subpavimento de concreto, isso significa que um piso de bambu não é adequado para o seu caso. Considere outros tipos de pisos que são mais resistentes à umidade. Os fabricantes de pisos normalmente indicam a tolerância à umidade de seus produtos.
    • Um subpavimento de concreto recém derramado deve ser deixado secar e endurecer por 60 dias.



  2. Verifique se não há local muito molhado. Se o subsolo e seus arredores não estiverem secos o ano todo, a umidade poderá causar a podridão de bambu ou cola. Se você encontrar muito mofo ou suspeitar que alguns dutos vazem, pode ser necessário contratar um profissional.
    • Se houver um espaço de rastreamento embaixo da casa e o solo estiver visível, você poderá reduzir o nível de umidade instalando uma barreira contra vapor no chão, por exemplo, um filme de polietileno com 0,15 mm de espessura.


  3. Limpe o subpiso. Aspire ou varra toda a poeira do subsolo. Se você planeja colar o piso de bambu, é recomendável limpar as manchas que estiverem no subpiso, para que a cola adira corretamente. Lixe qualquer tinta ou revestimento e aspire o pó resultante.


  4. Verifique se o subpiso é reto. Use um nível longo o suficiente ou um nível conectado a uma corda para medir o nível do solo em várias direções e em vários lugares. Se alguma das medições mostrar uma diferença de nível superior a 5 mm por 3 m, pode ser necessário nivelar o subpiso para que o piso não rache ou dobre.
    • No caso de um subpavimento de madeira, superfícies muito altas podem ser lixadas, mas as ripas muito baixas devem ser cortadas e substituídas.
    • Sub-pisos de concreto podem ser nivelados usando um moedor de concreto para lixar áreas muito altas e áreas muito baixas usando uma argamassa de reparo de concreto.


  5. Pegue as dimensões da sala. Use uma fita métrica para medir as dimensões do solo e calcular sua área em metros quadrados. Você precisará dessa medida para saber quanto bambu comprar.


  6. Feche todas as portas e janelas. Depois de limpar toda a poeira das etapas de preparação, feche as portas e janelas até que a sala alcance uma temperatura estável. Quando a temperatura da sala não mudar por um ou dois dias, você poderá comprar bambu.
    • A temperatura ideal para um piso de bambu é entre 16 e 21 ° C e o teor de umidade ideal varia entre 40 e 60%. Não é necessário obter os valores ideais, mas se suas medidas indicarem condições de temperatura e umidade muito distantes das condições recomendadas, não é recomendável instalar um piso de bambu.


  7. Compre um pouco mais do que o necessário. Se o piso for vendido por número de lâminas, você terá que calcular o número de lâminas a serem compradas dividindo a área total a ser coberta pela superfície de uma lâmina. Recomenda-se comprar 5% do piso, além da superfície a ser coberta, porque você certamente terá que cortar algumas lâminas para preencher pequenos espaços.
    • Você provavelmente terá dificuldades adicionais se o seu sub-piso for concreto (consulte a seção Piso térreo). O vendedor do seu andar deve poder lhe dizer as melhores soluções para você.


  8. Guarde o bambu na sala a ser coberta por pelo menos 24 horas. Coloque as ripas dentro da sala e remova qualquer embalagem. Aguarde entre 1 e 3 dias para permitir que as ripas de bambu se ajustem à temperatura da sala. Estes podem crescer ou encolher ligeiramente, dependendo do caso, e é preferível que isso ocorra antes da instalação, para que o piso seja mais adequado ao ambiente.
    • Evite colocar as lâminas no chão ou nas paredes externas, pois isso pode afetar a umidade ou a temperatura. Uma solução possível é trazer uma mesa para dentro da sala e colocar as ripas nela.

Parte 3 Pregando o chão



  1. Se o seu subpiso for concreto, considere as diferentes possibilidades que você tem. Como você não pode pregar diretamente no concreto, se tiver um subpiso de concreto, pode ser necessário instalar uma subcamada de madeira sobre o concreto. Uma solução mais eficiente, porém mais cara, é comprar algo para instalar um piso flutuante. Você precisará de uma camada de espuma ou outro material, na qual montará um subpavimento de madeira embutido que não exija pregos.


  2. Remova todas as luminárias e outros equipamentos conectados ao teto do piso inferior. Se houver uma sala no andar inferior, remova os lustres, as luzes de teto, os ventiladores de teto e outros equipamentos, no momento da instalação. A pressão fornecida pelo prendedor pneumático pode afrouxar ou desaparafusar acidentalmente reverberando pelas vigas.


  3. Coloque as primeiras ripas de bambu online. Deixe um espaço de 1,25 cm entre as ripas e a parede, caso as ripas cresçam levemente. Coloque-os perpendiculares às vigas e comece, se possível, a partir de um dos lados da sala para definir a direção do piso. Monte as ripas junto com suas ranhuras e abas.
    • Recomenda-se escoramento de espaçadores. Estes são pequenos objetos em forma de cunha que são colocados entre o chão e a parede para manter sua separação.


  4. Vi a última lâmina para terminar a primeira linha. Use uma serra de mesa ou serra circular para cortar a última lâmina no comprimento correto. Guarde a peça restante para iniciar a próxima linha.


  5. Faça furos na linha do primeiro andar. Fazer furos antes de pregar reduz o risco de entortar ou quebrar o piso. Pregue em um ângulo de 45 a 50 ° da borda das ripas, para que as linhas a seguir ocultem as unhas. Faça furos de diâmetro menor que as unhas.
    • Cada lâmina deve ser perfurada (e pregada) aproximadamente a cada 25 cm e 10 cm de cada extremidade. Não perfure a menos de 10 cm das extremidades, você pode dividir a madeira.
    • Se o seu subpiso é feito de vigas expostas ou vigas expostas, certifique-se de perfurar e aparafusar o chão, a fim de corrigi-lo corretamente.


  6. Teste sua pistola de ar. Teste seu pregador em um pedaço de piso inutilizável para garantir que as unhas e o pregador se ajustem à sua madeira. Se a superfície ficar riscada ou rachada, tente novamente reajustando a pressão.
    • Cuidado: Sempre use proteção para os olhos ao usar uma pistola de pregos.


  7. Pregue o chão nas vigas. Pregue o chão nos orifícios que você perfurou. Usar um pregador profissional pode reduzir o risco de rachar madeira. Para fixar o chão, recomenda-se o uso de pregos de calibre 18.


  8. Repita a operação com a segunda linha de lâminas. A segunda linha deve ser pregada da mesma maneira que a primeira, perfurando e pregando as bordas das placas para prendê-las às vigas.
    • Use um martelo de borracha para configurar corretamente as ripas antes de prendê-las.


  9. Coloque as seguintes linhas longe da parede. Troque as linhas de bambu entre elas cerca de duas a três vezes a largura de uma ripa, para obter um conjunto uniforme. Use ripas em botas diferentes, se você comprou várias botas de chão, para que as variações de cores sejam igualmente distribuídas por todo o andar, em vez de agrupadas nos mesmos locais.


  10. Sempre que você colocar uma linha do chão, pregue-a na língua. Depois que as duas primeiras linhas estiverem definidas corretamente, você poderá anexar as tábuas do piso diretamente às guias. Faça um furo na língua de uma lâmina em um ângulo de 45 °. Preste atenção à penetração da unha na madeira. Ajuste a pressão dos pneus do Nailer, se necessário, de modo que a cabeça do prego fique pressionada o suficiente para que o sulco da próxima lâmina possa cobrir a aba.
    • Empurre as ripas uma contra a outra usando um martelo de borracha, como antes.


  11. Serra as lâminas no comprimento e largura corretos. Use uma serra de mesa ou serra circular para cortar as lâminas de bambu de acordo com a configuração da sala. Se você precisar preencher um espaço mais estreito que metade de uma ripa, pegue duas ou três ripas e corte-as na metade da largura ou menos, para preencher melhor o espaço vazio. Se você viu uma lâmina com menos da metade de sua largura, é provável que ela se quebre quando você a prega.


  12. Anexe as duas últimas linhas, como fez nas duas primeiras linhas. Prenda as duas últimas fileiras com pregos adicionais, para que o chão fique bem preso. Depois de terminar, você pode usar seu andar imediatamente.
    • Lembre-se de que você deve deixar 1,25 cm entre as paredes e o chão, caso ele se alargue um pouco. Esse espaço pode ser oculto pelos rodapés que você recoloca no local ou adicionando molduras adicionais.