Como saber a diferença entre uma infecção viral e uma infecção bacteriana

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 7 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como saber a diferença entre uma infecção viral e uma infecção bacteriana - Conhecimento
Como saber a diferença entre uma infecção viral e uma infecção bacteriana - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Identificar sintomasAvaliar fatores de riscoTratar tratamento médico14 Referências

Os sintomas de infecções virais e bacterianas são muito semelhantes. Para distinguir entre os dois, a única maneira é passar por um teste de diagnóstico. Mas, esse método é caro e tedioso. No entanto, algumas diferenças sutis podem ajudá-lo a diferenciar as duas doenças. Algumas infecções duram mais e a cor da fleuma será diferente dependendo da natureza da infecção. Se você estiver doente, não deixe de ficar em casa para cuidar de si mesmo. De fato, você terá que descansar para curar.


estágios

Método 1 de 3: Identifique os sintomas



  1. Preste atenção à duração da doença. Em geral, as infecções virais duram mais. Os sintomas que persistem por mais de uma semana geralmente indicam uma infecção viral. No entanto, esteja alerta e converse com seu médico sobre o uso de antibióticos se os sintomas persistirem por um tempo. Os vírus podem levar a infecções como sinusite, que também podem criar uma infecção bacteriana.


  2. Observe a cor do seu catarro. Observe a cor do seu escarro ou secreções nasais. Isso pode parecer implausível, mas a cor pode indicar se é uma doença viral ou bacteriana.
    • Se a infecção for viral, o lodo provavelmente será claro e leve. Por outro lado, a fleuma esverdeada escura é geralmente um sintoma de uma infecção bacteriana.
    • No entanto, a cor sozinha não permite afirmar com certeza a natureza da infecção. Portanto, você terá que considerar outros fatores.



  3. Auscultar sua garganta. Infecções virais ou bacterianas são geralmente acompanhadas por dor de garganta. No entanto, a natureza desta doença pode indicar uma infecção bacteriana. Geralmente, manchas brancas são causadas por bactérias. Nesse caso, se a dor de garganta não for acompanhada de outros sintomas como coriza e espirros, provavelmente é uma infecção bacteriana, por exemplo, uma faringite.


  4. Tome sua temperatura. A febre é um sintoma comum de infecções virais e bacterianas. No entanto, a febre difere um pouco de acordo com o tipo de infecção. Se for bacteriana, a febre tende a ser maior e a piorar após alguns dias. Por outro lado, no caso de uma infecção viral, a febre diminui com o tempo.
    • A temperatura normal do corpo humano é geralmente entre 36,5 ° C e 37,2 ° C.

Método 2 de 2: Avalie fatores de risco




  1. Examine os riscos de contrair uma gripe. Esta doença é causada por um vírus. Além disso, ela é muito contagiosa. Portanto, cuidado se alguém ao seu redor tiver os sintomas. Se você encontrou uma pessoa com gripe, é possível que sua infecção seja viral.


  2. Pense na idade. As crianças são particularmente vulneráveis ​​a certas infecções virais, como as que afetam o trato respiratório superior.É provável que seu filho tenha uma infecção desse tipo, se tiver sintomas como dor de garganta, tosse e espirros.
    • Você precisará procurar atendimento médico imediato se achar que seu filho tem uma infecção do trato respiratório superior.


  3. Lembre-se de infecções sinusais recentes. Às vezes, as bactérias podem causar uma infecção viral que se transforma em uma infecção bacteriana. Se você teve recentemente uma infecção viral, como a do seio, é possível que tenha evoluído para uma infecção bacteriana. Por outro lado, duas doenças sucessivas por um curto período de tempo podem criar uma infecção bacteriana.
    • Em alguns casos, uma infecção viral pode levar a uma infecção bacteriana. Consulte o seu médico se você tiver uma doença que persiste por mais de duas semanas.

Método 3 Siga um tratamento médico



  1. Consulte um médico sem demora. Você precisará fazer isso se tiver certos sintomas. A maioria das infecções bacterianas ou virais pode ser curada em casa cuidando de si mesmo. No entanto, para algumas doenças, você precisará consultar um médico imediatamente. No caso de uma criança, é particularmente importante seguir um tratamento apropriado o mais rápido possível. Aqui estão os sintomas que requerem a intervenção de um médico:
    • urinar menos de três vezes em 24 horas,
    • tem dificuldade em respirar,
    • viva uma situação que não melhore após 3 a 5 dias.


  2. Tome antibióticos. Esses medicamentos são usados ​​para tratar infecções bacterianas, mas não têm efeito sobre uma infecção viral. Um médico pode não prescrever antibióticos no caso de uma infecção bacteriana, mas esses medicamentos serão necessários para tratar uma infecção grave.
    • Para descobrir se sua infecção é bacteriana ou viral, a única maneira é fazer um teste. O seu médico retirará muco ou muco da garganta e enviará a amostra para um laboratório para análise. Este teste é realizado no caso de uma infecção bacteriana antes de prescrever antibióticos.


  3. Tente analgésicos vendidos sem receita. Se uma infecção bacteriana ou viral estiver causando uma dor intensa, peça ao seu farmacêutico para recomendar um medicamento adequado. Certifique-se de seguir as instruções de uso do medicamento. Verifique também se ele não reagirá com um tratamento em andamento.
    • Se o seu médico prescrever um antibiótico, peça que ele lhe informe os melhores analgésicos sem receita que você pode tomar com seu tratamento.


  4. Seja vacinado contra a gripe. Assim, você evitará ficar doente várias vezes e estará protegido contra os vírus que causam esta doença. É uma infecção viral, mas pode se transformar em uma infecção bacteriana. Portanto, a vacinação pode reduzir o risco de contrair os dois tipos de infecção.
    • No entanto, uma vacina contra influenza não o protegerá contra todos os vírus ou bactérias. Seus riscos serão bastante reduzidos, mas não reduzidos a zero e você ainda estará doente.