Como fazer uma pessoa tímida falar

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 9 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer uma pessoa tímida falar - Conhecimento
Como fazer uma pessoa tímida falar - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Incentive pequenas conversasAprenda uma pessoa tímida19

Assim como alguns são naturalmente sociáveis ​​e extrovertidos, outros são reservados e tímidos. Pode ser mais difícil interagir com alguém tímido, mas existem etapas simples que você pode seguir para iniciar uma conversa. Aproximando-se primeiro e expressando seu interesse, você pode tirá-lo da casca e fazê-lo falar mais.


estágios

Parte 1 Incentive pequenas conversas



  1. Sorrindo. Antes de fazer contato com uma pessoa tímida, informe-a de que você é amigável e acolhedor, sorrindo sinceramente, da mesma forma que faria com um velho amigo e não com um estranho. Embora seja um gesto pequeno e simples, ele pode fazer maravilhas para promover a comunicação e começar a construir confiança. A razão é que, diferentemente de outras linguagens e gestos corporais que diferem de acordo com períodos e culturas históricas, o sorriso é um benefício universalmente reconhecido.
    • Há evidências de que o sorriso tem efeitos psicológicos positivos para quem sorri. Portanto, lembre-se de que um rosto amigável é mais do que uma ótima ferramenta de conversação.



  2. Dê o primeiro passo. Se você precisar conhecer uma pessoa tímida, provavelmente terá que dar o primeiro passo. Depois de sorrir para ela de longe, cumprimente-a calorosamente. Apresente-se e planeje um tópico que permita facilitar a discussão imediatamente. Como exemplo, mencione um livro que você leu ou conte uma história curta e engraçada. Ao tomar a iniciativa e se aproximar primeiro, você libera seu interlocutor e o coloca à vontade.
    • Ao evitar clichês e comentários irritantes sobre o clima, você não deve pensar em cumprimentos impressionantes e originais. Um simples "olá, como você está? Será suficiente.


  3. Faça perguntas abertas. Para iniciar e continuar uma conversa, é melhor fazer perguntas. No entanto, nem todas as perguntas são tão úteis quanto as outras. Aqueles que podem ser respondidos sim ou não terminam a conversa tão rapidamente quanto o silêncio. Então pense sobre isso e abra-o.
    • Por exemplo, diga: "Que tipo de música você ouve? Em vez de fazer esta pergunta: "você gosta dessa música? "
    • Evite tópicos controversos com alguém que você acabou de conhecer. Caso contrário, mostrar interesse é uma ótima maneira de fazer você amá-la imediatamente.



  4. Saiba como ouvir seu interlocutor. Ouvir é uma das habilidades interpessoais mais valiosas e uma das mais difíceis; portanto, mostrar ao seu público que você está ouvindo o incentiva a confiar e se abrir. Mostre a ele que você está ouvindo e que realmente deseja conversar, olhando-o nos olhos, mantendo o rosto voltado para ele e assentindo ocasionalmente. Tente fazer perguntas de acompanhamento ou repita as palavras para mostrar que está ouvindo.
    • Por exemplo, se ele acabou de expressar uma opinião ou explicou um assunto complexo, reformule o que ele disse para deixar claro que você o entendeu. Você pode dizer algo como: "Se eu entendi direito, você quer voltar para Paris. "


  5. Procure sinais de que a pessoa não está interessada. Às vezes, até seus melhores esforços para iniciar uma conversa falham. Se o seu interlocutor fornecer respostas curtas em uma palavra, que ele evita olhar nos olhos e longe de você, é mais do que provável que ele não é apenas tímido, mas não quer também conversar com você. Não entre em pânico se isso acontecer. Você não será capaz de se comunicar com todos com quem conversar, portanto, se não funcionar, não deve ser considerado um insulto ou falha pessoal. Não perca tempo e converse com alguém que queira conversar com você.
    • Isso não significa que você deve ser rude ou abrupto. Sorria, diga a ele que foi um prazer conhecê-lo e pedir desculpas.


  6. Evite monopolizar a discussão. É tentador preencher o silêncio falando por causa da resistência de uma pessoa tímida, mas evite ceder a esse impulso. Conversar longamente pode aliviar sentimentos de insegurança e ansiedade, mas você provavelmente não será capaz de fazê-lo falar. Continue fazendo perguntas e dê tempo para respondê-las.
    • Pode ser útil lembrar que, apesar do que se possa pensar, o silêncio não é necessariamente desconfortável. Pelo contrário, uma pausa significativa pode ser sinônimo de consideração e respeito. Portanto, tente não entrar em pânico sempre que o silêncio reinar.
    • Se você acha que é muito difícil fazê-lo falar, considere encerrar a discussão. Para conseguir isso, peça desculpas por beber ou cumprimentar um conhecido e certifique-se de fazer contato visual antes de sair.


  7. Aborde os tópicos que a pessoa gosta. Depois de conhecer os tópicos favoritos de alguém, discuta essas preferências pessoais durante a conversa. Para fazer isso, basta desempenhar o papel de aluno e pedir que ele explique ou forneça detalhes.
    • Por exemplo, se ele lhe disser que gosta de cozinhar, se expresse nos seguintes termos: "Não sei muito sobre culinária, mas sempre sonhei em me aperfeiçoar: por onde começar? Quais são as suas receitas favoritas? Essas perguntas baseadas em aprendizado mostrarão a ele seu interesse e, ao mesmo tempo, farão com que ele fale com segurança sobre um assunto que ama.
    • Se você não compartilha dos mesmos interesses, tente não julgar e evite falar sobre suas preferências. No entanto, isso não significa que você precise mentir ou aceitar a escolha do outro apenas para agradá-lo. Apenas tente ter a mente aberta e não expresse com força seu desgosto ou desaprovação.


  8. Termine em um tom positivo. Quando a conversa terminar, verifique se a outra pessoa gosta da interação. Para isso, diga a ele que você gostou de conversar com ele ou deseja continuar a conversa em outro momento. Se ele deixar de pensar que você gostou da discussão e teve uma boa impressão dele, é mais provável que ele se esforce para falar no futuro.
    • Se você estiver participando de um evento de negócios ou de rede, agite as mãos antes de sair. O contato pessoal amigável é a melhor maneira de mostrar atenção e respeito e, ao mesmo tempo, deixar uma impressão profunda e duradoura.

Parte 2 Conhecendo uma pessoa tímida



  1. Convide-a para sair. Se você procura uma pessoa tímida e uma amizade, pode ser necessário tomar a iniciativa. Pergunte a ela se ela gostaria de conhecê-lo um dia desses ou envie um e-mail para descobrir se ela está ocupada. Explique diretamente que você deseja desenvolver uma amizade com ela, e ela provavelmente ficará lisonjeada e aceitará sua proposta.
    • Se você é um estudante, pode encontrar uma maneira simples e simples de convidá-lo para tomar um café, estudar juntos ou participar de um evento no campus.
    • Se vocês são colegas, pergunte-lhe se ela gostaria de sair depois do trabalho para tomar uma bebida.


  2. Identifique as atividades que você tanto gosta. Comer, beber ou tomar um café é geralmente uma ótima maneira de conhecer alguém, mas essas atividades mais orientadas para a discussão podem ser intimidadoras ou estressantes para uma pessoa tímida. Para aliviar essa pressão, você pode planejar atividades para suas primeiras saídas juntos: isso significa que nenhum de vocês deve se esforçar continuamente para manter a conversa em andamento. Além disso, criará memórias que aprofundarão e fortalecerão sua amizade.
    • Se você é esportista, faça caminhadas ou andar de bicicleta. No entanto, se um ou os dois não se sentirem à vontade com esse tipo de atividade, decida fazer algo mais descontraído, como assistir a um filme ou participar de uma festa da comunidade.


  3. Não peça para ele falar. Alguém que é tímido sabe que ele é tímido, então não faz sentido mencioná-lo e enfatizá-lo mais. De fato, você apenas o fará se sentir desconfortável e até o atacará por comportamento natural. Você deve mostrar a ele que gosta dele e que está interessado nele como ele é, não que esteja tentando mudar a personalidade e o comportamento dele para se adequar a você.
    • Por exemplo, não diga a ele algo como "você está tão quieto, por que você não fala? Ou "pare de ser tão discreto, fale um pouco! Se você quer que um amigo tímido chegue até você, diga algo como: "Você sempre tem histórias muito interessantes, gostaria de ouvir mais. "
    • Se essa pessoa tímida conseguiu continuar a discussão por um tempo, faça uma pausa. Assuma o controle por um tempo: faça atividades curtas e deixe-a ir.


  4. Espere um pouco para falar sobre assuntos pessoais. Pode levar algum tempo para quebrar o gelo com uma pessoa tímida, para não se apressar. Continue falando sobre assuntos leves e impessoais até que se conheçam bem. Em geral, é um bom método que você pode aplicar com qualquer pessoa, mas principalmente com alguém tímido. Falar sobre questões pessoais e sensíveis ou questões políticas controversas pode tornar alguém tímido e vulnerável a ficar preso em sua concha, negando qualquer progresso feito no passado.
    • Para promover a intimidade em uma amizade, é bom revelar um segredo ou algo da sua vida ou reconhecer um sentimento de insegurança.Ao revelar essa vulnerabilidade, a pessoa tímida sentirá que você confia nela o suficiente para dizer algo íntimo e será mais provável que compartilhe algo pessoal com você. Revelar sua própria insegurança pode tranquilizá-la sobre suas próprias ansiedades.
    • Evite também o humor sombrio ou picante. Piadas racistas, sexuais ou muito sarcásticas podem ofender ou fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis, então tente fazer piadas leves que sejam adequadas a todos.


  5. Apresente-a gradualmente a outros amigos. Pode ser difícil apresentar seus amigos sem um protocolo estabelecido e é ainda mais difícil quando se trata de uma pessoa tímida. Como conhecer uma pessoa tímida é mais complexo e leva mais tempo, você pode precisar sair até se sentir mais à vontade para planejar passeios com outros amigos. Deixar outras pessoas no ritmo muito cedo pode fazer com que o recém-chegado se sinta excluído e tenha mais problemas para se abrir. Então, espere um pouco antes de apresentá-lo a todo o grupo.
    • Você pode facilitar esse processo conversando com seus amigos antes que eles os encontrem. Saber o que esperar pode ajudá-lo a se sentir mais confortável.
    • Tente apresentá-lo às pessoas ao seu redor com algumas das informações que você aprendeu sobre ele. Por exemplo, "John, você conhece Anna? Conversamos sobre sua paixão por viagens. Dessa forma, a pessoa tímida fará mais conexões e se sentirá mais confortável.
    • Se você o conheceu através de um grupo maior de amigos, o problema é menos sério. No entanto, você ainda deve reservar um tempo para sair sozinha com ela para cultivar uma amizade especial.


  6. Entre em contato com ela para descobrir como ela se sente. Embora uma pessoa tímida geralmente se abra depois de se sentir à vontade com um novo amigo, ela pode voltar aos seus hábitos antigos e reservados, se algo ruim acontecer ou se ela tiver problemas emocionais. Seja um bom amigo ligando para ele e ajudando-o a expressar seus pensamentos e sentimentos.
    • A melhor maneira de convencer alguém a abrir é mostrar que você está ouvindo. Encontre um momento em que ambos estejam sozinhos e faça a pergunta a ele: "Como você está ultimamente? O que há de novo na sua vida? Se você achar que seu amigo parece deprimido ou retraído, informe-o dizendo algo como: "Sinto que você está um pouco deprimido ultimamente. Gostaria de falar sobre algo? "
    • Verifique se seu amigo sabe que você está disponível e interessado no futuro. Diga a ele: "Eu sempre estarei lá para ouvi-lo, se você quiser conversar. "