Como cultivar cogumelos

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO CULTIVAR COGUMELOS COMESTÍVEIS EM CASA - COGUKIT
Vídeo: COMO CULTIVAR COGUMELOS COMESTÍVEIS EM CASA - COGUKIT

Contente

Neste artigo: Cultive seus primeiros cogumelosMelhore o processoResumo do artigo37 Referências

Os cogumelos crescem mais rápido do que muitas frutas e legumes e não ocupam o espaço que você precisa em seu jardim. A maioria dos amadores começa com cogumelos ostra, eles são mais fáceis de cultivar, mas depois de colocar as mãos nessa espécie, você pode experimentar dezenas de outras.


estágios

Parte 1 Cultive seus primeiros cogumelos



  1. Compre micélio de cogumelos ostra. Os cogumelos ostra são os cogumelos mais simples de cultivar e é uma excelente opção para iniciantes. Para começar, compre um micélio na Internet: são esporos ou "raízes" mantidos em serragem, cereais ou ágar-ágar. Você pode comprar tudo sozinho ou em um kit de cultura completo. Qualquer variedade fará o trabalho, mas os cogumelos ostra azuis azuis ou rosa são especialmente fáceis de cultivar e crescer rapidamente.
    Se você quiser cultivá-las fora, existem "tampões" de micélio que são ainda mais fáceis de cultivar. Apenas faça furos em um tronco que acabou de cair, insira as tampas e aguarde o tempo chuvoso para fazer o resto.



  2. Prepare um substrato estéril. Se o kit foi entregue com um grande saco de palha, é um substrato ou material pronto para uso que fornece nutrientes e um local para o cultivo. Se você tiver apenas um pequeno recipiente para cultivar os cogumelos, precisará preparar seu próprio substrato e aquecê-lo para permitir que os micróbios bons cresçam. Aqui estão várias maneiras de preparar o substrato.
    Com papelão:
    Esta é a melhor solução para micélio entregue em serragem.
    1. Corte o papelão ondulado em quadrados do mesmo tamanho, a vários centímetros de distância
    2.Coloque o papelão em um balde e comprima-o colocando um objeto pesado sobre ele.
    3. Despeje água fervente para mergulhar a caixa.
    4. Cubra com uma tampa e deixe descansar por oito horas.
    5. Lave as mãos com sabão antibacteriano.
    6. Escorra o máximo de água possível. Com palha:
    Esta é a melhor solução para micélio entregue em cereais.
    1. Escolha um tipo de palha, como trigo ou centeio.
    2. Corte pedaços de 7 a 10 cm de comprimento com tesouras de podar.
    3. Amarre o canudo com uma fronha ou saco de roupa de nylon.
    Mergulhe em uma panela cheia de água fervente.
    4. Aqueça entre 70 e 75 ° C no fogo por uma hora.
    5. Escorra bem e deixe esfriar até 27ºC.



  3. Adicione o micélio ao substrato. Este passo é chamado "inoculação". Para reduzir a competição entre esporos, lave as mãos primeiro e inocule o substrato assim que estiver pronto.
    • Um kit de cogumelos com substrato inoculado : Esterilize uma seringa e injete o micélio no saco de cultura através de um pequeno orifício ou no vaso de substrato em diferentes locais.
    • O substrato de papelão : Empilhe os quadrados de papelão dentro de um saco plástico para alimentos. Polvilhe um pouco de micélio entre cada camada enquanto as empilha. Se for vendido como um bloco sólido, quebre-o manualmente.
    • Um substrato de palha caseiro : limpe uma mesa com 70% de lisopropanol. Espalhe o canudo sobre ele e quebre o micélio misturando bem. Encha os sacos de plástico até ficarem cheios sem comprimir o canudo.
    • Não existe uma proporção exata entre o micélio e a palha. Ao adicionar mais micélio, você cresce a colônia mais rapidamente e a torna mais resistente a contaminações.


  4. Faça furos na bolsa. Dê um nó para fechar a bolsa. Faça furos nas laterais espaçando-os cerca de 7 cm, mais alguns no fundo para deixar a água escorrer. Os cogumelos precisam de boa ventilação para crescer rápida e adequadamente, pois o acúmulo de dióxido de carbono pode impedi-los de crescer.
    • A maioria das sacolas vendidas em kits de cultivo já possui orifícios ou um sistema de filtragem que os torna inúteis.


  5. Escolha um local com temperatura constante. Agora o micélio está pronto para crescer no substrato. A maioria das cepas cresce melhor em temperaturas entre 16 e 24 ° C. Mesmo pequenas variações de temperatura podem reduzir a produção de fungos ou incentivar a contaminação ambiental; portanto, você precisa encontrar uma sala com temperatura constante 24 horas por dia.
    • O micélio pode crescer, independentemente da sua exposição à luz, exceto a exposição direta ao sol. Alguns produtores obtêm melhores resultados com baixa exposição seguindo um ciclo diário (real ou artificial). No entanto, se você usou palha, muita exposição à luz pode causar a germinação das sementes e interferir no crescimento de fungos.
    • A temperatura ideal depende da tensão. Se você encontrou instruções crescentes com o micélio adquirido, siga-as.


  6. Verifique o nível de umidade. Demora entre duas e cinco semanas para que as "raízes" brancas e felpudas (o micélio) cresçam no substrato. Durante esse período, basta verificar o nível de umidade a cada dois ou três dias. Se o substrato parecer seco ao toque, umedeça-o através dos orifícios na bolsa. Se você vir água estagnada na bolsa, faça mais furos para melhor drená-la.
    • O micélio é branco. Se você encontrar manchas de outra cor, o molde contaminou a bolsa. Descarte-o e limpe a área com lisopropanol antes de iniciar novamente.


  7. Mova a bolsa em um ambiente propício. Quando o micélio formar uma camada grossa no saco, ele estará pronto para dar cogumelos. Eles terão necessidades diferentes no momento desta etapa, por isso é necessário movê-lo para outro local e seguir as instruções a seguir.
    • Os cogumelos não crescerão sem luz. Você deve dar a eles o suficiente durante o dia. Use apenas luz indireta, artificial que se pareça com luz natural ou uma lâmpada branca (é menos eficiente, mas também mais barata).
    • Os cogumelos precisam de ar fresco sem dióxido de carbono, porque isso impede que eles cresçam adequadamente e você acabará com pequenos cogumelos. Abra a parte superior da bolsa e ventile a área com um leve fluxo de ar.
    • Abaixe a temperatura, de preferência mantendo-a entre 13 e 16 ° C. Aumente a umidade para pelo menos 80%, idealmente entre 90 e 95%, iniciando um umidificador ou suspendendo folhas de plástico ao redor da bolsa. Esta parte não precisa ser perfeita, mas outras condições podem afetar a produção, a forma e a cor dos cogumelos.


  8. Água levemente. Durante esse estágio, geralmente há problemas causados ​​por rega excessiva ou insuficiente. Para evitar a proliferação de fungos ou manchas, pulverize levemente as paredes internas da bolsa uma ou duas vezes por dia.
    • Se os cogumelos em crescimento ficarem marrons ou novos fungos começarem a crescer nos cogumelos mais velhos, o substrato provavelmente estará muito seco.
    • Se a parte superior dos cogumelos parecer pegajosa, o substrato provavelmente está muito úmido.


  9. Colha os cogumelos no tamanho certo. Os cogumelos começarão sua vida na forma de bolinhas que crescerão rapidamente em poucos dias, nas condições certas. Quando atingirem o tamanho adulto, pressione uma mão no substrato e use a outra para puxar o pé da base, torcendo-o. Você pode comê-los imediatamente ou secá-los para mais tarde.
    • Se você não tiver certeza da aparência de um cogumelo-ostra adulto, aguarde até que as bordas do primeiro cogumelo comecem a balançar. Isso indica que excedeu o ponto de colheita ideal enquanto permanece comestível. Colete os outros antes que eles cheguem ao tamanho deste cogumelo de teste.
    • É comum que algumas cepas vejam fungos minúsculos. Deixe-os no lugar e não os colha.


  10. Continue a colher os cogumelos. A maioria dos micélios permitirá que você faça duas colheitas e algumas podem até crescer por três a quatro meses. Mantenha o substrato levemente úmido e continue colhendo os cogumelos até que parem de crescer.

Parte 2 Melhorar o processo



  1. Experimente outras variedades. O processo básico para o cultivo de cogumelos ostra funciona para a maioria das espécies, mas você precisará fazer ajustes. Ao comprar o micélio, verifique as instruções ou peça ao vendedor as seguintes informações para ajustar sua técnica:
    • o tipo preferido de substrato (algumas espécies precisam de um substrato especial)
    • a temperatura ideal para o desenvolvimento do micélio
    • a temperatura e umidade ideais durante o crescimento de cogumelos
      Para o seu segundo projeto, você pode experimentar o Hericium erinaceus, ganodermos brilhantes, shiitakes, enokis e namekos, que dificilmente são mais difíceis de cultivar do que os cogumelos ostra.


  2. Cuide da limpeza. Se mofo ou outros contaminantes se desenvolverem no substrato, você não poderá consumir os cogumelos. A maioria das espécies não é tão resistente quanto os cogumelos ostra à contaminação, por isso é necessário fazer um esforço extra para manter a área limpa.
    • Lave as mãos com sabão antibacteriano antes de tocar em qualquer coisa.
    • Preste atenção especial para descontaminar o substrato. Se você não conseguir fazer isso usando o fogão a gás, tente encontrar um tratamento a vapor ou químico.
    • O tratamento do composto é uma etapa complexa que pode exigir a ajuda de um micicultor profissional.


  3. Cubra o substrato com um revestimento. O "revestimento" é uma camada de material estéril acima do substrato, geralmente uma mistura de turfa e calcário em pó. Segure o revestimento úmido para que a água flua gradualmente pelo substrato sem encharcá-lo.
    • Todos os tipos de micélio não precisam de revestimento. Peça conselhos a um vendedor experiente ou a um micicultor.
    • Não abra a área até que as pequenas "espinhas" apareçam na superfície do revestimento. Ao dobrar muito cedo, você desencadeará o crescimento dos cogumelos muito cedo, antes que eles perfurem o revestimento, o que os empurrará para baixo.


  4. Verifique as condições de cultivo. Seguindo e controlando o nível de temperatura e umidade, você melhorará a colheita de cogumelos e a configuração após cada colheita. Se você é sério sobre o cultivo de cogumelos, prepare uma sala com ventiladores ou ventilação e instale um sistema de aquecimento ou resfriamento para controlar a temperatura. Observe as mudanças de temperatura e umidade usando um termômetro e um higrômetro.
    • A temperatura pode variar significativamente entre o teto e o piso da sala. Se você cresce nas prateleiras, deve colocar um termômetro em cada nível.
    • Fortes correntes de ar podem ser fatais para algumas espécies. Proteja o micélio do vento.


  5. Descarte o substrato após a colheita. Se você deseja cultivar cogumelos na mesma sala, pode esterilizar o substrato novamente para se livrar do mofo e bactérias que poderiam ter contaminado a sala. No caso de um substrato à base de composto, pode levar de 8 a 24 horas de vapor a cerca de 70 ° C. Embora o substrato seja pobre em nutrientes, você pode usá-lo como composto para o jardim ou como cobertura morta para as plantas que você acabou de plantar.
    • O substrato usado contém muito sal, algumas plantas podem ser sensíveis a ele. Deixe-o fora por cerca de seis meses para resolver esse problema.


  6. Faça o seu próprio micélio. Em vez de comprar micélio toda vez, você pode cultivar o seu com seus esporos. É uma tarefa difícil e complicada, mas há muitos recursos que podem guiá-lo. Tente entrar em contato com uma associação de entusiastas perto de você. Por exemplo, você pode fazer isso criando um "sporeate". Transfira os esporos para uma placa de Petri cheia de ágar usando um loop de dinoculação (não é necessário desenhar um modelo em forma de T). Repita com várias placas de Petri, porque algumas não germinam.
    • É necessário manter um ambiente quase estéril para preparar o micélio. Antes de começar, você deve remover os tapetes ou cortinas que possam reter poeira. Limpe as superfícies com um desinfetante suave, incluindo o teto. Cubra todas as aberturas com folhas de plástico e crie uma "antecâmara" na entrada com uma segunda camada de plástico.