Como cultivar feijão-de-lima

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como cultivar feijão-de-lima - Conhecimento
Como cultivar feijão-de-lima - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Plantando as sementesPequeno e crescendoRecolter9 Referências

O feijão-lima é nativo da América Central e do Sul. A temperatura ideal para crescer é entre 15,5 e 20 ° C. Estes são muito nutritivos e fáceis de cultivar feijão. Não hesite em começar!


estágios

Parte 1 Plante as sementes



  1. Pegue algumas sementes de feijão-de-lima. Existem duas variedades: a videira ou o arbusto. A videira geralmente tem crescimento indeterminado, enquanto o arbusto é determinado. São grãos que crescem apenas durante uma estação, uma vez por ano. Eles são chamados de anuais. Vá a um berçário ou centro de jardinagem para obter alguns.
    • Geralmente, os arbustos amadurecem mais rapidamente. Dizem que são "plantas definidas" porque liberam todos os grãos de uma só vez. São arbustos que atingem entre 30 e 90 cm de altura. Se você quiser cultivar esses grãos em uma panela, opte pela variedade de arbustos, como as variedades Forhook ou Henderson.
    • As videiras "indeterminadas" tendem a crescer mais lentamente, mas oferecem uma colheita melhor e são menos propensas a doenças. Com um tutor, a planta pode atingir entre 2 e 4 metros de altura. Se você escolher essa variedade, plante-a em um pequeno jardim.



  2. Espalhe seus grãos em um saco. Pegue um pedaço de papel toalha e embrulhe as sementes nele, depois coloque a toalha em um saco plástico hermético. Por alguns dias, deixe as sementes brotarem silenciosamente até ver pequenas raízes e um caule. Cada feijão deve dar uma haste claramente visível.


  3. Comece sua muda em uma panela. Se a área em que você vive tiver uma estação de crescimento curta, plante suas mudas em vasos cerca de 3-4 semanas antes da última estação de congelamento. Plante suas mudas em um solo macio, entre 2,5 e 5 cm de profundidade. Guarde suas panelas em local úmido e quente, a temperatura não cai abaixo de 15,5 ° C e não excede 20 ° C.
    • Por que não usar um pote de papel degradável ou turfa orgânica? Às vezes, mudas desse tipo de feijão são frágeis e delicadas de transportar; portanto, é melhor usar uma panela que possa ser plantada diretamente no solo. Pule os vasos de plástico ou argila, pois eles retardarão o crescimento de suas plantas.

Parte 2 Semeando e crescendo




  1. Plante suas sementes ou mudas para metade dos emps. Esses grãos são originários do Peru e, portanto, preferem climas quentes com temperaturas variando entre 15,5 e 20 ° C durante a estação de crescimento. Quando o clima esquentar, duas a quatro semanas após a última geada, plante as mudas. À noite, a temperatura não deve absolutamente descer abaixo de 15,5 ° C. Se você começou a plantar dentro de sua casa, plante-o fora ou plante sua semente diretamente.
    • Em áreas com clima continental úmido, é preferível plantar feijão entre 20 de maio e 30 de junho.
    • Não plante muito cedo! Se o solo estiver úmido e frio, suas plantas vão mofo. Por outro lado, se for tarde demais, temperaturas muito altas terão influência no crescimento das vagens.


  2. Pense em escalonar o plantio de seus arbustos. Como mencionado acima, as chamadas variedades de arbustos "determinados" liberam todas as sementes de uma só vez. Essa colheita pode ser demais, principalmente se você não vender seus grãos. Para evitar estragar, cozinhe-os ou coloque-os no freezer. Você tem entre 10 e 14 dias para fazer isso. No entanto, se você quiser uma colheita mais progressiva, plante cada novo lote de sementes por 6-8 semanas após a última geada, a cada duas semanas. Então, sua colheita será mais longa.


  3. Plante suas mudas entre 2,5 e 5 cm de profundidade. Espace arbustos de 10 a 15 cm e vinhas de 20 a 25 cm. Enterre-os colocando o olho do feijão em direção ao chão. Para várias linhas de feijão, deixe entre 60 e 90 cm entre eles para facilitar o acesso e não bloqueie o crescimento. Para uma plantação ideal, escolha um terreno fértil, ensolarado e bem drenado. Prefira solo levemente ácido com um pH entre 6 e 6,8.
    • Evite solos carregados com nitrogênio e fertilizantes infundidos com nitrogênio. A fertilização com nitrogênio geralmente produz muitas folhas, mas limita o crescimento das vagens.
    • Faça um teste de pH antes de plantar seus grãos, se você não conhece seu solo.


  4. Instale uma estrutura para apoiar suas videiras. Para atingir todo o seu potencial, os grãos indeterminados precisam de uma treliça ou guardião. Instale uma assim que colocar as mudas no chão, para que suas raízes frágeis não sejam danificadas. Você pode até fazer isso antes de plantar. Plante uma estaca de metal ou madeira com pelo menos 1,5 m de altura. O seu diâmetro não deve ser superior a 2,5 cm. Empurre-o bem para que fique bem implantado no chão, próximo à sua planta. Depois, você terá que ser paciente e guiar a videira em direção ao seu guardião durante todo o seu crescimento, para que ela acabe.
    • Uma vez que sua planta "abraça" seu tutor, ela irá empurrar para cima e ao redor do suporte sem que você precise incitá-la.


  5. Preste muita atenção ao recipiente que você está usando. Se estiver em vaso, use um diâmetro de pelo menos 20 a 25 cm e a mesma profundidade. Cultive apenas um arbusto por vaso. Os arbustos se encaixam bem na cultura da panela e, se a panela for grande o suficiente, é possível fazê-lo corretamente, fornecendo-lhes um tutor.


  6. Regue suas plantas regularmente. A terra deve permanecer molhada sem ser encharcada. No entanto, não regue com muita ou muita freqüência, ou você pode afogar suas plantas jovens de feijão. No entanto, lembre-se de que durante os estágios de desenvolvimento e floração das vagens, eles ainda precisam de um pouco mais de 2 cm de água por semana, seja de chuva ou chuva. rega. Não despeje água sobre as mudas, mas na base delas, pois o mofo e as doenças crescem facilmente sobre a folhagem permanentemente úmida.
    • Para conservar a umidade, aplique mulch na base de suas plantas. Isso impedirá que você regue diariamente quando o calor entrar e as ervas daninhas crescerão menos.
    • No auge do verão, a rega com frequência é muito importante. Quando está muito quente, as vagens podem secar e rachar.


  7. Mantenha longe das pragas. Verifique regularmente suas plantas quanto a pragas. Se houver, identifique-os para tratá-los adequadamente e eliminá-los. As plantas de feijão são vulneráveis ​​quando se trata de ácaros, pulgões ou pulgas.
    • Regar as pragas com uma mangueira às vezes pode se livrar delas. Espumas inseticidas e kieselghur também são uma grande ajuda quando se trata de eliminá-las.

Parte 3 Colheita



  1. Aguarde até que suas plantas atinjam a maturidade. Você pode colher arbustos de feijão 60 a 70 dias após o plantio e videiras após 85 a 90 dias. Suas plantas darão flores que morrerão para dar lugar a vagens. Para os feijões, a colheita é única, enquanto que se for videira, você terá que colher os feijões por um mês ou dois.


  2. Aguarde até que suas vagens estejam cheias e verde claro para colher. Seja paciente, mas não muito! Se você deixá-los secar em suas plantas, eles serão muito duros e quase intragáveis. Para ver se estão prontos, escolha um que pareça maduro e puxe-o com cuidado. Se o feijão vem facilmente, é que está na parede e pronto para ser colhido. Se ele se apegar à sua planta, você terá que esperar mais alguns dias.
    • Lembre-se de escolher seus pods assim que eles estiverem maduros. Isso fará com que suas plantas produzam mais. Se você deixar algumas vagens muito duras, a planta naturalmente parará de florescer e dará vagens.


  3. Seque seus grãos e guarde-os. Prepare seu feijão-de-lima se quiser cozinhá-lo imediatamente ou seque-o para armazenamento prolongado. Os grãos que acabaram de ser colhidos podem ser armazenados por duas semanas na geladeira.
    • Você também pode escaldá-los e congelá-los para prolongar sua vida útil.
    • Se você os descascar e secar, poderá mantê-los por um longo tempo. Você só precisa armazená-los em um recipiente hermético, seco e fresco. Você pode deixá-los lá por 8 a 10 meses.