Como cultivar rosas a partir de sementes

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como germinar e plantar Rosa a partir da semente (Parte-1)
Vídeo: Como germinar e plantar Rosa a partir da semente (Parte-1)

Contente

Neste artigo: Colheita de sementesSementes de secagemSementes de plantas10 Referências

Cultivar rosas a partir de sementes pode ser um desafio, porque as que você colhe provavelmente nunca germinarão, independentemente de seus esforços. Felizmente, a maioria das rosas produz muitas sementes em seus quadris. Lembre-se de que as plantas que você cultiva podem ter várias aparências e características diferentes da planta-mãe, especialmente se for um híbrido de duas variedades enxertadas.


estágios

Parte 1 Colhendo sementes



  1. Deixe os quadris crescerem. Apenas mantenha as flores mortas na planta. As flores geralmente são polinizadas por insetos ou polinizam-se para determinadas variedades, portanto, não há necessidade de fazê-lo manualmente, a menos que você crie duas plantas específicas. Deixe as flores na roseira sem cortá-las. Uma vez desbotadas, as bagas conhecidas como quadris de rosas tomarão seu lugar.
    • Nota: as sementes que você colhe podem se tornar uma planta com características diferentes. Isso pode acontecer se você as colher em uma variedade híbrida de rosas ou se a planta tiver sido polinizada por pólen de uma roseira próxima.



  2. Remova as roseiras bravas quando estiverem muradas. Eles serão pequenos e verdes no início e depois mudarão de cor, crescendo até ficarem totalmente vermelhos, laranja, marrons ou malva. Você deve escolhê-los naquele momento ou esperar que eles comecem a dormir e a enrugar. Não espere que estejam completamente secas e marrons, pois as sementes provavelmente estarão mortas nesta fase.


  3. Abra as roseiras bravas e remova as sementes. Faça com uma faca. Retire as sementes com a ponta da faca ou ferramenta similar.
    • O número de sementes em cada roseira varia muito entre cada variedade de rosas. Pode haver poucas sementes ou dezenas.


  4. Limpe a polpa da semente. Se a polpa permanecer nas sementes, isso poderá impedi-las de germinar.Coloque as sementes em uma peneira ou peneira e água corrente, enquanto esfregar nas paredes é uma maneira rápida de remover a polpa.

Parte 2 Brotando as sementes




  1. Mergulhe as sementes em peróxido de hidrogênio diluído (opcional). Uma mistura de água e peróxido de hidrogênio pode retardar o crescimento de mofo nas sementes. Misture 1 colher de chá e meia (7 ml) de peróxido de hidrogênio a 3% em 240 ml de água. Deixe as sementes nesta solução por pelo menos uma hora.
    • Alguns estudos sugerem que um pouco de mofo pode realmente quebrar o envelope ao redor das sementes, mas esse tratamento ainda é aconselhável para impedir o crescimento de mofo em grandes quantidades.
    • Uma leve camada de pó fungicida nas plantas é uma alternativa a esta etapa.


  2. Coloque as sementes em material úmido. Geralmente, as sementes de roseira não germinam, a menos que armazenadas em condições frias e úmidas que imitam um ambiente de inverno. Coloque-as entre duas camadas de papel higiênico levemente umedecido ou em um recipiente cheio de areia molhada, sem sal, turfa ou vermiculita.
    • Este é o primeiro passo no processo chamado estratificação. Se você estiver usando sementes compradas na loja e o rótulo indicar que elas já estão laminadas, vá para a etapa de plantio abaixo.


  3. Deixe na geladeira por várias semanas. Coloque as sementes e o material úmido em um saco plástico ou bandeja de sementes em um saco plástico ou apenas em um canteiro e deixe-o neste ambiente frio, como no compartimento de vegetais.
    • Não os coloque com frutas e vegetais: eles podem liberar produtos químicos que impedem o crescimento de sementes.
    • Mantenha o suporte de sementes levemente úmido. Derrame algumas gotas de água sobre as toalhas de papel assim que começarem a secar.


  4. Certifique-se de que o material que contém as sementes permaneça um pouco úmido. Verifique pelo menos uma ou duas vezes por semana se há um broto que tenha brotado. Adicione algumas gotas de água a cada folha de papel higiênico assim que começarem a secar. Dependendo da variedade de rosas e sementes individuais, o último pode levar de quatro a seis semanas para germinar. Muitas vezes, 70% das sementes nunca germinam.

Parte 3 Plante as sementes



  1. Encha um recipiente com solo estéril para envasamento de sementes. Pequenas bandejas de sementes facilitam a manutenção simultânea de várias sementes. Caso contrário, use copos de plástico com um orifício no fundo para ver mais facilmente o crescimento das raízes.
    • O solo normal não é recomendado porque provavelmente não escorrerá o suficiente e apodrecerá as sementes.


  2. Plante as sementes. Algumas sementes disponíveis comercialmente podem ser plantadas imediatamente. Se você estiver germinando suas próprias sementes, conforme descrito acima, plante-as assim que começarem a germinar. Plante-as, porque é a raiz. Cubra-os com um pouco de terra com cerca de 5 mm de profundidade. Coloque-os pelo menos 5 cm para reduzir a competição.
    • Os brotos devem aparecer como mudas no final de uma semana. As sementes comercialmente disponíveis que não precisam ser laminadas podem levar semanas para germinar. Aqueles que não foram estratificados pelo processo anterior podem levar entre dois e três anos para aparecer.


  3. Mantenha as mudas em um solo quente e úmido. Mantenha o solo úmido sem imersão. Uma temperatura entre 15 e 20 ° C é ideal para a maioria das variedades. Geralmente, as mudas crescem se elas recebem pelo menos seis horas de sol por dia, mas você deve pesquisar os pais da sua variedade de rosas para ter uma idéia melhor do que ela prefere.


  4. Saiba quando transplantar suas mudas com segurança. As duas primeiras folhas visíveis são geralmente cotilédones ou folhas primordiais. Uma vez que as mudas desenvolvam várias "folhas verdadeiras" com uma aparência mais típica de folhas de rosa, elas terão maior probabilidade de sobreviver a um transplante. O transplante também é mais fácil no inverno ou nos primeiros dias, não durante a estação de crescimento.
    • Pode ser uma boa ideia transplantar mudas cedo, se você notar que a planta começa a envolver o recipiente com suas raízes.
    • Não transplante ao ar livre até o final da última geada.


  5. Cuide de suas rosas. Quando as mudas que você transplantou parecerem saudáveis ​​novamente, você poderá começar a regá-las normalmente. Fertilizá-los ocasionalmente durante a estação quente pode ajudá-los a crescer e a florescer se você seguir as instruções para embalar gorduras, mas lembre-se de que algumas variedades de rosas não florescem no primeiro ano.