Como cultivar um bambu da sorte

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Cultivar Bambu da Sorte  Na Água Dicas Fáceis e Simples
Vídeo: Como Cultivar Bambu da Sorte Na Água Dicas Fáceis e Simples

Contente

Neste artigo: Escolhendo o bambu da sortePlaneando o bambu da sorte Cuidando do bambu e personalizando-oResumo do artigo6 Referências

  • Escolha o bambu apropriado.
  • Mantenha a planta em água ou em vasos.
  • Use uma panela cujo diâmetro seja 5 cm mais largo que o caule.
  • Ocasionalmente, use fertilizantes para crescer mais rápido.
  • Molhe-o em pequenas quantidades e mantenha-o longe da luz solar.
  • Remova folhas amarelas ou mortas com tesouras de podar esterilizadas ou tesouras afiadas.

estágios

Parte 1 Escolhendo o bambu para dar sorte




  1. Encontre uma planta que você gosta. Você não deve escolher o primeiro bambu que encontrar, mas deve escolher um com boa saúde. Você geralmente os encontra em centros de jardinagem e até em alguns supermercados.
    • Pode ser chamado de "bambu da sorte", mas também leva o nome científico de "dracaena sanderiana".


  2. Escolha um com uma cor verde brilhante. Bambus afortunados não requerem muito cuidado, mas se você começar com uma planta com problemas de saúde, será muito difícil e poderá morrer. O tamanho da planta realmente não importa, porque a maioria é pequena.
    • Deve ser um verde homogêneo, sem manchas, sem traços e sem áreas amarelas.
    • A haste deve ter uma cor constante da base até o final.
    • As pontas das folhas não devem ser marrons.



  3. Certifique-se de que foi plantado e não cheira mal. Provavelmente, os bambus são muito resistentes, mas se não forem plantados adequadamente ou se tiverem um mau cheiro, poderão estar doentes e não crescerão.
    • Os bambus não têm cheiro de flores, mas, se não tiverem sido adequadamente regados, podem surgir bactérias que lhes darão um cheiro ruim.
    • Verifique o nível da água no momento da compra e observe a presença de vasos ou fertilizantes. Muitas plantas crescem sem terra, apenas com água e pequenas pedras ou seixos que as mantêm no lugar. No entanto, alguns também podem ser plantados no solo, e é por isso que você deve verificar se o recipiente está pelo menos meio cheio ou se o solo está úmido, mas não encharcado.

Parte 2 Plante o bambu da sorte




  1. Decida entre a água e a terra. Existem vantagens em ambos os casos, dependendo dos cuidados que você deseja trazer. Na verdade, você pode matá-lo se colocar muito solo ou muito fertilizante. No entanto, se você quiser usar água da torneira e se contiver flúor ou outros produtos químicos, poderá usar o envasamento de solo e fertilizantes para evitar dicas amarelas nas folhas.
    • Se você cultivá-lo em água parada, precisará de pedras para mantê-lo reto. Se você optar pelo envasamento do solo, tente misturar um terço da areia, um terço da turfa e um terço do fertilizante padrão para garantir a melhor drenagem possível.
    • Se você escolher a água sozinha, verifique se a planta tem o suficiente para cobrir a base das raízes. Você também deve trocar a água pelo menos uma vez por semana para evitar que a planta fique embolorada. Você também pode lavar o vaso, as pedras e a planta sempre que o fizer.
    • Se você cultivá-lo no chão, regue-o o suficiente para que fique levemente úmido.


  2. Escolha o vaso certo. Seu diâmetro deve ser cerca de 5 cm mais largo que a planta. A maioria dos bambus sortudos é vendida em um vaso, mas você também pode colocá-lo em outro vaso, se quiser personalizar a planta.
    • Um vaso transparente é uma ótima opção se você o deixar na água, pois poderá contemplar as raízes e os seixos, mas evite colocá-lo em contato com a luz direta do sol.
    • Você também pode usar um vaso de cerâmica para deixar o bambu na água ou no solo. Se você usar terra para vasos, use um vaso com orifícios de drenagem.


  3. Use um pouco de fertilizante. Adicione um pouco de fertilizante de tempos em tempos para acelerar o crescimento da planta. É melhor não colocar fertilizante do que colocar demais, é por isso que você deve prestar atenção. Isso é ainda mais verdadeiro para vasos de plantas, porque o fertilizante não será diluído pela chuva e não se decomporá no solo.

Parte 3 Cuide do bambu e personalize-o



  1. Água em pequenas quantidades. O seu bambu da sorte não precisa de muita água. De fato, muita água pode ser prejudicial para ele.
    • Regue a planta uma vez por semana e coloque apenas alguns centímetros de cada vez, apenas o suficiente para cobrir as raízes.
    • Se você colocar a planta em vasos, certifique-se de que não esteja muito úmida ou muito seca. O bambu pode sobreviver apenas na água, e é por isso que você o mata colocando muito solo em vasos ou muito fertilizante.


  2. Mantenha-o longe da luz solar direta. Na natureza, o bambu da sorte geralmente se protege da luz solar direta ao crescer sob plantas maiores. Você deve manter o seu em uma sala aberta e iluminada, mas evite a exposição à luz solar.
    • Para garantir que ela sobreviva por muito tempo, não a coloque perto de janelas que recebem muita luz. Coloque-o em uma sala que não esteja muito exposta.
    • O seu bambu da sorte também aumentará melhor se a temperatura permanecer entre 18 ° C e 32 ° C.


  3. Cuide das hastes. Se você deseja personalizar o bambu, pode escolher as hastes principais que amarram antes de expô-lo. Você pode organizar as hastes para as quais crescem umas nas outras ou em uma determinada direção. Apenas use hastes que ainda não endureceram.
    • Se você deseja hastes retas, pode organizá-las em uma linha ou linha.
    • Para dobrar o bambu, encontre uma caixa de papelão e corte o fundo e um dos lados. Coloque a caixa sobre a planta, mantendo o lado aberto em direção à fonte de luz. As hastes começarão a dobrar na direção da luz à medida que crescem. Depois de ver o que se inclina, vire a planta.
    • Você também pode enrolar o fio nas hastes mais jovens para fazê-las se cruzarem. À medida que crescem, você pode adicionar threads para dar mais estabilidade.


  4. Retire as folhas mortas ou amarelas. Às vezes, as extremidades das folhas podem ficar amarelas. Isso pode ser o resultado de vários fatores: sua planta não recebe água suficiente, não há solo para vasos ou fertilizantes suficiente ou está muito exposta ao sol. Você pode cortar as partes amarelas ou simplesmente remover a folha.
    • Para cortar a extremidade amarela das folhas, esterilize uma tesoura ou tesoura afiada com um pouco de álcool ou vinagre a 90 graus e, em seguida, corte a parte amarela na forma natural da folha.
    • Você pode remover a folha inteira simplesmente amarrando o caule.


  5. Multiplique seus bambus. Quando uma ou mais hastes ficam muito longas, você pode cortá-las e replantá-las. Também ajudará você a cuidar do seu bambu, certificando-se de que não haja hastes demais ao produzir novos bambus.
    • Segure o caule mais longo e corte as folhas menores na base da parte aérea.
    • Corte a parte aérea com uma faca ou tesoura estéril a cerca de 1 cm do ponto em que está conectada à haste principal.
    • Coloque o broto em uma tigela contendo água destilada limpa. Mantenha-o em um local com sombra por um ou dois meses até que as raízes comecem a crescer. Depois de vê-los, você pode replantá-lo em um vaso semelhante à planta mãe.


  6. Amarre as hastes para segurá-las no lugar com uma fita ou arame. As pessoas costumam amarrar uma fita vermelha ou dourada em torno das hastes de bambu da sorte para segurá-las juntas e também para simbolizar a sorte.
    • Adicione pedras para completar a colocação do vaso e mantenha a planta no lugar.
    • Coloque o seu bambu da sorte em algum lugar onde você possa desfrutar durante o dia e não se esqueça de cuidar.