Como cultivar um bambu da sorte

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 25 Junho 2024
Anonim
Como Cultivar Bambu da Sorte  Na Água Dicas Fáceis e Simples
Vídeo: Como Cultivar Bambu da Sorte Na Água Dicas Fáceis e Simples

Contente

Neste artigo: Escolha e instale a plantaAperte a planta para crescerGerencie os problemas de seu bambu da sorte9 Referências

O bambu da sorte é uma planta interna de fácil tratamento que cresce bem sob a luz solar indireta. Esta planta, que não é de todo um bambu, mas um nenúfar tropical chamado Dracaena sanderiana, vem da África. Diz-se que traz sorte aos habitantes do local onde cresce.


estágios

Parte 1 Escolha e instale a planta



  1. Procure uma planta com folhas verdes brilhantes. Se as folhas ou caules forem amarelos ou marrons, isso significa que a planta não é saudável. Ela provavelmente chegou de barco de outro país e, portanto, foi maltratada.
    • Jardineiros profissionais pegam as hastes, as tecem e as enrolam para complicar o design da planta. Isso fornece padrões maiores e mais intricados em plantas de bambu sortudas no valor de centenas de euros.
    • Uma planta em vaso pode crescer até 1 m de altura. É no chão, ao ar livre, pode atingir quase 1,5 m.


  2. Decida se você cultivá-lo em hidroponia ou no solo. Cultivá-lo em água com seixos é provavelmente mais fácil e limpo, mesmo que também seja possível fazê-lo no solo. Na pior das hipóteses, cabe a você ver se deseja fazê-lo em uma jarra ou vaso.
    • Se você escolher os rolos, o recipiente deverá conter o suficiente para ser estabilizado. O bambu da sorte precisa de pelo menos 3 a 8 cm de água para crescer.
    • Se você deseja cultivá-lo no solo, um solo bem drenado e rico é o melhor. Ele deve permanecer molhado o tempo todo sem estar encharcado. Use fertilizante orgânico, se necessário: sal e altas concentrações de fósforo em fertilizantes sintéticos podem danificar a planta. Além disso, você pode garantir que seu solo seja drenado simplesmente adicionando pedrinhas ao fundo da panela.



  3. Use um bom recipiente. Coloque o bambu da sorte em um vaso de vidro grande ou em um recipiente de cerâmica, não em uma tigela rasa ou deixe-o no recipiente em que você é vendido. Um recipiente transparente será excelente se você quiser cultivar sua planta em hidroponia com pedras decorativas. Use uma panela de barro básica se quiser cultivá-la no solo.
    • Lembre-se de que esta planta precisa ser estável quando atingir seu tamanho máximo.Seu recipiente deve ter pelo menos 30 cm de altura.
    • Você usa terra? Encha quase toda a panela com a sua terra rica e certifique-se de que ela escorra bem.


  4. Escolha o lugar certo. O bambu da sorte é melhor em um lugar onde a luz solar é filtrada. Pense na luz que perfura o cofre de uma floresta tropical. A luz solar direta queima as folhas. Para a temperatura, afaste sua planta do ar-condicionado e dos ventiladores: ela prefere uma temperatura oscilando entre 18 e 32 ° C.
    • Se você deseja controlar o frizz de sua planta, use uma caixa com três lados (uma caixa com um lado cortado). Sua planta se inclinará em direção à luz. Quando olhar, mude o lado que recebe a luz e a planta olhará na outra direção.

Parte 2 Ajudando a planta a crescer




  1. Coloque seu bambu da sorte em um local quente, onde ele receba luz solar indireta. Verifique quanta luz ela recebe: pouco é melhor que muito. Quando sair, feche as janelas também. Será mais agradável para a planta se estiver um pouco quente.
    • Nas mudanças de estação, você provavelmente precisará movê-lo. Em caso de dúvida, mantenha-o afastado das janelas. Ela ainda receberá muita luz no centro da sala.


  2. Troque a água toda semana, se você a cultivar em hidroponia. Em relação à água a ser usada, saiba que esta planta é sensível a produtos químicos como flúor e cloro. Use água da torneira apenas se estiver em repouso por 24 horas, para que seus componentes químicos possam evaporar. Caso contrário, a água engarrafada é a melhor.
    • Depois que as raízes crescerem, você precisará cobri-las com água. 3 a 8 cm serão suficientes.


  3. Se você cultivar sua planta no solo, apenas regue-a o suficiente para que o solo fique úmido sem ficar encharcado. Faça o mesmo todos os dias. Suas raízes podem apodrecer se o solo estiver muito úmido. Você também pode pulverizar as folhas de água que permanecem molhadas. Novamente, use água filtrada ou engarrafada para evitar os danos que os produtos químicos podem causar.
    • Promova o crescimento de mais raízes aumentando a quantidade de água na qual a planta cresce. Mais raízes significam uma folhagem mais exuberante: quanto mais alta a água subir no caule, mais altas as raízes subirão.


  4. Fertilize sua planta quase todos os meses. Se você usa o solo, use fertilizante orgânico todos os meses para que sua planta receba nutrientes suficientes (novamente, escolha um fertilizante orgânico, pois o sintético pode danificar a planta). Se você cultivá-lo em hidroponia, despeje fertilizante líquido na água.
    • Adicione-o ao adicionar o restante da água: é melhor adicionar fertilizante quando a água estiver limpa.

Parte 3 Gerenciando os problemas de seu bambu da sorte



  1. Evite queimar as pontas das folhas com água filtrada ou engarrafada. As folhas começam a secar e a morrer quando existem produtos químicos na água. Verter a água da torneira primeiro pode não ser suficiente: talvez você precise optar pela água engarrafada para que sua planta pareça saudável.
    • Depois que as pontas das folhas começam a cair, fica difícil voltar. Mesmo se você trocar a água, alguns produtos químicos ainda permanecem na planta. Você apenas terá que esperar para ver se eles acabam indo.


  2. Corte a planta. Com o tempo, a maioria dessas plantas é muito pesada no cume. Devido a esse fenômeno, esculpir eles se torna muito importante para os quais permanecem em boa saúde. Não corte a haste principal: corte apenas galhos. Use tesouras estéreis.
    • Corte 2-5 cm da base. Novos brotos aparecerão e a planta se tornará mais arbustiva e saudável.


  3. Preste atenção na cor das folhas. Se eles estão secos e morrendo, é um problema de rega, como descrito acima. Se eles são amarelos, geralmente é o resultado de muito sol ou fertilizante. Se forem marrons, tente tornar o ambiente mais úmido pulverizando a estação de tratamento de água.
    • Quanto às folhas macias, esta planta pode ser salva. Remova-os imediatamente, troque a água e replante o que resta.


  4. Corte a planta se for necessário. Se parte da planta está morrendo, você deve cortá-la. Você também pode fazer isso se não gostar da forma da planta. Faça o que fizer, não jogue as quedas: você pode fazer uma nova planta. Novos brotos aparecerão na parte mais antiga e mais baixa da planta e a cabeça pode ser colocada em vaso para crescer sozinha.
    • Se sua planta morrer, descarte as peças apodrecidas imediatamente. Repita imediatamente todas as hastes e galhos vivos. Eles podem florescer sozinhos se você agir rápido.