Como fazer um filme de terror

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 18 Junho 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Como Fazer Um Filme de Terror
Vídeo: Como Fazer Um Filme de Terror

Contente

Neste artigo: Preparação para as filmagens (pré-produção) Filmagem do filmeA edição de um filme de terror16 Referências

Filmes de terror despertam nossos medos mais profundos. Eles muitas vezes nos assustam sem motivo e podem criar um forte vício, como os cigarros. O sucesso desses filmes tem sua origem no medo de coisas desconhecidas e no suspense que mantém o espectador em suspense. Felizmente, você terá a oportunidade de fazer um emocionante filme de terror, independentemente do orçamento alocado, desde que leve em conta as regras básicas aplicáveis ​​a esse tipo de filme.


estágios

Parte 1 Preparação para filmagem (pré-produção)



  1. Encontre uma idéia sobre um monstro. Esse personagem será o principal mecanismo do seu filme. Isso criará o horror, o enredo e os outros ingredientes de um bom filme de terror. Se seu personagem for monótono, ele também será. Obviamente, o vilão não precisa ser uma pessoa, mas deve ser assustador. Muitas vezes, é uma encarnação do diabo. Por exemplo, os mutantes do filme "A colina tem olhos" não são realmente originais, mas a paisagem radioativa do sudoeste do país dos anos cinquenta os tornou inesquecíveis. Jason, o personagem principal de "Friday the 13th", é um assassino em série, mas sua máscara de hóquei não deve enganá-lo.
    • Geralmente, os bandidos simbolizam os medos do mundo real. Durante os anos 90, os vampiros expressaram os horrores das doenças sexualmente transmissíveis (HIV / AIDS). No filme sul-coreano "O Anfitrião", um peixe-monstro é uma praga para criticar a economia do país, etc.
    • Muitos filmes tiveram sucesso graças a suas gangues de vilões, encarnados por monstros, zumbis, pássaros, criaturas invisíveis ou fantasmas em casas mal-assombradas. Para ter certeza, assista a filmes como "A Cabana na Floresta" ou "V / H / S".
    • Um filme de terror pode ser ótimo por razões que não têm nada a ver com o bandido. No entanto, você precisa desse personagem para tornar seu filme um sucesso.



  2. Entenda o enredo dos filmes de terror. Esse entendimento é necessário para escrever um bom roteiro. Geralmente, os filmes de terror são notáveis ​​por causa de suas criaturas perversas, seus cenários e, às vezes, seus personagens principais. Os cenários desses filmes não são particularmente originais. Você terá que ficar aliviado, pois isso facilitará seu trabalho. Obviamente, se você for fazer um filme de terror, poderá desviar-se da estrutura que será descrita abaixo, mas descobrirá que 99% desses filmes se ajustam quase inteiramente, mesmo quando parecem estar. diferente .
    • O começo. Comece com um evento assustador. Geralmente, é uma oportunidade de mostrar a primeira vítima do vilão. Pode ser um assassinato ou um evento que direcione a ação do filme e mostre o estilo do monstro. Por exemplo, em "Grito" (arrepios), dois personagens do filme, Drew Barrymore e seu amigo são assassinados.
    • A decoração Quem são seus personagens principais? Como eles estão? Por que eles estão nessa configuração assustador ? Para entender esse conceito, pense nos adolescentes que se dirigem para uma cabana ou uma família que se muda para uma casa velha e assustadora. Esses elementos representam 10 a 15% do seu filme.
    • Lavertissement. Estas são as primeiras pistas que anunciam o surgimento de uma situação perigosa. Alguém pode desaparecer, os móveis podem se mover ou um dos atores acorda um velho demônio. No entanto, a maioria dos protagonistas ignora esses sinais ou não os percebe. Assim, você chega a aproximadamente um terço do seu cenário.
    • O ponto de não retorno. Como resultado de um evento repentino, os personagens percebem que estão em uma situação sinistra. Geralmente é a primeira cena de morte ou chiado, quando o vilão aparece para todos. Geralmente, essa cena ocorre na metade do filme. Os personagens decidem fugir ou se defender.
    • A derrota retumbante. O número de vítimas aumenta e o vilão controla a situação. Ele está vencendo a batalha e talvez apenas um dos protagonistas ainda possa enfrentá-lo. Os outros personagens do filme costumam pensar que venceram, mas o diabo volta com mais força. Neste ponto, você é 75% da sua história.
    • O ponto culminante. Os personagens principais fazem um último esforço para escapar, fugindo ou vencendo a batalha. A história deve passar por um clímax que corresponde à cena mais assustadora e emocionante da luta.
    • A conclusão. Na maioria das vezes, há pelo menos um sobrevivente que derrota o monstro. Aparentemente, este é o curso normal do cenário de um filme de terror ... até o próximo episódio.



  3. Encontre um site acessível e assustador para gravar o filme. A maioria dos filmes de terror acontece em um número muito pequeno de lugares, porque o público deve poder se vestir na frente da casa. Esse número reduzido de lugares também promove um sentimento de claustrofobia. Além disso, facilita a filmagem do filme. Encontre seu site e tenha uma câmera de vídeo para gravar alguns vídeos durante o dia e a noite. Certifique-se de poder girar seu filme corretamente.
    • Lugares adequados incluem florestas, especialmente à noite, cabanas, prédios de madeira e casas abandonadas. Se você quer ser original, pode optar por uma atmosfera e / ou decoração diferente.
    • Antes de fotografar, verifique se é possível fotografar no local em questão. Para fazer um filme, é preciso muito esforço e tempo. Você também precisará de um site silencioso no qual trabalhará por uma semana ou duas se filmar um longa-metragem. Se você tiver um orçamento reduzido, poderá perguntar a alguém ao seu redor se você pode usar o habitat dele como local.


  4. Escolha a distribuição do filme. Seus atores não precisam ser experientes, mas devem estar preparados para fornecer o esforço necessário para fazer o filme. Verifique se eles estão dispostos e aptos a aplicar os pedidos do gerente de produção. Os filmes de terror não precisam realmente de atores famosos. Portanto, tente ter artistas com quem você trabalhe agradavelmente e que tenham fôlego suficiente para gritar no topo de seus pulmões.


  5. Reúna seu equipamento. Filmar um filme de terror requer muitos acessórios, câmeras, microfones, projetores e meios para produzir efeitos especiais. Felizmente, você pode produzir um filme, mesmo que seu orçamento seja modesto. Por exemplo, filmes como "Atividades Paranormais" ou "O Projeto Bruxa de Blair" foram feitos com câmeras e microfones com preços baixos. Apesar disso, os cineastas conseguiram obter efeitos de boa qualidade e produzir filmes notáveis.
    • As câmeras Para a maioria dos filmes, você precisará de pelo menos duas câmeras, mas é melhor ter três. No entanto, os meios técnicos modernos tornam possível gravar um filme usando um simples iPhone 6 ou um conjunto de webcams. Para produzir um filme de qualidade profissional, é necessário ter câmeras que permitam obter o mesmo formato de imagem, por exemplo 1080i, caso contrário, a qualidade da imagem mudará de acordo com os cortes.
    • Microfones. Se seu orçamento for limitado, invista em um bom equipamento de gravação de som, porque o público notará um som ruim mais rápido que uma imagem ruim. Você pode apenas usar os microfones embutidos na câmera. No entanto, seria interessante melhorar imediatamente a qualidade do seu filme adquirindo um microfone ou dispositivo de gravação Tascam .
    • Iluminação. Você poderá usar entre cinco e dez dispositivos de iluminação com prendedores e extensões, como nos filmes indianos. No entanto, é melhor comprar três ou cinco conjuntos de iluminação profissional. Você também poderá usar lâmpadas e tintas resistentes ao calor para colorir as lâmpadas. Esses itens estão disponíveis nos fornecedores de equipamentos domésticos.
    • Acessórios essenciais. Você precisará dos seguintes equipamentos: cartões de memória, um leitor para gravar seu trabalho, refletores de luz, tripés, fita preta para cobrir ou conectar os fios, cabos de extensão e software de edição de vídeo. Claro, você também precisará fazer sangue falso.

Parte 2 A filmagem do filme



  1. Saiba que um demônio invisível é mais terrível do que aquele que podemos ver. A imaginação humana quase sempre forma uma imagem assustadora que você pode mostrar na tela. Porque Porque todo espectador imaginará as imagens que mais o chocariam. É por isso que no início da maioria dos filmes de terror, você só tem imagens fugazes do vilão à espreita. O cineasta pode revelar a você a continuação de um assassinato ou o momento que antecede a morte de um personagem, deixando você imaginar como imaginar o resto. Geralmente, o medo se origina no medo do desconhecido. Portanto, deixe o público no escuro o maior tempo possível.
    • Pense nos momentos em que você teve medo na escuridão. Um farfalhar, um reflexo da luz, um rosto na moldura de uma janela são coisas assustadoras, porque você não sabe o que elas estão escondendo. E o desconhecido é sempre assustador.
    • Deixe este princípio guiá-lo ao fotografar.


  2. Faça uma lista de fotos para cada cena. Esta é uma lista simples que você deverá fazer antes de começar a fotografar. Isso permitirá que você especifique todos os ângulos sob os quais filmará suas seqüências diárias. Assim, você trabalhará com eficiência e verificará que todos os detalhes relevantes serão levados em consideração na versão final do seu filme. O método a seguir é desenhar uma determinada cena na forma de uma história em quadrinhos. Cada caixa conterá a imagem que você deseja filmar. Essa técnica o ajudará muito, mesmo se você usar apenas desenhos com fio.
    • Indique todos os elementos necessários. Se o público precisar ver uma faca sobre a mesa, verifique se uma das imagens destacará essa faca.
    • Um filme é diferente de uma peça, em que o espectador acompanha a performance em tempo real. Usando sua lista, você saberá como mover as câmeras, obter informações precisas e solicitar fotos. Por exemplo, o vilão deve aparecer na janela por um curto período de tempo. Em vez de pedir aos atores que se posicionem para ter boa disposição e, em seguida, mostrar ao vilão, você pode filmar quando aparecer de repente, e depois fazer as alterações necessárias mais tarde.


  3. Revise tudo com antecedência. Você terá que ser o primeiro a chegar ao set e o último a sair diariamente. Algumas coisas não vão como planejadas. Alguns atores ficam doentes, o clima é desfavorável e você provavelmente terá muitas decisões a tomar continuamente. Pense na iluminação, na posição dos atores, nos figurinos, etc. Por fim, a única maneira de tirar uma foto bem-sucedida é prepará-la completamente antes de transformá-la.
    • Examine sua lista de fotos e determine o que você precisará e o que poderá adiar se o tempo acabar.
    • Repita com os atores. Estes devem conhecer seu papel perfeitamente antes do lançamento das câmeras.
    • Examine a posição das câmeras e a iluminação. Nenhum ator vai querer estar nas proximidades enquanto você lida com os holofotes. Portanto, ajuste-os antes da chegada da equipe.


  4. Aumente a intensidade da iluminação durante o disparo. O erro frequente dos cineastas em um filme de terror é acreditar que, para inspirar medo, eles devem usar pouca iluminação. Ainda assim, essa iluminação sempre dará uma sequência medíocre. Em vez disso, lute com vistas com bom contraste, sombras bem definidas e iluminação suficiente. Você poderá escurecer suas imagens durante a pós-produção. Portanto, não se preocupe se suas fotos forem muito claras.
    • As câmeras precisam de luz para funcionar bem. É por isso que é melhor escurecer as imagens mais tarde, em vez de ficar no escuro.
    • Os filmes de terror são famosos por sua iluminação excepcional. Em outras palavras, as seções muito escuras se alternam com as áreas bem iluminadas, como na primeira cena do famoso filme "A Casa do Horror".
    • Usando luz colorida, especialmente verde, vermelho e azul, você criará uma atmosfera sinistra para suas cenas.


  5. Dê aos atores instruções para gravar cenas importantes. Estes são os didascais que são apenas indicações escritas do comportamento dos atores. Depois, você pode fixar a posição das câmeras, a iluminação e o equipamento de som. A definição de um deslocamento preciso ocorre no início da instrução, o que permite que a filmagem progrida sem problemas quando todos souberem o seu lugar. É também a decisão mais importante que você tomará como diretor técnico. Uma didascalia pode conter uma instrução tão simples como esta: "sente-se aqui e ali e converse". Também pode ser complexo: "comece perto da geladeira, vá ao fogão, abra a porta e fique surpreso".
    • Escreva as instruções o mais simples possível para a maioria das fotos. Escolha movimentos retos, entradas e saídas simples e posturas praticamente imóveis. Lembre-se de que um filme é diferente de uma peça de teatro e os cinegrafistas não se limitam a filmar uma pequena parte da cena.
    • Sempre que possível, deixe a câmera fazer o movimento e não os atores. O movimento reduzido destes facilitará o ajuste da iluminação, filmagem e edição do filme.
    • As didascalia são muito importantes para cenas longas. Por exemplo, se você precisar seguir um assassino dentro de uma casa, deverá determinar o caminho que ele seguirá, os adereços nesse caminho e onde o assassino irá parar. Você deve verificar se a iluminação será apropriada durante toda a cena.


  6. Realize seus efeitos especiais com cuidado. Saiba que "coisas invisíveis são mais assustadoras do que aquelas que você vê". Portanto, é melhor adotar uma abordagem minimalista em relação à maioria dos seus efeitos especiais. Foi estabelecido que a imaginação do espectador cria um medo maior do que o resultado de uma cena repentina sem derramamento de sangue. Por outro lado, se você recorrer a efeitos especiais de Hollywood, interromperá o filme enquanto mostra a cena do horror que deveria ser expresso, se seus efeitos não forem bem-sucedidos. Dito isto, tente se concentrar em alguns efeitos especiais.
    • O bandido Quando você revelar a natureza desse personagem, terá que fazê-lo de maneira brilhante. Isso não significa que é necessário usar dispositivos complicados, como foi mostrado nos filmes "Mister Babadook" e "Friday the 13th". Tudo o que você precisa fazer é apresentar um personagem terrível e deixar a imaginação do espectador fazer o resto.
    • Acessórios essenciais. para trucider efetivamente seus atores, você pode comprar armas falsas online. Antiquários e lojas de penhores são lugares fantásticos para encontrar acessórios, decoração e roupas antigas a um preço acessível.
    • O sangue falso. É um elemento indispensável dos filmes de terror. Você poderá aplicar várias receitas para fazer algumas. No entanto, a melhor técnica é usar xarope de milho e corante alimentar.


  7. Não perca nenhuma oportunidade de experimentar. É sangue nas paredes, atores nervosos, teias de aranha nos cantos. Você precisará ter essas visualizações enquanto a decoração estiver no local. Na verdade, eles serão o cimento do seu filme. Servirão para criar uma atmosfera e manter o suspense. Os cineastas falam sobre escolhas em reserva (B-Roll). Durante as cenas intermediárias, veja quartos escuros e atores explorando a paisagem. Grave efeitos especiais também. Você ordenará essas visualizações ao editar o filme.
    • Você também terá que revisitar a localização da filmagem sem os atores e apreciar o máximo de vistas da casa e do cenário possível. Essas fotos ajudarão você a introduzir uma cena, como quando alguém entra na sala pela primeira vez. O espectador será capaz de "explorar" os lugares através dos olhos do personagem do filme.

Parte 3 A edição de um filme de terror



  1. Assista a todos os filmes de terror que aparecem e faça anotações. A edição começa a partir do momento em que uma tira de filme se transforma em momentos de medo. A melhor maneira de aprender é observar os mestres da arte. Lembre-se de observar a natureza dos eventos e também o momento em que eles ocorrem. Quando as cenas de terror aparecem? Qual é o intervalo de tempo entre eles? Qual é a técnica de edição usada para acentuar o horror dessas cenas?
    • Você notará que nos filmes de terror mais famosos, como "Shining, The Child Light", "Aliens, The Return" e "Lexorcist", os momentos de pânico são separados por intervalos de tempo bastante significativos. Este método cria uma tensão crescente, que se torna quase insuportável. Então, a ação termina em uma cena de horror inimaginável.


  2. Multiplique as cenas para sugerir o horror antes de chegar a destaque. Você terá que antecipar para assustar o público. Geralmente, esse medo desaparece assim que o vilão aparece no palco ou o evento horrível se materializa, a menos que a preparação tenha sido eficaz. Não se apresse em mostrar os movimentos dos personagens nos corredores sombrios. Use as tomadas gerais em que as tomadas são feitas de um ângulo constante, para mostrar um personagem se aproximando lentamente de alguém que não suspeita de nada. Resista à tentação de ir imediatamente para a cena de horror, pois a fase preparatória ajudará a tornar essa cena mais horrível.


  3. Crie humor negro. Durante a edição, esse tipo de humor se tornará seu melhor amigo. Por exemplo, o público pode saber algo que o personagem do filme ignora. O espectador pode ver a silhueta do assassino, enquanto o personagem ignora o perigo que se esconde. Quando essa situação continua, o medo dos espectadores aumenta à medida que eles reagem e querem ajudar o personagem em perigo.
    • A cena final do filme "O silêncio dos cordeiros" é quase insuportável. Os óculos de visão noturna nos ensinam que a heroína é caçada e ela não tem conhecimento do perigo da situação. Este é o melhor exemplo.


  4. Aumente o suspense e a confusão produzindo sequências rápidas. Não esqueça que você precisará liberar uma boa quantidade de energia para encerrar um suspense muito forte. Este é o momento em que o assassino bate, tirando o fôlego. As cenas de ação aumentam o suspense, mas cenas em ritmo acelerado podem fazer as pessoas gritarem de surpresa e chorarem por causa do horror que ele acabou de ver. A liberação dessa energia alivia a tensão, mas também coloca o público em sua fome e você terá que reconstruir o suspense imediatamente depois.
    • Este vaivém forma o passo um bom filme de terror. É também a essência de uma boa assembléia.


  5. Use os efeitos sonoros para criar um suspense sutil. O design de som é absolutamente crucial para o cinema, especialmente em filmes de terror. No entanto, uma excelente trilha sonora geralmente passa despercebida. Ele simplesmente se integra à animação do filme. Essa descoberta é especialmente verdadeira para filmes de terror, onde o som é a melhor maneira de deixar a platéia nervosa. O farfalhar das folhas, o rangido do chão no chão, o toque repetido de uma nota de piano em uma sala vácuo enche-nos de terror, porque não sabemos as razões do barulho. Não economize na produção de efeitos sonoros de boa qualidade, pois são essenciais para criar medo no espectador.
    • A música também faz parte. Ela geralmente é simples e estranha. Se você não conseguir gravar, poderá usar uma música livre de direitos e integre-o às suas animações sem temer processos legais. Faça uma pesquisa on-line para encontrar a música certa para você.
    • Quando possível, perceba os efeitos sonoros. Pegue um microfone portátil e grave sons apropriados para dar ao seu filme um toque aterrorizante.


  6. Evite o uso frequente de processos destinados a assustar o espectador. É para assustar o espectador de surpresa como resultado de uma mudança repentina na imagem, geralmente acompanhada por um efeito sonoro. Muitas vezes, algo salta sobre o personagem.Geralmente, os espectadores consideram que a qualidade desses processos é duvidosa, porque o medo nunca dura muito. É antes uma manipulação, porque qualquer um pode surpreendê-lo com uma forte detonação. Dito isto, duas ou três explosões inesperadas em um filme provavelmente atrairão a atenção do público, especialmente se seguirem uma forte tensão.
    • Alguns cineastas usam artefatos inofensivos, como a entrada repentina de um gato ou bater à porta. Atualmente, os diretores técnicos estão usando cada vez mais antecipação, em vez de medo. Eles despertam a expectativa do espectador de acreditar que um evento importante ocorrerá. Finalmente, nada acontece. O público é mergulhado em um sentimento de auto-satisfação, que os prepara para ter medo com mais força. Para entender essa técnica, assista ao filme "Ex machina", que não é um filme de terror real.
    • Veja também "Insidioso" (Insidioso) observar um suspense de alto nível e processos sutis que emocionaram mais do que um espectador.


  7. Termine retocando suas imagens e adicionando efeitos especiais. No entanto, não esqueça que efeitos como explosões e incêndios podem parecer deslocados em um filme de terror. Portanto, limite-se a retoques e atualizações de cores. Também ajuste os efeitos de humor, como neblina ou partículas de poeira. Para fazer isso, você pode usar um software gratuito, como "Adobe After Effects" ou "DaVinci Resolve".
    • A calibração de cores é para melhorar a renderização visual das imagens, escolhendo paletas de cores semelhantes para todo o filme. No caso de um filme de terror, você terá que escurecer as cenas adicionando azul ou verde para obter o clima desejado.