Como criar uma boa lista de músicas para uma festa

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 24 Junho 2021
Data De Atualização: 24 Junho 2024
Anonim
Como criar uma boa lista de músicas para uma festa - Conhecimento
Como criar uma boa lista de músicas para uma festa - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Aprenda o básico Para se familiarizar com situações especiais

A preparação de uma lista de reprodução de música para a sua próxima festa é provavelmente um dos aspectos mais divertidos das festas. Leia as etapas a seguir para obter algumas dicas e ótimas idéias para tornar sua próxima playlist ótima.


estágios

Parte 1 Aprendendo o básico

  1. Comece contando. Pense em termos demográficos: quantas pessoas você convidou e quantas espera ver? Alguns vêm com eles? Haverá pessoas apenas de passagem? Qual é a idade média dos seus convidados, qual é a situação deles? Os adolescentes bobo de 16 anos não vão necessariamente gostar da mesma coisa que um grupo de trinta e poucos colegas. Pense também na duração da festa. As estratégias não serão as mesmas se você preparar uma lista de reprodução de três horas ou se fizer seis horas.
    • Quanto à duração da festa e ao número de participantes, é melhor fazer uma estimativa alta do que subestimá-la. Determine um intervalo em vez de tentar calcular um número específico.



  2. Entenda o que uma boa música significa para uma festa. Em geral, para festas, a boa música deve ser cativante e não exigir muita atenção para ser apreciada pelo seu valor justo. Devemos evitar músicas que tenham estruturas difíceis ou complexas, bem como aquelas que repentinamente passam por um ritmo violento em ritmo suave e vice-versa. As músicas tristes e deprimentes, mesmo que sejam muito populares, não têm lugar em uma lista de reprodução de feriados (exceto possivelmente no final, mas voltaremos a isso mais tarde).
    • Se você não tem certeza de si mesmo, escolha música rítmica e refrão cativante. Você encontrará esses tipos de músicas mais fáceis em alguns gêneros do que em outros: R & B moderno, R & B com influência pop, dance pop, hip-hop, reggae e pop-punk darão o que você tem necessidade. Por outro lado, na maioria dos casos, é melhor evitar música clássica, canções folclóricas (música folclórica) e, new age e lhindi rock melancólico (por exemplo, Neutral Milk Hotel ou Modest Mouse).



  3. Reúna sua música. Se sua coleção de músicas é amplamente digital, obtenha todos os álbuns e todas as músicas extras que você gostaria de usar. Se sua coleção de músicas estiver em mídia física, monte tudo em uma sala. Nos dois casos, contorne tudo o que você tem. Ouça trechos de álbuns e músicas e anote tudo o que parece bom, mesmo que você não tenha certeza. O objetivo é ter um grande estoque de peças a partir do qual você pode trabalhar.


  4. Estabeleça um equilíbrio. A maioria dos amantes de música tem um desejo irreprimível de compartilhar suas descobertas recentes e músicas pouco conhecidas com seus amigos, e as listas de reprodução de festas são uma boa oportunidade para apresentar alguns títulos obscuros para os que estão ao seu redor. No entanto, uma das regras de ouro para criar uma boa lista de reprodução para festas é escolher músicas que as pessoas reconheçam. Nos feriados, as pessoas apreciam mais as músicas que já conhecem. Lembre-se de que, para ser um hóspede digno, você deve, acima de tudo, agradar a seus convidados, em vez de bajular seu ego.
    • Defina uma regra: sua lista de reprodução final nunca deve ter mais de 15 a 20% menos músicas conhecidas ou obscuras. Pode haver exceções, é claro, mas essa é uma boa regra geral na maioria dos casos. O restante da sua lista de reprodução deve consistir em músicas populares e cativantes, com artistas icônicos do presente e do passado, como Justin Timberlake de Kast, Beyonce, Hall and Oates, Kendrick Lamar, The Doobie Brothers, Drake ou Michael Jackson.


  5. Escolha um método de difusão na versão digital. Se todas as suas músicas estiverem em formato digital, existem duas possibilidades: reprodução clássica ou reprodução aleatória. A transmissão em ordem aleatória pode ser mais divertida para você, porque você nunca saberá qual será a próxima música, mas precisará fazer uma seleção mais drástica para evitar que o mesmo artista passe de um lado para o outro. Por outro lado, uma leitura clássica permite definir modos diferentes para diferentes momentos da noite (enquanto você precisa de várias listas de reprodução separadas para fazer a mesma coisa se escolher uma reprodução aleatória).


  6. Escolha um método de entrega com mídia física. Se você usa CDs, suas opções são ligeiramente diferentes. Os usuários de mídia física são forçados a colocar as músicas em uma ordem específica, mas podem escolher a reprodução aleatória em cada CD. Você só pode gravar até 80 minutos de música por CD, o que significa que você pode combinar os dois métodos e reproduzir os CDs em uma ordem predefinida, enquanto escolhe uma reprodução aleatória para as diferentes faixas. Mais simplesmente, você também pode respeitar a ordem predefinida de cada disco e de cada música, ou definir uma reprodução aleatória em vários CDs, se você tiver um CD player com vários compartimentos.


  7. Pense no curso da noite. A maioria das listas de reprodução noturnas pode seguir dois tipos de progressão: as músicas são altas e divertidas do começo ao fim ou são divididas de acordo com um ritmo predefinido. Esses dois métodos são os mesmos, mas se você escolher a reprodução aleatória, é melhor optar pelo segundo método. Em geral, você pode tornar a primeira meia hora mais silenciosa e mais lenta e fornecer uma pausa semelhante após algumas horas. A música ainda deve ser divertida, mas o nível de energia pode aumentar gradualmente.


  8. Planeje uma lista para terminar a noite. Seja qual for o método escolhido, você deve esperar cerca de uma hora de música lenta e relaxante, que será separada (em outra lista de reprodução ou em outro CD). Você pode tocar essas músicas quando sentir que a noite já passou o tempo suficiente para incentivar as pessoas a se prepararem para ir para casa. Anteriormente, era a música Lado Escuro da Lua Pink Floyd que tradicionalmente fechava os feriados. Você também pode escolher artistas como DJ Krush, Belle e Sebastian ou the Replacements. Escolha peças menos energéticas e mais silenciosas.


  9. Reúna sua música. Ouça o início de cada música na ordem em que você as coloca para ver o que é certo para você. Se você optar pela ordem aleatória, faça-o assim mesmo para verificar se todas as músicas estão boas entre elas. Quando estiver satisfeito, salve a lista de reprodução (em formato digital) ou grave os CDs (em mídia física) e tudo estará pronto.
    • Se sua música estiver tocando em um telefone ou MP3 player, verifique se o som chega aos alto-falantes. Você pode comprar alguns por alguns euros em qualquer loja de alta tecnologia.


  10. Publique sua lista de reprodução Escolher o momento em que a música deve começar é uma arte. Você pode iniciar a lista de reprodução assim que os primeiros convidados chegarem, mas também pode gastar meia hora para começar quando a maioria dos convidados estiver presente, para dar mais impacto à música. O momento ideal para iniciar a música depende do tipo de festa e do número de convidados. Você encontrará abaixo algumas indicações para situações específicas.

Parte 2 Familiarize-se com situações especiais



  1. Vá jantar. Se você gosta de um jantar de 4 a 12 pessoas, não precisa preparar uma lista de reprodução substancial e muito menos para escolher música animada. Em vez disso, você precisa criar uma atmosfera elegante e ajudar seus convidados a relaxar com o jazz clássico. As peças de jazz não devem ser escolhidas aleatoriamente, selecionar artistas famosos e apostar em variações, em vez de composições originais (embora você ainda possa incluí-las com moderação). Você só precisa de alguns bons álbuns, no máximo.
    • Não toque jazz aleatoriamente, mova cada álbum em ordem, do começo ao fim, para que o humor de todos seja respeitado.
    • Atenha-se ao período entre 1951 e 1971. O jazz desta época é clássico e a maioria das pessoas o acha relaxante e sofisticado.
      • Aqui estão alguns álbuns que são bons pontos de partida: Soular Energy, do Ray Brown Trio com Gene Harris, Time Out, do Dave Brubeck Quartet, Tipo de azulMiles Davis, Momentos ociosos, de Grant Green.
    • Você também pode apostar em um álbum de bossanova (como o belo "Wave" de Antonio Jobim) ou outros estilos de música relaxante, mas tenha cuidado para que seus convidados não se sintam pressionados a ouvir música de elevador.


  2. Torne sua lista de reprodução interativa. Será mais fácil se você tiver uma coleção física de CDs, mas também é possível com arquivos digitais. Antes da festa, separe as músicas que você não selecionou para manter apenas os álbuns festivos em mãos. Quando as pessoas começarem a chegar, passe por uma e deixe as outras se destacarem para que os convidados possam dar uma olhada. Sugira que as pessoas escolham algumas músicas dos álbuns disponíveis e escolha uma por pessoa. Seus convidados terão uma atividade para realizar à noite, mas você ainda terá certeza de que eles podem escolher apenas os álbuns que você selecionou.
    • Por segurança, coloque todos os álbuns que seriam caros ou difíceis de encontrar se estivessem danificados. Objetos frágeis geralmente têm uma expectativa de vida limitada nos feriados.


  3. Crie uma lista de reprodução temática. As listas de reprodução temáticas não são apenas para noites temáticas, também é uma boa maneira de mostrar a riqueza de um catálogo de músicas ou de tornar um evento em que há muitas pessoas (como uma festa do bairro, por exemplo) mais agradáveis. Basta procurar músicas na sua música que correspondam a um gênero que você ame ou colecione. Você pode até escolher temas ainda mais precisos, para festas em temas específicos, como o mar ou o deserto, por exemplo. As pessoas adoram quando a música está alinhada com o tema da noite.
    • Rockabilly é um movimento de rock antigo, que como o bebop, é perfeito para festas com um tema retrô.
    • A alma funk e clássica dos anos 70 cria uma vibração lasciva e decadente que será perfeita para as noites quentes de verão.
    • Para as festas raves, sua lista de reprodução deve incluir consumidor tecno (Skrillex, Tiesto, Chemical Brothers) e eletrônicos mais nítidos (Bonobo, Aphex Twin, Modeselektor). Você também pode aprender a desaparecer para tornar a mistura mais autêntica, mas este tópico não será discutido aqui.
conselho



  • Esteja atento aos pedidos de seus convidados. Isso torna a festa mais divertida para eles. Não hesite em recuperar o controle da lista de reprodução depois que suas solicitações forem respondidas.
  • Cuidado para não colocar muitas músicas do mesmo artista, principalmente se você optar por uma reprodução aleatória. Para uma lista de reprodução de cerca de 250 músicas (o que é mais que suficiente para a maioria das festas), você não deve ter mais de três músicas por artista. Se você tiver cerca de 100 ou 125 músicas, conte no máximo duas músicas por artista.
avisos
  • Divirta-se com sua lista de reprodução, mas não leve muito a sério as coisas. É muito diferente criar uma lista de reprodução para uma festa e fazer uma compilação. O objetivo não é o que é analisado minuciosamente por cada hóspede, mas apenas para colocar um pouco de atmosfera. Não fique chateado se as pessoas não prestarem muita atenção ou se uma ou duas pessoas reclamarem de uma música específica. Eles vão te devolver e você também.